Atividade: Desenvolver um argumento a respeito das teorias demográficas estudadas em sala e publicar nos comentários em formato de fórum participativo.
Leitura e análise de texto:

Proposta:
A fala do personagem no trecho citado ilustra o ponto de vista defendido por uma teoria demográfica.
Nomeie essa teoria e explicite o ponto de vista que ela defende. Nomeie, também, a teoria demográfica que defende o ponto de vista contrário, explicite o ponto de vista da mesma e argumente em relação às ações (com justificativas) que atualmente reduziram a natalidade em escala mundial, principalmente nos países desenvolvidos (utilizar dados estatísticos que justificam sua opinião).
Observações:
- Argumentar em 3ª pessoa;
- Data de publicação: 05/10/2016 a 12/10/2016 (até às 23:59)

Proposta:
A fala do personagem no trecho citado ilustra o ponto de vista defendido por uma teoria demográfica.
Nomeie essa teoria e explicite o ponto de vista que ela defende. Nomeie, também, a teoria demográfica que defende o ponto de vista contrário, explicite o ponto de vista da mesma e argumente em relação às ações (com justificativas) que atualmente reduziram a natalidade em escala mundial, principalmente nos países desenvolvidos (utilizar dados estatísticos que justificam sua opinião).
Observações:
- Argumentar em 3ª pessoa;
- Data de publicação: 05/10/2016 a 12/10/2016 (até às 23:59)
Os movimentos sociais visam reivindicar os direitos e defender ideias, pressionando a classe dominante.
ResponderExcluirHá revolução quando de forma total, ambas as partes entram em acordo.
Porém muitas vezes tais movimentos prejudicam e desrespeitam a outra parte da população que não faz parte deste.
A solução para isso, em minha opinião, é a organização de quem lidera e de quem participa do movimento, fiscalizando os reais indivíduos que não querem somente anarquizar, mas que sabem o objetivo e ideal daquilo que está reivindicando. Dos militares, não utilizando a famosa bala de borracha na primeira oportunidade, mas "apaziguar" de uma forma menos violenta. E do governo, prestando mais atenção nas necessidades e opiniões de sua população e forma democrática e aberta, para que os movimentos e a "chamada de atenção" com vandalismo não seja necessária.
Com organização e conscientização menos pessoas que não merecem tais ações não irão sofrer.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirAs Teorias Demográficas - Yasmim Monzani, 1º ETIM
ResponderExcluirA teoria apresentada no texto é a Teoria Neomalthusiana ou Teoria Pessimista. Essa teoria teve destaque após a Segunda Guerra Mundial. Com a volta dos soldados da guerra, a taxa de natalidade aumentou drasticamente, dando origem a geração Baby Boomer. Segundo a teoria, esse crescimento populacional acelerado impede o desenvolvimento econômico e aumenta os problemas ambientais. A solução para esse impasse é o controle da natalidade através de métodos anticoncepcionais, como a camisinha masculina e feminina e os remédios anticoncepcionais, ou esterilização.
Em oposição a teoria apresentada temos a Teoria Marxista, Natalina, Otimista ou Reformista. Ela diz que a solução para esse crescimento populacional não são os métodos anticoncepcionais, mas sim as reformas sociais e econômicas, afim de melhorar o padrão de vida da população que terá mais recursos para desenvolvimento.
Atualmente, as pessoas têm pensado antes de terem filhos, pois isso implica maiores gastos em um mundo onde a situação econômica não encontra-se tão favorável. As mulheres tem tido maior liberdade, não se restringindo apenas ao lar, fazendo com que seu tempo seja menor para cuidar de filhos. Hoje, as pessoas estão mais informadas sobre sexo e gravidez, a educação tem contribuído para isso. Também temos o aborto e métodos contraceptivos.
Em países desenvolvidos, a taxa de natalidade tem diminuído, pois os jovens colocam em primeiro lugar a formação acadêmica e as mulheres tem maior inserção no mercado de trabalho. Na Europa, três quartos da população vive em países com taxa de natalidade inferior a média de 1,5 filhos por mulher. No Brasil, os nascimentos começaram a diminuir a partir da década de 1960, com a maior acessibilidade aos contraceptivos. A taxa de fecundidade teve uma queda de 20,1% na última década, passando de 2,38 filhos por mulher em 2000 para 1,9 em 2010, segundo o IBGE. O êxodo rural contribuiu para essa diminuição.
É necessário que o Estado providencie melhores condições de vida a população mais carente, que é a com maior quantidade de filhos. A conscientização é extremamente necessária, pois assim as consequências são explicitas. O importante é que a crescimento seja na proporção ideal ao desenvolvimento do país e aos recursos disponíveis, aumentando de acordo com esses para que não haja problemas graves.
Naiane Ribeiro- 1ºEtim
ResponderExcluirA teoria defendida no texto acima, é a Teoria Neomalthusiana ou Teoria Pessimista. Diz que o crescimento populacional acelerado dificulta o desenvolvimento econômico sobrecarregando os recursos públicos e naturais, levando assim, muitas vezes a beira da miséria e extrema pobreza.A solução defendida por essa teoria seria medidas contraceptivas contra esse crescimento populacional descontrolado, como métodos anticoncepcionais e esterilização.
A teoria que defende o ponto de vista contrário é a Marxista, Natalina, Otimista ou Reformista, pois defende a tese de que a população não é a causa da fome e da miséria, e sim a consequência dela. A solução para esses problemas seria reformas sociais e econômicas, melhor distribuição de recursos e elevação do padrão de vida, ou seja, o culpado desses problemas seria o governo e não a população.
Muitas vezes o culpado desse descontrole de natalidade é o governo e a própria população, pois todos são orientados e estão cientes sobre os métodos contraceptivos, e muitas vezes têm muitos filhos por relaxo e descuidos. Mas por outro lado, o governo não fornece distribuição de renda igualitária e de recursos, para que a população possa ter uma qualidade de vida estável.
Daniela Ferreira, 1ºETIM
ResponderExcluirCom base nas teorias demográficas, observa-se que o texto a cima se dirige a Teoria de Malthus, que diz respeito a ideia de que a população cresce de maneira maior, em relação ou diferente do desenvolvimento cientifico e tecnológico que gera recursos para suprir a população, e esta mesma poderá vir sofrer com a ausência de recursos naturais, por estes recursos não crescerem na mesma proporção da população, como por exemplo de recursos citado no texto. Então, a solução seria o controle da taxa de natalidade. Agora, analisando a teoria oposta que seria a Teoria Marxista, Natalina, Otimista ou Reformista percebe que argumenta sobre que o problema não é a natalidade em crescimento e sim a falta de desenvolvimento e reajuste econômico, e que a solução ideal é uma melhor distribuição de recursos e renda.
Se considerarmos a situação atual, e até mesmo das últimas décadas para cá, veremos que, não encontramos uma demanda tão alta da taxa de fecundidade e que a mesma vem diminuindo em vários locais do mundo, principalmente isso se nota nos países desenvolvidos, pelo fato de vários aspectos e consequência de fatos, como por exemplo, o aumento das mulheres no mercado de trabalho, o casal que decide ter filhos acabam pensando nos gastos e esperam se estabilizarem, como ter em primeiro uma boa carreira profissional, e recursos para terem filhos, outro fator são os métodos anticoncepcionais, e etc.
De certo modo, isto é relativo, e depende de país para país, tendo em vista as condições socioeconômicas. Levando em conta os dados do IBGE, a taxa de fecundidade tem diminuindo, de forma que no ano 2000 era de 2,4 e em 2015 é de 1,7. As pesquisas do IBGE mostram que, a taxa bruta de natalidade no Brasil por mil habitantes era de 20,86 no ano 2000 e, em 2015 passou para 14,16. Já a taxa de mortalidade em 2000 era de 6,67 e em 2015 de 6,08.
Visando e notando, que hoje em dia as pessoas estão mais cientes e até mesmo bem informadas, e pensam muito bem antes de terem um filho, acabam analisando o bem estar e o profissional, e que as pessoas se cuidando mais, percebe-se com isso, que acabam tendo um índice menor de mortalidade, com acesso hoje em dia de recursos como medicamentos e tecnologia, hoje se tem mais oportunidades, tanto sociais como econômicas.
Leonardo de Toledo Fernandes, 1°ETIM
ResponderExcluirO texto acima se refere a teoria demográfica Neomalthusiana, teoria na qual fala que o crescimento acelerado da população como aconteceu após a segunda guerra mundial, esse fato ficou conhecido como Baby Boomer, ou seja explosão de bebes.
segundo essa teoria o esgotamento de recursos naturais como água potável e comida serão consequências do alto índice de natalidade, e que a solução esta no uso de remédios anticoncepcionais e esterilização.
A teoria demográfica contrária á citada no texto é a Teoria Marxista, ela diz que a solução para a alta natalidade não esta no uso de anticoncepcionais ou esterilização, mas sim com ajustes sociais e econômicos, ou seja, a pessoa tem o tanto de filhos que consegue alimentar.
Entre 2003 e 2013, segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de filhos de até 14 anos caiu 10,7% no Brasil. No recorte das famílias 20% mais pobres do país, a queda foi de 15,7%.O IBGE apontou ainda que a proporção de lares formados por um casal com filhos diminuiu nos últimos dez anos. Em 2004, 51% dos domicílios no país tinham essa configuração; em 2014, essa parcela era 42,9%. Ao mesmo tempo, em 2014, um em cada cinco arranjos familiares era formado por casal sem filhos; dez anos antes, esse percentual correspondia a 15%.
Daniela Fernanda de Olivera- 1º Etim O trecho apresentado acima relata o ponto de vista da teoria de Malthus ou teoria Malthusiana, onde Thomas Malthus diz que a progressão geométrica (pessoas) esta aumentando cada vez mais em um curto período de tempo, enquanto a progressão aritimétrica (alimento) e outros recursos de sobrevivência estão crescendo normalmente ou até mesmo de forma mais lenta, envolvendo também a teoria Neomalthusiana que apontou a grande explosão de natalidades ocorridas depois da 2ª Guerra mundial, que levou nome de geração Baby Boomer, onde apareceu a atuação do governo que tentou implantar métodos anticoncepcionais como: (contraceptivos, esterilização e outros).
ResponderExcluirA teoria que define o contrário é a Marxista ou reformista, onde Carl Marx afirma que não adianta controlar a natalidade, se a renda esta desigual, esta teoria defende principalmente o reajuste político, as ações feitas servem para que as pessoas consigam reivindicar uma melhor qualidade de vida, com o aumento do salário e a valorização do individuo, Com isso possibilitando que a população tivesse estabilidade o suficiente para criar a quantidade de filhos que quisessem, sem deixar faltar nada.
Pode se afirmar que atualmente as pessoas de certa forma se conscientizarão em relação a ter um grande número de filhos, devido principalmente a crise que não só atingiu o país, mas o mundo inteiro, porém em alguns lugares ainda pode se observar uma alta taxa de natalidade, principalmente em países mais pobres, pois são nesses lugares que há a falta de informações necessárias para tornar o cidadão consciente. Já em alguns lugares mais desenvolvidos observa se o contrário, onde a taxa de natalidade esta sendo diminuída devido a valores,política e outros fatores de acordo com a noticia divulgada Exame.com.
Todos devem ter em mente um planejamento, assim tendo o equilíbrio tando na vida pessoal,social e profissional.
Daniela Fernanda de Olivera- 1º Etim O trecho apresentado acima relata o ponto de vista da teoria de Malthus ou teoria Malthusiana, onde Thomas Malthus diz que a progressão geométrica (pessoas) esta aumentando cada vez mais em um curto período de tempo, enquanto a progressão aritimétrica (alimento) e outros recursos de sobrevivência estão crescendo normalmente ou até mesmo de forma mais lenta, envolvendo também a teoria Neomalthusiana que apontou a grande explosão de natalidades ocorridas depois da 2ª Guerra mundial, que levou nome de geração Baby Boomer, onde apareceu a atuação do governo que tentou implantar métodos anticoncepcionais como: (contraceptivos, esterilização e outros).
ResponderExcluirA teoria que define o contrário é a Marxista ou reformista, onde Carl Marx afirma que não adianta controlar a natalidade, se a renda esta desigual, esta teoria defende principalmente o reajuste político, as ações feitas servem para que as pessoas consigam reivindicar uma melhor qualidade de vida, com o aumento do salário e a valorização do individuo, Com isso possibilitando que a população tivesse estabilidade o suficiente para criar a quantidade de filhos que quisessem, sem deixar faltar nada.
Pode se afirmar que atualmente as pessoas de certa forma se conscientizarão em relação a ter um grande número de filhos, devido principalmente a crise que não só atingiu o país, mas o mundo inteiro, porém em alguns lugares ainda pode se observar uma alta taxa de natalidade, principalmente em países mais pobres, pois são nesses lugares que há a falta de informações necessárias para tornar o cidadão consciente. Já em alguns lugares mais desenvolvidos observa se o contrário, onde a taxa de natalidade esta sendo diminuída devido a valores,política e outros fatores de acordo com a noticia divulgada Exame.com.
Todos devem ter em mente um planejamento, assim tendo o equilíbrio tando na vida pessoal,social e profissional.
Daniele Victória,1°ETIM
ResponderExcluirNo texto acima,fala sobre a teoria demográfica Neomalthusiana,Diz que a população enta crescendo cada vez mais ,como aconteceu também apos a segunda Guerra Mundial,e ficou conhecido como Baby Boomer que significa explosão de Bebes.
Se analisarmos a situação atual das ultimas décadas podemos ver,que a demanda não está tao alta na taxa de fecundidade e que vem diminuindo em vários locais do mundo,principalmente nos países desenvolvidos pelo fato de vários aspectos,Exemplo:O aumento de mulheres no mercado de trabalho,ter primeiro uma boa carreira profissional.
. Na Europa, três quartos da população vive em países com taxa de natalidade inferior a média de 1,5 filhos por mulher. No Brasil, os nascimentos começaram a diminuir a partir da década de 1960, com a maior acessibilidade aos contraceptivos. A taxa de fecundidade teve uma queda de 20,1% na última década, passando de 2,38 filhos por mulher em 2000 para 1,9 em 2010, segundo o IBGE. O êxodo rural contribuiu para essa diminuição o importante é que a crescimento seja na proporção ideal.
Michel Morelli - 1ºETIM
ResponderExcluirA teoria apresentada acima é a Teoria Neomalthusiana ou Teoria Pessimista, Tambem conhecida como Baby Boomer, que significa, Explosão de bebes.
Essa teoria se trata de falar que, quanto mais rapido a populçao crescer, mais rapido a pobreza e a fome se alastrarem pela maioria pobre do mundo.
O ponto nessa teoria é que o crescimento populacionou esta trazendo mais maleficios do que beneficios, e o metodo que é mais comum para controlar o Baby Boomer é o uso da camisinha, ou anticoncepcional.
Em paises desenvolvidos, a natalidade é baixa e controlada, pelo motivo que as mulheres trabalham, não sobrando muito tempo para cuidarem de filhos, e como hoje os gastos que os filhos gastam são mais ''Estupefatos'' Os pais pensam duas vezes antes de darem origem a um novo ser humano.
Paulo Henrique nº 30 1° Etim-Administração.
ResponderExcluirA teoria apresentada no texto é a Teoria Neomalthusiana ou Teoria Pessimista. Essa teoria teve destaque após a Segunda Guerra Mundial. Com a volta dos combatentes da guerra, a taxa de natalidade aumentou muito,pois eles voltaram com uma escassez de sexo, e "vieram com tudo" dando origem a geração Baby Boomer (Explosão de Bebês)
Em oposição a teoria apresentada temos a Teoria Marxista. Ela diz que a solução para esse crescimento populacional não são os métodos de prevenção, mas sim a melhoria na parte social e econômica, com essa melhoria na parte econômica e social as famílias poderiam ter filhos "a vontade" mas conseguindo pagar suas condições básicas(Conseguindo sustentá-los).
Atualmente as pessoas estão pensando bastante antes de ter filhos, pois isso pode acabar desmoronando a sua vida econômica e social.
Nathan Luzette 1°Etim-ADM N°29
ResponderExcluirO trecho relata o ponto de vista da teoria de Malthus ou teoria Malthusiana, onde Thomas Malthus diz que a progressão geométrica (pessoas) esta aumentando cada vez mais em um curto período de tempo, enquanto a progressão aritimética (alimento) e outros recursos de sobrevivência estão crescendo normalmente ou até mesmo de forma mais lenta, envolvendo também a teoria Neomalthusiana que apontou a grande explosão de natalidades ocorridas depois da 2ª Guerra mundial, que levou nome de geração "Baby Boomer", onde apareceu a atuação do governo que tentou implantar métodos anticoncepcionais como: (contraceptivos, esterilização e outros). A solução para esse impasse é o controle da natalidade através de métodos anticoncepcionais, como a camisinha masculina e feminina e os remédios anticoncepcionais, ou esterilização.Em paises desenvolvidos, a natalidade é baixa e controlada, pelo motivo que as mulheres trabalham, não sobrando muito tempo para cuidarem de filhos, e como hoje os gastos que os filhos gastam são mais ''Estupefatos''. Atualmente as pessoas estão pensando bastante antes de ter filhos, pois isso pode acabar desmoronando a sua vida econômica e social.
Ana Clara Moreira Real 1°ETIM
ResponderExcluirA teoria presente no texto é nomeada de Teoria Neomalthusiana ou Pessimista, esta teoria diz que o desenvolvimento econômico será impedido em grande escala por conta do aumento exagerado da população,que aconteceu após a 2° Guerra Mundial e que ficou conhecida como Geração Baby Booner(Explosão de bebês),oque causaria a pobreza e a miséria.Essa teoria teve como solução o investimento dos governos no controle da natalidade,através do fornecimento dos métodos contraceptivos (DIU,camisinha,etc) e esterilização(vasectomia e laqueadura).
Os pensadores Karl Marx e Friedrich Engels criaram uma teoria que se opõem a Teoria Neomalthusiana, chamada de Teoria Marxista ou Reformista.O ponto de vista defendido por essa teoria é que a pobreza e a miséria não acontece pelo crescimento da população e sim pela distribuição desigual da renda.As soluções encontradas para essa desigualdade foram a elevação do padrão de vida e a melhoria na distribuição de recursos.
De acordo com dados do IBGE podemos observar que o tamanho das famílias brasileiras, que na década de 80 foi de 4,5 pessoas em média e chego ao fim dos anos 90 com apenas 3,4 pessoas,pode ser observado que a causa desse declínio foi o ingresso da mulher no mercado de trabalho e o planejamento familiar.Alguns dados também apontam que em 99, as mulheres continham menos de 4 anos de estudo tinham em média 3, 1 filhos, enquanto as mulheres com 8 anos ou mais de estudos tinham em média 1,6 filhos,oque mostra que ultimamente as pessoas estão preferindo ter uma longa carreira acadêmica e/ou profissional para após isso poderem planejar uma família.
Eduardo Henrique nº10 1ºEtim.
ResponderExcluirNo texto acima descreve sobre a teoria Neomalthusiana ou Teoria Pessimista, essa teoria só teve importância após a 2º Guerra Mundial. Essa teoria ficou bastante conhecida como ‘’Baby Boomer’’ (explosão de bebês). Isso ocorreu após a 2º Guerra Mundial o crescimento populacional atingiu níveis bastante elevados caracterizando um segundo período de explosão demográfica ocorrida nos países pobres ou subdesenvolvidos.
Com esse crescimento populacional acelerado dificultou o desenvolvimento de vários países gerando pobreza e miséria.
A solução, segundo eles, seria o controle da natalidade nos países subdesenvolvidos através da adoção de “políticas de controle de natalidade”, que se tornaram bastante populares sob o nome de “planejamento familiar”.
Teoria Populacional Reformista ao contrário da Neomalthusiana, afirma que a superpopulação é consequência e não causa do subdesenvolvimento. Em países desenvolvidos, onde há melhor qualidade de vida, ocorre maior controle de natalidade. Em países subdesenvolvidos, onde não há grandes investimentos em educação, as pessoas acabam não tendo consciência das determinações econômicas e não se preocupam em gerar menos filhos. Devido a isso, os reformistas propõem reformas nos investimentos, para que haja equilíbrio da educação nesses países. As idéias reformistas se opunham totalmente as idéias Neomalthusianas e Malthusianas. Ao contrário do que pensam estas duas, os Reformistas acreditam que a pobreza é a causa da superpopulação e não que a superpopulação é a causa da pobreza.
Nos últimos tempos as pessoas podem se precaver de ter um bebê com medicamentos médicos e preservativos, com isso baixa o porcentual de mortalidade, sem que precise abortar um bebê.
Teoria Demográficas - Yan Ferreira Benício, Nº38, 1ºETIM - ADM
ResponderExcluirA teoria apresentada no texto acima é a Teoria Neomalthusiana ou Teoria Pessimista. Essa teoria teve destaque após a 2º Guerra Mundial. Com a volta dos soldados da guerra, os casais queriam matar a saudade um do outro aumentando taxa de natalidade aumentou drasticamente, dando origem a geração Baby Boomer(explosão de bebês). Segundo a teoria, esse crescimento populacional super acelerado impede o desenvolvimento econômico e aumenta os problemas sociais e ambientais. A solução adequada é o controle da natalidade através de métodos contraceptivos, com a camisinha( que além disso ainda previne contra doenças sexualmente transmissíveis) e os remédios anticoncepcionais(pílula), ou esterilização(vasectomia, laqueadura).
Em oposição a teoria apresentada temos a Teoria Marxista, Reformista, Natalina, ou Otimista. Ela diz que a solução para esse crescimento populacional não são os métodos contraceptivos, mas sim as reformas sociais, ambientais e econômicas , assim melhorando o padrão de vida da sociedade e se desenvolvendo.
Nos dias de hoje, as pessoas pensam muito antes de ter um filho e levam em conta a situação da economia no mundo que não esta tão agradável(crise), e para se "criar" um filho é necessário "tempo e dinheiro" pois deve ser cuidado com prioridade. Hoje, as pessoas estão sendo mais conscientizadas sobre o sexo e a gravidez,sendo ajudada pela educação nas escolas. Também temos o aborto(técnica ilegal que "mata" a criança) e métodos contraceptivos(camisinha, pilula, esterilização).
Em países desenvolvidos, a taxa de natalidade tem diminuído, pois os jovens focam na formação acadêmica e as mulheres tem maior inserção no mercado de trabalho não havendo tempo para cuidar de filhos .
Na Europa, 3/4 da população vive em países com taxa de natalidade inferior a média de 1,5 filhos por mulher. No Brasil, os nascimentos começaram a diminuir a partir da década de 1960, com a maior acessibilidade aos contraceptivos. O êxodo rural contribuiu para essa diminuição.
É necessário que o Estado providencie melhores condições de vida a população mais carente, que é a com maior quantidade de filhos. A conscientização com palestras nas escolas atividade no cotidiano da sociedade e métodos em geral que estejam a disposição da das pessoas, pois assim elas já sabem as consequências . O ideal é que o crescimento da população seja na proporção ideal ao desenvolvimento do país e aos recursos disponibilizados pelo governo a sociedade, assim evitando problemas.
José Pedro Rafael Marques da Costa- 1°etim.
ResponderExcluirO trecho selecionado acima se trata de um argumento que relata um ponto de vista Malthusiano (teoria criada por Thomas Malthus durante o século XVIII e XIX)
Em seus estudos, Malthus analisou o crescente aumento demográfico gerado pela consolidação do capitalismo e revolução industrial e concluiu que enquanto a população cresce de forma geométrica, a oferta de alimento cresce de maneira aritmética e que esse fator é preocupante, pois e em um pouco espaço de tempo, a população crescerá de tal maneira, que não haveria como sustentar tal número de pessoas.
Se analisarmos de forma ampla, veremos que graças ao crescente desenvolvimento científico e tecnológico em um curto período de tempo, alguns dos nossos principais recursos naturais poderiam esgotar de forma erradica.
A solução apresentada por Malthus seria reduzir a taxa de natalidade, através da abstinência sexual, onde os casais deveria buscar ter o menor numero de filhos possível dentro do que poderiam sustentar.
A teoria contrária seria a Reformista (Marxista) que acusava a causa de todo esse problema a péssima distribuição de renda, e que o aumento da natalidade é somente uma das cosequencias, geradas pela falta de um governo que busca soluções sociais concretas. Tal teoria afirmava que não seria possível solucionar esse problema, se não houvesse reajustes nas áreas sociais e econômicas, com objetivo de melhorar o padrão de vida da população dando oportunidades para a mesma se desenvolver.
Tendo em vista os dados atuais, a população tem diminuído de forma constante isso porque diversos fatores levaram a tais consequências, principalmente em países desenvolvidos.
As novas concepções atuais e o momento delicado em que todos nós enfrentamos, como a busca e competição por emprego, nos leva a centralizar nossos objetivos em obter uma formação acadêmica satisfatória, e deixar planos como ter filhos de lado, já que tal obrigação implicaria novos gastos, e seria mais viável aguardar uma condição econômica e psicológica mais favorável, já que não é qualquer um que toma a atitude te ter filhos sem estar devidamente preparado para uma nova preocupação, tal como explica o Portal de Informações Globo (G1) em uma matéria de seu acervo.
Em países mais pobres infelizmente a taxa de natalidade continua alta, e isso é um problema, pois a população ali vivente carece das informações necessárias para com a sua conscientização.
O texto acima relata a ideia da teoria malthusiana,aonde a cada 25 anos a população cresce em P.G( progressão geográfica) e o alimento cresce em P.A(progressão aritmética)alguns aspectos da teoria:
ResponderExcluir*conservadora e antinatalista
*não previu o desenvolvimento cientifico e técnico agrícola(aumento da produção de alimento)
*não previu o planejamento familiar (redução da natalidade)
Foi desenvolvida por Thomas Robert Malthus um clérigo anglicano britânico, além de intelectual influente em sua época, nas áreas de economia política e demografia,a solução para ele era controlar a natalidade.Inclui também a teoria neomalthusiana ou teoria pessimista que teve inicio em 1945 após a segunda guerra mundial que visa o crescimento populacional acelerado dificultando ou impedindo o desenvolvimento econômico,dando origem a 'geração baby boomer'
A solução para o crescimento populacional:
*Investir em métodos anticoncepcionais
*Esterilização
Esse método teve atuação do governo.
A teoria que exprime uma ideia contrária é a "Teoria marxista" ela diz que a natalidade é uma consequência e que o problema está na má distribuição de renda.A solução nesse caso seria o reajuste econômico.
Educação,aborto em alguns países,informação,indústria,urbanização são fatores que reduzem as taxas populacionais,além dos avanços médicos que contribuem para essa redução,a revolução industrial é um fator bem relevante quanto a esse assunto.Hoje em dia com a tecnologia as pessoas absorvem mais informação tomando consciência dos riscos e dos meios de prevenção.As pessoas estão fazendo planejamento com base de como o mundo está hoje e dos benefícios e malefícios que a "consequência" pode trazer.
ALUNA: Alanis Emanuele Cardoso
NÚMERO:03
1'Etim
Maria Eduarda-1°ETIM
ResponderExcluirNo texto acima diz sobre a teoria de malthusiana (teoria criada por Thomas Malthus durante o século XVIII e XIX),Matheus foi o que analisou o crescente demográfico,e evolução industrial.Na segunda Guerra Mundial a teoria ficou muito conhecida como (Explosão de bebes) Segundo a teoria, esse crescimento populacional super acelerado impede o desenvolvimento econômico e aumenta os problemas sociais e ambientais. A solução adequada é o controle da natalidade através de métodos contraceptivos, com a camisinha( que além disso ainda previne contra doenças sexualmente transmissíveis) e os remédios anticoncepcionais(pílula), ou esterilização(vasectomia, laqueadura).
Teorias Demográficas - Ana Caroline, nº: 04 - 1º ETIM-ADM
ResponderExcluirA teoria relatada acima é a Teoria Malthusiana, criada por Tomas Robert Malthus (1766-1834) foi a primeira teoria populacional a relacionar o crescimento da população com a fome, afirmando a tendência do crescimento populacional em progressão geométrica (P.G), e do crescimento da oferta de alimentos em progressão aritmética (P.A). Essa teoria inclui uma outra chamada Teoria Neomalthusiana, onde a numerosa população jovem, consequência da taxa de natalidade dos países subdesenvolvidos, precisariam de muito investimento em educação e saúde. Assim, menos recursos seriam usados para a agricultura e a indústria, sendo obstáculo para o melhoramento das atividades da economia e embarreirando a condição da população. Algumas soluções para o controle de natalidade apresentadas nessa teoria são:
-Métodos anticoncepcionais
-Esterilização
A teoria contrária seria a Teoria Marxista, Natalina, Otimista ou Reformista, ela defende que a natalidade não pode ser vista como problema e sim consequência. O marxismo se coloca como uma teoria voltada para a ação. Suas perspectivas se articulam de forma a criticar o sistema econômico desde o ponto de vista do trabalhador e indicando a necessidade de melhoria das condições de vida dos trabalhadores, que geralmente são a maior parte da população. Nesse sentido, o marxismo estabelece a indispensabilidade de uma ruptura com o capitalismo rumo a adoção de um sistema político-econômico mais generoso, que rompa com as desigualdades sociais. Como seria esse sistema e de que forma chegaríamos até ele é objeto de larga discussão e discordância entre os teóricos. O fundamental aqui, é a rejeição de teorias sociais que não estejam orientadas para a ação de mudança.
Igor Teixeira Poli 1º ETIM - É uma teoria que começa a se desenvolver nas primeiras décadas do século 20, baseada no pensamento de Malthus, razão pela qual passou a ser denominada de neomalthusiana.
ResponderExcluirO neomalthusianismo somente se firmou entre os estudiosos da demografia após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), em função da explosão demográfica ocorrida nos países subdesenvolvidos. Esse fenômeno foi provocado pela disseminação, nos países subdesenvolvidos, das melhorias ligadas ao desenvolvimento da medicina, o que diminuiu a mortalidade sem, no entanto, que a natalidade declinasse.
Os neomalthusianos analisam essa aceleração populacional segundo uma ótica alarmista e catastrófica, argumentando que, se esse crescimento não for impedido, os recursos naturais da Terra se esgotarão em pouco tempo.
Para conter o avanço populacional, esses teóricos utilizam várias propostas, principalmente a da adoção de políticas visando o controle de natalidade, que se popularizaram com a denominação de Planejamento Familiar.
Algumas medidas adotadas por entidades mundiais (ONU, FMI, Banco Mundial, UNICEF, entre outros) nos países subdesenvolvidos, ajustadas a cada população, são exemplos de políticas de controle de natalidade: esterilização em massa de populações pobres (como foi feito na Índia e na Colômbia); distribuição gratuita de anticoncepcionais; assistência médica para uso de dispositivos intrauterinos (DIUs); divulgação de um modelo de família bem-sucedida, com no máximo dois filhos, em programas de televisão, na publicidade e no cinema.
Igor Teixeira Poli 1º ETIM - É uma teoria que começa a se desenvolver nas primeiras décadas do século 20, baseada no pensamento de Malthus, razão pela qual passou a ser denominada de neomalthusiana.
ResponderExcluirO neomalthusianismo somente se firmou entre os estudiosos da demografia após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), em função da explosão demográfica ocorrida nos países subdesenvolvidos. Esse fenômeno foi provocado pela disseminação, nos países subdesenvolvidos, das melhorias ligadas ao desenvolvimento da medicina, o que diminuiu a mortalidade sem, no entanto, que a natalidade declinasse.
Os neomalthusianos analisam essa aceleração populacional segundo uma ótica alarmista e catastrófica, argumentando que, se esse crescimento não for impedido, os recursos naturais da Terra se esgotarão em pouco tempo.
Para conter o avanço populacional, esses teóricos utilizam várias propostas, principalmente a da adoção de políticas visando o controle de natalidade, que se popularizaram com a denominação de Planejamento Familiar.
Algumas medidas adotadas por entidades mundiais (ONU, FMI, Banco Mundial, UNICEF, entre outros) nos países subdesenvolvidos, ajustadas a cada população, são exemplos de políticas de controle de natalidade: esterilização em massa de populações pobres (como foi feito na Índia e na Colômbia); distribuição gratuita de anticoncepcionais; assistência médica para uso de dispositivos intrauterinos (DIUs); divulgação de um modelo de família bem-sucedida, com no máximo dois filhos, em programas de televisão, na publicidade e no cinema.
Carlos Eduardo nº06 1º ETIM
ResponderExcluirA teoria relatada no trecho acima é a Teoria Malthusiana,criada por Thomas Robert Malthus quando percebeu que o crescimento da população era maior do que a produção de alimentos,ou seja,ele achava que com o passar dos anos haveria mais pessoas do que alimentos, fazendo com que haja fome em todo mundo.Então,para Thomas o crescimento populacional deveria ser controlado.Alguns fatores que reduziram a natalidade:
-Queda da mortalidade(pois com os avanços tecnológicos as pessoas passaram a saber mais);
-Aumento do custo de vida( impossibilitando a formação de famílias numerosas);
-A mulher passar a ingressar no mercado de trabalho (impossibilitando a sua presença constante no conjunto familiar);
A teoria contrária a relatada acima é a Teoria Marxista, criada por Karl Marx,que não criticava a natalidade e,sim o sistema econõmico,vendo o ponto de vista do trabalhador.Assim achava que necessitava uma melhora das condições de vida dos trabalhadores,ou seja,defendia um sistema em que haveria uma igualdade mais social dentre a população.
Thamy Casemiro 1°B
ResponderExcluirA teoria criada por Tomas Robert Malthus (1766-1834), economista e demógrafo inglês, e que ganhou o nome de “Malthusianismo” foi a primeira teoria populacional a relacionar o crescimento da população com a fome, afirmando a tendência do crescimento populacional em progressão geométrica, e do crescimento da oferta de alimentos em progressão aritmética. Durante os séculos XVIII e XIX houve um acentuado crescimento demográfico devido à consolidação do capitalismo e à Revolução Industrial que proporcionou a elevação da produção de alimentos nos países em processo de industrialização diminuindo a taxa de mortalidade (principalmente na Europa e nos EUA). Isto fez com que os índices de crescimento da população subissem provocando discussões que culminariam em diversas teorias sobre o crescimento populacional, destacando-se o malthusianismo.
Dentre os que se opunham à teoria de Malthus destacou-se Jean Antonio Nicholas Caritat, o Marquês de Condorcet. Ele acreditava que as altas taxas de mortalidade e fecundidade registradas na época eram devidas à ignorância, às superstições e ao preconceito e que apenas “as luzes da razão” seriam capazes de reverter essa situação.
Atualmente, tem-se observado uma grande queda na natalidade, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra em Domicilio (PNAD) realizada pelo IBGE, entre 2003 e 2013 o número de filhos de até 14 anos anos caiu cerca de 10,7% no Brasil e, segundo diversas pesquisas os casais mais jovens tem como prioridade a dedicação aos estudos, à carreira profissional e ao lazer. Ainda segundo o IBGE, a queda da natalidade tem se dado, também, pelas mulheres que tem optado por terem menos filhos por estarem inseridas no mercado de trabalho, dando grande importancia à um planejamento familiar que as possibilite conciliar familia e uma carreira profissional bem sucedida.
Seguindo estes dados, se nota uma fundamentação na teoria de Jean Antonio Nicholas Caritat, levando em consideração que o acesso a educação e a inserção de mulheres e jovens no mercado de trabalho são algumas das causas da diminuição da natalidade. Porém, a analise das questões socioeconômicas se fazem extremante importantes para avaliar os fenomenos demograficos.
Vitor Aparecido 1º ETIM A teoria que o texto retrata e a Teoria Malthusiana. que foi quando perceberão o crescimento descontrolado de pessoas , e a quantidade de alimento continuava a mesma. Então tentarão controlar a taxa de natalidade , por meio de preservativos (camisinha) , remédios e esterilização. uns dos fatores que estabilizao a taxa de natalidade são , a queda da mortalidade , o aumento do custo de vida , o ingresso das mulheres na área de trabalho. Ja a teoria contraria relatada acima e a Teoria Marxista, criada por Karl Marx , que dizia que o problema era a sustentabilidade econômica, como a melhoria nas condições de vida , um melhor salario para os trabalhadores. Tentando implantar uma igualdade Social entre a população , fazendo com que as pessoas tenha uma expectativa de vida melhor.
ResponderExcluirLaércio Ferreira dos Reis Júnior 1º ETIM
ResponderExcluirEssa teoria foi criada por Thomas Robert Malthus (1766 — 1834).
Segundo ele, a população cresce em progressão geométrica (PG) e a produção de alimentos cresce em progressão aritmética (PA). Isso significa que a população cresceria mais que a produção alimentícia.
Para evitar um terrível quadro de fome que a sua teoria projetava, Malthus propôs medidas de controle de natalidade, como, por exemplo, que só deveria ter filhos quem tivesse terra cultivável para alimenta-los.
Mauricio Monção 1'ETIM
ResponderExcluirA teoria que diz a respeito no texto acima é a teoria Malthusiana, criada por Tomas Robert Malthus, foi a primeira teoria a comparar o crescimento da população com a fome no mundo. Malthus comparou que quando a população crescia em progressão geométrica (P.G) os alimentos crescia em progressão aritmética (P.A)fazendo que a população seja maior do que existe alimentos no mundo, assim futuramente tendo a escassez de alimentos prejudicando o mundo por causa da fome. Essa teoria se firmou após a segunda guerra mundial, por causa que o crescimento populacional teve um crescimento muito alto, assim essa geração recebeu o nome de geração Baby Boomer (explosão de bebes). Esse crescimento exagerado da população acabou causando problemas econômicos e ambientais. Para Malthus o crescimento da população deveria ser controlado. Nessa teoria inclui:
*Métodos Anticoncepcionais
*Esterilização
*Preservativos (Camisinha)
Mas existia uma teoria contrária chamada teoria Marxista criada por Karl Marx, ele dizia que a natalidade não era um problema e sim uma consequência mas que o problema estava na má distribuição de renda. Neste caso a solução era um ajuste econômico. Com a melhoria da Educação,implantação de industrias, e povo tendo mais informações por causa da tecnologia ajuda a conscientizar as pessoas antes de terem filhos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir- O texto assim fala sobre a teoria " Teoria populacional Malthusiana" A teoria criadapor Thomas Robert Malthus (1766-1834) foi a primeira teoria populacional a relacionar o desenvolvimento da população com a fome, afirmando a tendência do avanço da população em progressão geométrica, e o crescimento da oferta de alimentos em progressão aritmética.
ResponderExcluirDurante os séculos XVII e XIX acontece um grande acentuamento demografico devido a consolidação do capitalismo é a revolução industrial que proporcionou a elevação da produção de alimentos nois países em processo de industrialização diminuindo a Taxa de mortalidade ( principalmente na Europa e nos EUA) Isso fez com que a população aumentacem provocando discussões que culminaram em diversas teoria sobre o crescimento populacional, desracando-se o mathusianismo.... Malthus acreditava que o crescimento demográfico iria ultrapassar a capacidade produtiva da terra deixando todos com fome e na miséria , segundo ele a única forma de evitar que isso acontecesse era ir reduzindo a taxa de Natalidade através da proibição de casais muitos jovens ou muito pobres de terem filhos, e do controle da qualidade de filhos por família nos países pobres, do auto do preço do alimento e da redução dos salários para forçar as populações mais pobres a ter menos filhos ou não terem filhos pois não poderiam sustentarem eles, isso fez que o estado destribuicem preservativos e remedios para os que voltassem da guerra com sede de fazê filhos e alguns países acabaram a liberarem o abarto para tenta diminui a teoria, para que todos tenham uma vida melhor... Nome: Tais Michele N°:33 1°Etim
As Teorias Demográficas – Maria Vitória Ferreira da Silva, 1ºEtim-ADM
ResponderExcluirO texto acima diz a respeito da Teoria Neomalthusiana ou Teoria Pessimista. Essa teoria teve importância após a Segunda Guerra Mundial. Onde teve uma explosão demográfica ocorrido nos países pobres ou subdesenvolvido, dando origem à geração Baby Boomer, ou seja, explosão de bebes. Segundo essa teoria o crescimento populacional acelerou drasticamente, dificultando o desenvolvimento econômico e problemas ambientais. Nessa teoria houve soluções para controlar a taxa de natalidade, através de métodos anticoncepcionais, preservativos e esterilização.
De outro modo temos a Teoria Marxista, Natalina, Otimista ou Reformista. Essa teoria acredita que a pobreza não é causada pela grande taxa de natalidade, mas pela má distribuição de renda. A solução para esse problema são as reformas sociais e econômicas, isto é, melhor distribuição de recursos e elevação do padrão de vida.
Pessoas nos dias de hoje são bem informadas e conscientes, pensam bem antes de ter filhos, pois além de gerar alguns gastos, também geram uma grande posição de responsabilidade.
Giselly Matos da Silva- 1º Etim
ResponderExcluirTeorias Demográficas
No trecho acima esta sendo relatada a Teoria de Malthus(1940) ,onde através de seus estudos constatou que a cada 25 anos a população cresce em Progressão Geométrica e o alimento em Progressão Aritimétrica, onde a solução para acabar com a vulnerabilidade seria controlar a taxa de natalidade. Com isso,deu ideia a Teoria Neomalthusiana ou Teoria Pessimista que teve importância após a 2º Guerra mundial,onde a taxa de natalidade aumentou, sendo chamada de geração Baby Boomer. Essa teoria trás a ideia de que esse crescimento populacional acelerado dificulta e/ou impede o desenvolvimento econômico e que para controlar isso devem investir na diminuição da taxa de natalidade,junto com o governo através da doação de métodos contraceptivos e esterilização.
Mas existe uma Teoria contraria a essa ideia; Teoria Marxista,Natalina,Otimista ou Reformista, criada por Karl Marx, onde ele cita "A população não é a causa da fome e sim a consequência dela". Nesse Teoria Karl Marx dizia que a solução não era diminuir a taxa de natalidade, mas sim investir no reajuste político onde a renda fosse distribuída de uma uma melhor maneira para as pessoas, dando a elas condições de criar quantos filhos quisessem.
Nos dias atuais podemos perceber que os casais têm pensado muito antes de gerar seus filhos, tudo isso é reflexo da atual situação econômica do país, pois é impossível sustentar um filho, além de si mesmo, apenas com um salário mínimo de 880 reais, sendo que muitas vezes o leite da criança passa disso. Para ter filho é necessário que haja um planejamento, não somente pensar em como será o presente, mas também projetar o futuro destes, bem como pensar na faculdade e sucesso deles. Portanto, a situação atual do país impede muitas mulheres a ficarem grávidas, mas também a revolução em que o mundo passa a cada momento, ajuda a prevenção.
- Esse texto acima se diz a respeito da teoria de Malthusianismo que é uma teoria criada pelo economista inglês, Thomas Robert Malthus, no final do século XVIII. a população mundial cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos em progressão aritmética.
ResponderExcluirA volta dos soldados trouxe um grande aumento na taxa de natalidade, dando origem a uma geração Baby Boomer. Após a guerra mundial, a população mundial começou a aumentar de maneira vertiginosa. Essa taxa de crescimento manteve se ativa principalmente nos países subdesenvolvidos, em razão a isso, muitos passaram a defender a utilização de métodos contraceptivos.
- Camisinhas
- Pilulas anticoncepcional
- esterilização
Existem muitos casais pensando em ter ou não filhos, pois esta ficando cada vez mais difícil, Cuidar de um filhos e ao mesmo tempo de si mesmo
... Nome: Adriely Kamily N°01 1etim Adm
Enzo Bellusci nº 11 – 1º ETIM
ResponderExcluirA teoria no texto citado acima é a TEORIA DE NEOMALTHUSIANA OU TEORIA PESSIMISTA. O ponto de vista que ela defende é que muitas pessoas ainda acreditam que problemas relativos à fome e à subnutrição no mundo sejam ocasionados pela falta de alimentos e pelo excesso de pessoas e que para controlar o crescimento populacional é necessário adotar métodos contraceptivos, isto é, aqueles que impedem que novas pessoas nasçam. Esses métodos ainda hoje são muito adotados pelos países e pelas organizações internacionais, como a distribuição gratuita de camisinhas, a venda de medicamentos anticoncepcionais sem a necessidade de prescrição médica, entre outras ações.
Temos aqueles teóricos que são totalmente contrários às ideias defendidas pelos Neomalthusianos, eles são os reformistas ou marxistas – TEORIA MARXISTA, NATALINA, OTIMISTA OU REFORMISTA. Nessa teoria, afirma-se que o problema da fome e da miséria no mundo não é a falta de alimentos para a população e também não é culpa do excesso de gente. Esses problemas, na verdade, seriam causados pela má distribuição de renda e do acesso aos bens de consumo. Em outras palavras, para os reformistas, a questão é a desigualdade econômica, e não a falta de recursos. Para promover o fim da fome e da miséria ou para evitar que elas ocorram, de acordo com essa teoria, basta que se distribua de uma forma mais democrática a renda, através de reformas sociais que melhorem as condições de vida das populações mais pobres. Assim, se essas pessoas tiverem melhores condições de vida, melhor educação, saúde e outras coisas, terão maiores condições para abandonarem a miséria. Além disso, é preciso evitar que os ricos ganhem cada vez mais e os pobres fiquem com cada vez menos.
Conforme dados do Relatório sobre a Situação da População Mundial 2010, do Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), a taxa de fecundidade é de 2,52 filhos por mulher. Esse resultado confirma uma tendência mundial de redução no número de filhos.
Essa queda da taxa de fecundidade é consequência de vários fatores, tais como projetos de educação sexual, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, maior participação da mulher no mercado de trabalho, expansão da urbanização, entre outros.
Para que a reposição populacional seja assegurada, a taxa de fecundidade não pode ser inferior a 2,1 filhos por mulher, pois as duas crianças substituem os pais e a fração 0,1 é necessária para compensar os indivíduos que morrem antes de atingir a idade reprodutiva.
A Organização das Nações Unidas (ONU), baseada em dados de 2009, divulgou os seguintes resultados de fecundidade: Europa (1,52), Canadá e Estados Unidos da América (2,02), América Latina (2,17), Ásia (2,3), Oceania (2,42), África (4,45). No Brasil, a taxa de fecundidade é de 1,94 filho por mulher. No Brasil em 2015 o IBGE divulgou que a taxa de fecundidade caiu 18,6% em 10 anos.
Marcos Paulo Vieira Júnior nº23 1ºETIM
ResponderExcluirO texto apresentado expressa algumas das ideias da teoria demográfica Neomalthusiana, que encara os problemas ambientais globais como um resultado do crescimento populacional acelerado. Para essa teoria, caso não haja uma redução do crescimento populacional no planeta, os recursos naturais se esgotarão em um tempo relativamente curto. Por sua vez, a teoria demográfica Reformista (ou Marxista) defende uma posição oposta a dos neomalthusianos, ao argumentar que a exploração dos recursos naturais de forma descontrolada é um resultado do modelo capitalista, que privilegia determinados grupos em detrimentos de outros, como pode ser comprovado pela flagrante diferença de consumo de produtos e de recursos entre as classes sociais em países de economia de mercado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGabriel Bernardi Silva n°13 1°ETIM
ResponderExcluirA teoria apresentada notícia Teoria Neomalthusiana e Teoria Pessimista, diz que o crescimento populacional acelerado dificulta o desenvolvimento econômico sobrecarregados recursos públicos naturais levando assim muitas vezes à beira da miséria extrema pobreza. A solução para esse problema seria medidas contraceptivas contra esse crescimento populacional descontrolado como métodos anticoncepcionais e esterilização esse fato ficou conhecido como Baby Boomer, ou seja, explosão de bebês. Segunda teoria, esse crescimento populacional acelerado impede o desenvolvimento econômico que aumentam os problemas ambientais. Essa teoria se trata de falar que quanto mais rápido a população crescer mais rápido a pobreza e a fome salação pela maioria parte do mundo
A Teoria que se refere ao texto acima, diz respeito a Teoria Neomalthusiana.é uma teoria demográfica desenvolvida pelo inglês Thomas Malthus a teoria na qual fala sobre o crescimento desenfreado da população Thomas argumentava que a relação entre a quantidade de habitantes no mundo era desproporcional à quantidade de alimentos e recursos naturais disponíveis, de modo que o crescimento populacional seria muito mais intenso que o crescimento produtivo.Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo passou por aquilo que se concebeu por explosão demográfica conhecida como Baby Boomer, quando a população mundial começou a aumentar de maneira vertiginosa Em razão disso, muitos passaram a defender a utilização de métodos contraceptivos Portanto, a teoria Neomalthusiana propunha o resgate dos ideais de Malthus com o diferencial de que o Estado deveria estabelecer medidas de controle do crescimento da população, principalmente pela disseminação de métodos anticoncepcionais.
ResponderExcluirA Teoria na qual contradiz a essa, e a teoria Marxismo defendida por Karl Marx, falava que a solução para alta natalidade não esta em usos de camisinhas. mais sim em ajustes economicos onde cada um poderia ter o tanto de filhos que pudesse e tivesse condição de alimentar acabando assim com a alta taxa de natalidade
Segundo dados do IBGE. em 200 a taxa de natalidade por Hab. estava em 20,86 a cada mil Habitante a taxa de natalidade caio quase 6,7 em 2015
Lívia Pereira dos Santos - 1 Etim ADM