quarta-feira, 26 de outubro de 2016

1º Y ( ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO)

Atividade reflexiva: 
Você acha certo alguns movimentos sociais bloquearem as estradas, tirando o direito de ir e vir do cidadão? Qual a repercussão destes e até que ponto ele seria válido? Aponte sequencialmente algumas ações que promovem a equidade e o firmamento dos mesmos no século XXI.

39 comentários:

  1. Nome da escola: ETEC. Professor Massuyuki Kawano
    Nome do Aluno: / série: João Gabriel Castro Luz Y116
    Professor: Cássio

    Ao se criar um movimento social com o objetivo de corrigir algo do qual está trazendo malefícios para a sociedade, deve ser trabalhado como o movimento será feito, quando este é mal organizado, pode gerar uma serie de problemas ainda maiores, ao tirarem o direito de ir e vir dos demais cidadãos, estão na verdade acarretando mais impasses do que correções, tornando o movimento sem um proposito positivo.
    Tais movimentos acabam gerando grandes repercussões em diversas plataformas de comunicação, afim de que com isso o movimento chegue aos ouvidos do governo para que este possa atender aos pedidos cogitados pelo grupo. Embora seja uma estratégia que prejudica a população, é uma das poucas formas que faz com que os políticos federais tomem uma atitude a respeito. Poderia ser considerado algo valido se não fosse tão prejudicial à sociedade podendo causar graves conflitos entre manifestantes e policiais, como o ocorrido noticiado pelo G1 em Florianópolis no dia dois (2) de Setembro, do qual, os policiais presentes utilizaram disparos de efeito moral, bombas e spray de pimenta nos manifestantes.
    Para o problema em questão, a organização de eventos deve ser trabalhada, os próprios manifestantes do movimento devem planejar formas menos agressivos a lei, buscando novas opções para cumprirem seu objetivo, sendo através de protestos pacíficos em lugares que não haja a necessidade de bloquear as estradas e ruas, como praças ou lugares abertos onde possa ser passado a objeção para mais e mais pessoas de modo que chegue até o governo.

    ResponderExcluir
  2. Nome da escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome do Aluno: Milton Nathan Lourenço do Prado
    Série : Y116
    Professor: Cássio
    Os movimentos sociais tem como objetivo mudar algo que foi imposto para a sociedade seguir, porém a má organização ou falta dela pode tirar o direito de ir e vir do cidadão , o que é algo errado , pois todos nós temos esse direito e isso pode gerar confrontos entre manifestantes e policiais .
    Segundo o site O Globo , manifestantes a favor da presidenta afastada , Dilma Rousseff , entraram em confronto com a Polícia Militar , durante o protesto os PMs que participavam de um cordão de isolamento lançaram bombas de efeito moral e balas de borracha nos ativistas que respondiam jogando garrafas de vidro.
    O movimento deve ser planejado de maneira pacífica , pois quando a violência é usada , automaticamente dificulta ainda mais a chance do manifestante conseguir o que foi almejado e os participantes devem se reunir em locais que não interfiram muito na locomoção de outros indivíduos que não estão ligados ao movimento.

    ResponderExcluir
  3. ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome:Vitória Miranda Série:Y116
    Professor:Cássio

    As pessoas criam os movimentos sociais com o objetivo de que algo que não os agrada ou não respeita seus direitos muda,mas se o mesmo não for feito com organização tudo pode virar uma grande bola de neve.Ao ocuparem lugares públicos,eles privam outras pessoas que não tem nada haver com a manifestação de ir e vir,o que é errado,pois temos o direito de ir e vir quando e aonde bem entendemos e isso é lei,toda essa confusão acarreta a interferência da Polícia que acabam usando violência.
    De acordo com o site O Globo,durante o protesto contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff,policiais usaram gás pimenta para dispersar os manifestantes que atacaram com pedras,pedaços de vidro e paus,pelo menos dois policiais ficaram feridos e quatro manifestantes foram detidos.
    As pessoas tem o direito de mostrar sua indignação,mas isso deve ser feito de forma organizada e pacífica,e em lugares que não impeça as pessoas de irem e virem,como praças e ruas públicas,assim evitando que haja confusões desnecessárias.

    ResponderExcluir
  4. ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Maira Oliveira Milevuski Y116
    Professor Cassio
    Os movimentos sociais da nossa atual sociedade muitas vezes acabam afetando o cotidiano dos brasileiros de forma negativa, podendo colocar como exemplo uma multidão que no dia 4 de setembro de 2016 desceu a Av. Rebouças rumo ao Largo da Batata em um protesto contra Michel Temer, o que torna um movimento em busca de melhoras dentro de nosso país em um importuno para os motoristas/pedestres e outros moradores do local. Creio que não é certo de nenhuma maneira envolver/afetar pessoas que não estão ligadas aos movimentos de maneira negativa, pois quem quer diferença, luta pela mesma, e quem não quer, não se manifesta.

    ResponderExcluir
  5. ETEC Professor Massuyuki Kawano.
    Nome: Anelize Procópio 1Y
    Professor: Cássio.
    Tema: Movimentos Sociais: Caos ou Democracia?



    A força que os movimentos sociais ganharam atualmente nos faz perceber que o povo se sente preocupado e oprimido nas mais inúmeras situações de seu cotidiano. As revoltas são muitas, as insatisfações se tornam cada vez mais comuns, mas cabe a si mesmo fazer-te as seguintes perguntas: será que todos os movimentos que a mídia mostra, muitas das vezes de forma sensacionalista, são os mais importantes, ou será que a mídia, que deveria ser um instrumento de ajuda para o povo, mostra realmente aquilo que precisamos invés de aquilo que convém apenas a ela e a classe dominante? O povo realmente é exibido mostrando seus anseios, suas angústias e desaprovações ou a mídia omite isso como forma de fingir que tudo está na mais perfeita ordem? Até quando o povo será oprimido e ganhará a voz que merece, segundo a Constituição?
    Diante do desespero de não ser ouvido ou de não ser visto como deveria ser, percebemos que o povo deixa-se levar pela emoção. Em muitos protestos que são exibidos na televisão ou em redes sociais, pneus são queimados, imóveis são depredados, pessoas são agredidas e, em muitas das vezes, são levadas pela opressão policial. De que forma esses atos poderiam trazer melhoria? De que forma esse tipo de ação seria eficaz? Ficaríamos satisfeitos com o seu resultado? As pessoas deveriam pensar. Se a nossa democracia nos dá o direito de abrir a boca e dizer tudo o que pensamos e da forma que pensamos, por que nos tornar restritos a isso? Não irá demorar para que, talvez esse ano, ou talvez daqui cinco ou dez anos, uma nova ditadura seja imposta, mas pra que colaborar para que isso ocorra de verdade? A expressão e a sua liberdade é o direito de todo e de qualquer cidadão, mas se pedimos incessantemente por garantia de direitos, deveríamos pensar nos deveres que estamos a cumprir. Trazer a violência, não só popular, mas também policial, a uma causa justa não nos faz inteligentes, mas nos faz covardes por não sabermos lutar com o cérebro, mas sim com armas. Nós trouxemos o caos àquilo que nos foi concedido, mas a situação pode ser revertida, assim como a situação ruim que queremos reverter, e isso só depende de nós.

    ResponderExcluir
  6. ETEC Professor Massuyuki Kawano.
    Nome: Davi Theodoro Malaguti
    Professor: Cássio.
    Tema: Movimentos Sociais: Caos ou Democracia?


    Na tentativa de luta por uma causa, os manifestantes acabam impedindo o cidadão de ir e vir causando assim uma desavença entre eles. Ao invés de se unirem por um ideal comum, o embate de forças acontece entre manifestantes, policiais e transeuntes; onde esses movimentos sem sustentação para suas causas se tornam verdadeiras turbas.
    Enquanto o governo age paralelamente as reais necessidades do cidadão não se importando com as reinvindicações desses movimentos, a mídia sensacionalista enfatiza a desordem provocada pelos mesmos descredibilizando e questionando os reais motivos da luta.
    Para reverter o quadro os movimentos devem primar pela preservação dos direitos básicos do cidadão aproveitando o momento para sensibilizar o mesmo, mostrando a necessidade de união em torno de uma mesma causa.
    Esses movimentos devem promover reuniões, discussões democráticas entre todos escolhendo lideres politizados que possam expor e debater suas reinvindicações junto ao poder público; mostrando para a sociedade que devem se organizar no cotidiano e quando necessário promover suas manifestações de forma pacífica sem que causem maiores transtornos recuperando o caráter democrático desses movimentos.

    ResponderExcluir
  7. ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Julia Pontelli Capaldi
    Professor: Cássio
    Tema: Movimentos Sociais: Caos ou Democracia?

    Os movimentos sociais são uma forma de protestos onde grupos com os mesmos interesses lutam pelos seus objetivos. Quando estes movimentos não são planejados e organizados de forma correta, acabam-se criando grandes problemas como bloqueios de ruas e avenidas, vandalismo e violência, principalmente por pessoas infiltradas nesses movimentos e às vezes pela própria polícia.
    A ocupação de ruas e avenidas não podem ser evitadas, mas seus efeitos danosos podem ser minimizados com comunicação antecipada às autoridades competentes para que possam ter tempo suficiente para tomar as providências cabíveis, para que tudo transcorra na mais perfeita ordem, e à toda a população para que se organizem antes da manifestação.
    Quando as providências não são tomadas de forma aceitável, há muitos casos de violência por parte dos manifestantes e dos militares. Segundo a "Agência Brasil de Direitos Humanos", um episódio recente que ganhou notoriedade foi o da estudante universitária Deborah Fabri que foi ferida no olho em uma manifestação contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff no último dia 31 de agosto. Após ser submetida a exames, a jovem de 19 anos informou, via redes sociais, que perdeu a visão do olho esquerdo. Devemos cobrar da polícia que se prepare melhor para enfrentar protestos dessa natureza e que evite abusos de poder, usando munições pouco letais apenas em condições excepcionalíssimas-quando o protesto perca, no todo, o caráter pacífico.
    Também devemos cobrar dos manifestantes a responsabilidade e respeito às leis, pois acredito que, somente assim é possível manifestar-se de forma segura dentro da ordem democrática.

    ResponderExcluir
  8. ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Dayana Brito de Toledo Y116
    Professor: Cássio
    Tema: Movimentos Sociais: Democracia ou Caos Social?

    O movimento social, é um meio que a população possui para manifestar sua opinião a respeito das leis do país, e deveria resultar somente em benefícios para sociedade, entretanto, na atualidade, os movimentos sociais têm oferecido diversos danos, como tem ocorrido, de bloquearem estradas e ruas, e tirarem o direito de ir e vir dos demais cidadãos.
    As pessoas, devem sim, recorrer aos seus direitos e a mudanças caso estas sejam necessárias, mas de maneira pacifica e organizada, pois caso o contrário, prejudicará aos outros. Segundo o site do G1, um grupo de garimpeiros fechou as avenidas Imigrantes e Farquar no Bairro São Sebastião na manhã da quinta-feira (29/09/2016) em Porto Velho. Eles protestavam, por estarem sendo impedidos de trabalhar, mas, ao mesmo tempo que tentavam fazer justiça, estavam impedindo as pessoas de passarem por estas ruas.
    Os movimentos socias, têm de ter, primeiramente, um motivo justo e que se faz necessário, e depois deve ser planejado e organizado, para que não haja prejuízos, somente benefícios para a sociedade. Creio eu, que assim, poderemos manifestar pelos nossos direitos, sem violar o direito dos outros.

    ResponderExcluir
  9. ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Maria do Sacramento Castro Silva Neta Y116
    Professor: Cássio
    Tema: Movimentos Sociais: Democracia ou Caos Social?

    Vivemos em uma sociedade na qual os direitos das classes inferiores são privados a todo momento, se vendo assim a mesma em um beco sem saída, onde a única solução é todos se unirem para tentar mudar o quadro de desigualdade na qual vivemos, recebendo um apoio direto da mídia que vem nos influenciando a permanecermos em constante luta mostrando através de jornais e novelas que um povo unido tem poder de derrubar um estado corrupto.
    Em meu ponto de vista os únicos incomodados em ver o povo indo para as ruas intervir por seus direitos são as classes dominantes, pois como Max Gonzaga sita na sua música “Classe Média” mostra o desconforto que essa classe sente em ver cidadãos correndo atrás de terem uma vida mais digna.
    Podemos ver assim que a teoria de Karl Max está totalmente certa quando diz que o capitalismo favorece somente aos ricos, deixando assim o pobre entrar em esquecimento, fazendo assim com que isso se torne um ciclo vicioso, onde o que está em baixo nunca poderá ter os mesmos direitos de quem se encontra em cima.
    As ruas são públicas como nossos governantes dizem, sendo assim as ruas são nossas, temos sim o total direito de interdita-las para irmos atrás de uma sociedade mais democrática.

    ResponderExcluir
  10. ETEC Professor Massuyuki Kawano.
    Nome: Higor Gustavo Tarley Rodrigues
    Professor: Cássio


    Os movimentos sociais é uma forma da sociedade buscar melhoras ao nosso país, desse modo movimentos como o protesto que atualmente vem ocorrendo bastante acaba fechando ruas e tirando o direito do cidadão de ir e vir.
    Segundo o site do G1 no dia (04) de abril manifestantes bloquearam quatro pontos da capital paulista em atos contra impeachment , fazendo com que muitos cidadãos ficassem presos no trânsito , incapacitando-os de voltarem para suas casas ou trabalho.
    Ao meu ver protestos ou movimentos sociais como esses devem ser melhor planejados e organizados para que não ocorra de vir a acontecer confrontos com policiais e nem o fechamento de vias públicas.Os protestos devem sim ser feitos , porem em locais adequados como praças e parques , onde não atrapalhe outros cidadães.

    ResponderExcluir
  11. Nome da escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome do Aluno/série: Mirella Pinheiro Y116
    Professor: Cássio

    A sociedade organiza movimentos sociais em busca de seus direitos, porém se for organizado de forma errada, acaba prejudicando a vida dos cidadãos. Um exemplo seria que ao irem às ruas, acabam afetando o trânsito e impedido a própria população de se locomover.
    Portanto, isso é um problema, porque com um mal preparo gera também vandalismo, pois alguns vão para as ruas fazerem bagunça e outros vão apenas a procura de seus direitos. E quando o transtorno se torna grande, é necessário os oficiais usarem da violência para impedir tal ocorrido, assim acaba morrendo pessoas inocentes no meio disso tudo.
    Hoje os movimentos estão cada vez maiores, mas acaba sendo feito de forma negativa e para fazer isso sem afetar as pessoas e evitar mortes, é necessário que ao invés de fechar locais onde há gente circulando a todo momento, irem a lugares que não impediria as pessoas de transitarem, como se organizarem em praças, tentar conhecer cada um antes pelas redes sociais e assim o problema já seria reduzido.

    ResponderExcluir
  12. Nome da escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome do Aluno: Geovana Batistetti
    Série : Y116
    Professor: Cássio
    Todos os indivíduos são iguais perante a lei, sendo assim os direitos e deveres da constituição são aplicados a todos. um deles é o direito de ir e vir do cidadão. Sabemos que nas ultimas semanas e meses a televisão mostrou que vários movimentos contra o Impeachment da ex presidenta Dilma.
    Segundo o site G1 “Na Avenida Suburbana, três pontos foram bloqueados nas primeiras horas desta terça, em protesto organizado pela Central Única de Trabalhadores (CUT)... Os trabalhadores dos trens do Subúrbio, em Salvador, resolveram aderir à paralisação, o que deixou 15 mil passageiros sem transporte. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).” Atrapalhar o andamento de toda uma comunidade pode causar danos na economia local, mas se o local PUBLICO pertence a todos os brasileiros logo os manifestantes podem usar aquele espaço para o protesto de forma legal, a partir daí o movimento e os organizadores decidirão parar ou não as vias. E de qual outra maneia o movimento chamaria a atenção das autoridades para tomar atitudes com urgência¿ As medidas tomadas pelo governo nem sempre são as melhores, mas os movimentos precisam chamar atenção, pois a mídia muitas vezes esconde ou até mesmo não menciona alguns fatos. O que realmente acaba com a imagem de vários movimentos é a destruição do patrimônio publico, pois não tem sentido lutar por algo ao mesmo tempo que você o destrói.
    Portanto a sociedade precisa ir atrás dos seus direitos sim, usufruindo de seus direitos e do patrimônio por qual nós pagamos, porem sem fugir dos ideais de sempre lutar pela melhoria de forma conscientizada.

    ResponderExcluir
  13. Nome da escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome do aluno: Mariana Rocha e Costa Guilhen
    Série: Y116
    Professor: Cássio

    O bloqueio de estradas, e situações parecidas, é como uma controvérsia ao que a revolta quer passar. Um movimento social é criado com o objetivo de manter ou mudar uma situação, em ação coletiva. Se a luta é para melhorar as condições das escolas públicas, não há necessidade de fazer um alvoroço trancando estradas, ou pondo fogo em ônibus, na busca de suas idéias serem aceitas mais "facilmente". Na verdade, a paralisação de estradas gera transtornos até na economia, parando a circulação de alimentos e remédios. Os movimentos sociais são de confronto político, e não feitos para criar transtornos e desordem, gerando violência e problemas na sociedade inteira, do que, na ideia principal, era para ser um movimento para conseguir seus direitos.
    Desta forma, vemos o quanto esse tipo de revolta atrapalha, não sendo a forma mais válida para conseguir um protesto legal. Devemos lutar por nossos direitos, porém, sem trazer prejuízos, de forma civilizada e pacífica.

    ResponderExcluir
  14. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Letícia Mayumi Satake Série: 1°Y
    Professor: Cássio
    Tema: Movimentos Sociais

    Apesar dos movimentos sociais serem uma demonstração expressiva do exercício da democracia a favor do povo, onde a população pode dar voz a seus desejos e lutar pelos seus direitos, os transtornos por eles causados acabam por transformá-los em vilões: são confusões entre policiais e manifestantes, privações do direito de ir e vir, além dos ocorrentes casos da degradação de patrimônio público e privado.
    A chave para uma manifestação, com certeza, é a organização, e atualmente o uso das plataformas midiáticas e digitais durante esse processo é muito inteligente. Por meio desses veículos, o maior número possível de pessoas consegue saber, com antecedência, as informações vitais do protesto como a finalidade, a data, o local,o horário, e tem a chance de se programar para fugir dele, se esse for o caso.
    É necessário também contornar a situação da depredação e dos confrontos entre a polícia e os civis. Portanto, é preciso que a sociedade em geral possua um maior conhecimento das consequências da violência: ela veementemente descredita os ideais do movimento além de ferir os direitos humanos. Assim, é imprescindível que o governo invista nas disciplinas escolares que estimulam o senso crítico; que o Estado e ONG's criem e incentivem a criação de campanhas de conscientização, e que leis obriguem a mídia a divulgá-las.

    ResponderExcluir
  15. Nome da escola: Etec Professor Massuyuki Kawano
    Nome do Aluno: Giovana Bispo Machado
    Professor: Cássio
    Tema: Tema: Movimentos Sociais: Democracia ou Caos Social?

    O filosofo contemporâneo do movimento feminista Jean-Paul Sartre, afirmou que a violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta é sempre uma derrota, e a mesma concepção se aplica a gradual intensificação da criminalização em alguns movimentos sociais, abrangendo na sua pluralidade, contextos políticos coercitivos e comedidos em que se constata manifestações de força e ódio de alguns grupos populares. A genuinidade dos movimentos sociais se perde, a partir do momento em que o confronto armado e violento sobrepõe-se a pacificidade e legitimidade das propostas de mudanças das organizações civis.
    No ínterim de julho de 2013, os protestos massivos contra o acréscimo da tarifa de transporte coletivo, ocorridos em diversas capitais brasileiras, instituíram dinâmicas singulares no panorama político vigente, surgiram portanto viabilidade no que se refere a ação direta e ponderada das multidões, que procediam sem políticos mediadores pela restruturação do paradigma social, entretanto, em contraposição a tática pacifica de protestos, se manifestou ao longo deste período, a estratégia violenta do Black Bloc que geralmente se dá em resposta à violência militante, agindo coletivamente de modo autônomo no interior das manifestações, usando de justificativas agressivas para traçar planos de mudanças que implicam muitas vezes no fechamento de vias e incêndios aos transportes coletivos, como se pode observar pelo número de 70 ônibus depredados segundo a Polícia Militar, somente em São Paulo nos messes em que se perdurou os protesto, infringindo o direto de ir e vir dos cidadãos.
    Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse. Conforme Emanuel Kant, o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele, o MEC deve instaurar palestras ministradas por psicólogos, que abordem o combate a violência em grupos que agem paralelamente aos movimentos organizados, assim sendo é necessário aperfeiçoar o sistema de ensino, através da ampliação da atuação do governo federal nas transferências de recursos para o setor, para que desta forma se confira aos indivíduos maiores noções de autenticidade e pacificidade pela luta por mudanças.

    ResponderExcluir
  16. ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome do aluno:Ana Beatriz Donegá
    Série: Y116
    Professor:Cássio


    Os movimentos sociais nos permite expor nossa opinião sobre algo que não nos agradou, isso deveria ocasionar apenas em benefícios, porém, quando os mesmo não são organizados corretamente, ocorre vários problemas como bloqueio de ruas, avenidas e estradas, tirando o direito de ir e vir dos cidadãos.
    Todos nós temos o direito de protestar, e recorrer por nossos direitos e por mudanças, entretanto devemos fazer isso de forma pacifíca e organizada, sem prejudicar as outras pessoas.
    Segundo o site G1, cerca de 30 pessoas protestavam contra a ação da PM, onde um jovem de 19 anos que estava em cima de um ônibus foi baleado por um militar, a manifestação bloqueou o anel rodoviário e prejudicou o trânsito.
    O movimento social serve para trazer benefícios para a sociedade e têm de ser organizado e bem planejado, pra que ninguém tenha seus direitos violados, pois esse não é o objetivo do mesmo.


    ResponderExcluir
  17. Nome da escola: ETEC. Professor Massuyuki Kawano
    Nome do aluno: Jader Manuel E. Tonetti
    Série: 1º Y116
    Professor: Cássio
    Os movimentos sociais tem como ideia principal buscar melhorias para a sociedade, más atualmente estamos vendo eles tirarem o direito de ir e vir do cidadão, bloquendo estradas, ruas e avenidas, isso acaba acarretando uma serie de outros problemas para os cidadãos que não fazem parte do protesto, como engarrafamentos, depredações ao patrimonio publico e a policia as vezes é obrigada a utilizar a violência para conter os manifestantes.
    Segundo o jornal O Globo um protesto realizado por moradores do bairro Santo Amaro em Recife-PE irterceptou a Avenida Norte causando um engarrafamento, e bandidos se aproveitaram da situação para assaltar um ônibus que estava parado entre os carros.Como se pode ver nesta noticia o protesto acabou causando um outro problema para cidadãos que não estavam participando do protesto.
    O povo tem o direito de realizar movimentos sociais, más eles tem que serem bem planejados para ocorrer de uma forma pacifica e que não tire o direito de ir e vir do cidadão para não gerar problemas desnecessários.

    ResponderExcluir
  18. Nome da escola: ETEC. Professor Massuyuki Kawano
    Nome do aluno: Giovane C. Magalhães
    Série: 1º Y116
    Professor: Cássio
    Acredito que movimentos sociais são ações coletivas defensivas, na procura dos seus direitos a ser reconhecido em sociedade, isso é uma necessidade de um povo, que, normalmente, esta sofrendo problemas consequentes da péssima administração por parte do governo, e por isso realiza protestos para tentar mudar esta realidade através de manifestações.
    Há opiniões divergentes a respeito, por exemplo, o principal meio de comunicação é a mídia, que muitas das vezes distorcem a ação dos manifestantes que são chamados “baderneiros” ou “vagabundos” e é este o olhar que a população tem. Jornais publicam reportagens como o protesto que teve com o aumento da passagem de ônibus colocando-os como “baderneiros” que querem atrapalhar o trânsito da cidade e atacam policiais, é essa visão que a população começa a ter quando se publicam esse tipo de reportagem contra manifestantes, mas ninguém se põe no lugar dessas pessoas que tem que pagar a ida e a volta de segunda a sábado, muitos que protestam não tem condições para pagar um valor absurdo e por isso essas pessoas vão à busca pelos seus direitos fazendo movimentos.

    ResponderExcluir
  19. Nome da escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome da aluna: Juliana Gama Castor
    Série: 1° Y116
    Professor: Cássio
    Os movimentos sociais atuam dessa maneira para poder chamar a atenção dos governantes. Mas esses manifestos tornam-se maléficos e acabam dando uma visão negativa das manifestações para a população. Como as manifestações em rodovias por caminhoneiros, que ocorreram o ano passado, e que foram consideras crimes por prejudicar o transporte de mercadorias e a mobilidade da população, por isso, assim como foi noticiado na página do G1, o governo propôs editar MP para endurecer punição a quem bloquear rodovia.
    Quando as manifestações prejudicam o direito da população, os manifestantes devem ser punidos, porem o governo tem que de certa forma ouvir mais a opinião da população. Pois essas manifestações agressivas só ocorrem, pois, os governantes não atribuem a correta atenção aos problemas do povo. Porém, os líderes das manifestações também devem rever as suas atitudes para ter a noção de que esses manifestos não podem desvalorizar seus ideais, impedindo assim que o movimento social se torne revolução.

    ResponderExcluir
  20. ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Mariane Gonçalves Pereira Y116
    Professor: Cássio
    Tema: Movimentos Sociais: Democracia ou Caos Social?

    Os Movimentos Sociais tem o objetivo de alcançar mudanças para o país, através da luta pelos seus ideais, ao qual defende os seus interesses e ideias. Portanto, não são todos os movimentos pacíficos e precisos, alguns deles são interrompidos por pessoas sem interesses e violentas. Ao qual poderá acarretar problemas as pessoas da região onde está ocorrendo o protesto, bloqueando a sua passagem, tirando o seu direito.
    Muitas destas manifestações não são bem planejados, ocasionando impedimentos, como no Movimento Social que ocorreu no Pará, dia 27/10/16, onde os ocupantes bloquearam por cinco dias a principal rodovia que liga o estado do Pará com o de Tocantins, gerando transtornos aos viajantes e caminhoneiros que passavam por ali, com o propósito do asfaltamento de um trecho naquela estrada. Os manifestantes acreditam que fizeram um bom protesto, pois obtiveram um bom termino, mas trouxe complicações nas vidas das pessoas que passavam e moravam aos arredores.
    Portanto as pessoas devem refletir na suas ações, para não prejudicar o próximo quando planejar um movimento, sendo capaz de ver a perspectiva de todos, buscando beneficiar a população.

    ResponderExcluir
  21. Nome da escola: ETEC. Professor Massuyuki Kawano
    Nome do Aluno: / série: Matheus de Castro 1ºY
    Professor: Cássio
    Movimentos sociais são extremamente essenciais para modelar a sociedade e permitir a harmonia, porém certos movimentos utilizam métodos efetivos em questão de mudança porém negativos para a sociedade, por exemplo as manifestações em Camaçari no dia 15 de abril desse ano causaram engarrafamentos, eles bloquearam ruas, vias, estradas e calçadas com a intenção de chamar a atenção do governo, porém na utilização desse método temerário causou-se o caos nas rua.
    Deve-se ter em mente que os movimentos sociais são formas de melhorar a sociedade e não piorar ela, e que esses métodos são de certa forma incoerentes, qual o sentido de burlar um direito para lutar por outro? Não há, o método correto é manifestar de forma que o governo veja ativamente, que tenha efeitos negativos contra ele e não contra a população, por exemplo, manifestações na frente de sedes políticas, prefeituras, e qualquer outro lugar que ocasionem uma visão maior para o movimento e não tenham efeitos negativos na sociedade.
    A falta de perspectiva é o que causa o caos, revolução não justifica violência, quebra de direitos e perda de moral, portanto ao protestar, se deve planejar de forma correta e não simplesmente sair nas ruas gritando pela mudança.

    ResponderExcluir
  22. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Maria Eduarda Y116
    Professor: Cássio
    Tema: Movimentos Sociais

    Atualmente, os movimentos sociais perderam muito seu real valor, onde neles há uma característica grandiosa de pessoas que não tem conhecimento do assunto a ser tratado, e nem foco no objetivo a ser conquistado.
    A falta de organização muitas vezes acaba impedindo o êxito procurado, muitos desses movimentos acabam tendo muita repercussão, enquanto outros a mídia age como se não estivesse acontecendo, ou transmite informações distorcidas sobre números de participantes dentre outras. A problemática se vê que muitas vezes um movimento pacifico não atinge o governo, onde ele não tomam nenhuma decisão, somente quando os protestantes resolvem partir pra violência que o governo resolve tomar alguma providência.
    Segundo o site o g1.globo.com interditam avenida em Belém em protesto contra Temer tendo em vista que os M.S. é uma forma de demonstração de interesses coletivos, e também da demonstração da democracia no país que vivemos, o impedimento do livre arbítrio de ir de vir com o bloqueio de ruas causado por eles, tira um direito que temos perante a lei.
    Para melhor funcionamento desses movimentos e que eles ocorram de forma pacífica os organizadores devem se empenhar para não partirem para a violação da lei, e o governo dar ouvidos as propostas exigidas por esse grupo, pois não se deve resolver um problema criando outro, isso só dificultará as coisas para os dois lados.

    ResponderExcluir
  23. Nome da escola: ETEC Massuyuki Kawano
    Nome do aluno: José Guilherme Moreira
    Série: Y116
    Professor: Cássio

    Os movimentos sociais são muito importante para a democracia e ajustes do pais, mas alguns movimentos sociais podem bloquear ou já bloquearam as estradas, pois algumas vezes são mal organizados ou não sai como pensado ou de modo exagerado assim atrapalhando o cotidiano ou até a morte de pessoas que não tem nada a ver com aquilo. Na manifestação do dia 13 de Junho de 2013 em São Paulo onde ocorreu muitas ações de vandalismo como depredações e pichações de prédios na Praça da Sé, no Parque Dom Pedro vários ônibus foram danificados atrapalhando o transporte público. Os manifestantes fecharam a 23 de Maio, a Paulista e a 9 de Julho o que resultou em um total caos e impossibilitando a passagem de pessoas não manifestantes. Esses movimentos podem ser considerados até sair dos limites e começarem a fazer vandalismos destruindo monumentos, carros, ônibus e não haver confrontos.

    ResponderExcluir
  24. ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome:Renan jhoni Y116
    Professor: Cássio
    Tema: Movimentos Sociais: Democracia ou Caos Social?

    Ao se fazer um movimento social gera-se inúmeras consequência, os movimentos sociais é muito importante para que o povo demostra-se sua insatisfação com a administração feita pelos governantes e reedificar seus direitos, mas com tudo isso causa transtorno por conta dos bloqueios nas estradas e conflito entre manifestantes e a forças armadas, isso acaba deixando uns aspecto nativo do manisfesto.
    Para que esses transtornos não ocorram a organização e a divulgação do manifesto é ideal, assim as pessoal e autoridades fiquem ciente que na data divulgada haverá o manifesto, isso faz com que possa ocorrer um planejamento das forças armadas podendo montar uma escolta mais pacifica e organizar o trajeto, assim não atrapalhando totalmente o fluxo de passagem.
    com toda essa mudança e com a pacificação nos manifestos, creio que poderá passar seu proposito positivo

    ResponderExcluir
  25. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Francine Yuka Shiroiwa
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Movimentos Sociais

    Os indivíduos fazem movimentos sociais para intervirem nas decisões tomadas pelos governantes de nosso país, pois é um direito que nós temos, mas isso passa a ser ilegal e inválido no momento em que as pessoas começam a impedir o ir e vir da população, a destruir algum patrimônio público, e entre outros atos que são vistos como vandalismo.
    Um grupo de garimpeiros fechou as avenidas Imigrantes e Farquar no Bairro São Sebastião na manhã de quinta-feira (29 de outubro de 2016) em Porto Velho. Eles dizem que estão sendo impedidos de trabalhar há pelo menos duas semanas, mas com essa manifestação também acabam impedindo outras de pessoas de passarem e até mesmo de irem para seus trabalhos, o que pode fazer esse movimento não se transformar em uma revolução, pois eles estão cometendo um ato de vandalismo e estão prejudicando a outras pessoas.
    Esse tipo de movimento social deve acabar, pois traz muitos malefícios para a sociedade em geral, e acaba mudando a visão da sociedade e dos governantes sobre a manifestação, e passa de: um movimento para melhorias do país, para: um movimento de vandalismo que traz muitos problemas para o país.

    ResponderExcluir
  26. ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Tainá Gabrielle de Melo Silva Y116
    Professor Cássio

    Após a liberdade dada ao povo de lutar pelos seus direitos, os movimentos sociais têm ganhado força e freqüência. O movimento social é elaborado a partir da não aceitação de alguma norma ou lei, levando o grupo a ir às ruas protestar, exigindo assim seus direitos.
    Porém, devido à ocupação das estradas, principalmente as com maior fluxo, está sendo prejudicial às pessoas que não querem e não estão envolvidas no movimento. Além de impossibilitar o trafego comum, compromete também o de serviços públicos, como ambulâncias, carros de bombeiro, viaturas, ônibus, fazendo com que a locomoção das pessoas seja impedida e prejudicando-as. Sem contar com os conflitos que surgem em manifestos gerando brigas e violência entre manifestantes e policiais militares.
    Um exemplo de bloqueio de estradas foi, segundo o site G1, o protesto que interditou o acesso para o pólo industrial de Barcarena, no nordeste do Pará, no dia 31 de outubro de 2016.
    Portanto, é necessário que os movimentos sejam organizados de forma que, não implique com a locomoção das demais pessoas, fazendo melhor uso do diálogo, principalmente pelas redes sociais, para que não ocorra imprevistos ou conflitos no andamento da passeata e que seja pacífico, evitando também lugares que dificultam o acesso a locais importantes, como hospitais, escolas e órgãos públicos em geral.
    Acredito que os movimentos sociais ajudam, mas, de certa forma afetam muitas pessoas que precisam usar essas vias para se deslocarem e não estão participando do protesto, o que, em minha opinião é errado, pois temos direitos de trafegar onde “quisermos” e que precisamos do acesso a esses meios para fins tal como ir para a escola, ir para o trabalho, entre outros.

    ResponderExcluir
  27. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano.
    Aluna: Amanda Freitas Otoboni Silva. Y116
    Professor: Cássio.
    Tema: Movimentos Sociais e os direitos dos cidadãos.
    Atualmente os movimentos sociais vem ganhando cada vez mais força, o povo vem demostrando toda sua indignação através de manifestações, indo as às ruas em busca de seus direitos e do que acham coerente. Embora essas manifestações sejam uma excelente forma de demonstrarem sua indignação, existe um ponto fraco dessa forma de reivindicação. Existem pessoas que se aproveitam dessas manifestações apenas para praticar vandalismo, e com o vandalismo consequentemente a intervenção policial, transformando manifestações em praças de guerra. Por falta de organização muitas pessoas perdem um de seus principais direitos que é o de ir e vir, principalmente em cidades grandes onde a locomoção da população já é complicada.
    Temos como exemplo o protesto contra o novo governo brasileiro liderado por Michel Temer onde, onde integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto ocuparam vias da capital paulista onde 4 pessoas foram detidas. Mas talvez, se houvesse organização, informação como nos jornais, mídias, e cartazes informando sobre o protesto houvesse menos confusão.
    É um direito de todo cidadão protestar, mas também é direito ir e vir, se locomover pela cidade. Com as informações sobre as manifestações, supervisão de policiais, seria agradável tanto para os protestantes, quanto para quem não quer ter a surpresa de encontrar um protesto no meio do seu caminho.

    ResponderExcluir
  28. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano.
    Aluna: Amanda Freitas Otoboni Silva. Y116
    Professor: Cássio.
    Tema: Movimentos Sociais e os direitos dos cidadãos.
    Atualmente os movimentos sociais vem ganhando cada vez mais força, o povo vem demostrando toda sua indignação através de manifestações, indo as às ruas em busca de seus direitos e do que acham coerente. Embora essas manifestações sejam uma excelente forma de demonstrarem sua indignação, existe um ponto fraco dessa forma de reivindicação. Existem pessoas que se aproveitam dessas manifestações apenas para praticar vandalismo, e com o vandalismo consequentemente a intervenção policial, transformando manifestações em praças de guerra. Por falta de organização muitas pessoas perdem um de seus principais direitos que é o de ir e vir, principalmente em cidades grandes onde a locomoção da população já é complicada.
    Temos como exemplo o protesto contra o novo governo brasileiro liderado por Michel Temer onde, onde integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto ocuparam vias da capital paulista onde 4 pessoas foram detidas. Mas talvez, se houvesse organização, informação como nos jornais, mídias, e cartazes informando sobre o protesto houvesse menos confusão.
    É um direito de todo cidadão protestar, mas também é direito ir e vir, se locomover pela cidade. Com as informações sobre as manifestações, supervisão de policiais, seria agradável tanto para os protestantes, quanto para quem não quer ter a surpresa de encontrar um protesto no meio do seu caminho.

    ResponderExcluir
  29. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Rafael Rodrigues da Rocha: 1°Y
    Professor: Cássio
    Tema: Movimentos Social
    Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociai.A importância da organização desses grupos mobilizados é grande. A força da ação coletiva só é efetiva quando direcionada. Dessa forma, o surgimento de líderes que representem diretamente as demandas do grupo e a organização em nome de exigências ou ideias comuns são os pilares e a força motriz por traz desses grupos.Mas no entanto muitos movimentos acaban em conflitos por falta de organização .

    ResponderExcluir
  30. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Gabriel Kenji Saito de Souza
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Movimentos Sociais

    No momento que um movimento social gera prejuízos a indivíduos não envolvidos, como no caso da ocupação das escolas, ou do bloqueio de rodovias, ele se torna um problema. No entanto, em nosso cenário atual, tais medidas se fazem necessárias para chamar atenção dos governantes, uma vez que o país não promove uma democracia direta, na qual os cidadãos possam discutir propostas de mudança, sem a necessidade de um alvoroço para pressionar a classe mandante. Portanto, a forma de evitar manifestações que possam quebrar a harmonia do cotidiano, é promover reuniões com líderes desses movimentos, assim que eles começam a ganhar força, abrindo a possibilidade do governo aprovar a proposta de mudança, ou se não, justificar o motivo da recusa.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Nome da escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome do aluno: Luan Lucas Gava Batista Y116
    Professor: Cássio
    Tema: Movimentos Sociais
    Os movimentos sociais tem como principal função, demonstrar a indignação da sociedade sobre alguma lei ou norma decidida pela "classe mandante".
    Pois dessa forma a pressão exercida sobre o governo e muito maior,pois não é a voz nem de uma nem de duas pessoas e sim de milhares de pessoas em busca de seus direitos como cidadãos.
    Mas infelizmente existem pessoas que utilizam os movimentos sociais para tumultuar,roubar ou ate mesmo praticar vandalismo nos locais de protesto,assim podendo ate mesmo tornar o movimento em que muitos se empenharam e lutaram para ir em busca do objetivo final,que a mudança de determinada decisão governamental
    Então fechar estradas,queimar pneus, tiram os direitos de ir e vir do cidadão e ainda prejudicam pessoas como caminhoneiros q transportam cargas "molhadas" como legumes,frutas,hortaliças... Pois estragam por conta de todo o tempo em que ficam paradas nestes protestos,causando prejuízos altos a pessoas q não tem envolvimento algum com o movimento

    ResponderExcluir
  33. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Leonardo Blasi
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Movimentos Sociais
    O bloqueio de estradas, danos ao patrimônio publico são ações que geram conseqüência muito piores, fugindo totalmente da tentativa de busca da democracia. Atitudes anarquistas em movimentos sociais geram entre diversos problemas, entre eles : o uso de violência dos policias contra tais manifestantes que agem de má fé.
    Na maioria dos casos em que estradas foram fechadas, com queima de pneus , danos ao patrimônio publico e privado, foi por conta do aumento da tarifa do transporte publico em São Paulo, e sua região metropolitana. Por sua vez, alguém tem que intervir em tal ações, no caso, a policia, que se não for feita a intervenção com a força física (não violenta), seria extremamente difícil controlar a baderna.
    Conforme os movimentos vão ganhando força, não de uma boa forma, e sim de uma forma ruim, é necessário que a policia interfira de alguma forma. Mesmo a policia em alguns casos ferindo inocentes, é ela que evita que ainda mais pessoas sejam feridas em tais movimentos.

    ResponderExcluir
  34. Nome da escola: ETEC Massuyuki Kawano
    Nome do aluno: Eduardo A Nunes
    Série: Y116
    Professor: Cássio

    Os movimentos sociais são criados a partir de ideias de mudanças, seguidas de ações para faze-las acontecer. Tirar o direito de ir e vir das pessoas pode fazer com que o movimento de protesto tenha varias consequências e perca o sentido.
    Apesar de prejudicar a população, causar problemas parece o meio mais fácil de fazer o governo notar o problema e agir, mesmo que tenha como resultado conflitos entre manifestantes e policiais como exemplo o protesto no dia 29/08 na Avenida Paulista, em São Paulo onde manifestantes a favor da presidente afastada, Dilma Rousseff, entraram em confronto com a Polícia Militar. Enquanto os policiais lançavam bombas de efeito moral, ativistas respondiam jogando garrafas de vidro. A falta de organização também influência as ações que serão tomadas, pois mesmo sem a intenção qualquer ato violento pode acontecer se não for mantido o controle das pessoas que fazem parte do protesto
    A organização é uma das principais formas dos representantes do movimento fazerem com que o movimento ocorra de forma pacifica e sem danos colaterais. Outra medida seria a mudança de estratégia, evitando táticas agressivas esquivando-se de confrontos sem sentido para alcançar seus fins com o governo

    ResponderExcluir
  35. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Makoto Shimura Kawaushi
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Movimentos Sociais
    Os movimentos sociais foram de grande importância para a formação da sociedade brasileira atual. Mas, apesar da tecnologia atual, devido a falta de organização,as manifestações tem pouca eficácia.
    No passado, os movimentos sociais foram responsáveis por grandes conquistas. Pode-se comprovar isso com os protestos contra a ditadura militar brasileira, que promoviam encontros secretos e organizados. A Diretas já”, unia inúmeros grupos sociais em luta pela eleição direta para presidente e teve um papel importantíssimo pra o fim da autocracia militar. Outro exemplo é o “Caras pintadas”, um movimento estudantil em resposta aos esquemas de corrupção envolvendo o presidente da república, na época, Fernando Collor de Mello. A manifestação tinha como objetivo principal o Impeachment de Collor de Mello e recebeu esse nome posto que os jovens saíram às ruas com as caras pintadas pelas cores da bandeiras do país.
    A tecnologia facilita as manifestações devido a fácil manifestação de redes sociais. Dessa forma, atinge-se um maior número de pessoas com o compartilhamento de informações, conhecimentos e interesses. Mas os movimentos estão perdendo a sua força devido a falta de organização. O grupo social busca lutar somente pelo que lhe favorece, ao invés de pensar no conjunto. Isso transforma as manifestações em uma parte da luta de classes. Ela não demonstra apenas um conflito, envolve a economia, a política e a sociedade como um todo. Assim, os movimentos lutam por tudo e nada ao mesmo tempo e se tornam mais confusos, gerando caos social.
    É necessário, portanto, que se unam e lutam em prol de um bem comum. Organização é o principal para que uma manifestação dê certo. Assim, aumenta-se a probabilidade do problema ser realmente solucionado. Após isso, pode-se ir buscar outros direitos. Dessa forma, proporciona-se o bem estar para todos.

    ResponderExcluir
  36. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Gabrielly Inoue
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Movimentos Sociais

    Os movimentos sociais existem como uma expressão da população, reivindicando mudanças e melhorias que façam valer as razões pelas quais estão lutando porém muitas vezes as maneiras como lutam não são de forma pacífica e consequentemente acabam trazendo diversos prejuízos.
    Com toda certeza todos devem recorrer aos direitos, mas sem infringir as leis e direitos de outrem, praticar os atos de maneira organizada sem causar conflitos.
    No ano de 2013 houve as manifestações por conta do aumento da passagem de ônibus em praticamente todos os estados brasileiros; como estamos falando sobre mudanças não poderia faltar o descontentamento para alguns, embora parecesse um valor insignificante para uns, outros não pensavam o mesmo. Em São Paulo os protestantes fecharam algumas ruas do centro e entraram em confronto com a tropa de choque da polícia, em poucos minutos vários locais foram depredados; comandado pelo Movimento Passe Livre eles se misturaram aos carros das vias mais movimentadas da cidade interditando o trânsito da Avenida Paulista, a tropa de choque utilizou bombas de efeito moral e balas de borracha, os integrantes reagiram com grande violência queimando vários ônibus e quebrando vidros.
    As manifestações devem primeiro ser planejadas para não haver prejuízos tanto para os cidadãos quanto para a cidade, todos devem expressar suas opiniões porém com cautela para não prejudicar ninguém, mas o governo também deve abrir possibilidades para aceitar as ideias de quem compõe o país.

    ResponderExcluir
  37. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: David Santos Souza Junior
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio

    Os movimentos sociais acontecem para defender e buscar direitos para a sociedade, mas ne sempre isso acontece pois ao tentar consegui-los acabam por esquecer o que realmente objetiva tais movimentos, gerando um completo caos; com isso não só o governo se sente ameaçado, mas sim, a própria população que pode sofrer consequências. Tais consequências que podem fazer toda uma cidade, estado ou até mesmo o país “parar”.
    Um exemplo de manifesto que gerou caos foi a greve dos caminhoneiros, bloqueando estradas e deixando sem suprimentos toda uma massa, onde a luta por direitos acabou por trazer a perda dos mesmos por certo período.
    Um ponto a se pensar antes de começar uma manifestação é se ela realmente vai afetar o governo e pode criar verdadeiras mudanças porque muitas vezes, quem precisa de tais coisas não pensam que ”ao abrir uma porta outra se fecha” e a porta a ser fechada é da população que paga com seus direitos.

    ResponderExcluir
  38. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Pedro M. Robles
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Movimentos Sociais

    Os movimentos sociais são uma forma que os indivíduos encontraram para reivindicar seus direitos e não é de hoje que eles são feitos, mas foi depois de surgimento de nova republica que estes atos passaram a ter efeito, pois na republica velha essas pessoas não tinham tantos direitos.
    Junto com os protestos feitos hoje em dia, ocorre grande vandalismo e também grandes interrupções das vias publicas (estradas, ruas e avenidas). A violência que acontece durante essas passeatas não é somente causada pelos manifestantes, mas também pelos policias que realizam a guarda durante o manifesto, segundo o site do G1 a Procuradoria Geral do Estado (PGE) informou que o governo estadual vai recorrer à decisão do Tribunal de justiça de São Paulo que condenou o estado a pagar R$ 8 Milhões por danos morais e sociais causados pela violência policial nas manifestações de 2013.
    Em minha opinião se for para fechar as ruas para um movimento social que feche com um proposito bom, para que possa chamar a atenção das mídias pelo real motivo do qual a manifestação foi feita, pois quando fechamos uma via pública estamos interferindo na vida de outras pessoas, que talvez não gostariam de estar no meio de uma passeata ou ate mesmo não concorde com o que esta sendo reivindicado, o que pode resultar novamente em um caos.
    Os integrantes desses protestos (policiais e organizadores) devem primeiro tentar resolver os problemas dialogando, porque assim chamariam menos atenção negativa das mídias sensacionalistas. Já o governo deve passar a aceitar as opiniões de sua população e tentar melhorar nos aspectos apresentados nas manifestações.

    ResponderExcluir
  39. Etec Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Ana Carolina dos Santos Murata
    Y116
    Professor: Cassio


    A sociedade tem o poder de escolher o seu representante, com capacidade de governar um país. Mas, o fato da população não querer a mudança faz com que muitos sofram com a situação atual, aonde vários movimentos tem parado o Brasil, buscando a modificação que deveria ter sido adquirida através das urnas.
    O gigante, a nação brasileira está despertando, já temos um grande avanço o impeachment como início, aonde os brasileiros unidos buscam pela mudança conseguindo uma revolução, e através desses protestos reconhecem a força que a massa brasileira tem.

    ResponderExcluir