domingo, 15 de maio de 2016

Fórum de Discussão 1º Y (ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO)

Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício 



Análise: 


https://www.youtube.com/watch?v=lKCBDaHE-dc


Explicação do vídeo: 


O depoimento da Rachel diz que o homem valoriza mais os bens materiais ao invés de si próprio e que muitas vezes para se alcançar esse "valor" se faz necessário vender até o que somos para conquistar aquilo que nos alienamos em ter, o material. 
Percebemos que a sede pelo consumismo transformou a sociedade em algo hedonista, onde os limites foram rompidos e a essência do "ser" foi esquecida pelo prazer imediatista do"ter".
Atualmente os jovens que convivem nesse cenário não medem esforços para conquistar algo tão rápido e instantâneo, nem que para isso seja necessário inibir aqueles de quem mantemos um relacionamento afetivo (família, amigos, religião, o "eu") só para se vender, seja sua alma, personalidade, corpo, caráter, afim de obter o tão estimado "prazer não durável e insaciável do materialismo - a necessidade de segurança".



Proposta da Atividade: 

Procure explicar a função do prazer na atualidade. Analise a ideia de que os indivíduos de hoje não aceitam conviver com a frustração, nem adiar a realização de seus menores sonhos e desejos. Cultua-se um prazer imediatista, dito hedonista, que tende a se transformar num vício que não se sacia jamais, seja em termos de consumo, de relacionamentos ou de projetos de vida.

Desenvolvam uma teoria crítica para esse cenário, enaltecendo a sua ideia com marcos históricos e a consequência destes na contemporaneidade, propondo uma intervenção para a problematização apresentada.

Postar o seu texto nos comentários (fórum de discussão ).
Prazo de publicação:15/05/2016  - 27/05/2016 .
Horário final de publicação: 23:30 

Como desenvolver a discussão?

Partindo do tema apresentado vocês terão que elaborar uma teoria crítica (em 3ª pessoa) que a cada dia fazem com que as pessoas deixem de lado os prazeres individuais para se adequar ao padrão estético reproduzido pela industria cultural.
Depois de usar um fato, argumentar a respeito e levantar medidas que possam diminuir esse problema, busque explicar em seu argumento como isso poderia ser feito ( na sua visão como telespectador) - Seja convincente.
Esse tema contribui para uma reflexão do cenário vigente, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico do ser em sociedade. 




Disciplina: Sociologia
Professor: Cássio

41 comentários:

  1. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Letícia Mayumi Satake Série: 1° Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício


    Uma sociedade hedonista pode ser caracterizada como aquela que se encontra em um estado de confusão de valores morais e éticos; nela, há uma supervalorização dos bens materiais e, consequentemente, uma desvalorização dos bens não materias; seus integrantes se tornam indivíduos fúteis, sem conteúdo, cada vez mais se assemelhando a máquinas, programados para consumir em uma escala crescente, dispostos a realizar o inimaginável para muitos, apenas para satisfazer sua necessidade de consumo. Infelizmente, esse é o ponto a que chegamos.
    Um exemplo claro que pode verificar tal situação são os números divulgados pelo IPC Maps 2013, que aponta um crescimento de R$276 bilhões no consumo brasileiro se comparado ao do IPC Maps 2012 e as despesas das familias aumentaram acima do PIB. Ou seja, em geral, as famílias excedem sua renda para conseguir efetuar a compra dos produtos desejados: televisores, celulares, computadores, eletrodomésticos e toda sorte de produto que seja novidade no mercado.
    Na década de 1920/40, estudantes da Escola de Frankfurt, na Alemanha, já previram a chegada do consumismo excessivo em nossa sociedade, onde a aliança das indústrias com os meios de comunicação em massa (a chamada Industria de Massa) teria o pleno controle sobre a mente e as ações da população; usaria da repetição e seu poder de propagação para alienar, e em seguida transformar o gosto pessoal em um padrão para, por fim, obter o maior valor de lucro possível, sem se preocupar se pode provocar compulsões, destruir as relações sociais e o meio ambiente.
    E, diante disso é que disciplinas como filosofia e sociologia, que tem como objetivo ensinar o valor do pensamento, se mostram de extrema importância na grade escolar e deveriam receber mais incentivo. Elas são o caminho para que adolescentes, a faixa etária da formação do caráter, recebam a devida bagagem para se tornarem vigentes cidadãos, dignos de serem chamados de racionais.
    A mídia é um meio que exece muita influência, e lutar contra o que ela reproduz incansavelmente não é uma habilidade com a qual nascemos. Porém, ela pode ser ensinada e aprendida, pois é preciso que tenhamos a capacidade de controlar o que realmente necessitamos ter e o que queremos ser para sermos pensantes, livres e, finalmente, seres humanos.

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  2. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: João Gabriel Castro Luz Série: 1° Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício

    Com o passar dos séculos a sociedade passou por diversas mudanças, das quais muitas poderiam ser questionadas como “boas”, os valores se inverteram diante do que era importante, antes era dado mais valor para aquele cujo conhecimento era superior do que o dos outros, independentes de suas condições de bens matérias, com o tempo, o “ter” se tornou mais importante que o “ser”, ou seja, pessoas de forma geral valorizam mais quem possui bens-matérias superiores ao dos demais, independente de seu nível de conhecimento.
    Isso gerou uma sociedade de baixo conhecimento, sem opinião própria, todos influenciados por formatos de mídia de diferentes plataformas, como internet, televisão, rádio, entre outros, que passam informações de forma que o cidadão seja manipulado a gastar de forma desnecessária, por objetos mais desnecessários ainda, tornando aqueles cuja mente aberta para conhecimentos seja limitado a informações que não contribuem para o seu desenvolvimento pessoal.
    A sociedade está se desenvolvendo cada vez mais Hedonista, sedentos pelo prazer de ter, para se assemelharem a pessoas da alta-classe que muitas vezes não possuem não consciência do que fazem, são movidos pelo dinheiro que ganham e usados para passar a imagem de tipo ideal de pessoal, tudo para o enriquecimento das impressas.
    Assim como uma doença esse mal não será fácil de lidar, atitudes severas devem ser tomadas, os grandes líderes do país deveriam ser um exemplo de pessoa ideal, consertando aquilo que está errado e que já deveria sem consertado anos atrás, criando leis de ideal para o enriquecimento da sociedade, aumento o ensino dos alunos das escolas, educando de forma que eles não sejam influenciados facilmente, mostrando o problema a eles para no futuro não cometerem o mesmo erro e tornarem a sociedade perfeita.

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  3. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Matheus de Castro Marcondes Série: 1° Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício

    A atual sociedade tem como principal característica o hedonismo massificado em conjunto com a alienação da geração do prazer imediato, que acima de tudo preza por se sentir bem imediatamente, as empresas e a indústria cultural preenchem essa vontade acostumando-os ao imediato, um bom exemplo disso é o computador, que é uma plataforma de aquisição de conhecimento e entretenimento, ela facilita a obtenção de informações e também facilita a criação de informação falsa, e por essa vontade de adquirir imediatamente sem checar fontes são espalhadas mentiras que alienam mais ainda os vetores dessa plataforma, o hedonismo é a confusão de valores na qual o “ser” e “ter” tem suas posições invertidas, as pessoas são coisificadas, um bom exemplo disso é a pessoa que trabalha o dia inteiro para obter algo material e deixa pra trás sua essência como ser humano, se torna feito de suas aquisições, essa sede de consumir se torna um obstáculo para a auto realização, quando a alienação de que “aquele” carro é tão bom, de que “aquela” casa é o ideal e de que “aquele” produto é necessário corrói lentamente a essência humana de se realizar na vida, a pessoa que espera semanas numa fila pra adquirir uma bolsa de grife por milhares de reais põem acima de suas necessidades a vontade de obter o produto, e toma a si mesmo como menos importante que aquilo, e com o tempo a pessoa se torna aquilo que quer ter, ela se coisifica, a aquisição de produtos que se torna mais importante que o próprio ser humano é apenas alcançada por aquele com a renda suficiente, e isso exclui cerca de 165 milhões de pessoas dessa alcunha do consumismo, inesperadamente o Nordeste brasileiro teve um crescimento de 143,5% no consumismo e isso explicitamente mostra que até mesmo as classes mais desfavorecidas estão sendo afetadas por essa necessidade de obter.
    A muito tempo vem sendo estudada a forma de parar o consumismo desenfreado para impedir a coisificação de prosseguir, a forma mais adequada de impedir é a compreensão das pessoas, deve-se formar o pensamento crítico de forma que as pessoas notem que não é necessário deixar de ser para ter, disciplinas como a filosofia ajudam na criação do pensamento crítico, e a sociologia para a compreensão da sociedade, outra forma é o controle da mídia que exerce grande influência na sociedade, o certo é agarrar as rédeas do consumismo e não deixar que ele sobreponha a essência humana .

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  4. ETEC Professor Massuyuki Kawano

    Nome: Maria do Sacramento Castro Silva Neta

    Disciplina: Sociologia

    Professor: Cássio

    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício







    Comercias em revistas, outdoors, entre outros meios de comunicação vem nos alienando, fazendo com que nos tornarmos uma sociedade hedonista, chegando ao ponto até de nos vendermos, perdermos o nosso valor, gastamos mais do que recebemos,e até mesmo o que mais o ser humano tem de precioso, que é a sua dignidade.

    A escola de Frankfurt criticava altamente os meios de comunicação, pois segundo a mesma esses meios fazia com que a sociedade sofresse uma grande atrofia cultural. Pois a mídia usa da arte para transformar todos em seres amorfos.

    Segundo um estudo feito pela fundação francesa Scelles (2012) , aponta que mais de quarenta milhões de pessoas se prostituem. Vendem seus corpos sem respeito algum por si mesmo, apenas por dinheiro e para conquistar bens matérias.

    A American Psychological Association em 2010, fez um levantamento sobre as causas da obesidade infantil , a campeã foram as propagandas de televisão, pois segundo a mesma, as propagandas de alimentos com valores nutricionais pobres associados a personagens dos seu desenhos favoritos, são atrativos para o publico infantil, que o mesmo vendo-os apenas uma vez não conseguem tira-los da cabeça, fazendo assim serem facilmente alienados , pois ainda não tem a capacidade de distinguir qual o sua devida intensão , que é faze-los consumir sem escrúpulos.

    Portanto isso só poderá voltar ao normal se forem feito palestras , livretos , entre outras coisas que possam chamar a atenção da população , para pararem de serem hedonistas. Economistas fazerem palestras gratuitas em lugares públicos distribuindo os meios que chamem atenção , dando dicas de como não serem influenciados pela mídia fazendo com que voltem a viver, sendo livres e tendo poder sobre si mesmos novamente.

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  5. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Milton Nathan Lourenço do Prado Série: 1° Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício
    Atualmente vivemos em uma sociedade hedonista , onde o bem material é muito valorizado . Alguns indivíduos compram apenas para ter o bem material e se não conseguem ficam frustrados por não poder comprar de imediato , pois acham que ter vale mais que ser.
    A mídia nos influencia a tornarmos seres consumistas , pois utilizam vários artifícios para alienar a massa consumidora fazendo com que o indivíduo compre o produto que chamou sua atenção.
    A Escola de Frankfurt, premeditou o consumo em excesso , onde indústrias se juntariam com os meios de comunicação para alienar a sociedade . Hoje tentam deixar o nosso gosto padronizado , por meio de propagandas , sendo assim as indústrias e os meios de comunicação em massa tem um lucro maior , já que todo mundo compra aquele produto que foi anunciado várias vezes .
    O IPC Maps 2013 , mostra um aumento de 276 bilhões de reais no consumo brasileiro em comparação ao IPC do ano anterior (2012).
    O ideal é que o consumidor não deixe ser influenciado por propagandas e anúncios , compre o que realmente é preciso e não compre algo apenas para seguir um padrão.

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  6. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Vitória Miranda Série: 1°Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer como vício

    A sociedade em que vivemos hoje pode ser considerada hedonista, pois as pessoas dão mais valor ao "ter" do que ao "ser" e são capazes de fazer coisas inimagináveis para obterem o desejam, desde a venda de sua personalidade até de sua alma. A cada dia que se passa o ser humana perde sua essência se tornando máquinas do consumismo e sentindo prazer em ter aquilo que achavam que precisavam ter.
    Mas será que isso torna as pessoas mais tolerantes? Mais tolerantes? Mais sábias? Mais humanas? Não, pois além dos danos que o alto consumismo pode trazer ao ser humano, ele degrada o meio ambiente por causa da poluição gerada.
    O consumismo vem crescendo cada vez mais, segundo o IPC Maps em 2015 o consumo brasileiro chegou a registrar R$ 3,73 Trilhões; apresentando um crescimento de R$ 468 bilhões desde 2014 que registrou R$ 3,26 trilhões de reais.
    Isso mostra o quanto as pessoas estão ficando alienadas com o que os meios de comunicação em massa mostram a elas a cada minuto, então cabe não somente as pessoas mais as sociedades também buscar formas de combater as influências do consumismo, como a conscientização das gerações futuras, a reaproximação de valores religiosos, dentro dos valores éticos e morais, investindo mais na Filosofia e Sociologia que ajuda a desenvolver o senso critico das pessoas, fazendo com que elas enxerguem o mundo com outros olhos e ver o quão grave é nossa realidade.

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  7. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Giovane C. Magalhães Série: 1°Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer como vício
    Vivemos em uma comunidade hedonista, e isso pode acarretar tanto impactos bons quanto ruins. A satisfação das conquistas aumenta o vício em obter bens cada dia mais, mesmo que a aplicação desses bens constitui uma sociedade diferente e cheia de miséria, numa condição em que os pobres estão cada vez mais pobres e a minoria está cada vez mais rica.
    As propagandas de rádios e televisão têm uma grande contribuição para que isso aconteça, pois o consumismo acontece em decorrer do mesmo, muitas pessoas querem determinados produtos a que custo for. O consumismo ocorre da idéia de que o individuo só se torna completo obtendo o produto para conseguir a aceitação do grupo.
    O “Ter” quando não alçado, pode levar o individuo a sentir frustração, muitas vezes o mesmo pode chegar a roubar e na pior da hipótese tirar sua própria vida por se sentir incapaz
    Segundo o IPC Maps em 2015 o consumismo vem aumentando cada dia mais, o consumo brasileiro atingiu R$ 3,73 Trilhões; apontando um aumento de R$ 468 bilhões desde 2014 que registrou R$ 3,26 trilhões de reais.
    Objetivo maior do ser humano para o bem da própria humanidade é valorizar o código de ética que preze a amizade e encontrar a paz e harmonia, seguindo ao principio de que devemos amar mais a vida do que as coisas.

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  8. ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome:Ana Beatriz Donegá
    Série:1ºY
    Disciplina:Sociologia
    Professor:Cássio
    Tema: Uma sociedade hedonista:O prazer como vício

    Em nossa sociedade atual somos hedonistas onde muitos dão prioridade aos bens materiais do que nos bens não materiais, tornando-os seres alienados e fúteis no decorrer dos anos, fazendo com que muitos só pensem em trabalhar para saciar sua vontade de ter novas aquisições, ficando sem tempo até para si mesmo.
    Um dado que mostra isso com precisão foi divulgado pelo site Cmais, que nos revela que, no ano de 2011 média de 44,4% dos consumidores brasileiros tem a necessidade de adquirir um novo celular a cada seis meses, já com relação aos automóveis de custo mais elevado,esta prioridade está em torno de 2 anos e 8 meses.
    Isso nos mostra que a mídia é uma das maiores alienadoras, pois esse 44,4% de consumidores não compram porque precisam e sim porque estão alienados.
    A muito tempo pessoas vem tentando acabar ou talvez diminuir esse consumo excessivo,uma proposta pra acabar com isso é desenvolver o senso crítico nas pessoas,para que elas aprendam a consumir de uma forma que atenda todas suas necessidades sem que sejam alienados, para conseguir isso basta incluir filosofia e sociologia na grade de matérias escolares,pois assim desenvolveram senso crítico desde cedo, fazendo com que se tornem seres pensantes que não se deixam alienar por qualquer coisa.

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  9. ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Mariana Rocha e Costa Guilhen
    Série: Y116
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer como vício.

    Hedonismo, é derivado da palavra grega hedonê, que significa vontade e prazer. É uma filosofia, que coloca o prazer como bem supremo da vida humana.
    A sociedade atual está repleta de indivíduos hedonistas, onde valorizam mais um bem material do que os outros a sua volta. No "ter o invés de ser", mostra como as pessoas preferem comprar algo caro para status social, mesmo não tendo dinheiro, ao invés de ser quem elas realmente são.
    Como questionado e criticado pela Escola de Frankfurt, a mídia contribui muito para a formação da sociedade hedonista, alienando as pessoas dentro das próprias casas, passando e repassando propagandas dos produtos até que o indivíduo esteja convencido a compra-lo. Muitas vezes a própria propaganda pressiona a pessoa sobre o seu status social e, sabendo como a propaganda vai intervir na vida das pessoas, a indústria aumenta o preço dos produtos.
    A sociedade é consumidora, depende-se disso economicamente, mas uma boa solução para sair do hedonismo e passar a simples consumidora é a procura da informação, tanto sobre o produto quanto sobre a empresa e a vendedora, já pode abrir bem os olhos da sociedade, fazendo uma campanha incentivando que procurem sobre, mostrando como o produto realmente é, se você realmente pode, e se vale a pena mesmo te-lo.

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  10. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Davi Theodoro Malaguti Série: 1° Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício

    Vivemos em uma sociedade imediatista, onde realizamos nossos desejos e sonhos com muita facilidade e rapidez. Porém, junto a essa praticidade vem o vício de realizarmos cada vez mais e mais nossos desejos, o que nos gera extremo prazer.
    Contudo, quando essa realização não é imediata nos traz um sentimento de frustração, nos trazendo sofrimento que para ameniza-lo vale cometer qualquer loucura, ao ponto de vendermos o que somos para alcançarmos aquilo que queremos.
    Para conseguirmos cada vez mais dinheiro, bens, e cargos com mais status social o trabalho excessivo se torna uma forma de prazer pois através dele podemos realizar cada vez mais os nossos sonhos de consumo, entramos em um ciclo vicioso, onde não vendemos mais somente nossa força de trabalho, mas o nosso tempo de vida. O trabalho aos poucos perde sua função natural de garantir satisfação e sobrevivência para se tornar o responsável pela compra de tudo o que nos dá prazer imediato.
    Em uma pesquisa realizada pela consultoria Asap, com 1090 profissionais executivos de várias empresas, concluiu-se que 67% dos entrevistados declararam ter suas vidas afetadas pela carga excessiva de trabalho; outros 54% declararam não ter tempo para a família por causa do trabalho.
    Apesar disso, 41% dos entrevistados declararam que trocariam de empresa para ganhar um salário maior, mesmo que isso significasse mais horas de trabalho, abrindo mão de relacionamentos afetivos, amigos, lazer, família e até mesmo do descanso e da saúde.
    O trabalho é parte importante da vida dos indivíduos, mas há a necessidade de mantermos em equilíbrio as várias dimensões da vida do ser humano, afim de ultrapassarmos o imediatismo.
    Há uma necessidade profunda de autorreflexão afim de avaliarmos as prioridades, é uma tomada de posição remodelando alguns valores sociais, onde devemos questionar até que ponto vale a pena sacrificarmos tudo o que está além do prazer imediato em nome de um reconhecimento que produz em nós um vazio interior, suprido somente com o retorno ao ciclo do vício em prazer. Afinal, mais cedo ou mais tarde a vida sempre terá seu fim e pensar a respeito pode nos ajudar a amenizarmos esses conflitos.

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  11. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Julia Pontelli Capaldi 1ºY
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício

    Atualmente, vivemos numa sociedade imediatista, ao mesmo tempo que a satisfação das aquisições aumenta, o vício aumenta ainda mais. O "ser" conta mais que o "ter" e o exterior é mais importante do que o interior.
    Com o passar do tempo, a sociedade se modernizou e graças a isso temos mais facilidade em obtermos o que desejamos. Mas o vício é perigoso e pode trazer muita dor de cabeça.
    Segundo o G1, a dívida publica subiu 21,7% em 2015. Ou seja, muitas pessoas gastam o dinheiro que não tem mas não podem esperar, tem que comprar agora.
    Na década de 1920/1940 na Alemanha, a escola de Frankfurt criticou os meios de produção que faziam parcerias com a mídia e alienavam a população. Essas empresas causavam uma atrofia cultural e para que se sentissem integrados, as pessoas mudavam.
    Para que as próximas gerações não sofram com o vício do "ter" e com a alienação, os pais ou responsáveis devem impor limites para que seus filhos tenham o controle do suficiente.

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  12. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: José Guilherme Moreira Série: 1° Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício

    Vivemos em uma sociedade Hedonista, ou seja, uma sociedade de alto consumo "forçado" pela mídia (revistas, propagandas, etc.), pois ela nos faz ter vontade de comprar o produto que estão vendendo. Fazendo com que a gente venda tudo para comprar esse produto, sendo de bens materiais até o corpo.
    Muitas vezes deixamos de comprar oque realmente precisamos e compramos coisas sem necessidade no momento influenciado pela mídia, muitas vezes deixamos de ajudar uma pessoa com necessidade por causa disso. Sentimos uma necessidade a qual não existe e quando compramos sentimos um prazer que pode durar alguns momentos ou ate horas e depois isso passa e vemos que foi um gasto supérfluo e desnecessário e isso gera o consumismo. Isso com o tempo pode ate se tornar uma doença ao fazer compras compulsivas e desnecessárias, muitas vezes não temos necessidade nem dinheiro mas temos que comprar determinado coisa por um prazer inexistente, simplesmente pelo vicio da compra.

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  13. ETEC Professor Massuyuki Kawano.
    Nome: Anelize Procópio. Y116
    Disciplina: Sociologia.
    Professor: Cássio.
    Tema:Uma sociedade hedonista:o prazer como vício.



    Atualmente, a busca da realização por padrões estereotipados exercidos pela mídia aumentou em grandes quantidades a alienação criada na cabeça das pessoas. Vemos que constantes fontes de padrões estéticos, morais e materiais são produzidos em indústrias que reproduzem seus produtos por meios rápidos de comunicação, como a televisão e a internet. Dizemos que, com o avanço da tecnologia e da informação, os seres humanos ficaram cada vez mais vulneráveis a um problema tão comum nos dias de hoje.
    Como consequência dessa grande alienação material criada no século XX, a sociedade se tornou hedonista, ou seja, passou a valorizar mais a essência do “ter”, do que “ser” quem é de verdade, sendo capaz de qualquer coisa para conseguir oque deseja. Dessa forma, as pessoas se tornaram robóticas, vivendo a total mercê de novas e mais complexas e modernas tecnologias, tudo para criar uma imaginária auto realização pessoal. A submissão se tornou característica de uma sociedade egoísta e ambiciosa.
    O poder de persuasão da mídia se tornou cada vez maior e é notória a sua influência entre todas as classes sociais, principalmente nas mais baixas, que vez por essa acaba sendo formada por pessoas de pouca instrução, consequentemente ocupando cargos de trabalho com baixa remuneração, ou submetendo-se à sérios riscos apenas para possuírem tal produto lançado no mercado. Tendem a enganar, roubar e até mesmo matar para que os seus desejos sejam satisfeitos.
    A partir desse ponto, devemos nos confrontar mentalmente. “Como pudemos deixar fossemos controlados por uma indústria tão ambiciosa? Como pudemos colaborar para que esse mercado que visa o lucro ao burguês atingisse seus objetivos? Como e quando deixamos que nos transformassem em máquinas do pleno consumo? Como fugiremos dessa padronização?”. Ninguém além de nós mesmos poderá mudar nossa visão. Abrir os olhos para o poder que é exercido sobre nossa sociedade é um dos primeiros passos para fugir dessa alienação. Não devemos nos render por ideais de consumismo de uma sociedade cada vez mais cega e amorfa. Dessa forma um grande passo seria dado, e assim estaríamos livres de tal controle.

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  14. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Jader Manuel Evangelista Tonetti
    Série: 1ºY 116
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vicio.

    Atualmente vivemos em uma sociedade hedonista, onde o ter vale mais que o ser.
    Ao mesmo tempo em que conseguimos novas aquisições, o nosso vicio de consumo aumenta mais ainda.Há pessoas que fazem qualquer negócio para satisfazer o seu vício.
    Os meios de comunicação em massa como a televisão, o rádio a mídia em si, influência o individuo a consumir cada vez mais, alienando as pessoas, e mostrando que todos tem que seguir um mesmo padrão de vida.
    Uma pesquisa feita pelo Instituto Akatu mostra que apenas 5% dos consumidores brasileiros podem ser classificados como conscientes, que é exatamente a mesma porcentagem das pesquisas anteriores.
    Para não se deixar levar pela mídia é preciso ter pensamento critico, pensar se você realmente precisa do produto que aparece nos comerciais que é passado e repassado várias vezes.
    Só assim o individuo deixará de ser alienado e se transformar em um consumidor consciente.

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  15. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Higor Gustavo Tarley Rodrigues Série: 1° Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício


    O hedonismo consiste em uma doutrina moral,onde a busca pelo prazer é o único propósito da vida.
    A palavra hedonismo vem do grego "Hedonikos" que significa "prazeroso",o hedonismo surgiu na Grécia como uma filosofia.
    Atualmente a maior parte da sociedade é hedonista , onde as pessoas tem como conquista obter mais e mais bens materiais , assim se tornando consumistas e fazendo coisas inimagináveis para consegui-las.
    A escola de Frankfurt diz que os meios de comunicação contribuirão para a formação dessa sociedade , alienando seu público com propagandas , novelas e programas .
    Segundo o IPC Maps em 2015 o consumo do Brasileiro atingiu R$3,73 trilhões , se comparado ao de 2014 teve um aumento de R$468 bilhões.
    Para combater o hedonismo é necessário que a sociedade desenvolva seu censo crítico e pensando se realmente precisa daquele produto ou se realmente ter é melhor do que ser.

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    1. Escola: Etec Professor Massuyuki Kawano.
      Nome: Sara Natasha Roasangela de Oliveira.
      Disciplina: Sociologia
      Professor: Cássio
      Tema: Uma sociedade Hedonista: O prazer como Vício.
      A nossa sociedade ultimamente tem valorizado cada vez mais os rótulos e bens materiais. Cada vez que o prazer em se considerar superior, ou em conseguir a auto-realização acaba alienando a pessoa a gastar o desnecessário o que possibilita o consumismo(hedonismo).
      A midia tem grande poder de influência sobre o individuo, pois vende e propaga seus produtos de um jeito atrativo que torna fácil a alienação e em consequência o consumo.O Hedonismo nada mais é que um individuo que busca o prazer e superioridade como um propósito de vida.
      O consumo vem crescendo cada vez mais. Quanto mais o individuo ganha(salário), mais ele tende a gastar.Segundo o Canal do G1 a divida publica federal brasileira subiu 2,5% ou seja R$2,81 trilhões. Já em dividas externas o aumento foi de 2,73% em fevereiro deste ano ou seja mais de R$2,67 trilhões.
      Não existe cura, para a ``doença´´ do consumo. Para ser poupado de tantos gastos o ideal seria que o individuo planejasse em investir apenas no que é realmente necessário, tendo de se realizar financeiramente ao invés de Psicologicamente.

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  16. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Rafael Rodrigues da Rocha Série: 1° Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício
    Das diversas correntes de pensamento mais comuns na pós-modernidade, uma delas é o hedonismo. Embora sua origem remonte a cerca de 435 anos antes de Cristo, poucas filosofias são tão perigosamente atraentes por se relacionarem diretamente àquilo que se tornou o objetivo de vida de tantas pessoas: o prazer.
    Para o hedonista, só se deve buscar aquilo que dá prazer , enquanto qualquer fonte de dissabores tem que ser imediatamente eliminada em prol de uma vida voltada exclusivamente para satisfazer a própria vontade.
    Os atuais hedonistas não assumem exatamente a visão de Aristipo (pelo menos não de forma aberta), mas tentam minimizar suas práticas. Segundo demonstram, o prazer deve ser achado em tudo: trabalho, alimentação, família, estudos, vida amorosa. Tudo na vida do hedonista precisa trazer uma experiência sensorial prazerosa. E aquilo que não tem esse efeito deve ser removido em detrimento de algo que alcance essas expectativas.
    Uma pesquisa do psicólogo Martin Seligman, professor da Universidade da Pensilvânia/EUA, constatou que aquilo que as pessoas entendem como “felicidade” é baseado em 3 pilares: Prazer, Engajamento e Significado. A constatação de Seligman é justamente que a sociedade ocidental consumista vem buscando a felicidade justamente no mais fraco dos pilares, o prazer. É importante sentir prazer, mas tornar isso o objetivo de vida leva as pessoas justamente a se afastarem dos demais pilares. A busca do prazer a todo custo torna as pessoas egoístas, centradas em si mesmas, com uma visão deformada a respeito do próximo, além de consumistas ao extremo.
    Uma hipotese para tentar solucionar essa questão é que as pessoas parem de pensar em satisfazer a si e pensarem que não é preciso de um bem material para se sentir realizado mas ter uma nova percepção da vida.

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  17. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Juliana Gama Castor Série: Y116
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma sociedade hedonista:O Prazer como Vício.
    A sociedade atualmente vive em alta a alienação. A ideia de auto realização foi modificada, a mídia com sua produção e reprodução diz que a felicidade pode ser comprada, assim prendendo o homem na necessidade de segurança. Com a criação da indústria toyotista a produção se tornou rápida e imediata. E com esse método de produção fez com que a sede insaciável por materialismo aumentasse levando o homem a se vender para conseguir o que quer.
    A sociedade se tornou hedonista pois o responsável pela sua felicidade é momentâneo, fazendo-a valorizar mais o ter do que do que o ser, não se importando com o que for preciso fazer para conseguir realizar seus sonhos de consumo.
    Lutar contra os métodos de alienação que a mídia passa é possível. O homem deve abrir os olhos deixar de ver o mundo por baixo da máscara de alienação que a mídia impôs e passar a te um pensamento crítico e individual.

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  18. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Mirella Pinheiro Série: 1ºY
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício
    Nos dias atuais, as pessoas estão se importando mais em ter do que ser; consomem mais do que podem. O querer, está acima das necessidades, não se perguntam se precisam ou se é necessário ter determinado produto. Isso muitas vezes ocorre pela influência da família, amigos e mídia.
    Com o desenvolvimento da tecnologia, a sociedade vem se tornando cada vez mais hedonista. Um exemplo seria o lançamento de um produto apresentado por uma famosa por meio de propaganda, fazendo as pessoas desejarem tanto o objeto, porque querem ser como essa celebridade. A influência de amigos também é um exemplo, pois se o indivíduo não usar determinada coisa não é aceito no grupo e dependendo de sua escolha, ele consome para se integrar ao meio.
    Apesar dos avanços tecnológicos e a influência da mídia, os indivíduos precisam pensar que são humanos e devem se valorizar. Antes de comprar algo, ver se precisam mesmo de consumir o material e antes de se deixar influenciar, fazer a escolha correta e começar a criar o censo critico que se deve ter.

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  19. ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Maira Oliveira Milevuski Y116
    Professor Cássio Kun
    Tema: Uma sociedade hedonista: o prazer como vicio
    Vivemos em uma sociedade hedonista (busca pelo prazer imediato), materialista (‘’Ter’’ é mais que ‘’Ser’’) e mal evoluída em valores e cultura, onde a aparência e o ‘’status social’’ valem mais que seu caráter, onde inclusive, um (a) modelo ganha muito mais que um (a) professor (a). Queremos parar de sofrer, buscamos consolo no material, redes sociais, vídeos, onde tentamos buscar sem sucesso algo que nos complete, preencha o vazio que temos pelos padrões estabelecidos pela sociedade.
    Estamos em um processo (que se pode ver claramente) de coisificação do homem e humanização das coisas, onde tratamos um objeto, um lugar, melhor que uma pessoa, um ser vivo. Temos uma grande ideia de que podemos viver sozinhos, porém nunca chegaremos a nossa auto realização. Vivemos o dilema entre a solidão e a má companhia, onde a famosa frase “antes só do que mal acompanhado’’ se torna “antes mal acompanhado do que só’’. Temos medo da dor, e assim não sabemos lidar com a solidão, trazendo-nos muitas vezes um grande estado de anomia social.
    Nossa sociedade nos passa (muitas vezes pelos meios de comunicação) a ideia de que sem o bem material (celular, carro, casa luxuosa, ...) e sozinhos, nunca estaremos realmente felizes e auto realizados. Hoje em dia, a sociedade trata muitas vezes a mulher como um pedaço de carne, o negro como um ser sem capacidade, o homossexual como um ser irracional e trata um estádio de futebol como uma divindade, coloca o sexo acima da educação e saúde. Estamos sempre em uma incansável busca pelo prazer artificial. Nos fechamos do mundo e colocamos uma barreira para seguirmos somente o que a sociedade nos passa, não queremos pensar, não queremos ver a realidade. Parece que gostamos de ser fantoches da sociedade. A educação (principalmente o estudo da sociologia e filosofia) pode nos dar a chance de mudar a situação de nosso país e nos levar a revolução necessária. Estamos em uma incansável luta do século XXI, uma luta por likes em fotos, roupas/aparelhos de marca, números de seguidores e popularidade. Deixamos nossa humanidade de lado, apreciamos mais números, materiais e aparência do que o caráter individual. É incrível como e certo que chama a atenção nos dias de hoje, uma pessoa culta e educada é considerada ‘’diferente’’, o que na verdade era para ser o real ‘’padrão’’.
    O filme “Tempos modernos’’ ,de Charlie Chaplin, criado em 1936 , é considerado uma forte crítica ao capitalismo, stalinismo, nazi fascismo, fordismo e ao imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber durante a Revolução Industrial( é um divisor de águas na história e quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados de alguma forma por esse processo)onde começamos a ser comparados/trocados por máquinas, quando realmente vemos a coisificação do homem(sendo tratado como máquina) e a humanização da coisa(sendo tratada como humano) que trouxe uma grave consequência aos dias atuais.
    Que não criemos estruturas dentro das quais não possamos ser humanos. Os valores devem estar sempre acima dos bens. Devemos ocupar nossa mente com coisas produtivas. A educação deve ser colocada como prioridade, temos que abrir nossas mentes para podermos evoluir e finalmente voltarmos a ter a humanidade necessária para a nossa convivência em sociedade, deixando a hipocrisia de lado e fazendo jus ao nome humano.


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  20. Escola : ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome : Gabrielly Inoue Y116
    Disciplina : Sociologia
    Professor : Cássio
    Tema : Uma sociedade hedonista : O prazer como vicio.

    Com o passar do tempo a sociedade passou a ficar cada vez mais hedonista, ou seja, preferem utilizar o "ter" do que o "ser"; os bens materiais são mais valorizados do que os naturais e a compra compulsiva por produtos que não serão utilizados transformam as pessoas em verdadeiras máquinas, que só adquirem certo produto para satisfazer as frustrações de querer aquilo por conta de vaidades e concorrências exacerbadas.
    Com o aumento da divulgação em massa de produtos "mágicos" que irão trazer-lhe várias satisfações, induzem o consumidor cada vez mais ao fascismo e ao endividamento; quando não conseguem obter o produto tão desejado através do próprio dinheiro são capazes de vender o próprio corpo e muitas vezes até matam pessoas inocentes para roubar o tão desejado objeto. De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil o consumidor tende a se preocupar mais com a imagem que irá transmitir às pessoas de seu convívio social; segundo dados da pesquisa 43% dos entrevistados assumiram que gostam de comprar novos produtos apenas para se exibir para as pessoas.
    Não existe um meio específico de combater esse problema, porém diante isso devemos parar e refletir se tal material nos será útil ou se compraremos apenas por status e para a enquadração no meio social, devemos voltar a ser seres pensantes.

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  21. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Dayana Brito de Toledo - Série:1°Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício

    Nos dias atuais, o que mais vemos é a divulgação de produtos. Estão em todos os lugares, seja na internet, rádio, televisão, panfletos, outdoors, etc. Estão ao alcance de nossos olhares a qualquer momento, se repetindo, e nos fazendo aderir a ideia da propaganda sem sequer percebermos, nos alienando. As industrias querem atingir a massa popular e obter lucro com a “inocência” dessas pessoas, e utilizam uma ferramenta que tem alto poder de influência, a mídia. Por meio da arte, a mídia convence o público lentamente, reproduzindo inúmeras vezes o mesmo conteúdo e ideia, e muitas das vezes indiretamente, com uma aparição do produto em questão em um filme ou novela. As pessoas se alienam e passam a consumir em excesso, colocando os bens materiais acima do conhecimento, objetivando o “ter” e não o “ser”. Assim a sociedade transforma-se em uma sociedade hedonista, com pessoas que são capazes de tudo para alcançar os bens materiais, para ter algo em mãos imediatamente. Vendem o corpo, a alma e abrem mão de “ser”, tornando-se pessoas fúteis, sem conteúdo, vazias. E tudo isso somente para conseguir prazer, um prazer momentâneo.
    Em 2013, o consumo do brasileiro atingiu a marca de R$ 3,001 trilhões (três trilhões e um bilhão), um crescimento em torno de R$ 276 bilhões comparado com 2012, segundo dados do IPC Maps, o que nos mostra como as pessoas veem se tornando mais e mais consumistas, aumentando as necessidades de segurança e ficando cada vez mais distantes da auto realização, o que resulta em pessoas frustradas.
    As pessoas devem passar a ter senso crítico, não acreditar que comprar “aquele” produto vai ser o melhor para ele somente porque, uma atriz o usa. Para que as pessoas passem a raciocinar, devesse começar pelo ensino, incentivando matérias como sociologia e filosofia, onde você não somente ouve e aceita o que ouve como um fato, mas que você expõe sua opinião e ideia sobre o assunto, para que a sociedade seja digna e pensante.

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  22. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Giovana Bispo Machado Série: 1°Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer como vício
    Após a década de 90, foi possível observar o notório ascendimento do sistema econômico neoliberal, que incorporado a lei da oferta e procura, originou na hegemonia do consumo. Toda via, a ideologia da aquisição exorbitante, é maléfica ao homem, que erroneamente atribui os valores vinculados à felicidade e à auto realização, ao status concebido pelo requinte oferecido com obtenção de diversas mercadorias e marcas, por conseguinte, se constata a busca imediata pelos prazeres e realizações pessoais, que por sua vez, implica no detrimento das relações afetivas mantidas nos mais variados âmbitos da vida em sociedade.
    A contemporaneidade, é especificada pela fugacidade, facilidade e sobretudo pelo poder do dinheiro e das propagandas. Desta forma, o dinheiro e a mídia, assumiram proporções assustadoras na vida dos indivíduos. No presente momento, com apenas um anuncio publicitário e várias prestações, compra-se tudo, impreterivelmente tudo que se almeja, a começar por roupas e alimentos, até inimaginavelmente amigos através da internet, o que acarretou consequentemente na marca de 61% de famílias endividadas no mês de dezembro de 2015 no Brasil, segundo a Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC).
    O detrimento da natureza humana, pela busca incansável dos bens materiais exercida pela mídia, não é restrito da sociedade vigente. Karl Marx, filósofo alemão, no século XIX, deteriorava o capitalismo, que principiava a demonstrar sinais de superfaturamento e fartura de mercado, portanto para salvá-lo, as instituições colossais usariam da mídia para publicitar a ideologia do consumo, de maneira que a grande massa, padronizada e cega pela satisfação momentânea, interprete a mercadoria anunciada, como sendo algo a ser alcançado imediatamente. A partir desta tentativa obteve-se a permanência e o domínio do sistema, originando na visão marxista, o “fetichismo dos produtos”, no qual a simbologia oculta da aquisição, provoca o seu prestígio social.
    Percebe-se assim que a depravação dos valores é incontestável e que a mentalidade hedonista vem acarretando implicações sociais, como alienação e a intolerância. Assim sendo, ainda que o mundo esteja confrontando uma situação caótica, da propaganda pelo lucro e da satisfação através do consumo, existe, mesmo que a longo prazo uma solução: a reeducação do homem diante da felicidade momentânea, para tanto é necessário, o aumento percentual de investimento público em educação em relação ao PIB ,através da manutenção e desenvolvimento do ensino, consequência direta do acréscimo participativo da União nos repasses para a área, para que assim sejam formados indivíduos críticos, que enxerguem os desígnios ideológicos escondidos nos enunciados, e deste modo seja possível mudar a máxima lastimável de “ você é aquilo que tem “, para “você é aquilo que pensa”.

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  23. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    NOME: Pedro M. Robles
    Serie: Y116
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer como vicio


    Hoje vivemos em uma sociedade hedonista, onde o ser humano esta dando mais valor ao “ter” do que o “ser”, cada vez consumindo mais e mais para saciar o prazer que é o ato de comprar, muitas vezes dando o que não tem para comprar o que não precisa.
    O problema é que com o passar do tempo a vontade de consumir cada vez aumenta, segundo o site G1 em 2014 a divida publica subiu 8,15%, já em Agosto de 2015 a divida publica foi de 3,16%, isso em um mês. Na década de 20/40 a escola de Frankfurt (escola formada por um grupo de intelectuais da área de humanas) desenvolveu um conjunto de estudos sobre a mídia e os meios de comunicação em massa, onde dizia que os mesmos tem uma grande influencia na alienação das pessoas, sendo que as pessoas em seu trabalho já são alienadas constantemente, e quando chegam em casa (onde deveria ser um lugar de paz) continuam sendo alienadas através de comercias que passam entre os filmes, programas de auditório, series e novelas, nesses comercias são reproduzidos, repetidamente, propagandas que fazem com que as pessoas que o assiste se alienem cada vez mais.
    O ser humano esta a cada dia valorizando mais o bem material do que a sua própria essência, sendo assim cada dia querendo comprar mais e mais para conseguir uma sensação momentânea de prazer.
    Um grande fator que prejudica a conscientização dos indivíduos é a mídia, que fez uma “aliança” com as indústrias para gerar lucro e assim cada vez fazer com que uma grande massa de pessoas comece a pensar de uma mesma forma. Tem que vir do individuo a vontade de mudar, ou seja, as empresas e os meios de comunicação em massa não vão parar de passar suas propagandas, muito pelo contrario, vão cada vez querer produzir e reproduzir suas propagandas afim de obter mais lucro, e é nesse momento que o individuo tem que adquirir o senso critico para saber o que tirar dessas propagandas e como utilizar em sua vida, também ajudaria muito se o governo proporcionasse mais aulas de Sociologia e Filosofia, onde os professores colaboram para que seus alunos se tornem seres pensantes.

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  24. Escola:Professor Massuyuki Kawano
    Aluno:Camila Ekstein
    Disciplina:Sociologia
    1Y
    Tema:sociedade Hedonista:prazer como vicio
    Professor:Cássio

    Certamente uma frase que sentetiza o imediatismo do "TER" sobrepondo o "SER" no mundo contemporâneo é de Descartes,em vez de "Penso,logo existo",temos hoje "consumo,logo existo".
    Também uma sociedade que trás como essência da vida o prazer imediato e ao mesmo tempo sem limites pela busca seja de bens materiais.Assim o "ser" valorizado pelos principais intelectuais e morais deixam de existir. Tudo passa a ser para o "Agora",não é possível esperar,as paciência deixa de ser virtude e passa a ser fardo.
    As tentativas de satisfazer aumentam e passam a ser uma busca Hedonista,querendo prazer a qualquer custo.Assim,não existe contemplação do "ser", mas mecanismos de satisfazer os desejos em uma busca de "ter",causas,objetos e pessoas. Se a pessoa tem problemas então busca,psicólogos,psiquiatras ou livros de auto ajuda para auxiliarem e diminuírem esse incômodos o mais rápido possível.
    A sociedade atual está projetada para atender e estimular o desejo de consumo. Os shopping,fast Food,são formas de saciar de imediato necessidade consumista,dentre outros.
    No entanto,vislumbra-se na atualidade,ação que levam o ser humano na busca da tranquilidade,da contemplação,no adimorar-se a natureza como ser pertencente a mesma.
    Há buscas de paz em chalé,hotéis fazenda,escaladas,uma procura de relação com a Natureza,que traz a reflexão sobre o "ser humano", o "ser", o fazer-se pertencente,e não o "ter" como objeto de desejo. Outro fator importante que temos na atualidade é o trabalho voluntário

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  25. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Eduardo A. Nunes Série: 1°Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer como vício
    Com o passar do tempo, as pessoas começaram a valorizar o ter ao em vez do ser, se tornando capazes de fazer coisas absurdas para ter a posse do bem desejado.
    Como previsto pela Escola de Frankfurt, as mídias se tornaram um grande sistema de alienação, bombardeando os telespectadores com anúncios e repetições, os fazendo querer comprar produtos que não precisam somente pra satisfazer o prazer de comprar.
    as empresas de mídia se tornaram capitalistas, pois só visam o lucro gerado pelas pessoas que com o tempo se tornam uma massa amorfa e padronizada sem opinião ou habilidade de pensar, criando assim, uma sociedade anômica e alienada.
    A sociedade deveria desenvolver seu senso critico começando com melhores investimentos em sociologia e filosofia que s'ao vitais para um desenvolvimento de um ser pensante, critico e racional.

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  26.     Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Ana Carolina dos Santos Murata Série: 1° Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício.

      Atualmente vivemos em uma sociedade hedonista, que valoriza o que você tem, mas não o que você é. Onde esqueceram o "ser" e tem como prazer o "ter". Passando ser chamados de imediatistas, que tem acima as necessidades materiais. Estão cada vez alienados através das indústrias fazendo com que a mídia passe mais anúncios, propagandas e comercias nos alienando cada vez mais.
       Mas, a única coisa que esta afetando são no crescimento das crianças, que por alguma coisa boba que passa na telinha, desenvolve um desejo tão grande pelo material que choram e esperneiam para as mães, elas não conseguindo evitar compram o tão desejado material, influenciando as crianças a crescerem consumindo.
       A escola de Frankfurt desenvolveu várias teorias críticas contra a mídia e as indústrias, tentando nos dar um alerta, para que possamos abrir nossos olhos e encarar a nossa verdadeira realidade do consumo. A escola teve como base a visão marxista, Marx Weber que foi sociólogo, economista e historiador.
       Esse problema não só vem atigindo uma sociedade, como atinge um estado, um país, o mundo. Nem paramos para refletir e verificar a forma de nós consiguirmos resolver esse erro da melhor maneira.
    Deveríamos evitar um pouco a televisão passar a questionar, porque como diz na filosofia. "Nunca devemos aceitar as coisas sem Questionar, pois Questionar é Pensar. E Pensar é Humano". Comprar o que realmente é presciso, não deixar se levar pela mídia e agarrar as rédeas do consumo, traria nossa essência humana de volta, tirando o prazer do "ter" como vício. Não impedindo o vício, ele aumentará ainda mais, sendo impossível de detê-lo.

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  27. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: David Santos Souza Junior 1° Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer como vicio

    Nos dias atuais vivemos em uma sociedade hedonista que busca acima de tudo em seu dia a dia o prazer, e o busca através de bens materiais, não se importando com o seu próprio status social; mas fazendo de tudo para conquistar tal prazer.

    Segundo algumas pesquisas do IPC Maps o consumo brasileiro subiu uma marca de 250 bilhões de reais em 2013, comparado a 2012. Tal dado mostra como a sociedade consome para conseguir uma discutível “auto realização”, e junto disso a mídia mais do que nunca induz o consumidor a comprar com anúncios em diversos setores da cultura, que estão querendo ou não, ligados a vida de todos. A mídia faz parte do cotidiano do brasileiro e é até mesmo indispensável, entretanto a divulgação abusiva por tais mídias causam uma enorme alienação e precisa ser contida.

    O indivíduo alienado, principalmente, deve antes de tudo pensar sobre tal problema e não se deixar levar por propagandas enganosas, pois o único que pode se controlar é ele mesmo. Além disso a busca por informações deve estar presente no mesmo, que a partir disso pode e deve se manifestar contra essa divulgação abusiva que leva uma grande massa a simplesmente consumir sem ao menos querer, pois o que era para ser um momento de lazer passa a ser quase uma tortura.

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  28. Escola: Etec Prof.ª Massuyuki Kawano
    Nome: Mariane Gonçalves Pereira 1°Y.
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cassio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vicio

    Atualmente as pessoas não estão mais se valorizando, querem somente adquirir bens materiais, e nem se importam mais com o que os outros vão dizer.
    Na maioria das vezes os jovens são influenciados pela mídia pra adquirirem certos produtos, mas quando não conseguem sacrificam-se para obter, e sentir-se satisfeitos.
    Estão se alienando a certos bens somente para integrar-se, e sentir o prazer instantâneo, e para isso se vendem para conquistar o ter e se esquecem do ser.
    As pessoas devem parar de se alienar com a mídia, pois se todos tentarem obter tudo o que ela oferece, não haverá mais uma sociedade diferenciada, todos seguiram um mesmo padrão, e cada dia que passar as pessoas irão se sacrificar mais e mais só para terem a sua auto realização.

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  29. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Tainá Gabrielle de Melo Silva 1ºY
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício

    Diante do cenário atual, o homem vem cada vez mais valorizando os bens materiais, colocando-os acima de si próprio, que a própria essência; sendo classificada a nossa sociedade como hedonista, ou seja, há uma inversão de valores éticos e morais, onde seus indivíduos priorizam a busca do prazer no “ter” mais que no “ser”, fazendo até absurdos para alcançá-lo.
    A valorização do material resultou em uma geração imediatista que anseia a satisfação instantânea sem demandas prolongadas e para ser aceito, é necessário mostrar uma imagem positiva quanto a isso. As pessoas acabam considerando o desejo como uma necessidade real, que acaba afetando o cotidiano quando não possível adquiri-lo. Tal atitude quando freqüente e desproporcional, torna-se um sinal de dependência, trazendo prejuízo e sofrimento por comprometer outros aspectos, como relacionamentos e orçamento familiar, por exemplo.
    Segundo uma pesquisa feita em 18/04/2014 pela Serasa Experian e pelo Instituto Data Popular, a classe média pretende consumir 6,7 milhões de aparelhos de TV, 4,8 milhões de geladeiras, 45 milhões de tabletes, 3,9 milhões de smartphones, 3 milhões de carros e 3,5 milhões de casas ou apartamentos.
    O consumismo está de certa forma, ligado a exposição constante e inevitável às estratégias da indústria cultural. Os estudantes da universidade de Frankfurt (Alemanha), na década de 20/40 fizeram uma critica aos meios de comunicação em massa, já prevendo o aumento desse consumo.
    Visto que esse problema não é tão recente, deve ser trabalhado quanto antes, através de uma reorganização dos valores na sociedade e do processo de educação. Disciplinas como Sociologia, que ajuda na compreensão da sociedade, do meio em que se vive e dos demais indivíduos a sua volta e Filosofia, que ajuda na formação de um senso critico, devem ser mantidas na grade escolar e ter um maior incentivo na sua visibilidade. Devem-se também serem tomadas medidas públicas, haver mais palestras em escolas, para que os indivíduos da sociedade formem uma opinião própria e não tenha seus pensamentos ou decisões bloqueados pela mídia.

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  30. Escola:ETEC Professor Massuyki Kawano
    Nome:Amanda Freitas Otoboni Silva
    Série:1°Y
    Disciplina:Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema:Uma sociedade Hedonista: O prazer como vício.

    A Era Materialista
    Estamos em uma era materialista, onde a dita "coisificação do homem" é a base da vida de muitas pessoas, pois o material ultimamente é mais importante que o sentimental.Portanto, as pessoas procuram um prazer, que no entanto pode ser suprido com um carinho, um cuidado,atenção, e a maioria das pessoas não dão e não recebem, então se suprem com compras, cada vez mais o material.
    Tendo essas compras, a necessidade do dinheiro, as pessoas se vendem, vendem seu corpo,seu humor, seu sentimento, e até mesmo o prazer da relação sexual.Então causam grandes problemas na sociedade, pois essa venda corporal é para compra, que apenas dá um prazer momentâneo,que causa a necessidade de cada vez mais venda para dinheiro, e coisas materiais.
    Esse vício em compra causa um grande problema pois tira o convívio das pessoas que cada vez mais só se importam com si mesma, causam mortes pois para conseguir roubar muitos matam.
    Para a resolução desse problema o homem deveria se dar mais ao valor, não se vender para conseguir o que quer, como coisas materiais, e ter a real avaliação de necessidade, para não gastar com coisas desnecessárias para apenas prazer momentâneo. para apenas prazer momentâneo.

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  31. escola:Etec professor Massuyuki kawano
    nome: Renan jhoni
    Diciplina:sociologia
    professor:Cássio
    tema:uma sociedade hedonista: o prazer com o vicio

    hoje a sociedade vai ficando cada vez mais consumista e hedonista, onde encontra o prazer no ter, deixando de lado o ser junto com seus valores e buscam cada dia mais bens materiais para se sentiram poderosos e seguros.
    Com o avanço da tecnologia e o poder da publicidade junto com a divulgaçao em massa de produtos, fazem que as pessoas se alienem e se torne escravo do consumo que a midia dita, e com essa alienaçao as pessoas compram pra se satisfazer e ter um status que o produto adquirido traz.
    uma pesquisa feita pelo instituto akatu mostra que apenas 5% dos brasileiros sao consciente na hora das compras, o restos o resto da porcentagem compra pelo status que o produto leva e pela compulsividade.
    Não existe maneira correta de combater esse problema, mais pensar mais na hora das compra, o produto que adquirindo vai ser Útil ou estão comprando para ter um status que o produto tras.

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  32. Escola: ETEC Professo Massuyuki Kawano
    Nome: Leonardo Blasi
    Serie: Y116
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer com Vicio

    Cada vez mais aumenta a demanda por produtos como celulares, computadores, eletrodomésticos e outros bens que fazem com que as pessoas ostentem perante a sociedade.
    Pode-se atribuir em grande parte a essa valorização do “ter”em detrimento ao “ser” à mídia. Esta faz com que a massa em geral acredite que se ela possuir ou consumir esses bens, poderá ter ou ser o que quiser. Nesse caso, o “ser” não e sinônimo de virtude ou transformação social e sim, tornar-se igual ao seu objeto de desejo. Este tipo de alienação já havia sido prevista por estudantes da Escola de Frankfurt, na Alemanha, na década de 1940.
    A alienação está presente nesta sociedade hedonista narcisista que mantém o homem mergulhado no senso comum, recusando-se a buscar mais conhecimento e manter-se ético perante o consumismo exacerbado.
    Assim, na sociedade consumista que vivemos, há menos espaço ao individuo que almeja a grandiosidade do ser humano em todos seus aspectos morais e éticos ao que alienado, valoriza o “ter” do que o “ser”.

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  33. Escola: ETEC Professo Massuyuki Kawano
    Nome: Leonardo Blasi
    Serie: Y116
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer com Vicio

    Cada vez mais aumenta a demanda por produtos como celulares, computadores, eletrodomésticos e outros bens que fazem com que as pessoas ostentem perante a sociedade.
    Pode-se atribuir em grande parte a essa valorização do “ter”em detrimento ao “ser” à mídia. Esta faz com que a massa em geral acredite que se ela possuir ou consumir esses bens, poderá ter ou ser o que quiser. Nesse caso, o “ser” não e sinônimo de virtude ou transformação social e sim, tornar-se igual ao seu objeto de desejo. Este tipo de alienação já havia sido prevista por estudantes da Escola de Frankfurt, na Alemanha, na década de 1940.
    A alienação está presente nesta sociedade hedonista narcisista que mantém o homem mergulhado no senso comum, recusando-se a buscar mais conhecimento e manter-se ético perante o consumismo exacerbado.
    Assim, na sociedade consumista que vivemos, há menos espaço ao individuo que almeja a grandiosidade do ser humano em todos seus aspectos morais e éticos ao que alienado, valoriza o “ter” do que o “ser”.

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  34. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Francine Yuka Shiroiwa
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício

    O hedonismo consiste em uma doutrina moral em que a busca pelo prazer é o único propósito da vida; e a nossa sociedade atualmente pode ser caracterizada por esse termo, pois estamos cada vez nos tornando mais materialistas do que humanistas, valorizando mais o "ter" do que o "ser". Nós trabalhamos, e até nos vendemos para conseguir algo fútil que a mídia nos aliena a comprar, e passa uma visão de que se não comprarmos, nós não seremos bem vistos ou aceitos na sociedade.
    De acordo com o IPC Maps 2013, o consumo dos brasileiros apresenta um crescimento próximo de R$ 276 bilhões, quando comparado com o IPC Maps 2012, em termos reais, os cálculos mostram que as despesas das famílias crescerão acima do PIB, equivalente a 3,8%, indicando um aumento populacional da ordem de 0,84%. Ou seja, as pessoas ficam muito presas em alcançar um bem material que esquecem que precisam suprir outras necessidades, e a sociedade acaba se tornado cada vez mais consumista.
    Nós estamos consumindo muitas coisas desnecessárias por impulso ou por influência da mídia, e para solucionar esse problema as pessoas devem mudar seus pensamentos de que necessitamos de tais materiais para viver, ser feliz ou ser aceito na sociedade, temos que dar mais valor à essência do que ao material, pensar mais em nós mesmos e no que realmente precisamos, devemos estudar mais e entender quando a mídia está nos entretendo e quando está querendo nos alienar.

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  36. escola: Etec professor massuyuki kawano
    Nome:Renan Jhoni
    Diciplina:Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer e O vicio

    hoje a sociedade vai ficando cada vez mais consumista e hedonista, onde encontra prazer no ter,deixando o ser de um lado junto com seus valores, e buscam cada ia mais bens materiais para se sentirem poderosos e seguros.
    Com o avanço da tenologia e poder da publicidade junto com a divulgação em massa de produtos, fazem que as pessoas se alienem e se tornem escravos do do consumo que a midia dita,e com essa alienação as pessoas compram produtos para se satisfazerem e ter status.
    Umas pesquisa feita pelo instituto Akatu mostra que só 50% dos brasileiros são conscientes na hora das compras,o compram pelo status que o produto leva e pela compulsividade. Não existe maneira correta de combater esses problemas,mas podemos pensar mais nas horas da compra, se o produto que estamos adquirindo vai ser útil, ou é apenas por uma questão de status.

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  37. Nome:Luan Lucas série:1Y
    Disciplina:sociologia
    Professor:Cássio
    Tema:Uma sociedade hedonista:O prazer com o vicio

    A sociedade de forma geral hoje e hedonista,isto e o ter vale mais do que o ser .
    Pois o indivíduo trabalha de forma execiva muitas vezes para ter por exemplo um carro do ano apenas para ter o prazer de ter o carro,este comportamento pode trazer sérios problemas financeiros para o indivíduo e podendo até chegar a ponto de perder tudo q possui.
    A principal aliada desta alienação aos produtos e a midea,pois com suas propagandas sendo transmitidas diariamente em sua programação o indivíduo acaba sendo seduzido pelo produto é assim sente que sem aquele produto ele não conseguirá ser feliz então vai a loja é compra.
    Membros da escola de Frankfurt alertaram sobre esse problema no passado que na época a midea teve sua divulgação ao público aí comessou o problema vivido até hoje,o povo compra produtos que muitas vezes nem chegam a usar e se alienando com oque eles passam constantemente.
    Oque contribuiu para o crescimento deste problema foi a falta de conscientização,então para retardar o crecimento deve ser elaborada uma forma para alertar as pessoas sobre esse problema que a cada ano se agrava cada vez mais.

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  38. Escola: ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Makoto Shimura Kawaushi Série: 1° Y
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício

    O conceito de hedonismo surgiu na Grécia Antiga, através da filosofia de Aristipo de Cirene, que acreditava que o prazer se estabelecia como bem supremo da vida. Ao longo da história, no entanto, com a evolução do pensamento racional do homem não se imaginava que a sociedade se tornaria tão hedonista como é atualmente. O uso de drogas, a efemeridade das relações amorosas, a sede do consumismo são exemplos dessa busca imediata pelo prazer. Nesse sentido, o homem só se preocupa com os métodos que o façam alcançar a felicidade, ou seja, este se torna indiferente quanto as consequências futuras de seus atos, direcionando-se apenas ao prazer instantâneo.
    O ser humano do mundo atual perdeu a noção de suas verdadeiras necessidades, transformando o consumo em consumismo. No Brasil e no mundo, a realidade se apresenta da mesma maneira. Enquanto o consumo se refere às coisas básicas que precisamos para viver, o consumismo está relacionado a tudo o que é supérfluo. As pessoas são incentivadas pela força do marketing das propagandas a acreditarem que os artigos nas publicidades são essenciais à sua vida, criando uma falsa necessidade. Mas, as empresas só têm um objetivo, que é lucrar.
    A vida moderna é muito estressante, principalmente nas grandes cidades. Um meio que as pessoas acham que encontram para resolver seus problemas está em comprar, por impulso, tudo o que vêem pela frente. Isso faz com que elas aumentem os seus problemas, pois criam dívidas que vão crescendo, até chegarem a um ponto que não terão mais dinheiro, nem para sobreviver, ou seja, comprar o que é básico, como comida. De acordo com os dados do Banco Central quase metade das famílias está comprometida com dívidas que chegou a 46,3% em abril de 2015, o maior percentual desde o início da pesquisa, em 2005.
    Outra conseqüência muito grave está na agressão ao meio ambiente, com a compra de tantos aparelhos eletro-eletrônicos, que se modernizam com muita rapidez, aumentando o que é chamado hoje de lixo eletrônico.
    Essas conseqüências devem levar o ser humano a refletir sobre suas atitudes em relação ao consumo e ao consumismo, pois são geradores de doenças da mente e do corpo. As doenças da mente estão relacionadas aos problemas psicológicos criados, pois sem condições de sobreviver, as pessoas ficam sem forças morais para se reerguer e reconstruir sua vida normal. E as doenças do corpo estão ligadas à poluição do meio ambiente, pois com o crescente volume de lixo, as condições sanitárias estarão afetadas, prejudicando a vida presente e a vida futura das novas gerações.
    As pessoas estão confundindo que a felicidade é a aquisição de bens materiais. Os bens materiais não nos fazem felizes. O que nos fazem felizes são somente seres vivos.
    Devemos procurar não gastar em coisas supérfluas, procurar não consumir em excesso. Pois desse modo teremos mais tempo e mais liberdade. Se consumirmos pouco, não temos necessidade de trabalhar em excesso para o pagamento do cartão de crédito. Um dia, nós envelhecemos e se trabalharmos somente para pagar as contas, verá que a única coisa que conseguiu fazer na vida foi pagar as suas contas.

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  39. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Gabriel Kenji Saito de Souza Série: 1ºY
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio
    Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício

    Tratando-se da sociedade em que vivemos atualmente, não é difícil notar situações em que a superioridade de um indivíduo é definida por seus bens materiais, desconsiderando seus princípios éticos e morais. Tais fenômenos são acarretados pela alienação constante da indústria (sob domínio da burguesia), que incansavelmente reproduz anúncios e propagandas de seus produtos, endeusando-os de forma que estes pareçam essenciais para subsistência humana. Essa estratégia de marketing atinge a massa, classificando o meio como uma sociedade hedonista, na qual se valoriza mais o “ter” do que o “ser”.
    O estudo feito pela IPC Marketing Editora mostra que em 2013, o consumo dos brasileiros apresentou um crescimento de aproximadamente R$276 bilhões em relação ao mesmo estudo, realizado em 2012, o que evidencia o aumento do consumismo presente na sociedade.
    Qualquer programa feito com intuito de conscientizar os indivíduos já alienados a reduzirem o nível de consumo desnecessário, seria provavelmente ofuscado pelas indústrias maiores, que sairiam prejudicadas caso esse programa causasse impacto na massa. Para evitar a alienação, deve-se implementar atividades escolares que estimulem o senso crítico, em diversos sentidos, sejam eles econômicos, políticos ou éticos. Antes da compra de produtos para satisfação pessoal (necessidades de segurança), deve-se analisar se este é realmente necessário, ou se irá provocar uma felicidade momentânea, que logo será substituída por mais interesse material. Com essa linha de pensamento, o homem deixará de ser mais um influenciado pela sociedade hedonista, e rumará para a auto realização, sem se prender às necessidades materiais.

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