sexta-feira, 27 de maio de 2016

ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO - Atividade 1º M 116




Observação: O tema da redação desta semana foi tirado do processo seletivo 2014/2 da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Proposta:

Elaborar uma redação dissertativa argumentativa acerca do tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.

Instruções:

- Publique o seu texto sem fugir do gênero APRESENTADO; (A fuga do tema anula a redação. Você não deve copiar trechos ou frases de textos adversos).

– Use a variedade padrão culta da língua portuguesa.

– Sua redação deve ter entre 180 e 300 palavras.

- Publicar o seu texto até sexta-feria, dia 03 de junho, nos comentários abaixo.

- Coloque nome da escola, seu nome completo, série e o tema da redação ( O título é opcional ).



47 comentários:

  1. Etec Prof. Massuyuki Kwano
    Nome: Bianca Coca Carvalho
    Professor: Cássio Kun - 1°M - Filosofia
    Um termo muito questionado na atualidade é a estética. A concepção de belo e feio atualmente, é um dos assuntos que mais repercute o planeta. Filósofos da antiguidade já questionaram e abordaram teorias para explicar suas visões sobre o assunto. A estética em si, é a percepção de sentidos. Mas será que existe mesmo uma teoria para definir o que é belo para todos? Seria algo agradável? Sublime? Grandioso, ou alegre?
    Na visão de Platão, belo é o bem, a perfeição que existe em cada ser, ou seja, belo é algo que cada um pode imaginar, criar e achar certo.
    Já na visão de Aristóteles, como foi o homem que criou a arte, o belo já é algo próprio dele, ou seja, tudo é considerado belo, pois o belo não se separa do homem, mas pode sim se separar da arte. Assim como algo belo, pode não ser arte, e algo que é arte pode não ser considerado belo.
    Com o passar dos anos, a concepção de belo para as mulheres mudou radicalmente, desde um estilo andrógena, sendo um visual masculino, até mulheres obesas, que no Renascimento era sinal de nobreza e boa alimentação. No ano de 1950, a concepção mudou novamente, quando a famosa Marilyn Monroe, adaptou a mídia um estilo sensual, o que influenciou e influencia milhares de pessoas na atualidade.
    Nos dias de hoje, belo não está mais sendo algo próprio do homem, e nem o que as pessoas imaginam, e criam. Belo é o que a mídia nos mostra. Uma mulher magra, com cirurgias plásticas que tem como acessórios 'piercings' e tatuagens, é considerado hoje uma mulher bela. Mesmo que alguém não concorde com o que é colocado na mídia, o simples fato de ter famosos, e outras pessoas que se identificam o estilo, essa pessoa irá começar a mudar os pensamentos. A sociedade de hoje é marcado não pelo estilo próprio, mas sim pelo fato de ser influenciado sobre um determinado estilo. Pessoas assim, deveriam procurar ajuda psicológicos, para entender que cada um tem seu estilo, e sua própria concepção de belo.

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  2. ETEC Prof. Massuyuki Kawano
    Nome: João Gabriel
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.
    Professor: Cássio Kun 1°M
    A estética é a percepção dos sentidos que nós mesmos definimos, através da concepção de belo e feio.
    Más ah um fator que muda isso, a mídia pode influencia-nos a ter uma opinião diferente do que nós estávamos acostumados. Isso pode ocorrer através da televisão com propagandas com mulheres bonitas e lugares bonitos, isso atrai pessoas que percebem que aquilo é o conceito de bonito.
    A estética surgiu no Século VI a.C na cidade de Athenas por Sócrates que usava uma filosofia humanista. Método Socratico era baseado em quatro etapas, exortação, indagação, ironia e maiêutica. Primeira etapa era a exortação que era quando ele abordava um “estranho” no meio da rua e começava a conversar, depois vinha a Indagação que era quando ele começava a indagar a pessoa, indagar seria quando ele quando dava confiança a pessoa até ela começar a acha que tinha muito conhecimento, logo em seguida ele ia com a ironia, que era quando ele quebrava todas as ideias que a pessoa tinha colocado a prova e isso causava a ironia da conversa, E por ultimo a maiêutica que é quando ele prova que a ignorância da pessoa é o saber dela e isso causa o parto do saber. Isso causou o seu assassinato na corte, pois ele foi acusado de corrupção de jovens, desacreditar dos Deuses de atenas e mentir.

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  4. ETEC. MASSUYUKI KAWANO
    Nome: João Vitor Redó
    Professor: Cassio Kun
    Serie: 1°M
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.
    A estética é conhecida como a “filosofia do belo” e na sua origem era uma palavra que indicava a teoria do conhecimento sensível. Para definir melhor, é a percepção dos sentidos que nos leva a definir o que é belo ou feio.
    Mas um problema que há hoje em dia é a mídia. Ela com suas propagandas, comerciais, novelas, filmes, músicas, dentre outras coisas, nos induz, ou seja, nos faz levar a crer que aquilo que está sendo mostrado para nós é belo ou é feio.
    Mas existem dois principais filósofos que falam a respeito do belo, Platão e Aristóteles. Bem, Para Platão, o Belo é aquilo que nós achamos que é bonito, o que nós pensamos que é bonito, ou seja, é aquilo que vem de dentro, e pode mudar a todo momento. Já na visão de Aristóteles, o belo é algo próprio do homem, e não muda.
    Falando sobre as práticas éticas nas relações sociais, podemos dizer que isso visa demonstrar a importância da ética perante a sociedade, entendendo que os seres humanos nascem e passam pelos caminhos de descobertas no mundo, vivendo e convivendo em sociedade, interagindo com questões sociais e culturais nas quais a ética se faz presente. A filosofia do direito é uma ferramenta para assegurar um olhar crítico e investigativo no respeito as diferenças multiculturais, nas esferas da vida.
    Para concluir, todos nós precisamos entender que cada um tem seu estilo, seu jeito de ser e viver, porém, a mídia nunca vai parar de nos influenciar por causa que cada um tem seu estilo, pelo contrário, ela vai sempre fazer isso para a sociedade ser igual, um rótulo, pois essa é sua intenção. O que nós podemos fazer, é nós mesmos termos a atitude de não seguir algo só por que todo mundo segue, e sim, ter nosso próprio estilo.

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  5. Nome: Marlon Peres Junco.
    Escola: ETEC. Professor Massuyuki Kawano
    Professor: Cássio Kun
    Serie: 1° m
    Tema: Experiências estéticas e praticas éticas nas relações sociais.

    As influências estéticas nas relações sociais
    Na sociedade atual, a estética esta presente de tal forma, que os valores éticos vêm sendo ignorados pelas pessoas e com isso são gerados atos de discriminação, e preconceito a partir de uma estética genérica propagada por meio da publicidade e meios de comunicação.
    No entanto homens e mulheres desejam ficar dentro dos padrões estéticos que a mídia impõe onde o que vale é a magreza e a beleza aborígene que envolve cirurgias plásticas anabolizantes tatuagens e piercings, procurando cada vez mais um corpo perfeito, entretanto em alguns casos as pessoas se submetem a sacrifícios envolvendo dietas extremas, para assim chegar ao ideal de beleza propagado pela mídia a partir de um processo de alienação.
    Em relação ao preconceito pode se citar a exclusão social que determinados indivíduos passam por não terem os mesmos gostos genéricos que a sociedade. Outro aspecto relevante que proporciona o preconceito é as influências nas quais a mídia impõe sobre a sociedade, ou seja, a mídia coloca concepções de belo de acordo com o que determina. A partir de tais fatos Platão dizia a respeito do belo que “o que é feio para um individuo pode ser bonito para o outro e vice e versa”, ou seja, ambos os pontos de vista devem ser analisados antes de serem determinados como a mídia vem fazendo nos dias atuais.
    No que diz respeito aos padrões estéticos da mídia pode se notar que o seu principal instrumento de influencias nas concepções de belo na sociedade é a publicidade que se utiliza diretamente do imaginário das pessoas para se constituir. A partir disso a mídia consegue proporcionar lucro gerando assim sobre as pessoas atos de capitalismo que visam somente o lucro da empresa.
    E oque é preciso ser feito para a solução desses problemas? É preciso que o governo invista mais em campanhas, contra o preconceito e a discriminação, isto com o intuito de diminuir as concepções de belo genéricas (padronizadas) nas quais a mídia vem apresentando para assim os indivíduos adquirirem um senso ético e racional em relação à estética.

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  7. Escola: ETEC PROFESSOR MASUYUKI KAWANO.
    Nome: Gabryeli de Oliveira Pereira
    Serie: 1º M116.
    Disciplina: Filosofia
    Professor: Cássio Kun
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.

    Ser ou não ser?

    Estética é a definição de feio ou belo. Mas, o que caracteriza algo como belo? E como feio? Vários filósofos gregos já criaram uma teoria sobre isso.

    Platão, por exemplo, acredita que o belo é o bem, a verdade, a perfeição; já Aristóteles acredita que o belo é a arte, aquilo que o ser humano criou; e também tem aqueles que acham que o belo é algo do ser humano.

    Com o passar dos anos os conceitos de estética foram mudando, e querendo ou não, o conceito de estética mais aceitado pela sociedade acaba causando mudança de comportamento em algumas pessoas. Elas começam a se achar diferente, e acabam sofrendo um certo preconceito quanto a isso.

    A algum tempo atrás o belo era ser gordinha, queria dizer que a pessoa tinha uma boa alimentação; atualmente, o belo é ser magra, entre outras coisas.

    As pessoas, quando criam uma definição específica para decidir o que é belo e o que é feio acaba criando uma divisão entre as pessoas na questão racial, religiosa, vestimenta e isso muda o comportamento das pessoas. Elas começam a se isolar, se sentirem excluídas causando diversas brigas e transtornos.

    O povo deve aprender que cada um tem um modo diferente de agir, de pensar, de se relacionar e as demais pessoas devem entender que, o que é belo para um pode não ser belo para outro, mas nem por isso precisa haver divergências e preconceito quanto a isso.

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  9. Etec Prof. Massuyuki Kawano
    Nome: Bruna Leticia Bueno Servilha
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.
    Professo: Cássio Kun
    Aula: Filosofia
    Turma: 1ºM

    Um dos assuntos mais falado na atualidade é a estética, a mídia passa ideais de beleza que influenciam as pessoas a seguirem um padrão estético especifico utilizando argumentos, que as convencem de que aquilo é belo, quebrando os ideais de beleza e os conceitos éticos de cada de individuo, fazendo assim com que acabe surgindo um preconceito na sociedade contra aqueles que não seguem esse padrão.
    Segundo o filosofo Platão “Belo é o bem, a verdade e a perfeição existente em cada um”, e atualmente com a influência que a mídia exerce sobre as pessoas, ideias como essas são deixadas de lado, e a cada dia, mais e mais pessoa procuram mudar seu corpo para poder se encaixar nos padrões atuais, indo as academias, tomando remédios para emagrecer, fazendo cirurgias plásticas, que causa problemas no meio social e na própria vida indivíduo, pois muitos acreditam que se não atingirem aquele ideal de beleza não serão aceitos.
    A escola de Frankfurt criticava os meios de comunicação em massa, e diziam que a mídia não contribui para o conhecimento da população. A mídia em aliança com as indústrias utilizam do meio de comunicação para mexer com os sentidos dos indivíduos para aliená-los, e induzi-los a comprar um produto que eles estão vendendo através de propagandas, se aproveitando dos momentos de lazer que elas têm.
    Para acabar com esses ideais de beleza a sociedade teria que parar de seguir esses padrões, e o governo poderiam incluir nas escolas desde o ensino fundamental matérias como filosofia de um modo interativo para as crianças que as fizessem refletir sobre o assunto e aprendessem desde cedo a não se deixar alienar pelas propagandas de TV, mas sim ter seus próprios gostos e conceitos de belo, assim no futuro as pessoas passariam a dar mais atenção a seus próprios valores.


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  11. Etec Prof. Massuyuki Kawano
    Nome: Alan Eduardo Alves
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.
    Professo: Cássio Kun
    Aula: Filosofia
    Turma: 1ºM

    Academias, musculação, dietas, ou seja, a busca pelo “corpo perfeito” na sociedade caracterizada pelo padrão de beleza vem ganhando espaço na vida social das pessoas. Para alcançar esse padrão de beleza muitas pessoas se arriscam e fazem coisas para tentar atingir o inalcançável. Nesse sentido, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgias Plásticas e Estéticas, o Brasil, pela primeira vez, passou os EUA e agora é o país com maior número de cirurgias estéticas no mundo. Por esse mesmo motivo é crescente o uso de anabolizantes e dietas milagrosas pelos jovens.
    A responsável por isso é a mídia que incentiva o adolescente a ser belo e a ter um corpo forte e atlético, dessa forma, tal influencia muitas vezes chega ao extremo fazendo com que o indivíduo arrisque sua vida. Alguns desses, principalmente jovens do sexo feminino, desenvolvem compulsão alimentar coligado à anorexia e bulimia, gerando depressão, e, em alguns casos extremos, à morte.
    Isso mostra que é necessário que as sociedades alertem, sobretudo, aos jovens dos perigos associados e a insatisfação corporal. Para que possa impedir a continuidade dessa situação, é preciso a intervenção governamental por meio de criações de campanhas, como por exemplo a criação de momentos nas escolas fundamentais para que psicólogos e educadores instruam as crianças a aceitar seu próprio corpo, e a seguirem o que elas mesmas acham belo. E a divulgação desses projetos por partes desse meio de comunicação, para que possa alcançar um maior número de pessoas e principalmente os jovens. Dessa forma, muitos terão acesso à informação e o padrão poderá ficar em segundo lugar quando o objetivo for uma vida saudável.

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  12. ETEC prof. Massuyuki Kawano
    Nome: Felipe Martins
    Serie: 1°M
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.

    A estética esta presente em nosso dia a dia mesmo sem percebermos ,ela é a essência da beleza, fala sobre belo ou feio. Hoje em dia isso é muito comum, comerciais de roupas, acessórios, refrigerante nos deixam alienados ,nos levando a comprar só porque é “belo”, as vezes nem gostamos de um certo produto, mas a mídia nos influencia , fazendo com que nos se interessamos com tal . O belo também está no ideal de beleza do ser humano, na atual sociedade, nosso padrão de beleza para o homem é uma pessoa forte e alta, já para a mulher ela tem que ser magra. Se uma pessoa estiver fora desse padrão está fora do grupo de “belo” ,e o principal culpado desse fato é a mídia.Com o tempo o padrão de beleza muda. Daqui 100 anos como será “belo” para a humanidade?
    A escola de Frankfurt, já naquela época criticava os meios de comunicação,e dizia que ela não contribui para o conhecimento da população. Platão, por exemplo, acredita que o belo é o bom para a sociedade já Aristóteles acredita que o belo é a arte, aquilo que o ser humano criou; e também tem aqueles que acham que o belo é algo do ser humano.
    Temos que parar de nos alienar, termos nossa opinião própria opinião ,não ligarmos para mídia e nem para as pessoas. Será que um dia não seremos influenciados por nada e por nunguem?

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  13. ETEC PROFESSOR MASUYUKI KAWANO.
    Nome: Lohainy Sato Gomes
    Serie: M116.
    Disciplina: Filosofia
    Professor: Cássio Kun
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais

    A evolução da estética vem se constituindo desde a idade media onde o padrão de beleza era a moda andrógena, que de certo modo se destacava naquele período. Nos dia atuais a mídia influencia inúmeras pessoas entre elas jovens e adultos, alienando-as o que é belo. A imprensa costuma mostrar por seus meios sociais que a beleza é possuir um corpo magro, fazer cirurgias plásticas, utilização de anabolizante, tatuagens, entre outros. Tanto na beleza estética como no status temos fatos que comprovam que ter objetos de valor é ser belo, como por exemplo um carro da moda, um celular de ultima geração, roupas caras e etc.
    A imprensa aliena de certa forma a sociedade, que o individuo deixa de ter seu próprio estilo para seguir o padrão de beleza estipulado para elas, acreditando assim que ser belo é seguir o que os meios sociais divulgas, como nos fatos citados acima.
    O que deveria ser feito para que as pessoas seguissem seus próprios sentidos de belo, seria cada um por si, criando a imagem de que ser belo é ter caráter e ética, ou seja não criando a visão de que a beleza está nas coisas aparente, e econômica. O belo não é sua imagem de perfeição e status, e sim suas ações perante as pessoas . Como dizia Platão o belo está em cada um, o que esta nos objetos é ilusório. Cada um deve-se seguir aquilo, que é melhor para si mesmo e não para os demais indivíduos somente por ter uma visão de beleza. . O que é bonito para uma pessoa pode não ser para outra e vice – versa.

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  14. Etec Massuyuki Kawano Nome: Ângelo L. Silva. Serie 1° M
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais. Prof°: Cássio kun


    O que é belo e o que é feio é relativo e cada individuo tem o que lhe agrada mais nem tudo que agrada o individuo agrada o padrão da mídia, pois a mídia sempre cria um estereotípico que muda de época para época isso não impede de que indivíduos possam criar suas próprias visões de belo e feio mais isso não muda que vários indivíduos são manipulados pela mídia e nem notam e a mídia manipula todos os leigos.
    Isso faz a estética se tornar algo muito menos relativo para que seja fácil para a mídia manipular os leigos mais como pode-se fazer algo para que o leigo se torne um individuo que não seja manipulado bom algo que pode ajudar o individuo leigo a se tornar um individuo que sabe do que realmente acha belo e não se deixa ser manipulado pela mídia bom ele pode se pergunta se isso e aquilo é ou não é belo isso faria ele desenvolver senso critico ao decorrer do tempo, mais não é simples assim ele também teria que conviver com os comerciais, programas de televisão e propagandas, por todo lado sem voltar a se alienar mais depois de ter senso critico o individuo terá mais facilidade em não se submeter ao que a mídia impõe e não permite que a mídia o controle.

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  15. ETEC.MASSUYUKI KAWANO
    Nome:Gustavo
    Serie:1 M
    Professor:Cassio Kun
    Disciplina:Filosofia
    Tema:Experiencias esteticas e praticas eticas nas relaçoes sociais

    De Platão ao classicismo, os filósofos tentaram fundamentar a objetividade da arte e da beleza. Para Platão, a beleza é a única ideia que resplandece no mundo. Se, por um lado, ele reconhece o caráter sensível do belo, por outro, continua a afirmar sua essência ideal, objetiva. Segundo o pensamento platônico, somos obrigado a admitir a existência do "belo em si" independentemente das obras individuais que, na medida do possível, devem se aproximar desse ideal universal.

    O classicismo vai mais longe, pois deduz regras para o fazer artístico a partir do belo ideal, fundando a estética normativa. É o objeto que passa a ter qualidades que o tornam mais ou menos agradável, independentemente do sujeito que as percebe.

    Nos séculos XVII e XVIII, do outro lado da polêmica, os filósofos empiristas Locke e Hume relativizam a beleza, uma vez que ela não é uma qualidade das coisas, mas só o sentimento na mente de quem as contempla. Por isso, o julgamento de beleza depende tão somente da presença ou ausência de prazer em nossas mentes. Todos os julgamentos de beleza, portanto, são verdadeiros, e todos os gostos são igualmente válidos. Aquilo que depende do gosto e da opinião pessoal não pode ser discutido racionalmente, donde o ditado: "Gosto não se discute". O belo, portanto, não está mais no objeto, mas nas condições de recepção do sujeito.

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  16. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano.
    Nome: Ana Laura Rodrigues
    Professor: Cássio Kun
    Série: 1ºM
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.
    Hoje, podemos visualizar várias tipologias estéticas que atuam na sociedade como forma padrão de beleza. Com muita influência da mídia, esses padrões se tornam muito importantes e, para algumas pessoas, acabam se tornando meta, fazendo com que a pessoa faça sacrifícios em busca do reconhecimento. Isso tudo porque, a mídia pressiona não só jovens, mas várias outras pessoas de forma implícita. A mídia é um forte atuante na sociedade e a mesma, parte de vários veículos responsáveis por nos transmitir informações como: internet, revistas, rádio e televisão.
    Porém, toda essa influência pode causar uma problemática muito grande pois, por ser um forte atuante na sociedade ela pode ser capaz de manipular assuntos e discussões, distorcendo verdades e muitas vezes, causando certos conflitos. A mídia, impondo padrões abusivos, de certa forma, pode agir sem ética para com a sociedade. Isso significa que, com tudo isso, a mídia atrapalha em certas formações e, essas tais formações podem não ser só de forma física, mas como também na mentalidade do ser. A influência causada pela mídia pode sim favorecer o individuo pois, como já foi dito, ela pode nos passa grandes e importantes informações. Porém, boa parte dessas informações podem alienar a sociedade, fazendo com que a mesma se torne hipócrita diante de assuntos que claramente, são problemas que podem ser solucionados apenas com a compreensão em conjunto dessa mesma sociedade.
    Toda essa problemática pode ser evitada se cada indivíduo possuir seu próprio senso crítico pois, com ele, é possível que o ser humano interaja com o meio social sem depender de informações que, muitas vezes não possuem fundamento. É preciso protestar contra os meios que alienam a população e trazem informações de forma negativa e maquiada.

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  17. Etec Prof. Massuyuki Kwano
    Nome: Laira Kemilly Gonçales . N
    Professor: Cássio Kun - 1°M
    Estética algo para se pensar.
    Estética é a ciência que usa de nossos sentidos para montar um estereótipo e assim classificar o que é belo ou feio. Percebemos que isto é algo que está sempre mudando, e que nos dias de hoje é algo que vem ganhando muita importância pela mídia. Dizendo que seria a figura de uma pessoa ideal, mas se formos parar para refletir, iremos perceber que não existe um padrão de beleza ideal para todos nós, pois o belo é relativo; é algo que algumas pessoas podem achar belo e outras não.
    O padrão de beleza hoje é imposto pela maioria das vezes pela mídia, sendo assim acabam influenciando na vida de seus telespectadores, fazendo com que estes fiquem com seu gosto padronizado. Isto ocorre pelos comerciais por eles transmitidos causando desejo sobre aquele determinado produto, demonstrando algo que estimule o consumo parecendo algo melhor do que realmente é.
    Sendo assim, é necessário que a sociedade se alto avalie e se pergunte se é realmente aquilo que considera belo ou se é por ser algo que esteja na “modinha”, deixando de lado a padronização imposta pela mídia e pensando assim a sermos nós mesmos, e não deixar mais que alguém nos imponha o que é belo, mas que tenhamos nossas próprias opiniões.


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  18. Etec prof. Massuyuki Kawano.
    Nome: Daniele Santos Fonseca.
    Série: 1° M.
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas na sociedade.
    A estética é algo relativo. Porém, em meio à sociedade em que vivemos a mídia tem sido predominante, influenciando assim na vida de muitas pessoas.
    Infelizmente, a mídia acaba estipulando estereótipos de beleza, distorcendo nossos sentidos e levando-nos a mudarmos nossa percepção de belo, trazendo consequências devido ao indivíduo não ter a imagem que a mídia rotula, como por exemplo, a baixa autoestima, o bullying, o preconceito, a discriminação, bulimia, desemprego, entre outras.
    A obsessão pela imagem perfeita (em ambos os sexos) são transtornos de auto-imagem. Um deles é o Transtorno Dismórfico Corporal, que se caracteriza pela preocupação excessiva com o corpo, no qual a pessoa acredita sofrer alguma deformidade corporal, segundo o site da G1. No entanto, se o sujeito segue os padrões da população e dos meios de difusão de informações (mídia), ele acaba ganhando um status social, ficando renomado.
    Dentre as relações sociais, as pessoas acabam se dividindo em tribos devido ao fato do belo ser relativo, porém no interior desses grupos o belo é similar entre os indivíduos. Como por exemplo, os punks, funkeiros, alternativos, góticos, hipsters, hippies, emos, rappers, swags.
    Para que isso mude, o homem tem que mudar seus conceitos do que realmente é belo, não deixando-se alienar pelos suportes de propaganda, deve ser feito a partir de si mesmo, lembrando que deve-se respeitar a opinião do próximo, assim se evitaria as consequências já citadas.
    Como dizia o filósofo Platão “Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo”.

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  19. Escola: ETEC PROFESSOR MASUYUKI KAWANO.
    Nome: Gabriel De Oliveira Cardoso.
    Serie: M116.
    Disciplina: Filosofia.
    Professor: Cássio Kun.
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.

    A sociedade contemporânea
    Na sociedade atual existe uma temática muito abordada a estética. Um dos assuntos mais repercutidos em todo o mundo até então. A estética em si pode ser descrita como a percepção do belo ou feio, pressa o cuidado com o corpo, rosto e cabelo, saúde, da beleza e do bem-estar, e também um tipo de padrão de um modo geral ela e muito discutida pois, a mídia e o meio mais viável de se repassar esses padrões para as pessoa como um todo.
    E é ela que passa os padrões atuais de beleza, de estilo de roupa ou modo de agir em um determinado período. A mídia e também a principal causa de "alienação social "já que ela impõe o que se deve vestir, usar, falar, comprar e isso de forma constante a fim de que as pessoas sigam um padrão único e isso de certa forma acaba ficando muito genérico socialmente e as pessoas acabam se endividando por muitas vezes tentarem seguir esses padrões impostos pela mídia. Com isso ela consegue facilmente manipular qualquer pessoa com propagandas e meios de marketing e ela acaba removendo de certa forma o estereótipo das pessoas, o censo critico, etc. Tudo isso resulta em uma "alienação" e tornando assim as pessoas escravas da mídia. Platão, discípulo de Sócrates, dizia que "o que é bonito para uma pessoa pode ser feio para outra" e assim vice versa, mostrando assim que não se pode existir um padrão a ser seguido pois como e dito por Platão o belo e relativo de cada um, não existe um estereótipo porque vai de cada um.
    A única forma de mudar essa situação seria se as pessoas passassem a criar seus próprios estilos de se vestir, modo de agir, beleza própria não se importando com a opinião das outras pessoas e sim com oque para elas e realmente belo ou não. Para que isso aconteça a mídia teria que ser reestruturada, porém como isso não seria possível, deve-se haver incentivos de pessoas que sabem o que a mídia faz realmente e incentivar as outras a criarem seus próprios estilos e sua própria concepção de belo ou feio.

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  20. Etec Prof. Massuyuki Kwano
    Nome: Mateus Cardozo de Souza Pelegrini
    Professor: Cássio Kun - 1°M - Filosofia
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.

    A mídia interfere na percepção do belo

    Hoje em dia, as pessoas estão muito alienadas em um padrão estético. Os indivíduos usam um determinado sapato, uma determinada roupa só porquê todo mundo está usando, não importa se é belo ou feio.
    Dos tempos antigos para os tempos atuais, o padrão de beleza mudou completamente, uma prova disso é o fato de antigamente as mulheres “belas” eram as “gordinhas”, pois simbolizavam a riqueza e a fartura. E as magras eram consideradas “feias”, pois simbolizavam a miséria. Hoje isso mudou, as “gordas” são consideradas feias e as “magras” belas.
    A mídia é a principal influência para isso, por exemplo, as propagandas que têm mulheres saradas ou homens sarados que ficaram assim por causa de um suplemento que está sendo anunciado, isso faz com que as pessoas vejam isso e compram o produto esperando ficar igual a propaganda.
    Os indivíduos perderam completamente a percepção do que é belo e do que é feio, não têm mais opinião própria, elas vão no que os outros dizem, gosto popular. Segundo a Escola de Frankfurt a mídia, através da Indústria Cultural, homogeneíza nossos gostos, transformando as pessoas em fantoches.
    Uma maneira de acabar com esse “problema” é não acreditar em tudo o que a mídia fala, pode - se fazer isso lendo mais. A filosofia deve ser mais levada a sério nas escolas, pois, fazendo isso ninguém mais será manipulado.

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  21. Escola: ETEC PROFESSOR MASUYUKI KAWANO.
    Nome: Gabriel De Oliveira Cardoso.
    Serie: M116.
    Disciplina: Filosofia.
    Professor: Cássio Kun.
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.

    A sociedade contemporânea
    Na sociedade atual existe uma temática muito abordada a estética. Um dos assuntos mais repercutidos em todo o mundo até então. A estética em si pode ser descrita como a percepção do belo ou feio, pressa o cuidado com o corpo, rosto e cabelo, saúde, da beleza e do bem-estar, e também um tipo de padrão de um modo geral ela e muito discutida pois, a mídia e o meio mais viável de se repassar esses padrões para as pessoa como um todo.
    E é ela que passa os padrões atuais de beleza, de estilo de roupa ou modo de agir em um determinado período. A mídia e também a principal causa de "alienação social "já que ela impõe o que se deve vestir, usar, falar, comprar e isso de forma constante a fim de que as pessoas sigam um padrão único e isso de certa forma acaba ficando muito genérico socialmente e as pessoas acabam se endividando por muitas vezes tentarem seguir esses padrões impostos pela mídia. Com isso ela consegue facilmente manipular qualquer pessoa com propagandas e meios de marketing e ela acaba removendo de certa forma o estereótipo das pessoas, o censo critico, etc. Tudo isso resulta em uma "alienação" e tornando assim as pessoas escravas da mídia. Platão, discípulo de Sócrates, dizia que "o que é bonito para uma pessoa pode ser feio para outra" e assim vice versa, mostrando assim que não se pode existir um padrão a ser seguido pois como e dito por Platão o belo e relativo de cada um, não existe um estereótipo porque vai de cada um.
    A única forma de mudar essa situação seria se as pessoas passassem a criar seus próprios estilos de se vestir, modo de agir, beleza própria não se importando com a opinião das outras pessoas e sim com oque para elas e realmente belo ou não. Para que isso aconteça a mídia teria que ser reestruturada, porém como isso não seria possível, deve-se haver incentivos de pessoas que sabem o que a mídia faz realmente e incentivar as outras a criarem seus próprios estilos e sua própria concepção de belo ou feio.

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  22. ETEC Prof. Massuyuki Kawano
    Nome: Thaiza Aparecida Bonacina
    Professor: Cássio Kun
    Série: 1° M
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.
    Com o passar dos anos, o padrão do belo e feio da estética tem mudado muito. No renascimento, por exemplo, a visão de belo era ser gordo(a), pois isso mostrava sinal de nobreza, boa alimentação, e feio era ser magro, pois isso mostrava sinal de pobreza, e essa pessoa era considerada a vergonha da família. E atualmente não se é mais isso, é ao contrário, devido á grande influência que a mídia nos proporciona, pois a mídia pode facilmente nos induzir e interferir nos nossos sentidos, fazendo com que todos nós ache belo aquilo que ela nos passa. Um grande exemplo disto está nas propagandas de beleza, que nos passa na maioria das vezes, que o belo é ser magro, e isso faz com que as pessoas cheguem a casos absurdos e extremos, para chegar ao alcance de um corpo ideal. Onde em muitos casos pode até levar a óbito, ao devido exagero de dietas e regimes. E muitas dessas pessoas podem até sofrer preconceito, sendo excluídas da sociedade.
    Segundo a OMS, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, por serem induzidas por esse tipo de preconceito, o que equivale a 800 mil mortes por ano no mundo.
    E o que devemos fazer para melhorar essa situação? Não nos deixarmos sermos influenciados (as) pela mídia e pelas pessoas que estão em nossa volta, sempre seguir o seu próprio estilo, o seu próprio jeito de viver, como o diz o filósofo Platão, que “o belo é o caráter, é fazer o bem”, pois a mídia sempre vai tentar nos induzir, porque elas não se preocupam com o bem estar da sociedade, mas sim com o que vão ganhar de lucro. E também é necessário a ajuda do governo para implantar nas escolas matérias que abordam, e desenvolvam sensos críticos sobre esse tipo de assunto, como a filosofia (que nos induz a pensar) e a sociologia.

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  23. ETEC PROFESSOR MASUYUKI KAWANO
    Redação de Filosofia tema: Estética
    Aluna: Paolla Sanches
    Turma: M116

    A estética hoje é um tema muito abordado por várias pessoas. A estética é uma coisa pessoal de cada um de nós, todos nós temos o nosso conceito de belo e feio, mas quase sempre acabamos sendo alienados pela mídia, pelo que ela mostra e nos faz acreditar. Quantas vezes você ja não estava escutando uma música porque passou na novela? Ou estava usando tal marca de roupa porque uma modelo famosa estava com ela? Ou até mesmo comeu uma certa comida porque não aguentava mais ver propaganda dela? Muitas vezes claro, é isso o que a mídia faz com a gente hoje nos aliena para que ela consiga o que ela quer, que é fazer com que as pessoas sigam os rótulos que a própia mídia impõe para que todos nós tenhamos os mesmos gostos para vender mais o produto que ela quer.
    Os jovens hoje estão tendo uma facilidade maior em diferenciar seus gostos e montar suas própias opiniões depois da implantação das disciplinas de filosofia e sociologia nas escolas pois sao elas que te fazem pensar e diferenciar o que elas gostam ou não e não ficarem presos a um estereótipo de belo ou feio, bom ou ruim.

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  27. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano.
    Nome: João Rafael
    Professor: Cássio Kun
    Série: 1ºM
    A Estética está presente nas nossas vidas e no cotidiano, mesmo que não percebamos, a mídia está a todo momento que pode, forçando as pessoas á seguirem um padrão de beleza que é mais importante e lucrativa para ela. O Feio e o Belo são relativos, cada um tem o seu conceito de belo e de feio, porém, para a mídia, convém que nós achemos belo algo que seria bom para eles.
    Muitas vezes, nós vemos algum comercial de alguma roupa ou carro, podemos não gostar na primeira vez, mas quando essa mesma propaganda se repete passamos á “gostar” do produto anunciado, quando isso acontece, nós estamos sendo alienados pela mídia, nos deixando levar pelo o que os meios de comunicação nos mostram.
    Somos induzidos á comprar e consumir varias coisas que não precisamos, mas achamos que é necessário para o nosso bem estar e para nossa convivência em grupo, porém, muitas vezes, você foi simplesmente manipulado.
    Quando você não atende aos critérios da mídia, você acaba sendo desprezado, discriminado e até mesmo excluído por pessoas que foram alienadas, mas acham que estão fazendo o certo.
    Isso acontece porque a ideia pessoal do que é belo e feio e a ética, são substituídos pelas vontades dos meios de comunicação, causando assim essas atitudes que não são revistas por quem faz, a pessoa simplesmente despreza a outra e depois ignora, como se nada tivesse acontecido, mas, tudo isso realmente aconteceu pois a mídia manipulou as pessoas para serem assim, então podemos vincular a falta de ética das pessoas com a manipulação dos meios de comunicação que estão constantemente em nosso dia a dia.
    A maneira mais simples e correta seria se cada pessoa, em vez de ficar 4 horas vendo televisão ou usando a internet, procurasse estudar, saber mais sobre alguns assuntos ,e, assim desenvolver um senso crítico, e não ficar sendo mais um escravo da mídia.

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  28. Nome: Lucas Vellini de Freitas.
    Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Professor: Cássio Kun
    Serie: 1°M
    Tema: Experiências estéticas e praticas éticas nas relações sociais.


    Os reflexos da estética nas relações éticas sociais de integração

    A estética atual se encontra muito vasta de forma negativa em meio às divisões sociais no Brasil, esta separação ocorre de modo explicito, o próprio Rio de Janeiro é um reflexo desta diversidade estética, ora favela, ora condomínio, mas as separações vão além da estética física atingindo relações de integração ética social dos indivíduos que são relativos com a mídia e suas alienações ideológicas.
    “Roqueiros”, ”fanqueiros”, “nérds”, “gemers”, é notável a presença de diversos grupos sociais populares em meio a grande massa brasileira, estes que se formam a partir da integração de indivíduos que apresentam um senso estético artístico e a ideologias comuns, isso pode ser positivo se levado em conta a questão da integração social, entretanto a partir da isolação com seus dissemelhantes devido a intolerância se torna algo negativo já que o fato se interliga a divisão de “raças”, criando-se assim uma linha racional preconceituosa, esta que pode ser deparada na separação de classes sociais, onde frequentemente uma permanece isolada à outra, sendo a “classe alta” denominada superior às classes “média” e “baixa” e conseguinte as transmite mais influências a partir da mídia consonante a concepção do belo, essa divisão é constituída a partir de fundamentos equivocados, pois é tida através de uma estética relacionada à posse de bens materiais e não a base de princípios éticos, o fator principal que ocasiona em valores preconceituosos.
    Outro fato negativo relacionado com a questão de integração social se encontra presente na imagem estética do corpo ideal transmitido pela mídia, que impulsiona certos indivíduos a própria não aceitação corporal, isso faz com que eles se submetam a situações de tortura na busca pelo físico considerado belo, essa insegurança causa dificuldade para que os determinados indivíduos se integrem socialmente e tenham uma vida física e mental saudável, visto que estes também estão propícios a sofrer preconceitos já que a mídia passa a imagem do belo a toda massa social.
    Para que os impactos negativos causados pela mídia e seus ideais estéticos de beleza sejam ressarcidos, o governo deve continuar a desenvolver através da educação pelas disciplinas de filosofia e sociologia um senso critico mais apurado com os indivíduos da nação, de modo que eles deixem de ser controlados pelos ideais estéticos transmitidos pela mídia e passem e pensar por si próprios, assim não abalando mais as relações morais e éticas de integração social que deve persistir em meio à sociedade e para que as ideologias preconceituosas se extingam, pois como idealizava o filosofo Hegel ”É belo quando o homem está espiritualizado, se gostando por dentro e por fora".

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  29. Etec Prof. Massuyuki Kawano
    Marcos Augusto Gueshi Pires
    1° M
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.
    A estética é positiva ou negativa? O belo é uma consequência atribuída pela estética. Os meios de comunicação segundo Theodor Adorno, um dos representantes da Escola de Frankfurt, aliena as pessoas de modo que elas tendem a seguir o padrão de beleza. Esse padrão é propagado pela mídia, visto como estereotipado fisicamente, exemplos como Angelina Jolie, Jennifer Lopez, Brad Pitt, entre outros. Porém ela é capitalista, e assim impõe uma ideologia de belo para que consigam dinheiro. As pessoas influenciadas pela ideologia da mídia procuram chegar à perfeição de um corpo, gerando consumismo e problemas na saúde (como a compra de vestes e uso de anabolizantes), como evidencia o Cebrid: “Em 2001, 540 mil brasileiros admitiram o uso desses produtos.”. E isso afeta a sociedade negativamente.
    A estética é própria de cada indivíduo, uma pessoa pode considerar uma obra de arte bela e outra não. Ela é necessária para que sejam atribuídos valores para coisas e pessoas. Então como torna-la positiva? As pessoas necessitam entender que a estética não é existente somente no estereótipo que a mídia propaga, porque o conceito de belo é particular. Para isso se deve praticar uma reflexão nos indivíduos em geral, através do ensino da filosofia, fazendo com que eles não se deixem influenciar pelos meios de comunicação e pensem por si só.

    http://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/escola-de-frankfurt-critica-a-sociedade-de-comunicacao-de-massa.htm
    http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1043542-5598,00-CRESCE+USO+DE+ANABOLIZANTES+ENTRE+JOVENS+INDICA+CEBRID.html

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  30. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano.
    Nome: Larissa Portes
    Professor: Cássio Kun
    Série: 1ºM
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.
    É de conhecimento geral que nos dias atuais os meios de comunicação que reforçam a funcionalidade da mídia, faz com que a mesma traga padrões de beleza e uma estética “perfeita” a fim de que a sociedade se sinta padronizada e controlada pela burguesia, sem ao menos perceber, dessa forma desconsiderando os valores éticos e morais de cada indivíduo. Tais ocorrências são acarretadas pela alienação contínua das indústrias que reproduz de forma hipnotizante, entorpecente e indutiva comerciais, anúncios e campanhas publicitárias de seus produtos com o intuito dele ser algo muito importante com extrema necessidade.
    A mídia é introjetada no ser humano de tal forma que se torna quase inevitável o seu desvio, principalmente se a massa não tem seu olhar e sua sensibilidade. Presentemente as pessoas fazem de tudo para ter um corpo ideal, com o objetivo de serem perfeitas, mostrarem sua superioridade, beleza e inclusive mostrar sua posição social. A pergunta que deve ser feita antes de qualquer atitude é se realmente irá valer a pena, pois a abusiva busca pelo corpo perfeito causa sérios danos ao indivíduo, sendo eles psicológicos ou fisicamente, que o mesmo nem se dá conta, fazendo então da sociedade uma massa morfa.
    Se a estética é a percepção dos sentidos sendo ele belo ou feio de acordo com cada indivíduo, porque a sociedade é obrigada a ter os mesmos gostos, ouvir as mesmas músicas, usar as mesmas roupas e se for diferente será taxado? Segundo a Kant belo é tudo o que agrada inversamente sem relação com qualquer outro conceito.
    Para que a sociedade mude é preciso que cada cidadão saiba lidar com sua própria essência, que todos sejam educados na escola de forma apropriada, do mesmo modo que também haja indução de matérias com o propósito de desenvolver e criar um senso crítico em cada indivíduo, acabando assim com vários de seus problemas.

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  31. Escola: ETEC PROFESSOR MASUYUKI KAWANO
    Nome: Júlia Rodrigues Borges
    Serie: 1ºM
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Cássio Kun
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.
    Estética consiste na percepção dos sentidos: tudo o que você vê, ouve ou sente. É uma corrente de pensamento que estuda a arte e o belo, ou seja, por meio dos sentidos classificamos algo como belo ou feio.
    Esse classificação varia de pessoa para pessoa, de acordo com a interpretação individual, mas muitas vezes nos deixamos influenciar pela mídia. Na Idade Média as mulheres não tinham o ideal estético e por isso sua aparência era andrógena, ou seja, masculina. Esse era o destaque daquele período.
    Com o passar do tempo, os ideais de beleza vieram evoluindo até chegar ao século XXI, onde as pessoas estão alienadas pelos meios de comunicação, por isso perderam sua capacidade de sentir e, consequentemente, de interpretar algo como belo ou feio; a imagem que a mídia passa é a de que ser belo é ter posição social, vestuário, rosto bonito (simétrico) e corpo sarado. Quem não se encaixa nesses padrões é considerado “feio” e deve perseguir o modelo ideal a qualquer preço.

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  32. Escola: Etec Prof. Massuyki Kawano
    Nome: Jéssica Crisciele M. de Souza
    Professor: Cássio Kun
    Série: 1º M (M116)
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.
    A estética é um assunto bem polêmico hoje em dia, pois a mídia influência muito as pessoas neste sentido padronizando o que é feio e o que é belo. Estética é a percepção dos sentidos, portanto é relativa variando de acordo com cada pessoa.
    A mídia por padronizar essa percepção faz com que muitas pessoas, em sua maioria garotas, corram sérios riscos por tentarem ao extremo se enquadrar nesse padrão, o que muitas vezes faz com que elas desenvolvam doenças como bulimia e anorexia.
    A escola de Frankfurt, que fica na Alemanha, se baseia em um conjunto de alunos que criaram várias teorias para criticar os meios de comunicação por alienar as pessoas. A mídia utiliza esses meios de comunicação para padronizar o sentido de estética das pessoas, movimentando a indústria com o consumo dos produtos que as pessoas são alienadas a comprar. E tudo isso provoca uma série de problemas na sociedade, por acabar promovendo a exclusão social, bullying, depressão e uma série de outros problemas que formam uma cadeia sucessiva de acontecimentos.
    O que é necessário fazer para resolver esse problema é desenvolver nas pessoas um senso crítico, que fará com que elas não se deixem alienar pela mídia e não desenvolvam essa série de problemas. O “senso crítico” deverá ser desenvolvido por meio de disciplinas específicas nas escolas que formaram desde cedo uma geração pronta para viver em sociedade e ter sua própria opinião acerca de tudo não se deixando alienar.

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  33. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
    Nome: Larissa Camargo Teles
    Tema:Experiencias estéticas e práticas éticas nas relações sociais
    Professor: Cássio Kun
    1ºM
    Na sociedade atual, um dos temas mais comentados é sobre a questão da estética. O termo “estética” significa uma opinião sobre algo que pode ser belo ou feio. O belo é relativo, pois cada um pensa de uma forma, porém, a mídia vem influenciando cada vez mais em relação a isso. Ela cria padrões de beleza e a ideia de que você só é bonito se tiver um corpo como ela impõe o “corpo perfeito”.
    Para o filósofo Platão, ser belo era algo que estava dentro de cada um. A verdade e a perfeição existentes no ser. Mas a sociedade hoje em dia ignora a ideia deste filósofo, e considera a ideia de Aristóteles. Para ele o belo era algo concreto, abstrato. Acreditava que para existir beleza era necessário existir harmonia e grandeza naquilo.
    A mídia faz uma opinião e todos seguem, mas cada um deve seguir aquilo que quer, ser aquilo que quer sem depender dela para isso, e criar o seu próprio belo. Ter uma opinião própria sobre o seu corpo ou sobre o dos outros, sem ser influenciado pela mídia e suas tentações.

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  34. Escola:ETEC MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Kelly Sato
    Tema: Experiencias esteticas e praticas eticas nas relaçoes sociais
    Professor: Cassio Kun
    Serie:1M

    Arte e Ética Disforme
    Promover a união e interação entre os primeiros Homo sapiens fora a proposta da utilização da arte nas manifestações rupestres, característica que prevaleceu ao longo da humanidade, seja ela para promover a fé, ovacionar a natureza e a matemática ou simplesmente desconstruir qualquer concepção de belo já impostas antes, contudo a produção artística tomara rumos oblíquos, resultando na distorção de valores, concepções, modos de agir e pensamentos.

    Originado a partir do século XX, o fordismo caracteriza-se pela divisão de tarefas repetitivas visando o aumento da produção industrial, e a fim de disseminar a mercadoria ao maior número de compradores possíveis, as propagandas tornaram-se um potente canal de divulgação dos mesmos, dando início à Indústria Cultural, método de produção artística que visa apenas à remuneração financeira, desvalorizando a essência e o sentimento, deixando de lado a representatividade das obras para cada concepção única, levando em consideração apenas a circulação capitalista, com produtos muitas das vezes supérfluos gerando a formação de cidadãos consumistas.

    Posteriormente, saindo dos cartazes e indo direto para o mundo das telas, o entretenimento nos dispositivos mobile tornou-se uma verdadeira prisão às pessoas com dificuldades em manter relações interpessoais no mundo real, opondo-se aos princípios éticos de comportamentos harmônicos com o grupo social em que estamos inseridos, a resultante desta problemática a estruturação de indivíduos isolados, inseguros, aprisionados num cenário fictício longe das situações corriqueiras do cotidiano.

    Desta forma, é possível perceber a amplitude destes problemas, mas melhor maneira para solucioná-los primeiramente, partiria da ANVISA, impondo maior fiscalização e leis mais rigorosas às propagandas abusivas, conseguinte o Ministério da Saúde deveria promover programas de reabilitação para viciados em tecnologia e em compras. Para que assim, o verdadeiro conceito de arte seja reestabelecido, pois assim como diria Picasso: “Um quadro só vive para quem o olha”.

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  35. ETEC PROFESSOR MASUYUKI KAWANO.
    Nome: Késsya Yasmine Sato Motas
    Serie: M116.
    Disciplina: Filosofia
    Professor: Cássio Kun
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais
    O que é ser belo ou feio? Para Platão, um grande filósofo, cada indivíduo tem a sua própria concepção de belo, assim o que pode ser belo para uma pessoa pode ser feio para outra.
    Na atualidade muitos indivíduos sofrem com a influência dos padrões da mídia que diz como uma pessoa deve se portar perante algo, o que acaba sendo levado mais em consideração do que a personalidade e o caráter de cada um, os que mais são influenciados são os jovens que querem sempre estar na “moda”, e mesmo que muitas vezes se esqueçam de como e ser ele mesmo ou leve-o a fazer grandes esforços para obter tal reconhecimento.
    O que é outro grave desafio da sociedade pois em muitas casos principalmente mulheres, são influenciadas pelos padrões em ter como meta um corpo escultural mesmo que isso torne a sua saúde frágil futuramente. Em muitos casos homens e mulheres acabam recorrendo a cirurgias plásticas para poder ter um “corpo belo”, da qual muitas vezes acaba ocasionando a morte do indivíduo.
    No período renascentista os padrões de beleza estavam relacionados a forma como a mulher se alimentava, quanto mais gorda a mulher mais bela ela era.
    Uma forma de mudar esses padrões seria se as pessoas começassem a se vestir de acordo com o seu gosto e não se deixar influênciar pela mídia independente se isso for belo ou feio para os demais, lembrando se de respeitar a opinião de outros sobre algo.

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  37. Etec Prof. Massuyuki Kwano
    Nome: Aline N. de Oliveira
    Ano:1ºM
    Tema: Estética
    Estética é a percepção de sentidos, sendo assim a gente está cada vez mais próximo de gostar de algo que agrade nosso gosto, porem infelizmente isso não acontece para muitos já que com as atualidades a mídia está criando cada vez mais estereótipos de beleza e ao nos deixar levar isso acaba tomando grandes decisões na nossa vida sem podermos nos dar ao controle de percebe-las, como por exemplo, ao achar uma coisa bonita só por causa de que várias pessoas também acharam, ou então reprimir seus sentimentos por conta de que “todos” a sua volta não irão aprovar seu estilo e por conta disso poderão vir a lhe julgar. E com esse pensamento a pessoa acaba abandonando seus gostos e se deixando levar por pura e espontânea vontade.
    Com isso concluímos que temos que ser mais críticos e saber utilizar melhor nossa razão e interpretação já que a mídia em boa parte do tempo está preocupada cada vez mais em vender seu produto, eles acabam passando uma imagem muito errada e que ao ser interpretada de forma incorreta isso acaba nos prejudicando não apenas em nossa aparência como também pode vir a prejudicar nossa saúde, que é o “famoso” caso de anorexia e bulimia.
    Então para tentar evitar isso deveríamos ser além de críticos respeitar nossos gostos e princípios e tentar proteger nossa opinião não nos deixando influenciar, também deveríamos acima de tudo aprender a respeitar os diversos estilos que circulam o mundo ao nosso redor.

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  38. Etec Prof. Massuyuki Kawano.
    Nome: Mônica Eduarda Souto De Souza.
    Professor: Cássio kun.
    M116
    Dentro da sociedade a Estética e uma corrente de pensamento que estuda o belo e a arte que são relativos, pois vai de cada pessoa.
    Tudo começou na idade média, quando as mulheres não tinham necessidade de ideal estético, e a beleza androgenia que ganhava mais destaque, que no caso era a aparência masculina. No renascimento ser belo era a mulher gorda cheia de roupas, isso significava fartura e o ser belo do homem era ser magro demais. No século XIX o padrão de beleza se volto para o rosto, posição social e vestuário. Na década de 50 Marylin Monroe constitui um novo padrão de beleza que era mais sensual.
    Platão criou a teoria que belo e o bem, a verdade e a perfeição que existente em cada um, ou seja e aquilo que podemos imaginar.
    Já nos dias de hoje, o belo não está sendo mais algo próprio do homem, com a ajuda da mídia vivemos em uma sociedade que cultuamos o estereótipo de beleza, ter beleza aborígene, que e divulgado, que acaba virando “modinha”. Acredita se que por meio de influências, ser belo e aquilo que está sendo nos transmitido, que o corpo ideal, a roupa ideal e aquela que está sendo divulgada.
    A sociedade deveria parar e pensar que estão sendo marcadas por serem escravos da mídia, e por não terem opiniões e gostos próprios. A estética do belo e própria de cada indivíduo, isso que as pessoas precisam entender. Elas precisam criar seu próprio conceito de estética entre belo e feio, para assim parar de serem influenciados pela mídia.

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  39. Etec Professor Massuyuki Kawano
    Amanda dos Santos Dias
    1º M
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais

    Hoje em dia a estética (percepção dos sentidos, através disso interpretamos uma relação de belo) é muito ignorada pela sociedade, pois a mídia muda o pensamento alheio e as pessoas acabam esquecendo que são seres pensantes, que possuem pensamento próprio.
    A estética tem valor nas relações sociais, ela modifica a maneira na qual as pessoas se relacionam, mas a mídia interfere-se nesse assunto, ela distorce os sentidos através de propagandas e outros meios. Quando alguém está fora dos padrões impostos por ela, o individuo acaba sendo excluído. Ela aliena a população, com essa alienação ocorre à diminuição da capacidade em pensar ou agir por si próprio. A sociedade é imposta por não pensar sozinha, mas sim pensar com a mídia, como por exemplo, aceitando o padrão de beleza imposto por ela, acabar comprando aquele produto que passa toda hora nas propagandas e que todo mundo possui, tudo isso para se sentir-se “agradável” naquele meio. As pessoas não tem um pensamento próprio, elas são influenciadas a achar que o que são, pensam ou falam tem que estar de acordo com um padrão, o mesmo é imposto pela mídia.
    Para que o problema tenha uma solução à sociedade precisa pensar por si própria e não ser influenciada pelos meios de comunicação, com isso elas vão possuir a estética em suas vidas, onde vão criar seus próprios pensamentos de belo ou feio. Isso deve começar a partir da escola, onde terão que investir mais na filosofia e outras matérias como a literatura, ensinando a principio como ter ética e como não ser influenciado pela mídia.

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  40. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano.
    Nome: Laura Martins
    Professor: Cássio Kun
    Série: 1ºM
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais
    A padronização cultural é um assunto de grandes proporções, porém não recebe o devido destaque. Nos dias atuais, as pessoas desprendem-se da sua própria perspectiva estética, para seguir os padrões introduzidos pela mídia.

    O indivíduo abdica das suas experiências, de forma que perde sua essência para encaixar-se em uma sociedade de ideais distorcidos. O sublime dá lugar à exteriorização e toda a ética kantiana perde o sentido, visto que a moral como finalidade não é valorizada em uma sociedade presa pelas algemas das aparências.

    O homem pode ser fortemente influenciado pela indústria cultural tornando-se um objeto facilmente manipulável pelos meios de comunicação em massa, desse modo perde sua concepção individual, esquecendo-se do que mais importa: a interpretação dos seus próprios sentidos.
    Para o filósofo alemão Immanuel Kant a interpretação do belo é relativa para cada um, fazendo com que o próprio interprete o mundo além das aparências. Porém a visão de belo está padronizada pela indústria cultural e essa alienação destrói a identidade individual.
    Esse problema poderia ser solucionado com o investimento na base educativa do indivíduo, dando mais atenção a matérias como sociologia e filosofia que induzem o ser a pensar, para que dessa forma ele lide com as influências cotidianas usando sua criticidade.

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  42. Etec Prof. Massuyuki Kawano
    Carlos Lemes
    1° M
    Tema: Experiências estéticas e práticas éticas nas relações sociais.
    Belo ou feio? Eis a questão. A definição de estética é usada para atribuir valores, belo e o feio são valores interpretativos relativos que vem da percepção de quem o julga, alguns filósofos tentaram definir o belo, o filosofo Aristóteles acreditava que o belo era algo do homem porque o homem criara a arte, que era o modo em que se reproduziam as atribuições de valores, porém surge à mídia, que tenta robotizar e rotular o nosso modo de pensar atingindo muitas pessoas que estão com seus conceitos em processo de formação.

    A mídia cria padrões ideais de beleza como: beleza física (corpo escultural), vestimentas, estilos e cortes de cabelo e etc., por meio de meios de comunicação diversos, que eram muito criticados por varias teorias da Escola de Frankfurt (que consistia em um grupo de intelectuais que na primeira metade do século passado produzia um pensamento conhecido como Teoria Crítica). Deixando em segundo plano a saúde física e mental, priorizando as metas de padrões de belezas pré-estabelecidos pela influência, pois quando se está fora do ideal de beleza implantado gera-se uma exclusão social. Segundo a revista Público & Audiência a mídia é um poderoso instrumento de manipulação. A ideia de que o frágil cidadão comum é onipotente frente aos gigantescos e poderosos conglomerados da comunicação é bastante atrativa intelectual e comercialmente.

    Para minimizar a influencia da mídia o “homem” precisa se contentar com o que é, com o que tem e com o que é necessário, não desejar aquilo que as pessoas a sua volta ou a mídia em massa tentam estabelecer com o estereótipo ideológico de belo ou feio.

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  43. ETEC. MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Yonara Miranda.
    Professor: Cassio Kun
    Serie: 1° m
    Tema: Estética e mídia
    Os padrões de beleza são estabelecidos pela mídia através de inúmeros meios de comunicação, onde atinge todas as massas, incluindo ou excluindo indivíduos do que se dita como bonito ou feio, criando uma cultura onde as pessoas estão sempre insatisfeitas com a própria aparência, e realizando por vezes meios como a cirurgia plástica, para chegar a uma perfeição que leva o agrado desse padrão e no próprio indivíduo. Percebemos que a mídia nos impõe esse padrão, e faz com que as pessoas não sigam seus sentidos, mas sim aqueles que são passados por eles. Com suas inúmeras propagandas, utilizando imagens, cores, que causam uma curiosidade no público, fazendo com que ele consuma o produto, e esquecendo os seus próprios sentidos. A mídia esta em constante transformação. A cada ano que passa se forma um novo padrão de beleza.
    Segundo Sartre, existe um espelho chamado “espelho critico”, que deforma a imagem retratada, não para esquecê-la, mas para compreendê-la.
    A valorização do individuo como pessoa quando o “ser” foi maior que o “ter”, talvez cheguem a um ponto em que se sintam mais completos na sua autoestima e focamos o que realmente nos satisfaz, dando importância nos verdadeiros sentidos de cada individuo.

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  44. ESCOLA: ETEC MASSUYUKI KAWANO
    Nome: João Carlos Fernandes de Sousa
    Professor: Cássio Kun
    Série: 1°M
    Disciplina: Filosofia
    Tema: A Experiência Estética e a importância da ética nas relações de vida em sociedade.
    Estética [do grego aisthêsis, faculdade de sentir], é a ciência que trata do belo e do sentimento que ele faz nascer em nós. Os problemas da estética podem agrupar-se em duas rubricas: uma a da criação e outra a da percepção estética. Temos assim as obrsa de arte que é uma forma de expressão muito completa e muito profunda; ela apela para que o espectador se empenhe na ordem do sentimento.E uma teoria da percepção, isto é, do juízo do gosto ou do sentimento do prazer. Identificamos, deste modo, dois tipos de experiência: o da criação e o da percepção.Quando falamos da criação, estamos a pensar na criação artística, portanto, nas manifestações da arte: escultura, pintura, arquitectura, artes decorativas, cinema, dança, fotografia, música, literatura, teatro,etc.,que revelam uma transfiguração da experiência que, simultaneamente, a retoma e reconstrói, quer no plano da racionalidade quer no plano da criatividade. A experiência estética constitui, portanto, uma das vivências do ser humano, que pode ser desenvolvida, por exemplo, a partir da artes da imagem como a fotografia,artes da palavra como a literatura,artes do som e do movimento como a música e a dança. Os seres humanos nascem, crescem, se desenvolvem, normalmente convivendo em sociedade, cujos valores, crenças e regras de conduta variam de acordo com o tempo e espaço geográfico.Essa vivência perpassa por diversas dimensões sociais e culturais, as quais podem ser modificadas nas interações do homem com outros sujeitos e com o ambiente.O pensamento filosófico permite ao homem se questionar acerca de como agir perante seus semelhantes no meio social. Esse pensar aparece como a questão central da Ética.Leonardo Boff, em sua obra “Ethos Mundial: um consenso mínimo entre os humanos” expõe com muita perspicácia não apenas a sua preocupação pela perpetuação da raça humana, mas com a própria sobrevivência do planeta, com toda sua biodiversidade e complexidade, alertando para existência de três grandes problemas globais, os quais suscitam a urgência de uma ética mundial, a saber: a crise social, a crise do sistema de trabalho e a crise ecológica.

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  45. Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano.
    Nome: Gabriel Vieira de Oliveira
    Professor: Cássio Kun
    Série: 1ºM
    A aparência é um fator muito importante nas relações sociais, pois as pessoas preferem ficar com o que as agradam, com o que acham belo e assim escolhem com quem se socializar. Porém isso acarreta um problema: O preconceito. Ao escolherem com quem querem conviver vão estar repudiando alguns simplesmente pela aparência. E isso vai gerar uma divisão social por preconceito com os que tem uma aparência diferente.
    A televisão é um dos meios mais eficientes de se transmitir uma informação para uma vasta quantidade de pessoas, porém as grandes corporações utilizam dessa influência para fazer com que as pessoas pensem da maneira que eles querem, alienando a sociedade a comprar produtos, a seguirem padrões de moda e beleza. E isso faz com que o senso de beleza e moda seja uniforme para todos, ao invés de ser único para cada pessoa.
    Ao fazerem isso as empresas estão trocando a identidade das pessoas (seus gostos, seus valores e opiniões) pelo lucro e pelo poder. Elas em conjunto com a grande mídia alienam propositalmente as pessoas, e isso causa um declínio cultura e intelectual daquela sociedade
    Outro problema é a divisão social e o preconceito, já que as pessoas começam a repudiar aqueles que tem a aparência e o estilo diferente do seu padrão. E essa repudia (algumas vezes mútua) ao diferentes causa uma divisão, e as pessoas esquecem da sua própria ética e simplesmente alimentam esse preconceito.
    As pessoas deveriam parar para refletir sobre os seus conceitos, sobre os filmes e novelas que gostam, sobre os estilos e variações culturais no meio onde vivem para perceber que cada pessoa tem seu próprio gosto e estilo, sendo que nenhum é inferior a outro. Para que assim as divisões sociais sumam e a sociedade trabalhe como algo conjunto, e não como grupos distintos dentro de um mesmo espaço.

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  46. ETEC. MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Letícia Batistella Gonçalves
    Professor: Cassio Kun
    Serie: 1°M
    Tema: Experiência estéticas e práticas éticas nas relações sociais.
    Título: Liberdade de expressão e cultura.
    Na atualidades a mídia e as redes sociais, ganharam muita força e expressão no estilo de vida da sociedade, assim moldando e modificando hábitos e costumes, gerando conceitos e padrões, seja na ética e estética e no estilo de vida das pessoas.
    Fato este, que é notório no cotidiano a exposição de ideologia, por parte da mídia afim de manipular a população e induzir conceitos éticos e estéticos.
    Há exemplo disso é divergências na ética moral da sociedade, trazendo discussão sobre o comportamento humano, chegando o absurdo do indivíduo ser sub julgado por seus atos e vestimenta, justificando um ato de violência contra a mulher pelo simples fato da vestimenta e gosto musical, violando assim liberdade de expressão.
    O princípio da ética, é valorizar o caráter e a moral do indivíduo, já a estética dita padrões de beleza na sociedade descriminando nível social, assunto muito explorado pela mídia que nem sempre cumpre o seu papel de formadora de opinião.
    No entanto na atualidade, os padrões de beleza são o inverso de tempos atrás, ditado por costumes éticos, difundidos principalmente pela mídia e a sociedade, como importância da aparência na atualidade tem como caráter de status.
    Dentro de muitas mudanças na mídia e sociedade deve observar mais os aspectos da experiências estéticas e práticas éticas.

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  47. ETEC. MASSUYUKI KAWANO
    Nome: Letícia Batistella Gonçalves
    Professor: Cassio Kun
    Serie: 1°M
    Tema: Experiência estéticas e práticas éticas nas relações sociais.
    Título: Liberdade de expressão e cultura.
    Na atualidades a mídia e as redes sociais, ganharam muita força e expressão no estilo de vida da sociedade, assim moldando e modificando hábitos e costumes, gerando conceitos e padrões, seja na ética e estética e no estilo de vida das pessoas.
    Fato este, que é notório no cotidiano a exposição de ideologia, por parte da mídia afim de manipular a população e induzir conceitos éticos e estéticos.
    Há exemplo disso é divergências na ética moral da sociedade, trazendo discussão sobre o comportamento humano, chegando o absurdo do indivíduo ser sub julgado por seus atos e vestimenta, justificando um ato de violência contra a mulher pelo simples fato da vestimenta e gosto musical, violando assim liberdade de expressão.
    O princípio da ética, é valorizar o caráter e a moral do indivíduo, já a estética dita padrões de beleza na sociedade descriminando nível social, assunto muito explorado pela mídia que nem sempre cumpre o seu papel de formadora de opinião.
    No entanto na atualidade, os padrões de beleza são o inverso de tempos atrás, ditado por costumes éticos, difundidos principalmente pela mídia e a sociedade, como importância da aparência na atualidade tem como caráter de status.
    Dentro de muitas mudanças na mídia e sociedade deve observar mais os aspectos da experiências estéticas e práticas éticas.

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