Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício
Análise:
https://www.youtube.com/watch?v=lKCBDaHE-dc
Explicação do vídeo:
O depoimento da Rachel diz que o homem valoriza mais os bens materiais ao invés de si próprio e que muitas vezes para se alcançar esse "valor" se faz necessário vender até o que somos para conquistar aquilo que nos alienamos em ter, o material.
Percebemos que a sede pelo consumismo transformou a sociedade em algo hedonista, onde os limites foram rompidos e a essência do "ser" foi esquecida pelo prazer imediatista do"ter".
Atualmente os jovens que convivem nesse cenário não medem esforços para conquistar algo tão rápido e instantâneo, nem que para isso seja necessário inibir aqueles de quem mantemos um relacionamento afetivo (família, amigos, religião, o "eu") só para se vender, seja sua alma, personalidade, corpo, caráter, afim de obter o tão estimado "prazer não durável e insaciável do materialismo - a necessidade de segurança".
Proposta da Atividade:
Procure explicar a função do prazer na atualidade. Analise a ideia de que os indivíduos de hoje não aceitam conviver com a frustração, nem adiar a realização de seus menores sonhos e desejos. Cultua-se um prazer imediatista, dito hedonista, que tende a se transformar num vício que não se sacia jamais, seja em termos de consumo, de relacionamentos ou de projetos de vida.
Desenvolvam uma teoria crítica para esse cenário, enaltecendo a sua ideia com marcos históricos e a consequência destes na contemporaneidade, propondo uma intervenção para a problematização apresentada.
Postar o seu texto nos comentários (fórum de discussão ).
Prazo de publicação:15/05/2016 - 22/05/2016 .
Horário final de publicação: 23:30
Como desenvolver a discussão?
Partindo do tema apresentado vocês terão que elaborar uma teoria crítica (em 3ª pessoa) que a cada dia fazem com que as pessoas deixem de lado os prazeres individuais para se adequar ao padrão estético reproduzido pela industria cultural.
Depois de usar um fato, argumentar a respeito e levantar medidas que possam diminuir esse problema, busque explicar em seu argumento como isso poderia ser feito ( na sua visão como telespectador) - Seja convincente.
Esse tema contribui para uma reflexão do cenário vigente, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico do ser em sociedade.
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ResponderExcluirEscola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNome: Ana Lauren Bidoia Reinas
Série: 1 W
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema da Redação: Uma Sociedade hedonista: O prazer como vício
A sociedade passa por várias transformações, sobretudo, no campo das relações humanas. Atualmente, o ser humano tem privilegiado o “Ter”, como sinônimo de grande apego aos bens materiais, e não se preocupa com o “Ser”, que se pode definir como a busca de virtudes. Dá-se maior valor àquilo que o dinheiro pode comprar, as pessoas valem pelo patrimônio material que têm e não pelas qualidades que possuem.
Na tabela de valores, a vida está no topo, é o bem mais precioso tutelado. É preciso ressaltar a importância da família, é nesta que tudo surge e consolida, assim como a formação do caráter moral dos filhos.
O Ser humano nasce inserto no seio familiar, estrutura básica social, de onde se inicia a moldagem de suas potencialidades com o propósito da convivência em sociedade e na busca de sua realização pessoal; Os pais, como totais responsáveis na formação moral dos filhos, onde há uma relação de equilíbrio entre o material e a moral, o íntimo representando o afeto e o material o desfrutar.
Uma das frases de Richard Alecsander Reichert enaltece o idealismo da alienação do homem pela mídia.” Presenciamos a distorção da verdade, a mentira descarada, a mídia e as mentes manipuladas. Alienados imobilizados nos fundos da caverna da ignorância beijam aos pés de pseudoartistas tidos como celebridades, e consomem o que seus bolsos não podem pagar. Morrem asfixiados por desejos fúteis entalados na garganta e se enterram em seu mar de inutilidades, afundados com o peso de sua insatisfação.”
Podemos dizer que a frase de Richard quer dizer que a alienação exercida pela televisão é muito forte hoje em dia devido à importância que a população comum dá a programação de entretenimento, o problema é que essa programação não é bem estruturada e acaba passando aos telespectadores idéias que muitas vezes não são corretas como à do consumismo exagerado sem levar em conta, por exemplo, à agressão ao meio ambiente que esse consumismo irá causar. Nós vivemos num sistema onde essa supervalorização do consumismo é obrigatória para que a economia avance em seu ciclo incessante.
Para aclarar que os seres humanos deveriam se preocupar com sua própria essência isso que nos torna algo de “valor” na sociedade, não dando valor as propagandas expostas pelos meios de veiculação de mensagens ,assim utilizando a internet ,televisões e celulares como um meio de passar o tempo.
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ResponderExcluirNome: Leticia Gabriela Saraiva dos Santos 1°W
ResponderExcluirProfessor: Cássio
Matéria: Sociologia
Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer como vício
Hoje é possível ver que, todos não passam de simples consumidores, tanto de bens quanto de pessoas, tornando-se também mercadoria de outros.
Viciados em "ter", loucos por gastar porem sem querer se tornar algo, o consumismo e o prazer de posse fazem com que não calculem esforços, vendendo o que tem e o que são, apenas para garantir a realização de seus sonhos e desejos.
Muitos acontecimentos históricos marcaram a "sociedade do consumo", entre eles pode-se ser citada a "Revolução Industrial" (século XVIII), o surgimento das máquinas nas fábricas (têxtil por exemplo) foi de grande ajuda para a formação dessa sociedade, uma vez que quanto mais rápido se produzia, mais produtos eram vendidos e um ciclo vicioso começava.
Para esse problema ser solucionado é preciso que aconteça a uma conscientização de todos,principalmente as fábricas pois elas estão alienando o povo com o lançamento de novos produtos a toda hora, e que a onda de pessoas consumistas hedonistas e imediatistas, percebam quê esse problema é uma doença a qual tem de ser tratada por especialistas. É preciso saber que "O ser vale bem mais que o ter " .
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Excluirhoje vivemos um tempo onde os bens valem mais que o conhecimento,pessoas vivem alienadas e fazer tudo por um determinado produto.
ResponderExcluirOs alunos da escola de frankfurt tentaram aletar a populaçao no passado, mais não conseguiram consientizar a grande massa,isso veio a se refletir na nossa geraçao onde a alienaçao funciona como um ciclo vicioso;a midia e a principal culpada por essa geraçao consumista exemplo:a midia passa um produto a uma pessoa que passa outra e assim susecivamente.
O unico jeito de acabar com essa sociedade viciada em consumir é diminuir o tempo em contato com a midia pois até que indiretamente ela esta o influensiando
guilherme cervantes
professor:cassio
matéria sociologia
Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer como vício
Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNome: Gilian Alcântara
Série: 1 W
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Com um novo estilo de vida revolucionário imposto a sociedade após a Revolução Industrial, a mesma se torna hedonista, “viciada ao prazer”
Segundo o Pai do Hedonismo, Aristipo de Cirene o prazer era uma busca para satisfazer o corpo. Já para Epicuro de Samos, o verdadeiro prazer não estava na busca da satisfação do corpo, mas sim na libertação do sofrimento, da dor e da agitação. Ambas teorias se encaixam na atualidade, porém de forma diferente, visados ao que se atribui a ela. Por exemplo, os meios de comunicação em massa, que de forma persuasiva articula o indivíduo seguir tal padrão imposto a ele. Este adere este padrão, estabelecendo uma meta para conquista-lo não lhe interessando “a quem” ou a “o que” deve deixar de lado para atingir tal objetivo. O prazer em “ter” o que a mídia diz, se sobressai as suas verdadeiras necessidades. E quando os “alcança” não se entediam de os mostrar aos outros, mesmo este originando tão amplo estrago para sua vida. Outro grande exemplo, é quando isso se infere as crianças e adolescentes, que estão em um período de “construção” de visão do mundo, tornando-se um dos mais importantes públicos-alvo desta mídia. Em um questionário abordado a este público revela-se que 63% das adolescentes sofrem uma forte influência da mídia.
Sem dúvidas, o primeiro passo seria uma nova legislação que impõe regras sobre o que as mídias devem apresentar, assim como acontece em países desenvolvidos como Canadá e Noruega, entre outro. Outo passo seria um incentivo educacional vindo de órgãos superiores que diz respeito sobre isso, principalmente a crianças e adolescentes, como uma nova matéria incrementada ao currículo nas escolas. E que mostre o que seria “ter” sem desapropriar do seu “ser.
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ResponderExcluirNome: Lucas Johnny Silva Série: 1ºW
ResponderExcluirETEC Professor Massuyuki Kawano Sociologia: Prof. Cássio
Tema: Uma sociedade Hedonista: o Prazer como vicio
Como vemos na atualidade, o homem está sendo muito alienado diante da contemporaneidade do material que está presente em diversos meios como na mídia, rádios, e traz consigo alienação intensa de indivíduos.
A sede pelo consumismo tornou-se tão grande que para atender suas necessidades de segurança, muitos indivíduos acabam valorizando mais o “ter” do que o “ser”. Isso gera a tal sociedade hedonista, ou seja, muitos jovens e adolescentes querem o mais rápido possível seu material sendo ele um celular novo, roupas da moda, um computador de última geração, etc.
Contudo isso acontecendo, pessoas são alienadas até quando estão em seus meios de lazer sofrendo uma grande pressão da mídia com objetos bonitos, que fazem com que outras pessoas queiram ter o mesmo, isso faz com que muitas pessoas deixem de lado o prazer individual e que agora querem o prazer industrial que acaba sendo um prazer não durável.
Uma solução neste cenário de consumistas seria como o de exemplo da Escola de Frankfurt, pois devemos nos reorganizar e nos redirecionarmos diante desta sociedade que hedonistas. Mostrar que o material não é uma coisa duradoura, diferente de pessoas afetivas (família, amigos), mostrarmos que isso não passa de um ilusão que no final não levara a coisa alguma. Pois devemos usar sempre o conceito de “Ser para si” irmos em busca de nossa essência, passarmos a nos definir não por consumistas alienados, e sim por sermos pessoas de grandes ideias.
Nome: Leticia Reis
ResponderExcluirEscola: Etec Professor Massuyuki Kawano
Série: 1W
Professor Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer como vício
A atual sociedade está sendo escravizada pelo consumo; sempre querendo mais, e por vezes, os bens materiais são a base de sua existência. As pessoas não medem forças para conseguir aquilo que tanto querem, deixando-se alienar pela mídia.
Como na Segunda Grande Guerra, a propaganda política nazista era passada obrigatoriamente várias e várias vezes pela mídia, tornando espectadores alienados e submissos que, sem nenhum conhecimento ou opinião sobre isso, são facilmente influenciados a seguir tal partido político. Tal acontecimento pode ser visto hoje em dia, quando uma campanha política é passada várias vezes e as pessoas se alienam com o que está sendo dito, consequentemente acabam sendo influenciados a votar em determinado político.
O primeiro passo para que ocorra uma solução a respeito da sociedade hedonista, são as próprias pessoas se policiar e tentar não se deixar levar pela mídia. Com isso, as opiniões das pessoas sobre assuntos abordados em propagandas será sólida, isto é, o indivíduo não ficará alienado pois sua opinião sobre algo já é concreta.
Etec Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirSthefani De Souza Dias 1W
Professor: Cassio
Disciplina: Sociologia
Tema: Uma sociedade hedonista: o prazer como vício
Logo após a Revolução Industrial a sociedade se torna hedonista, ou seja, viciados em "ter", substituindo o alguém de caráter por alguém de posse.
No cotidiano vemos as pessoas se venderem apenas para ter o prazer de possuir o produto da "moda", Buscando com isso ser alguém.Essa ideia é imposta pela mídia rotineiramente passando a necessidade de consumirem cada vez mais e sempre algo novo deixando-os alienados as reais necessidades.
Com a sociedade valorizando mais a posse do que a essência, acabam não tendo paciência para realizar seus desejos, ficando por vezes endividado por não conseguir acompanhar as novas ideias.
É preciso perceber que pode obter o "ter" sem abandonar o "ser", moderando o consumo sem obedecer a ditadura midiatica.
Etec Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirSthefani De Souza Dias 1W
Professor: Cassio
Disciplina: Sociologia
Tema: Uma sociedade hedonista: o prazer como vício
Logo após a Revolução Industrial a sociedade se torna hedonista, ou seja, viciados em "ter", substituindo o alguém de caráter por alguém de posse.
No cotidiano vemos as pessoas se venderem apenas para ter o prazer de possuir o produto da "moda", Buscando com isso ser alguém.Essa ideia é imposta pela mídia rotineiramente passando a necessidade de consumirem cada vez mais e sempre algo novo deixando-os alienados as reais necessidades.
Com a sociedade valorizando mais a posse do que a essência, acabam não tendo paciência para realizar seus desejos, ficando por vezes endividado por não conseguir acompanhar as novas ideias.
É preciso perceber que pode obter o "ter" sem abandonar o "ser", moderando o consumo sem obedecer a ditadura midiatica.
Nos dias de hoje podemos observar que; a sociedade se apega mais ao “ter”; do-que ao “ser”.
ResponderExcluirNão se preocupam em ser algo; ou alguém diferente que possa mudar o mundo em que vivemos hoje; mas buscam realizar os seus desejos viciantes que os consomem e os transformam em maquinas; que podem com muita facilidade; ser controlados pelos outros seres.
Isso explica a sociedade consumista que temos nos dias de hoje; grande parte alienada pela mídia; que ; passam adiante a ideia de que ;para ser um cidadão realizado; você deve obter tal produto.
A única forma de se resolver este problema; seria o afastamento da sociedade diante a mídia; mesmo que por um pequeno período de tempo.
Nome: Gabriel rodrigues dos santos
Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
Prof: Cássio
Disciplina: Sociologia
Nome: Vitória Ferreira da Silva Fávaro
ResponderExcluirEscola: Etec Professor Massuyuki Kauano
Serie: 1W
Professor: Cassio
Disciplina: Sociologia
Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer como vício
A palavra alienação vem do latim “alienus”, que tem como significado “o que pertence a um outro”. Em Direito, o termo alienação é o ato de transferência da posse ou do direito de propriedade de algo para alguém, seja por doação ou por venda. Já na Psiquiatria, alienação era uma doença mental grave que envolve a perda da identidade pessoal e da realidade. Para Marx, alienação é uma atividade onde a essência do agente é afirmada como algo estranho a ele, assumindo assim a forma de dominação hostil sobre o agente; é um processo no qual o homem deixa de ser dono de si mesmo e torna-se uma propriedade do outro, a ponto de sua vida ser decidida por esse agente dominador.
Hoje em dia na sociedade capitalista o importante vem a ser o produto no qual é mais consumido pelos indivíduos, independente de que caráter este indivíduo seja, se o que gera mais lucro, não importando se este é bom ou mal, por exemplo, drogas, roupas, armas, materiais etc, não importa qual público estará sendo atingido. Já que para o capital reproduzir-se, é indispensável à reprodução de formas capitalistas na produção. Com isso, grande parte do público influenciado pela mídia, sendo assim “o homem necessitado, carregado de preocupações, não tem senso para o mais belo espetáculo'' (MARX, 1978, p.12). Da mesma forma o indivíduo não só não tem o senso para o que é belo, como também para o que é verdadeiro o que é certo, o que o torna um ser alienado. Assim, cada indivíduo consegue especular o modo de fazer com que o próximo tenha novas necessidades e obrigá-lo a ter um novo produto, porque o seu já está ultrapassado sofrendo assim influencias da mídia. Os fabricantes sempre inventam “novas necessidades” para que o consumidor o queira e o deseje, nesse sentido firmou-se o conceito de “mais vendas” através de novas combinações, estimulando o consumidor a comprar novos produtos. Com estratégia inventaram “combinação de cores” afim de que o consumidor olhe para seus móveis, sua casa, seu carro, e “perceba” que sua casa está “fora de moda” e ter outro(a) ainda mais novo. E assim, aumentam-se os preços, e quanto mais evoluído for o produto, mais ele irá ter que ser substituído, e, o consumidor irá livrar-se dos produtos que já possuía e pegar produtos mais novos, e os velhos produtos tornar-se inutilizáveis.
A solução para isso é que as pessoas percebam que sua futilidade as leva a infelicidade social. Parando assim, de penar no "ter" e cultivando de modo racional o "ser"; e que não se preocupem com oque os outros iram pensar se você não tiver a ultima geração de x produto. E também das empresas que tanto tentam alienar as pessoas para pensarem que realmente precisam do seu produto, independente se for para melhorar sua vida ou seu corpo.
Nome: Amanda Ap. de Oliveira Silva
ResponderExcluirSérie: 1W
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema:Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício
Nos dias de hoje, as pessoas são fascinadas pelas tecnologias, a maioria não vive sem elas. As pessoas se acostumaram com a facilidade e a rapidez e começaram a se alienar a isso tornando – se uma sociedade hedonista. A coisificação do homem é um sinal de que os valores éticos e morais estão sendo extintos cada vez mais, tornando o homem a usar o senso comum. Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito, mostra que 43% dos consumidores brasileiros entrevistados se preocupam em transmitir uma boa imagem para as pessoas e que compram somente para se exibir. Os desejos, sonhos e metas das pessoas vão cada dia aumentando mais, e com isso elas se alienam a gastar e gastar cada vez mais... Algumas pessoas compram produtos porque gostou e nem se quer usaram, como mostra uma pesquisa feita pela SPC Brasil, onde 59% dos entrevistados disseram que por algum motivo compraram um produto que não precisavam e acabou não usando. As pessoas se importam muito com status, muitas só querem carro do ano, roupas de marca e não percebem que estão viciadas nisso. O ser humano está se vendendo demais, muitas mulheres usam o próprio corpo para conseguir dinheiro, muitas pessoas vendem a própria honestidade em troca do dinheiro, tudo hoje em dia é negociado, isso mostra que o ser humano é simplesmente uma “coisa”. Como diz Rachel quando mais nos vendemos, menos nós valemos. E é a pura verdade, quanto mais o ser humano se vender, mais perto de ser uma “coisa” ele estará.
As pessoas deveriam parar e pensar com mais ética e coerência. Como diz Karl Marx as mudanças só aconteceram quando uma grande massa lutar para acabar com algo. Se todas as pessoas parassem e analisassem tudo o que estão fazendo, começassem a usar o senso crítico, a coisificação do homem acabaria. O ser humano merece ter mais valor na vida e acima de tudo ser uma pessoa de ética. Para que isso acabe, as pessoas em vez de mandar uma mensagem em uma rede social para um amigo ou familiar, devem ir visita – lós, pois a sociedade precisa de mais amor e solidariedade. As pessoas devem se tornar mais saudáveis e deixar de lado o status, e se preocupar em fazer feliz seus amigos e familiares, pois da vida nada se leva, nenhum bem material ficará contigo após a morte. Mas se você for uma pessoa que tem ética, uma pessoa crítica você pode ter certeza que quando você morrer, você será muito bem lembrado. E saberá que um dia conseguiu suprir sua quinta necessidade, que é a auto realização.
ETEC Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirAluna: Esther Sato dos Santos Ramos - 1 W
Professor: Cássio Kun
Tema: Uma Sociedade hedonista: O prazer como vício
Ao contrário do que muitos acreditam, a conduta que jovens de forma geral, vêm apresentando, recorrente as influências que estão sendo submetidos, não contêm, em sentido de normalidade, uma aprovação no meio social. Muito se debate em ambientes formais, e são tiradas conclusões sobre o quanto o respeito ao próximo é aviltado, o quanto é mais importante TER do que SER. Vivencia-se uma distorção dos vínculos afetivos, a falta de limites em casa, a falta de bons parâmetros. Ouve-se e vive-se a falta de perspectiva ou de sentido no trabalho, na educação, na saúde, na vida.
Discute-se que essa falta de perspectiva é praticada pelo ser narcisista, hedonista principalmente, ou seja, desejar o imediato, pois não se sabe nada sobre o amanhã, então que se tenha prazer hoje, agora! Para quê estudar, se não tem trabalho pra todo mundo? Para quê se vincular se quem sabe vá sofrer amanhã? Para quê dar o melhor de si num trabalho, se pode ser mandado embora a qualquer momento?
Falta comprometimento, pois a falta de perspectiva tem o mesmo sentido. Esse imediatismo que os jovens procuram, deve ser analisado e discutido em âmbitos familiares, escolares, ou até mesmo em seus trabalhos de curto prazo. Pois todos sabem que o principal causador dessas atitudes imaturas são decorrentes a aliança que a industria cultural vem fazendo desde séculos passados, com a mídia, que muito é acessada pelos mesmos, obrigando-os, inexplicitamente desejar consumir cada vez mais e mais, passando a ideia de que só assim serão autor realizados, que analiticamente, de acordo com a Teoria de Maslow, seria o inverso, estariam todos presos a etapa das necessidades de segurança dessa pirâmide muito apetecida.
Entretanto, é possível mudar. É muito difícil ter que enfrentar essa realidade, mas é possível mudar, é possível transformar. A vida é transformação o tempo todo, por que não transformar para a melhor?
Cada um pode fazer a diferença, se todos realizarem o seu melhor sem esperar nada em troca, pensando apenas que está contribuído para um mundo melhor, agindo mais eticamente, respeitando o próximo, mostrando que há alternativas, porque sempre há. É preciso, porém, olhar com mais atenção. Basta olhar com interesse genuíno, basta querer. Se essa mudança ocorrer, teremos mais jovens conscientes e maduros para se integrar nessa maquina social excêntrica.
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ResponderExcluirNome: Vitor Manoel
ResponderExcluirEscola: Etec Professor Massuyuki Kawano
Série: 1W
Professor Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer como vício
Atualmente vivemos em uma sociedade hedonista, em que as pessoas são alienadas ao termo ‘’Ter mais do que Ser’’, onde elas dão mais valor aos bens materiais, do que em si mesmas.
Um grande influente desta alienação, é a mídia, pois ela impõe atraves das propagandas,novelas e filmes um padrão onde as pessoas valorizam mais os bens materiais do que si mesmas,e com isso as pessoas são introduzidas a comprar o pruduto, para satistifazer seus desejos, sem se importar com as consequências.
Para solucionar esse problema, as pessoas deveriam se conscientizar de que para conseguir o’ter’ não poderiam deixar de lado o ‘ser’ .
Nome:Douglas Henrique dos Santos Rocha
ResponderExcluirEscola:ETEC Prof° Massuiyuki Kawano
Série:1°W
Professor: Cássio Kun // Disciplina: Sociologia
Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer como vício.
Clones? Talvez seja essa a definição correta a se dar à humanidade dos dias de hoje.
Atualmente a maioria das pessoas perderam, ou estão descartando toda a sua essência natural; influenciadas pela mídia, procuram atingir metas, que, devido as circunstâncias e aos "caminhos oferecidos", serão sempre inatingìveis.
A mídia tem um poder imenso perante a sociedade, e sabendo disso, não perde sequer um segundo a "derramar" tudo aquilo que deseja impor às pessoas.
O psicólogo humanista Abraham Maslow, criou uma pirâmide, na qual busca explicar o que motiva os indivíduos, a partir da análise de cada necessidade existente. Em uma das divisões dessa pirâmide se encontra as necessidades de segurança (materialistas), que segundo Maslow e alguns sociólogos, é a camada que mais prende a população mundial. As pessoas não se contentam com o que já possuem, e se alienam tanto, ao ponto de regredir ou simplesmente nunca progredir socialmente.
Partindo-se do ponto das necessidades de segurança, percebe-se que relativamente ligado a mídia, a população está deixando de lado seus próprios desejos, a satisfazer o que a mídia oferece; mas muitos não adquirem sucesso nessa trajetória, desenvolvendo assim, uma anomia social, podendo apelar para o uso de drogas, prostituição, e até mesmo à vida peregrina, perdendo seus valores por conta de algo ilusório que lhe foi imposto anteriormente.
A solução para tudo isso, seria acabar de uma só vez com o poder da mídia, no entanto, perante nossa realidade, isso seria impossível. Então o mais certo a se fazer, e que pode ser considerada a única e melhor solução, é continuar investindo na formação dos valores e dos conceitos da criança e do adolescente, sempre com o pensamento de que "eles" serão, farão e mudarão toda a realidade que hoje se é enfrentada.
O povo "faz" a mídia; a mídia "serve" ao povo. Isso não pode mudar.
Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNome: Rafael Mateus da Costa dos Santos
Série: 1 W
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema da Redação: Uma Sociedade hedonista: O prazer como vício
Atualmente o consumismo é um mal que assombra a sociedade. Cada vez mais as pessoas sofrem a influência de propagandas que de certa forma às induzem a comprar um determinado produto e acabam se tornando hedonista, ou seja, viciadas em ter. Hoje em dia com o aumento de cartões de crédito e contas consignadas é ainda mais difícil resistir à tentação de comprar.
Os bancos oferecem hoje uma variedade de oportunidades e facilidades para que clientes ainda muito jovens possam ter cartões de crédito, abrir contas e até mesmo conseguir um empréstimo. Essa facilidade, porém, pode ser prejudicial, já que, em geral os indivíduos que optam por esses meios de obtenção de crédito, não possuem uma condição financeira boa, aumentando assim o número de dívidas.
As empresas investem de forma maçante na divulgação de seus produtos e serviços. O marketing e a propaganda dessas indústrias visam incentivar o consumo, de forma à gerar a exclusão social, pois se um indivíduo usa determinado produto, significa que ele tem um status social mais elevado.
Consumir com consciência é cada vez mais difícil. Precisa-se de ter um bom conhecimento de suas condições financeiras e sobre o que é realmente necessário. Essa é a única forma de se manter menos sensível à dívidas numerosas, que põem em risco sua situação financeira.
Nome: Camila Carvalho Pereira de Andrade
ResponderExcluirSérie: 1W
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema: Uma Sociedade Hedonista: O Prazer como Vício
Após a terceira etapa da revolução industrial, com o surgimento dos meios de comunicação, os donos de empresas viram uma alternativa na qual poderiam induzir as pessoas a consumirem seus produtos, através de uma aliança com a mídia. Os empresários compram comerciais que instigam os consumidores a comprarem mais e mais, pois a propaganda diz que aquele produto o “traria prazer e satisfação imediatos. ” Isso é o que uma sociedade hedonista procura.
Hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas com o “ter” ao em vez de se preocuparem com o “ser”.
Por exemplo: a pessoa compra um smartphone de última geração hoje, alguns meses depois, um outro com mais funcionalidades é lançado, e ela se sente frustrada, e compra este último. Vai se tornando um vício no qual o indivíduo se aliena em comprar mais e mais, não se contenta com o que tem. Então o “ser” é deixado de lado, pois acham que já são felizes por terem algo, não pelo simples fato de serem felizes, pelo o que são e não pelo o que tem.
A mídia tem sim uma grande influência em tudo isso, porém cabe ao meio familiar instruir os jovens, conversando e mostrando que é mais importante ser feliz, independentemente de ter ou não riquezas e bens materiais. Deve-se ensinar a juventude porque é a fase na qual construímos o nosso caráter, é quando definimos se seremos realmente felizes ou consumistas.
Escola: ETEC Prof. Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNome: Vinícius Ferrari Daniel
W116
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema: Uma sociedade hedonista - o prazer como vício
Uma sociedade hedonista se caracteriza por estabelecer o prazer como bem supremo da vida. O que, a princípio, não é algo necessariamente negativo. Aceitar o prazer individual como motivação fortaleceria a heterogeneidade e a autonomia dentro do meio social. No entanto, o que se tem, não é um apelo valorativo aos prazeres individuais, mas sim uma demanda a atender as necessidades momentâneas e os vícios. Quem vai se encarregar de atender essa demanda será a mídia, que ao mesmo tempo em que cumprirá sua função, também se apropriará desse fator para manipular os consumidores, criando uma ideologia de consumo.
Logo, temos que a mídia infere diretamente na prática de consumo dos indivíduos. A expansão do problema dá-se ao fato dos holofotes midiáticos não só focalizarem na venda de produtos, mas sim, em todo o surgimento de uma indústria cultural, onde até mesmo a arte tornaria-se um bem material como qualquer outro. Estudiosos de Frankfurt, que eram judeus, enxergaram essa problemática desde que se viram alvos da campanha nazista com a chegada de Hitler, nos anos 30, quando pela primeira vez os meios de comunicação foram usados em larga escala como instrumentos ideológicos.
A máquina de propaganda criou como dito anteriormente, essa ideologia de consumo, de tal forma que já está prensada a nossa cultura. Pois, desde a infância, nos idealizamos nos produtos que tencionamos consumir. Há uma falsa relação de proximidade entre os bens materiais e a essência do ser. Um fator que facilita essa ilusão é a despreocupação em refletir e discutir essas questões. Lembrando que não discuti-las – não repensar sobre nossa essência e identidades, essas importantes questões filosóficas – é o mesmo que nos colocar a total disposição da mídia e da burguesia.
Não será simples romper com isso, e não será da noite para o dia. Mas a educação deve se opor a esse modelo consumista, formando jovens críticos que possam aperfeiçoar o modo como concebemos a mídia e os meios de comunicação, e quiçá aperfeiçoá-los. Por enquanto, é responsabilidade nossa enquanto seres pensantes agirmos com seletiva racionalidade em relação ao consumo, pois como dissera Schopenhauer “a riqueza é como água salgada; quanto mais se bebe, mais sede se tem.”
Escola:Etec Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNome:Isabela Ribeiro de Oliveira
Série:1W
Professor:Cássio
Disciplina:Sociologia
Tema da Redação:Uma sociedade hedonista:O prazer como vício.
Nos dias de hoje,as pessoas já não se valorizam mais,prezam pelo ''ter'' do que pelo ''ser'',tem a necessidade de bens materiais acima de tudo e esquecem de sua essência e seus bons valores.
Sempre desejando mais,os indivíduos não medem forças para conseguirem suas posses,se diminuem cada vez mais para ter o tão sonhado bem,acabam vendendo corpo e alma a fim de ter seu desejo realizado.
O modismo e a baixa auto-estima incentivam os jovens a consumirem sem necessidade,diz pesquisa de psicóloga infanto-juvenil,Susan Noce Perboni.Isso mostra que por falta de motivação,os seres se alienam a compra de produtos em excesso.
Para esse problema ser solucionado,é preciso que as pessoas percebam que não precisam ter excessivamente mercadorias para serem cidadãos felizes.
ETEC: Prof Massuyuki Kawano
ResponderExcluirFelipe Pereira de Aguiar 1ºW
Professor: Cassio Disciplina: Sociologia
Tema: Uma sociedade hedonista – O prazer como vicio
A sociedade atual pode-se ser considerada uma sociedade hedonista, ou seja, satisfazer seus prazeres é uma prioridade acima de todas as outras. E para satisfazes esses prazeres que muitas vezes são coisas materiais como: roupas, calçados, celulares, etc... Os seres Humanos acabam se vendendo para poder ter dinheiro de forma mais rápida e assim não passar a angustia de ter que esperar muito para ter algo desejado, existem muitas formas das pessoas se venderem, a principal dela é a prostituição (fazer sexo em troca de dinheiro).
Porém muitos desses prazeres após realizados não duram por muito tempo pois a maioria das pessoas acabam enjoando do que conquistou e busca algo melhor, isso torna a sociedade cada vez mais consumista.
Para que haja uma solução para esse problema a sociedade deve primeiramente, controlar o consumismo e para isso ela tem que tentar se desalienar da mídia que é um dos principais motivos dessa alienação, depois parar de querer dinheiro rápido para se obter algo que seria em partes desnecessário naquele momento e comprar somente o necessário.
ResponderExcluirNome: Suellen Bianca Da Silva
Série: 1 W
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema da Redação: Uma Sociedade hedonista: O prazer como vício
Com as transformações que vêm acontecendo atualmente, as pessoas vivem na base consumista, onde não importa o quanto tem, sempre quer mais não pondo limites para se conseguir o que quer.
Muitas das vezes, passam por cima de coisas sem medir esforços não vendo por cima de QUE ou QUEM. Oque importa é o “ ter” e não o “ser” que vêm se adequando na vida de muitas pessoas.
Consequência disso é a mídia que lança uma “modinha “ e faz com que todos se alienem a ela tornando-se consumistas e enriquecendo-os. Deixando de lado o que realmente importa como a família que é a base de tudo na vida de um ser humano, os conceitos morais entre outros.
As próprias pessoas devem se “despertar” e colocar em pratica a reorganização de consumismo, ou seja, pensar que nada dura para sempre e que se deve correr atrás do que realmente importa na vida, ao invés de querer sempre traçar metas muitas vezes impossíveis para conseguir algo material que se acaba muito rápido.
Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNome: Maria Eduarda Paulino
Série: 1 W
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema: Uma Sociedade hedonista: O prazer como vício
Vivemos em uma sociedade cada vez mais consumista,repleta de pessoas que só se importam com bens materiais,que se levam facilmente pelo marketing das empresas. Dão mais valor ao “ter” do que ao “ser”. O consumo deixa de ser uma atitude para atender uma necessidade, passando a ser para felicidade. E por mais que tenham muitos bens materiais,isso nunca será o suficiente para essas pessoas .
Hedonismo vem do grego hedonê que significa prazer, vontade. Aristipo de Cirene,o pai do hedonismo concluiu que, independente de sua forma e origem, o prazer tem sempre o objetivo de diminuir a dor,talvez por isso essas pessoas são tão gananciosas por dinheiro e por bens materiais,pois isso os leva ao prazer.
Já para Epicuro de Samos, para ser feliz era necessário controlar os nossos medos e desejos de maneira que o estado de prazer seja estável e equilibrado consequentemente a um estado de tranquilidade e de ausência de pertubação.
Para esclarecimento, um epicurista poderia sentir prazer em comer apenas uma fatia do bolo, enquanto um hedonista buscaria comer mais fatias até se saciar completamente e isso explica o porque vivemos numa sociedade tão hedonista.
Realmente não é fácil viver numa sociedade como a de hoje,dando ênfase a alienação que a mídia exerce nas pessoas. Isso pode estar ocorrendo devido a tanta tecnologia nos dias de hoje,como exemplo a televisão e a política.Se uma emissora não gosta de certo partido,ela vai encontrar diversas maneiras de convencer seus telespectadores a odiar tal partido,mostrando apenas o lado negativo do partido.
Obviamente não será fácil acabar com isso,mas a comunidade deve se conscientizar de que isso não é apenas questão de acabar com essa alienação feita pela mídia e dos marketings de hoje,mas também é um compromisso nosso não nos deixar levar por isto,mesmo que seja algo que acontece com quase todas as pessoas na atualidade.
Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNome: Pollyana Fravetto De Oliveira
Série: 1W
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema: Uma Sociedade hedonista: O prazer como vício
O hedonismo se caracteriza pelo consumo de bens para satisfazer prazeres momentâneos, em muitas das vezes. A sociedade se categoriza cada vez mais pelo hedonismo, pensando sempre nos bens materiais, no " ter " ao invés do "ser"; Como exemplo, há quem se valorize pelo seus bens, achando-se superior aos outros. A pessoa por sempre querer fazer parte da sociedade de altos padrões acaba se entregando ao hedonismo, e assim perdendo sua essência. A mídia nem sempre é culpada pelo consumo excessivo, mas também as pessoas por deixarem ser implantados valores tão altos.
Como na escola de Frankfurt ( criada por jovens críticos inspirados no sociólogo Karl Marx ) devemos criticar os meios de comunicações em massa, para que futuras gerações não se alienem em seus momentos de prazeres, e pensem racionalmente antes de agirem compulsivamente para adquirir fácil meios de materialismos.
Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNome: Ligya Bauer De Marchi Araujo
Série: 1 W
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema: Uma Sociedade hedonista: O prazer como vício
SOCIEDADE CONSUMISTA
Na sociedade contemporânea, verifica-se a valorização do indivìduo pelos bens que possui. O consumismo tornou-se uma prática comum entre os jovens, que são seduzidos por propagandas publicitárias que mostram que possuir o objeto divulgado faz do individuo um ser ''realizado e protegido socialmente'', mesmo que esta sensação não se perpetue, transformando-se em frustração a partir do momento em que o objeto adquirido quebra ou é perdido.
No inicio do século XX os psiquiatras Kraepelin (1856-1926) e Bleuer (1857-1939), foram os pioneiros no estudo da oniomania ( comprar compulsivo). Em sua pesquisa, observaram mulheres que buscavam excitação por meio de compras exageradas e desnecessárias que podiam ser comparadas a dos jogadores compulsivos, podendo ser considerada um transtorno patologico, apesar de não ser descrita atualmente como uma doença pela OMS ( Organização Mundial Da Saúde).
Ainda é possível dizer, que o alto consumismo presente na sociedade engloba consideralvemente os jovens, que acreditam que o ''ter'' o fará ser aceito em um meio social, o qual minimiliza o ''ser'', e a partir da sua aceitação, suas ações consumistas serão perpetuadas, tornando-se um ciclo vicioso insaciável, insustentável e frustante.
É necessário portanto que os pais, familiares e amigos estejam atentos a estes desvios de consumo e oriente o jovem a realizar o consumo de maneira saudável, colocando-o de forma cabível em seu orçamento, mostrando que o ''ser'' deve sempre se sobrepor ao ''ter''. Ao verificar que a pessoa apresenta sinais de grande ansiedade como: irritação, taquicardia, sensação de desmaio iminente ou tremor, a ajuda psicológica torna-se necessária e impressindivel para tratar e interromper o ciclo vicioso da compulsão. Não se pode deixar de lado também a necessidade de que a publicidade seja realizada de forma responsável, mostrando ao individuo que o endividamento para manter o consumo é uma prática de sucídio financeiro e social.
Ligya Bauer 1º W
ResponderExcluirEscola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
Nome: Ana Clara Neto da Silva
Série: 1 W
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema: Uma Sociedade hedonista: O prazer como vício
Digamos que vivemos em uma sociedade na qual praticamente
todos nós somos iguais. Uma sociedade em que cada dia que passa cada ser se torna uma ‘’ maquina ‘’.
Passamos a apreciar mais o ‘’ Ter ‘’ como sinônimo de grande apego aos bens materiais associados ao nosso ego e que nos trazem segurança como status e fama e passamos a não nos preocupar com o “Ser”, que se pode definir como a busca de virtudes e evolução do ser humano. Empresários de marcas populares que estão a par de tudo isso não perderam tempo e logo quiseram se aproveitar do ‘’ homem tecnológico ‘’. Usaram a mídia como meio de divulgação de seu produto fazendo com que o consumidor queira mais e mais na expectativa de que o produto lhe traria ‘’ mais prazer e satisfação imediata ‘’ tornando-os seres humanos hedonistas, ou seja, viciadas em ter. As pessoas não se contentam com oque já tem, os levando a alienação e a uma regressão ou simplesmente a não progredir nunca.
Um exemplo bem comum hoje em dia é quando acabamos de comprar uma roupa e logo vemos que já caiu de moda e outra entrou no seu lugar, nós levando a frustração fazendo comprar a roupa nova da moda e ficando com mais dividas ainda. Acaba virando um vicio, levando-nos a comprar mais e mais para sentirmos integrados no meio social por estarmos usando uma roupa que seria no caso da ‘’ ultima moda ‘’. Nesse caso não ligamos para o ‘’ ser ‘’ se realmente estamos felizes de espirito, alma. Apenas ligamos para o ‘’ ter ‘’ a felicidade momentânea de conseguir algo e adquiri-lo e não aquele ‘’ ser ‘’ feliz sem tudo isso.
Uma das soluções para tudo isso seria tentar acabar de vez com a influencia da mídia. Sabemos que na atualidade isso seria meio impossível, nos levando a uma outra opção que seria a mudança de pensamento do ser humano atual, mudando e investindo em conceitos e valores que ajudariam o novo ‘’ homem tecnológico ‘’ a ter senso critico e pensar diferente, criando formas e modos de mudar a realidade e oque passamos na atualidade.
Escola:ETEC Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNome:Guilherme do Santos Cavalcante
Série:1W
Professor:Cássio
Disciplina:Sociologia
Tema:Uma Sociedade Hedonista:O Prazer como Vício
Nas sociedades contemporâneas, percebe-se o grande "controle" que a mídia possui sobre as pessoas. Isso deve-se ao fato de que grande parte desses indivíduos se acomodaram no senso comum, o que aumenta as chances destes aceitarem os produtos oferecidos pela mídia.Devido essa acomodação, pessoas deixam de ter opiniões, gostos porque os TV mostra qual roupa ela deve vestir, qual produto ela deve ter, etc. Consequentemente, aqueles alienados darão e farão tudo para satisfazer o falso prazer de "ter" imposto a eles pela mídia.
No passado, os meios de comunicação já eram criticados por alunos de Frankfurt, porque eles acreditavam que estes alienavam os indivíduos em seus momentos de entretenimento. Obviamente, com o passar do tempo essa situação não mudou.
Para isso seja parado, as pessoas devem abrir os olhos e perceber que produto é realmente útil e que passem essa ideologia para seus próximos.Obviamente essa mudança será lenta é a mídia tentará dete-lá,mas é necessário um pouco de esforço para que não haja um "controle" sobre o consumo de alguém.
ETEC Prof Massuyuki Kawano
ResponderExcluirFabricio Murata da Silva 1ºW
Professor: Cassio Disciplina: Sociologia
Tema: Uma sociedade hedonista- o prazer como vicio
Todos os humanos necessitam de determinados recursos para a sua subsistência como, alimento, vestimenta e moradia. Porem o objetivo dele na modernidade não é apenas suprir suas necessidades, e sim a sua satisfação pessoal, e seu status perante a sociedade.
Na atualidade, todo o grupo social está se tornando materialista, tendo sua maneira de vida extremamente devotada aos bens, valores e prazeres.
Essa obsessão por bens materiais, deve-se a alienação das pessoas alienação das pessoas pela mídia, que passa a imagem errada a todos, ou seja, manipulam os cidadãos, os fazendo acreditar em propagandas que incentivam o consumismo.
Devido a crise que o Brasil está passando, 57% dos brasileiros mudaram seus hábitos de consumo ou planejamento financeiro, mostrando uam evolução psicológica em relação ao alto consumo em que a sociedade se prende nos dias atuais.
Todo e qualquer cidadão tende ser instruídos a manipular corretamente sua renda, com isso o sujeito não passará por dificuldades financeiras desnecessárias e se tornará alguém que valoriza mais o ser do que ter. Para que isso ocorra, os meios de comunicação devem parar de alienar as pessoas e começar a passar informações corretas e verdadeiramente necessárias a elas, visando seu bem estar.
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ResponderExcluirEscola: Etec Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNome: Matheus Magalhães da Rocha
Serie: 1W
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema da Redação: Uma sociedade hedonista: O prazer como vício.
Com o advento da tecnologia a sociedade passou a ser consumista e imediatista. A sede pelo consumismo transformou a sociedade em algo hedonista, onde o "ter" vale mais do que o "ser". Muitas pessoas dão mais valor aos bens materiais do que a si próprio, perdendo suas relações com familiares e amigos por conta disto.
Depois da Revolução Industrial, que possibilitou o aumento da escala de produção e incrementou o volume de mercadorias em circulação, o mundo se modificou profundamente.Com a industrialização veio o desenvolvimento econômico e o consumismo alienado, levando nossa sociedade a uma deterioração dos hábitos e dos valores, pois as pessoas se tornam gradualmente escravas do materialismo.
O sistema capitalista gerou em nossa sociedade a ilusória concepção de que o consumo exagerado conduz ao bem estar, tanto é que o símbolo da felicidade humana atualmente é a possibilidade de poder consumir sem limites. Muitas pessoas, principalmente os jovens são alienados pela mídia, e não medem esforços para conquistar algo rapidamente, mesmo que seja necessário inibir familiares, amigos, o "eu" só para se vender e obter o que queria. O materialismo pode dar prazer e alegria, porém ele não é durável e é insaciável.
É preciso que as pessoas se conscientizem sobre as consequências de suas ações materialistas na sociedade e em suas próprias vidas pessoais, investir mais na educação para formar seres críticos e não alienados, conscientizar de que o "ser" vale mais do que o "ter".
Escola: ETEC Prof. Massuyki Kawano
ResponderExcluirAluno: Renan Fagundes Custódio - 1ºW
Professor: Cássio - Sociologia
Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer como vício
O hedonismo é um antigo sistema filosófico que estabelecia o prazer como o objeto principal da vida. Mesmo sendo um método antigo, ainda é utilizado por toda a sociedade mundial, que deseja não apenas suprir suas necessidades, mas também atingir o "apogeu do prazer".
Com o passar do tempo a sociedade se tornou mais moderna. Por causa disso, não é necessário esperar muito para termos um desejo realizado. Se quisermos ir ao outro lado do mundo, temos aviões que podem realizar nosso desejo em horas; Podemos ver tudo o que se passa no mundo em televisões de altíssima definição; Também podemos nos comunicar em questão de segundos com qualquer pessoa através das redes sociais. Como visto, a tecnologia e o progresso aumentaram o imediatismo social, tornando assim mais viável realizarmos várias coisas ao mesmo tempo de forma rápida e eficaz. Entretanto, toda essa facilidade trouxe também péssimas consequências. Uma delas é o aumento do vício em ser imediatista. Não conseguir algo em meio a tantas facilidades tornou-se uma grande frustração, mesmo que o sonho ou desejo seja pequeno. E para não sofrer tamanha frustração, algumas pessoas são capazes de tudo e mais um pouco para ter um sonho realizado. Não tem dinheiro para a viagem? Faz um empréstimo; Não tem a TV dos sonhos? Parcela uma nova. Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional do Brasil, até 2015 foi obtido um aumento de 21,7% de dívidas públicas dos brasileiros, consequência do consumo absurdo para se satisfazer.
Para acabar com essa metodologia dita plausível e até aceitável, mas que na verdade é muito falha, devemos implantar um novo conceito, não coletivo, e sim individual, pois devemos ter em mente que o excessor de prazer imediato pode nos trazer diversos problemas. O vício em ser imediatista é perigoso e a felicidade em ter um sonho ou desejo, a longo prazo, pode trazer consigo grandes problemas, tanto pessoais quanto financeiros.
ETEC Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNOME: Renan Carlos da Silva Ribeiro
DISCIPLINA: Sociologia
SÉRIE:1ºW
TEMA:Uma sociedade hedonista - O Prazer como vício
Uma sociedade mecanizada,onde todos almejam os mesmos produtos, esse é o objetivo das grandes indústrias, que para conseguir fazer essa idéia chegar até o consumidor se alia aos meios de comunicação.
O imediatismo presente nas pessoas provoca o intenso desejo de obter um determinado produto com rapidez, para essa realização, atos absurdos são praticados, tais como: venda de alma,virgindade e até a prática do furto.
Esse ciclo vicioso, faz com que a sociedade se torne hedonista (viciado em ter). Uma das consequências dessa patologia é o afastamento dos indivíduos aos valores afetivos e a consolidação da algum material no topo das coisas mais importantes para o próprio.
Para não fazer parte desse ciclo é necessário ter conhecimento científico, que é adquirido com o estudo das ciências que abordam esse assunto, assim fazendo o indivíduo desenvolver em sí o senso crítico, dessa forma deixando de ser moldado pela sociedade.
Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNome: Renan Rodrigues Ferreira
Série: 1ºW
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema da Redação: Uma sociedade hedonista: O prazer como vício
Nos dias atuais o hedonismo esta cada vez mais presente, onde o desespero para ter aquilo que se busca é tão grande a ponto de vender seu próprio corpo e caráter, a troca de meros produtos materiais, onde se perde total valor humano, tornando o ''Ter'', que é o grande apego aos bens matérias, maior do que ''Ser'',que é a valorização do seu ser moral, suas qualidades e seus defeitos.
Com essa busca incansável pelo ter, eles acabam deixando ate aqueles que mantemos uma relação de afeto (Mãe,Pai,Namorada,Mulher,Marido,ETC) apenas para poder se vender a troca dos bens materiais, como é o caso de algumas prostitutas que vendem seu caráter , dignidade, e seu próprio corpo a troca de dinheiro. Os meios de comunicação como radio, televisão, internet, alienam as pessoas a se tornarem mais consumistas, o que é um perigo aos jovens de hoje que no futuro iriam fazer parte da sociedade economicamente ativa.
Estudiosos da escola de Frankfurt no passado criaram teorias criticando os meios de comunicação (já mencionados anteriormente) fazendo referencias a Karl Max, que era um sociólogo critico e radical. Eles também afirmaram que as industrias fizeram alianças com os meios de comunicação para poder vender seus produtos que foram as industrias culturais.
Uma das formas desse problema ser solucionado, seria dar mais valor a sua dignidade e seu caráter, tendo em mente que o vicio e o prazer de ter de forma imediata pode causar danos físicos e morais, sendo os morais em certos casos irreversíveis, tendo essa visão de valor moral você pode ser capais de não se alienar com coisas simples, como por exemplo uma propaganda de televisão, se todos tiverem essa forma de pensar poderemos acabar com essa sociedade hedonista e alienada de hoje.
Nome da Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNome do Aluno: Maria Angélica da C. Alcantara Série: 1º W
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema: Uma sociedade hedonista: o prazer como vício
Na atualidade vivemos em uma sociedade hedonista onde o “ter” vale mais do que o “ser”, isso ocorre principalmente por causa da alienação que as pessoas sofrem por vários meios de comunicação, as induzindo 24horas por dia ao seu conceito de que só serão felizes ou totalmente realizadas se tiverem bens matérias, e quanto mais tiverem melhor. Os que sofrem mais com esse tipo de alienação são os jovens, onde em sua busca de se encontrar e de até mesmo serem aceitos por determinado grupo da sociedade acabam por perderem sua honra e seus princípios.
Cada vez mais as pessoas estão sendo escravizadas pelos bens matérias, fazendo de tudo para obtê-los mesmo sabendo que será apenas um prazer imediato, e rapidamente será descartado e precisará ser substituído e assim sucessivamente. Em sua busca por conseguirem o que querem rapidamente, o ser humano é capaz de se corromper com facilidade se vendendo, seja seu corpo, virgindade, ou até mesmo sua alma, apenas por algo que ele nem necessite realmente mas apenas por causa da influência da mídia que transmite o pensamento de que todos tem que ter determinado produto.
Um dos principais meios de solução seria as pessoas se conscientizarem de que precisam desenvolver seu senso crítico, tendo assim sua própria opinião sobre as coisas e buscando sempre o que é melhor pra si mesmas sem a interferência dos meios de comunicação, assim sendo um “Ser para si” buscando sempre sua essência e se definindo única no mundo em que vive por suas ideias e atitudes.
Nome: Geovana Gonçalves de Oliveira-W116
ResponderExcluirDisciplina:Sociologia
Professor: Cássio
Tema:Uma sociedade hedonista: O prazer como vício
O hedonismo é uma doutrina que afirma o prazer. Independente de como alcançar essa sensação, atualmente estamos vivenciando na sociedade o hedonista o que gera problemas como drogas, endividamento e má alimentação, onde esquecem que si mesmo é mais importante do que “ter”.
Chegamos num ponto em que compram tudo o que veem, principalmente produtos de marcas famosas, levando o prazer com vicio, muitos não percebem o quanto estão viciados ou acabam achando o seu consumismo normal, mas acabam se esquecendo de si mesmo. Na mídia como por exemplo aliena a pessoas para que seja necessário aquele “produto” para a sua sobrevivência.
É preciso que haja uma conscientização das pessoas que antes de comprar utilizem o senso crítico e se perguntem se é necessário que ter aquilo para sobrevivência. Assim moderando o consumo e deixando de ser alienado, levando em si que o “ter” nunca será mais importante do que a si mesmo, por que obter bens materiais para mostrar ou se satisfazer traz para este uma boa sensação de auto realização, ligado a imagem que os indivíduos veem por fora, em seu íntimo existe um vazio, que se tenta suprir com objetos materiais, porém o homem nunca se sentirá completo, pois só sua realização de comprar nunca basta.
Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNome: Ana Vitória da Silva Gomes
Série: 1º W
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema: Uma Sociedade hedonista: O prazer como vício
Vivemos em uma sociedade consumista e influenciada pela mídia, damos mais valor nos bens matérias do que em nós mesmos. Somos influenciados a comprar e comprar cada vez mais. Nunca ficamos satisfeitos com o que temos, queremos sempre mais e melhor.
Com a evolução, o homem se tornou mais tecnológico, e mais consumista. A mídia nos força a pensar que para sermos felizes e alcançar o padrão de vida ideal temos que ter tudo, roupas de marca, celular, carro do ano, ela tem um poder alienação sobre nós, com propagandas na televisão, no radio, com o comercio. Quando compramos uma coisa e ela sai de moda, não ficamos satisfeitos com o que temos e queremos cada vez mais acompanhar a atualidade.
O poder da mídia sobre nós é muito grande, mas não podemos dar mais valor aos bens materiais do que a nossa felicidade, e devemos parar de noss preocupar em estar sempre na moda e em ter tudo do melhor.
Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNome: Gabriela Brito
Série: 1 W
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema: Uma Sociedade hedonista: O prazer como vício
Nos tempos atuais a sociedade vem se tornando cada vez mais consumista, trata-se de uma ilusão que indústrias, empresas e marcas famosas criam. Iludem para que as pessoas creiam que com os seus produtos tudo ficara melhor, mais bonito. Fazendo com que achem que devem compra-los, como se fosse de fato algo de necessidade para elas. Acabam adquirindo para si esta ilusão, diminuindo o “ser” e aumentando o “ter”, afim de que criam um pensamento desumano, ligado quase sempre apenas aos valores materiais. Tornando a sociedade de hoje mecânica, pois praticamente todos tem o mesmo pensamento de consumo.
O meio mais acessível de toda essa alienação é a mídia, ela sim deveria ser corrigida e reformada, por que apresenta 24 horas por dia produtos inovadores que chamam atenção dos telespectadores, para que assim as pessoas pensem mais em viver a vida do que o que ter na vida.
Escola: ETEC Professor Massuyuki Kawano
ResponderExcluirNome: Lucas Roveroni de Lima
Série: 1º W
Professor: Cássio
Disciplina: Sociologia
Tema: Uma Sociedade hedonista: O prazer como vício
Narcisismo hedônico seria o melhor rótulo para a sociedade atual na qual o prazer é dado como de bem sumo. A praticidade de tudo aquilo prazeroso que lhe convém e a qual deve ser feita imediatamente é chamado hedonismo.
Um exemplo de hedonismo nos dias de hoje é o jovem saber e decorar todas as músicas que muitas vezes nem as satisfazem, porém pessoas com alto teor influenciador escutam ou cantam tais músicas, e tal conhecimento desses ritmos promovem aos jovens status de "os melhores"; mas que por muitas vezes não seguem a LEI Nº 12.031, que obriga a execução do hino nacional nas escolas.
A competência crítica e o abandono ao senso de cada indivíduo feita pelo trabalho e pela escola ( instituições diretas ) seria a melhor forma para acabar com essa sociedade esteticamente homogênea e torna-la diversificada em cultura própria por parte de valores, ideologia e pensamentos.
Professor Cássio, o atraso é dado pela minha incompetência ao ter apagado meu texto anterior produzido por 6 horas e 23 minutos e tive de fazer outro texto em menos de 10 minutos com todas as absorções que eu fizera ao ter escrito meu primeiro texto.
ExcluirLamento pelo ocorrido, se necessário desqualificar minha nota ou visto eu entenderei. abraços.