(PUC-2003/ Adaptado pelo professor Cássio de EPC)
Consideramos cidadania um conjunto de direitos que integram indivíduos e grupos à comunidade. Os direitos civis relacionam-se à liberdade de manifestar opinião e de se associar em grupos, além de se movimentar livremente; os direitos políticos concernem à participação na tomada de decisões para a comunidade; e os direitos sociais devem garantir o bem estar dos indivíduos e dos grupos a moradia, educação, saúde e trabalho, entre outros...
Na experiência histórica do Brasil independente, esses direitos civis, políticos e sociais foram criados, por vezes restringidos e por vezes ampliados.
Durante a Era Vargas (1930-1945), alguns direitos foram restringidos enquanto outros foram criados e ampliados.
A partir do texto, das informações feitas pelo professor Cássio na última aula de EPC (02/08/2013) e aos seus conhecimentos prévios sobre o assunto em questão, elabore uma produção textual argumentativa e comparativa, ressaltando os direitos civis na Era Vargas para com os dias atuais.
Exemplo: O que mudou? Como era? Como é hoje? Quais são nossos direitos e deveres na atualidade que não eram levados em consideração naquele período?
Os direitos civis e políticos foram restritos durante a Era Vargas? Como? relacione-os ao Brasil atual;
Os direitos sociais que foram criados e/ou ampliados durante a Era Vargas trouxeram melhorias aos direitos trabalhistas? Por que?
Por que Vargas era considerado "PAI DOS POBRES"?
Quais são os nossos diretos no mercado de trabalho e na participação política no século XXI? Explique.
...
Enfim, são apenas algumas questões que devem ser levadas em consideração durante a realização da sua produção textual.
Prazo de publicação: 06/08/2013 à 10/08/2013 ( Sábado )
As atividades serão aceitas até às 23:00 do dia 10/08/2013.
Boa Sorte!
Professor: Cássio
A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.O que mudou foi A história republicana brasileira, de um modo geral, é dividida por nossos historiadores em dois grandes momentos: antes e depois da Era Vargas, que, por sua vez, se constituiria em um período de transição e de construção de um Brasil moderno, urbano e industrial.Apelidado de "pai do pobres", promoveu seu governo com manifestações e discursos populares, principalmente no Dia do Trabalho (1º de maio). Não respeitou a liberdade de expressão e a democracia no país. Usou a propaganda para divulgar suas ações de governo.
ResponderExcluirO pai dos pobres era a maneira como o aparelho de publicidade da Era Vargas, (Ver Departamento de Imprensa e Propaganda), durante o Estado Novo, implantou na população brasileira o culto à personalidade do presidente.
Não é de se esperar que alguns traços “Getulianos” ainda estejam presentes no governo atual, cinqüenta e nove anos depois. Houve sim melhorias, contudo, houve também muita represália sobre a opinião pública e a ode ao comedimento da população. Mascarada por uma política democrática instaurada nesse País, entre os anos de 1945 e 1964, observa-se o desenvolvimento de tais instituições em uma fase na qual o desenvolvimento econômico nacional caminhava ao lado do agravamento das questões sociais. A nossa dívida externa agravou-se significativamente e os movimentos sociais e partidos de esquerda, passaram a reivindicar transformações radicais.
ResponderExcluirAntigamente, o povo não era chamado de cidadão. Éramos simplesmente o tapete que o governante pisava e que manava “dinheiro e mel”. Getúlio perseguiu e calou a todos os que se opuseram a sua divina vontade, tanto com mortes e torturas, quanto com a censura, uma espécie de castração da liberdade de expressão, a qual não era conhecida pela população nem ao menos em pensamento. Relacionando ao Brasil atual e adicionando adendos, o povo hoje tem sim mais liberdade de expressão comparada àquela época, pois não temos mais perseguições tão ferrenhas, nem tantas mortes e nossa boca não está totalmente tapada, a tapamos porque queremos e somos masoquistamente indiciados a tapá-la por conta do comodismo maldito do século XXI.
O Governo Vargas teve seus prós e contras, como todo governo, excluindo desta colocação o tão aclamado governo Collor. Vargas tanto ampliou nossos direitos quanto nos roubou, contudo, essa ampliação está presente em nossa constituição até hoje, como por exemplo, os ministérios, a carteira assinada, o voto feminino, os partidos trabalhistas e por aí vai. Foi considerado “Pai dos Pobres” justamente por estas melhorias. Contudo, depois de expor seu caráter usando o plano Cohen, Vargas mostrou o governante que realmente era. Charlatão, enganoso, ambicioso e vil.
Os direitos humanos nos apresentam claramente o que devemos fazer como cidadãos. A justiça não é apenas a legalidade. O justo para se realizar deve estar do lado da igualdade presente nas relações entre os homens, garantida juridicamente ou pela sua existência como valor em uma sociedade.
Beatriz Figueira Segolim
nº 3
2ºX Etec
A Era Vargas não foi uma época muito ruim, pois ao mesmo tampo que Getúlio não foi bom pelo fato de ter praticado vários golpes pra ficar no poder entre outras coisas, ele conseguiu ser bom pelo fato de ter criado varia coisas boas para a população.
ResponderExcluirNo inicio da Era Vargas foi criada a chamada constituição de 1934, criando leis sobre trabalho, educação, saúde e cultura tais como: O direito de todos à educação, com a determinação de que esta desenvolvesse a consciência da solidariedade humana, a proibição de trabalho a menores de 14 anos, de trabalho noturno a menores de 16 anos e em indústrias insalubres a menores de 18 anos e a mulheres, a regulamentação do exercício de todas as profissões, receber um salário mínimo capaz de satisfazer a necessidades normais do trabalhador, O ensino religioso facultativo, respeitando a crença do aluno entre outras.
Com a ajuda de Vargas o Brasil teve uma constituição e que em 1988 foi alterada para a estrutura que é hoje. Nesta constituição estão previstos vários direitos como: todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos, são dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade, toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal, toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei, todos tem direito a carteira assinada e varias outras.
Entre a constituição de 1934 e a nova existem poucas diferenças, pois algumas leis que existiam na época foram mantidas como a lei do direito de todas as pessoas poderem estudar, jornada de trabalho de oito horas, o voto da mulher, entre outras. Mas já na nova constituição foi criado o direito a liberdade de expressão, foi criada a lei de que toda pessoa tem o direito de ir e vir varias outras que estão na constituição brasileira.
Vargas naquela foi apelidado de “Pai dos pobres”, porque ele em certa parte ajudava a classe considerada dos pobres, pois criou leis trabalhistas, possibilitou o direito a educação para todos etc.
Portanto desde a Era Vargas até agora o Brasil não sofreu grandes mudanças significativas, pois ainda essa constituição precisa ser melhorada e muito bem respeitada porque nossos governantes só lembram-se dos nossos deveres e se esquecem dos direito.
Maria Fernanda 2ºX
Com o Brasil ainda em desenvolvimento, podemos notar que existem traços da nossa recente história (em termos seculares), que perduram até a atualidade. De fato, o crescimento tardio é razoável por termos apenas 500 anos de história, onde dentro deles existem as marcas deixadas pelas feridas que as ditaduras causaram na nossa sociedade. Vargas foi um desses autores. Não o pior; mas, sem dúvidas, o que marcou.
ResponderExcluirVargas era conhecido por sua soberania, por sua ambiciosidade, e principalmente pela sua mente estratégica e ao mesmo tempo farsante. Um rosto egoísta que se revelou assim que lhe foi concedido poder. Apesar de toda a carisma, os bens por ele feitos até então, existia uma coisa que o povo precisava e ele não deu: a voz. E, quem quer que tentasse se manifestar, era morto. Mas, com tanta frieza, ele não era considerado o pior dos demônios. Ele criou, além dos deveres, os direitos. Com isso, trabalhadores, mulheres e estudantes tiveram suas vidas melhoradas de certa forma com as leis de carteira assinada, o direito ao voto feminino, os partidos trabalhistas criados, os ministérios da educação, saúde e trabalho inaugurados, o deixando conhecido como "pai dos pobres". Isso tudo depois de sua enganação ao aplicar o golpe do Plano Cohen. Depois que foi descoberto, a história mudou de rumo.
Portanto, deve-se levar em consideração que, relacionado aos dias de hoje, os deveres daquela época, tão absolutistas e concentrados em uma só mão, foram derrubados, e os direitos trabalhistas permaneceram e até hoje nos trazem benefícios, pois é direito do trabalhador ter uma jornada de trabalho justa, condições de trabalho adequadas, e um pagamento digno. O poder hoje, além dos políticos, é também do povo, pois foi conquistada a democracia. Existe liberdade para escolher seu líder, e tirá-lo do poder também, como antes não havia. Existe a voz, o poder de se manifestar, expressar o pensamento e opinião, como antes não existia. Só não existe mais do que isso porque a corrupção é um triste fato que toma conta do nosso país até os dias de hoje. E que, de certo modo, tornam suas figuras piores do que a própria de Getúlio Vargas, que apesar de toda crueldade, nos trazia progressos; e o que acontece hoje, é apenas regresso.
Beatriz Rossi - 2ºX
''Os ''respingos'' da Era Vargas''
ResponderExcluirDesde os primórdios, o Brasil passa por inúmeras mudanças sociais e governamentais, sendo todos reflexos dos governantes que ministram o País. Tais mudanças sempre estiveram no meio de feridas, como os períodos de ditadura, e de gloria como a mudança para a democracia.
Getúlio Vargas quando assumiu o poder em meio a Revolução de 30, saia de uma repressão social, conhecida como Republica do Café do Leite e entre o Governo Provisório, caminhara para a Revolução Constitucionalista. Após inúmeros protestos, foi com o país para a Constituição de 1934 onde vigorou o voto feminino, voto secreto e os chamados deputados classicistas. Conhecido como o ‘’Pai dos pobres’’ por suas leis em prol dos trabalhadores, Getúlio entra no Governo Constitucional com o Plano Cohen, e da inicio á diversas leis e ao Estado Novo, onde acabou desmascarado pelos seus supostos aliados e chamado de farsante anos depois.
A ‘’era Vargas’’ trás suas características até os dias atuais, sendo as leis trabalhistas, os ministérios (trabalho, indústria, comercio, educação etc), e as empresas nacionais os que tiveram maior ênfase e o que ressaltou o lado bom do governo de Vargas. Porem o seu egoísmo, soberania, ambiciosidade, sua mente estratégica e ao mesmo tempo farsante seu mandato trouxe serias consequências ao País.
Por isso, o Brasil desde a Era Vargas passou por intensa mudança, sendo, atualmente, apesar das repressões ainda impostas, um país muito mais liberal e democrático , onde o povo conquistou sua própria voz, conseguindo eleger os seus representantes e até tira-los do poder quando eles não cumprem com o dever exigido; o poder de se manifestar, e ter liberdade de expressão entre muitas outras. Infelizmente, o que impede o Brasil nos dias de hoje é a corrupção e as armadilhas impostas pelos governantes sempre em prol do próprio beneficiamento dos mesmo, o que os torna muitas vezes piores do que as próprias armadilhas impostas por Getúlio Vargas.
Maria Gabriela Dantas 2°X
Direitos em vermelho I
ResponderExcluirDurante o governo de Getúlio Vargas percebem-se mudanças positivas, como direitos fundamentais aos trabalhadores e de voto aos indivíduos de sexo feminino.
É importante ressaltar que a política de Vargas procurou trazer melhorias no quesito social verdadeiro, tenta valorizar a cultura unida com o comércio por meio da música e do cinema por exemplo. No entanto, o povo brasileiro não estava preparado para isso, nem hoje está. Vivemos em meio a uma sociedade aleijada intelectualmente que sempre possuiu o caráter de adorar viver na merda.
Uma de suas principais ações foi valorizar a indústria de base; e assim criam-se diversos parques industriais em território nacional. Logicamente, isso não é natural. As grandes nações ocidentais anglo-saxônicas, por exemplo, tiveram seu desenvolvimento começado com religião, língua e cultura. O que quero dizer, sem floreios é que o desenvolvimento industrial, comercial e tecnológico deve partir da própria população e não do Estado. Se o povo tem cultura torna-se plausível as opções de empreender. Mas no Brasil o modelo de povo empreendedor não dá certo. Temos sim uma cultura, sendo ela a da desconfiança e da inveja.
Tudo que pode ser bem avaliado está presente no início de seu mandato, todavia quando o mesmo dá indícios de que venha a se tornar uma Era, os elogios se findam.
Vargas torna-se autoritário e centraliza o poder em suas mãos. Há-se de citar que uma medida inconstitucional de fins maléficos foi o fechamento do Senado e do Congresso Nacional. Hoje em dia existem projetos de lei que podem caminhar para o mesmo destino trágico (disfarçados como métodos anticorrupção), como a PEC 280.
O fim da liberdade partidária e das eleições para presidente também ferem a constituição e não trazem benefícios.
Ainda falando daquele que saiu da vida para entrar na história, concentrou forças junto ao proletariado e garantiu direitos que interessaram ao mesmo. Getúlio instituiu ministérios do trabalho, da indústria, do comercio, da educação e saúde. Entre as leis trabalhistas por ele criadas podemos citar a do salário mínimo e da carteira de trabalho, a jornada diária de 8 horas, o direito a férias remuneradas, descanso semanal, direito à previdência social e regulamentação do trabalho da mulher e do menor. Tal caráter populista concedeu-lhe o nome de “Pai dos Pobres”. Hoje em dia os direitos criados por Vargas ainda existem, alguns com certas mudanças, e outros novos adicionados como o seguro desemprego, 13º salário e licença maternidade por exemplo.
Direitos em vermelho II
ResponderExcluirOutros importantíssimos direitos que teoricamente obtemos hoje e que na Era Vargas não se faziam presentes totalmente são os direitos políticos. Implica-se que permitam a participação do indivíduo na vida pública, concedendo-o o voto secreto (chegou a existir), o poder de escolha e também a capacidade de se candidatar para cargos públicos. Além dessas condições, que são básicas na participação política, também integram os Direitos Políticos o voto em plebiscitos e referendos, movimentação popular e organização e participação em partidos políticos.
A corrupção é um problema crônico da sociedade brasileira, por esse motivo muito dos direitos citados acima não se cumprem plenamente. Há de se considerar também a ilegalidade da maioria dos partidos ‘trabalhistas’ de fachada do Brasil, como por exemplo, o PT do sapientíssimo senhor Lula (que não gosta de ler e tem saudade dos tempos nos quais se fornicava com cabritas) e suas reuniões com mais dezenas de líderes de partidos (sociopatas) comunistas para agravar a subversão política e social de todo o continente latino-americano. Poderei falar mais sobre este assunto escabroso se algum dia for conveniente que se fale sobre a atual situação política na República Federativa do Brasil.
A liberdade de pensamento deveria ser livre. Concordo que nas décadas de 30 e 40 havia censura, mas era fácil enganá-la, pois era realizada por um órgão público, o Departamento de Imprensas e Propaganda, que mandava alguém para supervisionar os jornais periodicamente.
Nesta questão a situação piorou. A censura hoje é pior do que nos tempos da ditadura. Pois hoje em dia, ao contrário daquela época, é cometida pelos próprios donos de jornais e jornalistas, que são em sua maioria esquerdistas.
A liberdade de pensamento acaba na medida em que o politicamente correto aumenta.
Qualquer análise social descente mostra que a população brasileira é carente culturalmente e intelectualmente. E ao exigir direitos do governo, deve-se primeiro cumprir com seus deveres de cidadão.
É fora da lógica moral o apoio que vai do Estado para os pobres. Estes auxílios deixam as pessoas acomodadas e elevam a carga tributária. Se os impostos abaixassem, as pessoas teriam meios mais acessíveis de empreendimento e de progredir. Mas ninguém percebe isso, vivem querendo mais como se o Governo fosse papai-noel. E a acomodação e ignorância dos brasileiros são ótimas para o mesmo. É como se um médico ministrasse pílulas de veneno ao paciente e o mesmo tomasse-as todos os dias espontaneamente pensando ser o seu remédio.
Logo, há uma tênue linha entre direitos sendo cumpridos e engenharia social gramsciana.
Lucas Pessôa Alexandre - 2ºX.
Getúlio Vargas assumiu o poder no dia 3 de novembro de 1930 como líder incontestável de uma revolução. Assumindo o governo com poderes extraordinários, Vargas reforçou lentamente o seu poder pessoal até que, em novembro de 1937, instituiu uma ditadura fascista no Brasil. Essa concentração de poderes nas mãos de Vargas representou a destruição do poder das oligarquias estaduais, fundamental no esquema político da República Velha.Com o decreto de 11 de novembro, aprovado pelos seus ministros, Vargas passou a ter o direito de exercer os poderes Executivo e Legislativo, até que uma Assembléia Constituinte eleita estabelecesse a reorganização constitucional do país: Getúlio governou sem Constituição até 1934.Determinou também a dissolução do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas estaduais e das Câmaras Municipais. Os estados "ficaram proibidos de contrair empréstimos externos sem a autorização do governo federal; gastar mais de 10% da despesa ordinária com serviços de polícia militar; dotar as polícias estaduais de artilharia e aviação ou armá-las em proporção superior ao Exército".Porque Vargas era considerado "Pai dos pobres" ? Porque ao longo de sua primeira passagem pelo poder (1930-1945), mas principalmente durante o período do Estado Novo (1937-1945), Vargas implementou, pela 1ª vez na História do país, uma abrangente política de direitos sociais e trabalhistas, alguns destes antigas reivindicações das classes populares brasileiras. Além disso, ao longo do Estado Novo essas realizações foram sistematicamente divulgadas por um aparato de propaganda de massas que prestaram um verdadeiro "culto à personalidade" do então ditador.
ResponderExcluirMatheus E. Ferrari
2°X
A Era Vargas, foi o período em que o Brasil foi governado por Getúlio Vargas, começando com a revolução de 30 onde ele assumiu o poder. E tem o fim quando o General Gois revela o golpe que Getúlio deu no povo.
ResponderExcluirNo governo de Vargas o poder é controlador, ele elimina órgãos legislativos, coloca representantes do seu governo para controlar os estados, fecha o congresso nacional, instala a ditadura no Brasil e o Estado novo onde ele se torna poderoso. Com o departamento da imprensa e propaganda ele “falava” com o povo sobre o que ele estava fazendo de bom para o Brasil (propaganda para ele mesmo), a imprensa era proibida de mostrar o que não fosse bom para a sua imagem, ou seja, era censurada de mostrar a verdade. Ele implantou a polícia especial que torturava a oposição e as pessoas que não obedeciam às normas postas por ele, o povo era censurado assim como a imprensa. Nessa época as pessoas não tinham a liberdade de expressão, as greves eram proibidas, as pessoas não tinham os direitos de cidadãos livres, iguais e fraternos, todos eram prisioneiros do governo e se não fosse assim à tortura e a morte os esperavam.
Mas essa é a parte ruim da Era Vargas e que hoje não tem mais valor. Pois agora podemos ir para as ruas buscar nossos direitos, fazer com que sejamos respeitados, pois somos iguais e ninguém é melhor do que ninguém. A impressa pode mostrar nos jornais e noticiários o que realmente acontece nos dias atuais, apesar de estarem ainda ocultando algumas coisas. Temos o direito de ir e vir e a igualdade, fraternidade e liberdade prevalece.
Apesar de vários pontos negativos o governo de Getúlio trouxe alguns benefícios para os brasileiros e que permanecem até os dias atuais. Mudou o voto para secreto e as mulheres agora podem votar, trouxe direitos aos trabalhadores (sendo chamado de “Pai dos pobres”), como a implantação do salário mínimo, a carteira assinada, criou o ministério do trabalho, da saúde, do comércio, da educação e da indústria. Investiu em infraestrutura apadrinhando o crescimento industrial e aplicando fundos destinados à criação de indústrias como a Petrobras, Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco.
Atualmente seguimos algumas mudanças que ocorreram na Era Vargas, e outros foram criados depois, mas a participação política foi um importante avanço e agora podemos votar para todos os cargos políticos, o que não acontecia antes (existiam os deputados classistas- eleito pelas classes mais altas), depois dos dezesseis anos todos podemos votar sendo mulher, homem, rico ou pobre, e também podemos ser candidato desde que tenhamos a ficha limpa e alfabetizados. Os trabalhadores hoje têm influência de Getúlio e algumas melhorias foram criadas depois, então os direitos dos trabalhadores vão de férias, 13º salário, seguro-desemprego, salário mínimo, até jornada de trabalho de 8 horas diárias.
Portanto Getúlio Vargas foi um presidente que trouxe avanços para os trabalhadores e para a infraestrutura do Brasil, apesar de ter imposto a ditadura o que ocasionou o seu mau governo.
Amanda Garcia - 2º X
Após tomar o poder através de um golpe militar e instaurar uma ditadura, Getúlio Vargas usufruía poderes quase ilimitados. Começou a tomar políticas de modernização do país. Ele criou, por exemplo, novos ministérios como o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde, dando origem ao apelido de pai dos pobres.
ResponderExcluirGetúlio Vargas também é creditado, nesta época, a Lei da Sindicalização, que vinculava os sindicatos brasileiros indiretamente por meio da câmara dos deputados ao Presidente. Vargas pretendia tentar ganhar o apoio popular para que eles apoiassem suas decisões. Na Era Vargas, grandes avanços na legislação trabalhista brasileira ocorreram por parte de parlamentares constituintes do período. Mudanças essas que perduram até hoje
Diversos direitos civis e políticos foram violados durante a Era Vargas, os principais foram o direito do voto, onde Getulio utilizou golpes e mentiras para se reeleger a presidência.
Pedro Trevizan
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMaria Beatriz 2°X
ResponderExcluirUm marco na história do Brasil.
Getúlio Vargas governou o Brasil por um período de quase 20 anos. Chegou ao poder através da Revolução de 1930, quando houve o término da política do café -com -leite,Vargas criou o plano Cohen,aliando-se aos militares para continuar governando o país , criando o estado novo e abrindo um período de modernidade voltada para os aspectos políticos, econômicos e sociais brasileiros, até então nunca trabalhados. O forte espírito nacionalista de Vargas fez com ele fosse considerado o mais importante e influente nome da política brasileira do século XX.
Durante o governo de Getúlio Vargas, ocorreram diversas transformações nacionais: a industrialização progrediu e o estado ficou mais forte.Podemos perceber diversas dessas mudanças que tanto marcaram nossa história,além de estarem presentes na atualidade.
Vargas proporcionou ao povo brasileiro , a criação do ministério do trabalho,possibilitando mais justiça e direitos para os trabalhadores,além do ministério da indústria,do comércio,da educação e saúde , trazendo mais possibilidades e melhoras para a população,fatos estes que deram a Getúlio o título de, '' pai dos pobres''.Nessa época ele criou também a carteira assinada e voto feminino , presentes até nos dias de hoje.
Mas não pense que Vargas, só teve pontos positivos no período em que governou,pois foi ele que implantou a ditadura no Brasil,fato que tirou a liberdade de expressão das pessoas,além de ter criado poderes para si próprio , centralizando-os em suas mãos.
O governo de Getúlio teve seu fim 1954,e no dia 28 de agosto do mesmo ano ele se suicidou,no Palácio do Catete com um tiro no coração,mas antes de morrer disse a seguinte frase :''Saiu da vida para entrar na história,''e realmente ele marcou a trajetória do nosso país.
Maria Beatriz 2°X
Getúlio Vargas, o “Jogador”
ResponderExcluirPoderíamos dizer que Getúlio Vargas não passou de um grande golpista, que por meio dos quais conseguiu domínio sobre o país por longos quinze anos (1930-1945). Porém, devemos lembrar que ele teve grandes feitos no desenvolvimento do Brasil.
Em primeiro lugar falemos dos direitos do povo em seu governo no geral. Embora houve a democratização do país e criação do voto feminino e voto secreto com a Constituição de 1934, mais tarde em 1937 foi tudo perdido com o Estado Novo, onde Getúlio Vargas tanto acabou com as eleições como criou poderes a ele mesmo(fechando o Congresso Nacional e tirando o poder políticos dos Senadores e Deputados), restringindo os direitos políticos (direitos que hoje são fortemente dados ao povo uma vez que o voto é direito do povo e obrigatório)e se mostrando um ditador.
Ele também fez algo pelo povo como pode ser visto pela criação de vários ministérios como o do trabalho, do comércio, educação e saúde, assim ampliando os direitos sociais do povo (que embora atualmente não sejam os melhores possíveis, ainda assim existem) o que explica o fato de ser considerado “O Pai dos Pobres”. Mas devemos ressaltar que os cargos de ministro foram dados a vários militares que a ele apoiavam, o que lhe favoreceu tanto em relação a eles quanto em relação ao povo.
Olhando para economia do país, ele criou a Petrobrás, a Companhia Siderúrgica Nacional, a Usina de Volta Redonda, Companhia do Vale do Rio Doce, como conseguiu resistir aos resultados da Crise Econômica de 29, favorecendo a economia do país, e seu desenvolvimento industrial o que gerou a criação de vários empregos.
Embora tenha sido um ditador, muitos dos feitos de Getúlio Vargas favoreceram o povo e o país, portanto podemos concluir que seu domínio não foi um tempo perdido do país (como os anos 80, resultado dos feitos de J.K.). Podemos concluir também que ele foi um grande “jogador” que conseguiu manipular não só o povo, mas um país inteiro, tanto que mesmo depois da revelação do plano Cohen,(que só ocorreu pelo fato de ter deixado de lado os militares) que o tirou do poder, ele ainda conseguiu se reeleger em 1951 através do voto popular. Contudo, não foi capaz de aguentar a pressão a ele imposta, assim acabou por se suicidar em 24/08/1945 no Palácio do Catete com um tiro no coração, mas não antes de deixar sua frase: “Saiu da vida para entrar na História”.
Nome: Lauro Neves da Silva Junior
2ºX
Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 30, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora.
ResponderExcluirCriou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas. Por esses direitos trabalhistas, que Vargas ficou conhecido como “Pai dos pobres”.
Entre estes direitos frutos da Era Vargas, também houve alguns restritos, como: a censura à imprensa. Controle sobre as associações civis. Controle sobre os sindicatos. Proibição de organização de partidos políticos. Ausência de eleições para os Poderes Legislativo e Executivo, quer no plano da União, dos Estados ou dos Municípios. Proibição do ensino em língua estrangeira nas escolas. Proibição de circulação de jornais em língua estrangeira.
Hoje, séc XXI, nossos direitos aumentaram e melhoraram, entre eles:
Princípio da personalidade: A noção contida neste princípio é de que todo ser humano tem direito à sua existência reconhecida, o que lhe acarreta atribuição de direitos e obrigações. Princípio da autonomia da vontade: Aqui o direito levado em conta é a capacidade da pessoa humana de praticar ou abster-se de praticar certos atos de acordo com sua vontade. Princípio da liberdade de estipulação negocial: Neste princípio garante-se o livre arbítrio do indivíduo em relação à autorga de direitos e aceite de deveres, nos limites legais, dando início a um negócio jurídico qualquer. Princípio da propriedade individual: O princípio da propriedade individual defende a ideia de que o homem, devido ao seu tranalho ou pelos meios permitidos a ele pela letra da lei tem o direito de exteriorizar a sua personalidade em bens móveis e imóveis que passam a constituir o seu patrimônio. Princípio da intangibilidade familiar: Tal princípio reconhece a importância da existência do núcleo familiar para o desenvolvimento humano. Princípio da legitimidade da herança e do direito de testar: Este princípio garante a faculdade do indivíduo de dispor de seus bens do modo como assim determinar, planejando a maneira como este será transmitido a seus herdeiros. Princípio da igualdade social: O seguinte princípio defende o perfeito equilíbrio entre o ganho do particular e a saúde da sociedade como um todo, evitando ao máximo as desigualdades e injustiças sociais. Princípio da solidariedade social: Este princípio atenta para a importância da função social da propriedade e dos negócios jurídicos, conciliando as necessidades da coletividade e dos interesses particulares.
Vitória Ricci 2ºX
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUma constante onda de mudanças
ResponderExcluirPara que se possa analisar o período em que determinado político exerce o poder de seu cargo, é essencial averiguar todas as suas condutas, seus meios, e as consequências de seus atos. Dificilmente encontraremos na historia, algum politico que não tenha pelo menos ideais consistentes para o melhor desenvolvimento do pais, (ideias estes, que muitas vezes apesar de terem sido lançados como propostas, não saem dos projetos de papéis).
Getúlio Vargas não foi diferente, apesar de seu Governo ter ficado conhecido como um "Governo Ditatorial" e ser lembrado pelas manobras que fez para cada vez mais ter o poder em suas mãos, os benefícios que seus projetos trouxeram ao Brasil foram inúmeros. Em seu mandato, o país cresceu na industria desenfreadamente, com isso houve grande crescimento de cidades, e a percepção do trabalho urbano, mudou completamente.
Conquistas politicas e econômicas foram realizadas nesse período e podemos sentir suas consequências até nos dias atuais, tais como: carteira assinada, voto feminino, criação de partidos trabalhistas, entre demais fatos que priorizavam principalmente as classes mais baixas e por isso ficou conhecido como "Pai dos Humildes/Pobres".
Em razão golpes de Estado que realizou, ficando assim 20 anos no poder, (aliado aos militares), seu governo ficou conhecido como a "Era Vargas" onde qualquer tipo de protesto, contradição, desaprovação ao Governo era repreendida com muito vigor e muitas vezes com medidas estremas, tendo vários casos de pessoas que foram exiladas do pais, pelo fato de irem contra o Governo.
Nos dias atuais, isso não tem espaço para acontecer, já que como Democracia, os direitos e deveres do cidadão devem ser respeitados e os pensamentos são livres sem qualquer tipo de "prisão de idéias". Estamos vivenciando calorosamente tal feito esse ano, com as manifestações que crescem cada vez mais em nosso pais, com o povo cada vez mais participativo e exigente na questão da politica, essas paralisações só tem a acrescentar em relação a situação do Brasil perante ao mundo.
Apesar de seu conturbado mandato, Getúlio entrou para historia e parte de seus feitos estão ainda em vigor na economia e politica do pais, e a outra parte fica no passado, para ser completamente esquecida.
Fernanda Blasi, 2ºX
“Saio da vida para entrar na História”
ResponderExcluirSobre o governo de Getúlio Vargas há quem o critica assim como quem o defenda.
Mas como é possível um governo ser bom e ruim ao mesmo tempo?
Isso se dá porque quando Vargas foi eleito ele realizou varias manobras para continuar no governo uma delas foi o plano Cohen no qual se aproveitou da Aliança brasileira anti fascismo para amedrontar a população dizendo que os comunistas iriam trazer o caos para o Brasil e com isso promete proteger o povo e assim anula o valor das eleições que iriam acontecer em breve e consegue pleno poder, estabelecendo assim o estado novo.
Nesse período Vargas se torna um ditador acabando com o legislativo, utiliza a policia especial(PE) para perseguir e torturar oposições, censurou a mídia e fechou o congresso nacional e implantou a pena de morte.
Porém houveram coisas boas nesse governo, Vargas ficou conhecido como “ o pai dos pobres” por ter criado uma serie de leis trabalhistas e sindicatos como do trabalho, da indústria , da saúde e da educação. No governo de Getúlio Vargas também foi aceito o voto feminino.
Seu governo teve fim quando os militares descontentes com a desvalorização militar de Vargas desmascaram o plano Cohen e acabam com a ditadura criada por Getúlio e implantam novamente a democracia. Vargas é eleito mais uma vez em 1951 mas pressionado comete suicídio no palácio do Catete com um tiro no coração.
Fernando Silvério 2ºX
Etec- Tupã
A época de Era Vargas foi um período de modernização das nações brasileira, mas também foi um período conturbado pelas:conseqüências da segunda guerra mundial, crise do segundo governo de Vargas entre 1950-1954, revolução constitucionalista de 1932 e outras crises que afetou o Brasil. Getulio Vargas governou o Brasil por quase vinte anos. Chegou ao poder através da revolução de 1930, abrindo um período de modernidade voltada para os aspectos políticos, econômicos e sociais, ate então nunca trabalhados.
ResponderExcluirEle era considerado pai dos pobres, pois este criou o ministério do trabalho, ministério da indústria, do comercio, da educação e saúde, carteira assinada, voto feminino(que ate então mulheres não podia votar),partidos trabalhistas (PDT e PTB), criou a Petrobras, tirou o poder político de senados e deputados...
O cidadão tem direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, tem direitos na educação, lazer, segurança que na era Vargas não era considerado, pois havia e há ainda muitas manifestações de melhorias na saúde quanto na educação ao trabalhista Vargas criou leis de proteção ao trabalhador.
Getulio Vargas no estado novo acabou com a legislação centralizou em suas mãos, divulgou o marketing na censura. Na era Vargas Getulio implantou o plano de Cohen para permanecer no poder que teve ajuda dos militares , logo depois ele havia deixado os militares de lado e então os militares denuncio na”Hora no Brasil”.
Fabiana Rodrigues 2x
Era Vargas
ResponderExcluirAntes das mudanças feitas na política do Brasil, eram apenas os estados de São Paulo e Minas Gerais (Política Café com Leite) que comandava o Brasil. Nisto todos querendo mudar este acontecido e colocar todos os estados no comando, resolveram fazer uma eleição Júlio Prestes (Líder do partido comunista SP) X Getúlio Vargas (Líder do Partido Liberal-RS).
Nas eleições Julio Prestes saiu vendedor, porém por ser de SP não deixaram que ele viesse ao comando, colocando assim Getúlio Vargas.
No ano de 1930 a 1932 Vargas ainda não teria feito nada de concreto pelo Brasil, sendo assim o povo foi para a rua fazendo a Revolução Constitucionalista, nesta os militares que eram aliados a Vargas mataram 4 pessoas, Marcos, Miragaia, Dráuzio e Camargo, por isto que na data 09/07 é feriado, pela morte desta 4 jovens apenas a espera de uma política melhor do nosso País.
Getúlio Vargas ficou no comando por 15 anos, seguido por muitas e muitas falcatruas e golpes, uma delas foi o Plano Cohen, onde em 1937 entraram duas oposições nas eleições direitas do Brasil a AIB (Ação Integralista Brasileira) e ANL (Aliança Nacional Libertadora), nisto o General Gois pronunciou na Hora do Brasil que os comunistas iriam invadir o Brasil, tomariam suas casas, soltariam os presos... Sempre falando super mal da oposição para que Getulio ainda continuasse no poder e foi isto que aconteceu, porém em 1945 após Vargas não concluir tudo que os militares queriam o General novamente foi a Hora do Brasil, e desmentiu tudo o disse anteriormente sobre os comunistas, no entanto Vargas foi deposto e ficou apenas como senador, sendo que em 1951 entrou novamente no poder e como foi muito pressionado acabou cometendo suicídio em 1954.
O que podemos comparar com hoje? Hoje o Brasil é um país mais liberal e democrático, porém AINDA existe muitos golpes dentro do Planalto, mesmo que isto fique por de baixo dos panos, nos jovens sabemos que isto acontece e sabemos que não poderemos temer quando formos sair as ruas como aconteceu em 1932. Esperamos que isto acabe e que nada nem ninguém possa interromper o nosso Brasil de crescer.
Bruna Grazielle Aquino Bertolassi 2°X
Não há segurança pública sem cidadania
ResponderExcluirDurante a Era Vargas (1930-1945), alguns direitos foram restringidos, marcando um período de regime político autoritário, ostentado pelo fortalecimento do poder executivo central, pela restrição às liberdades de manifestação, organização e associação (expressa na censura à imprensa, no controle sindical e na limitação do direito de greve) e pelo caráter expressamente anticomunista.
Entretanto, outros direitos foram criados e ampliados proporcionando uma melhoria na vida dos trabalhadores, pois diversas leis trabalhistas e previdenciárias foram implementadas durante a década de 1930 e consolidadas em 1943, através da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Na primeira metade da década de 1940, o governo, através do Ministério do Trabalho, propagandeou essas realizações, na tentativa de aproximar os trabalhadores ao Estado. Nesta direção irá elaborar a chamada "ideologia da outorga" e o "mito Vargas", sugerindo que o conjunto da legislação social foi uma doação do Presidente Vargas aos trabalhadores brasileiros.
Os seguintes direitos, concretizados na legislação foram a criação do salário mínimo, previdência social (aposentadoria, pensões), assistência médica legal, jornada de trabalho máxima de 8 horas, ao dia, lei de férias e regulamentação do trabalho da mulher e do menor.
Mediante tais benefícios instituídos, Getúlio Vargas potencializou uma imagem de "pai dos pobres", em grande parte devido às medidas de caráter populista, atraindo as massas trabalhadoras.
Outrora, a ausência de eleições para o poder Legislativo e Executivo, quer no plano da União, dos Estados ou dos Municípios, instituída na era Vargas promoveu a diminuição dos direitos civis à população. Atualmente, com a democracia isso não é mais permitido, garantindo a todos o direito de escolher seus representantes. Outros direitos também acentuados no século XXI foi a inserção da mulher no mercado de trabalho, a liberdade de expressão, de pensamento e de opinião.
A Era Vargas acentuou a fragilidade de instituições ligadas aos direitos humanos e civis, o que se reflete até hoje no tratamento dado pelas polícias às classes menos favorecidas economicamente. A atuação da polícia sempre foi desigual para ricos e pobres no Brasil.
Podemos evidenciar esse fato por meio do filme “Tropa de Elite”, em que mostra o cotidiano do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da Polícia Militar do Rio de Janeiro. As cenas de tortura mostradas no filme parecem receber apoio da população que, 70 anos depois, ainda acredita no castigo físico como estratégia de segurança pública.
Isso é uma prova de que os direitos humanos e civis são pouco valorizados neste país. Embora a Constituição coloque a tortura como crime inafiançável, o que já é um avanço, ela continua sendo praticada, sobretudo contra os mais pobres e “apoiada pela população”. Portanto, sabendo que cidadania é um conjunto de direitos e deveres que integram indivíduos e grupos à comunidade, esta ainda possui pouco valor no Brasil. E sem cidadania não há segurança pública.
Lisandra 2x
Durante o polêmico governo de Getúlio Vargas foram criadas, ampliadas ou inibidas diversas leis sobre a população.
ResponderExcluirCom a Constituição de 1934, Vargas criou o voto feminino que permitia as mulheres que colaborassem com a escolha da presidência, o que até então nunca havia acontecido no país; o voto secreto; e deputado classista, que permitia somente às classes sociais mais altas a escolha dos deputados.
Ao criar o Estado Novo, Getúlio outorgou-se, obteve plenos poderes e estipulou leis que o favoreciam. Porém, além do apoio dos militares, apoderou-se do apoio dos trabalhadores concedendo-lhes a regulamentação do trabalho noturno, do emprego da mulher e de menores de idade, ampliou o direito a aposentadoria e fixou em oito horas a jornada de trabalho. Contudo, ainda conservava a atividade sindical em suas mãos e proibiu greves trabalhistas. Implantou no país a política da intervenção estatal na economia, e ao mesmo tempo em que dava estimulo a produção rural, apoiou o crescimento industrial e por conta disso foi considerado “Pai dos Pobres e Mãe dos Ricos”.
Regulamentou a pena de morte no Brasil, além do fato de quem fosse considerado inimigo político do ditador, era exilado.
Com a ajuda do DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda) e da PE (Polícia Especial) sustentou o regime ditatorial com propagandas oficiais do governo e censura em livros didáticos, filmes, teatro, música, jornais e etc.
Atualmente, o direito ao voto foi ampliado, deixando de existir a prática de deputado classista. O mesmo aconteceu com as leis que se aplicam aos trabalhadores: é proibido empregar menores de idade; há sindicatos que apóiam diversos grupos trabalhistas e que concede o direito a greve. A pena de morte é proibida no país e o cidadão conta com diferentes elementos que permitem a total liberdade de escolha ou expressão.
De fato a Era Vargas trouxe benefícios à população em parâmetros sociais, incluindo alguns que ainda vigoram na sociedade como o voto feminino, voto secreto, a carteira assinada e os ministérios da educação, do trabalho, da saúde. Porém, diferente da Era Vargas, hoje a população pode ser ouvida e realmente praticar a sua cidadania.
Thaysa F. – 2ºX
O período em que Vargas ficou no poder , foi marcado por vários acontecimentos,na política,na criação de direitos,
ResponderExcluirmudanças entre outros aspectos.
No mundo em que vivemos, levando em consideração o Brasil,o cidadão esta inserido na sociedade,que têm seus direitos e deveres,mas na Era Vargas,isto era totalmente diferente,o cidadão não estava inserido, não tinham seus direitos reconhecidos,melhor dizendo,o cidadão surgiu na democracia.Raros eram os direitos aceitos naquela epóca, um exemplo a ser citado é a Revolução Constitucionalista que aconteceu em 1932 , o povo queria mudanças e novas leis,mas se quer eram ouvidos,pensando bem isto acontece até hoje, é o caso das revoltas que aconteceram há alguns dias átras, o povo também queria inovações ,mudanças,em partes foram ouvidos ,já em outras,esta é uma comparação que pode ser feita de forma parcial.
Existe hoje novos direitos que foram implantados e os que continuaram desde da Era vargas,é o caso dos direitos trabalhistas,que trouxe bons benefícios aos trabalhadores,pois tinham e têm os direitos de : trabalhar com carteira assinada,fazerem parte do Ministério do trabalhador, etc,por isso ficou conhecido como os pais dos pobres.Já os novos direitos que fez mudanças radicais foram:
liberdade de expressão, direito de escolha de seus representantes políticos, direito de respeitoe ser respeitado,direito a vida,etc.
Dentre todos esses fatores,observa que todas essas mudnças,fez com que o cidadão seje reconhecido perante a todos,já que exercem seus direitos e deveres.
Tamares 2ºX
A conclusão da política brasileira
ResponderExcluirO Brasil nunca foi tratado com o devido respeito, hoje ele impõe respeito mas sem necessariamente ser comparado com os país sub-desenvolvidos,pois o Brasil está em andamento para se desenvolver psicologicamente e socialmente.Economicamente temos tudo para ser um país de primeiro mundo,a maior riqueza pré-sal uma potência mundial todos os recursos hídricos obtemos, o mundo está voltado para o Brasil até mesmo a espionagem americana admite isso, convém a dizer que o Brasil nem sempre foi bem administrado.
O governo de Vargas foi jogo duplo ele fazia o bem para encobrir o mal,criando os partidos trabalhistas,carteira assinada,ministério do trabalho,da industria e assim seguimos até hoje,mas por conta dessas coisas boas vem a real explicação das leis trabalhistas,mais identidade com leis francesas logo longe de ser fascista,pois era necessário investir nas leis trabalhistas do que na saúde.Realizando esse golpe de mestre se tornou pai dos pobres usando a mídia para incentivar as mentes das pessoas, que seu governo se constituía de amizade e amor a população brasileira, manipulando claramente a população.
Hoje autoridades usam a mídia para influenciar nossas opções pois demos direitos e deveres que direitos de expressão e livremente de opinião,o direito a vida, saúde,moradia e educação,isso só se realiza com os deveres que são votar escolher um representante,respeitar o semelhantes,proteger o patrimônio público e social do país,colaborador com as autoridades e cumprir leis.(A constituição brasileira que a esses dias atrás passou por reformas).A democracia é iminente no Brasil,terra de caboclos,índios,brancos e negros Brasil um país de todos.
Gabriela 2ºX
“P AI DOS POBRES”, Vargas
ResponderExcluirA Era Vargas foi o período em que Getúlio Vargas governou o Brasil. Vargas esteve no poder por 15 anos ininterruptos, de 1930 a 1945. Começou com a Revolução de 1930, que resultou no fim do poder da oligarquia cafeeira.
Getúlio Vargas liderou várias mudanças econômicas e sociais no Brasil. Ele empregou políticas de modernização, criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde, e fortaleceu alguns setores da economia, como a agricultura. Os principais incentivos foram dados à produção de café e cacau.
A insatisfação popular levou a Revolução Constitucionalista, que resultou numa batalha armada entre São Paulo e o Governo Federal. A revolta ocasionou a morte de quatro jovens paulistas: Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo. Vargas usou a propaganda e seu poder bélico para vencer os soldados de São Paulo. Com o fim da revolução foi aprovada a Constituição de 1934. Vargas instituiu o voto secreto, o voto feminino, o ensino primário obrigatório e as leis trabalhistas.
Hoje em dia ainda vivenciamos a “Era Vargas” como as leis trabalhistas e o direito de voto. Já o nosso governo atual foi eleito por duas vezes, em eleições livres e democráticas, respeitando o estado de direito respaldado por uma constituição considerada uma das mais avançadas do mundo.
Sua política externa levou o empresariado a divulgar e expandir o comércio em todos os continentes e em contrapartida redistribui renda entre os menos favorecidos, tirando o Brasil das manchetes da ONU com relação aos índices sociais, está expandindo conhecimento técnico em todo território com o PROUNI e as dezenas de Escolas Técnicas construídas e em construção por todo o País.
Tainara U. 2ºX
Vargas, um marco na história brasileira
ResponderExcluirGetúlio Vargas foi uma das figuras políticas mais importantes na história do Brasil, governando nosso país durante quinze anos, de 1930 a 1945. Este período é conhecido como a Era Vargas, em razão das inúmeras alterações que o então presidente realizou no país, nos setores sociais e econômicos.
Embora tivesse sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infraestrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, sua política econômica gerou empregos e suas leis trabalhistas que vigoram até hoje, favoreceram os trabalhadores, como por exemplo, a criação do salário mínimo e da carteira assinada, jornada diária de oito horas, direito a férias anuais remuneradas e a regulamentação do trabalho do menor e da mulher. Por estas razões, foi considerado “o pai dos pobres”.
Porém, como já citado, Vargas governou o país de forma controladora, onde tinha o poder centralizado em suas mãos, ou seja, era uma espécie de poder absolutista. As pessoas não podiam expressar suas ideias, seus pensamentos de forma alguma, ou então eram mortos ou torturados pelos militares. Atualmente, isso não existe mais, pois o país conquistou sua democracia, dando ao cidadão seus direitos políticos e de participar do destino da sociedade em que vive, fazendo com que ele tenha suas próprias opiniões, seus próprios argumentos, sua expressividade.
Apesar disso, o que impede do Brasil a ter uma política justa é a corrupção, sendo que nossos governantes não cumprem com seus deveres.
Letícia Dias Taniguchi 2ºX
"Um Novo Estado"
ResponderExcluirGetúlio Vargas liderou várias mudanças econômicas e sociais no Brasil. Durante seu governo, empregou políticas de modernização, criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde, e fortaleceu alguns setores da economia, como a agricultura. Os principais incentivos foram dados à produção de café e cacau. Por instalar vários benefícios a população, ele ficou conhecido por "Pai dos Pobres".
Vargas, não fez apenas mudanças benéficas ao país, mas também maléficas, restringindo vários direitos da população e implantando métodos irregulares para comandar o governo, sendo corrupto e outorgado.
Foram restritos da sociedade a cidadania e os direitos civis, privando-os de exercerem seus direitos como cidadãos. A ausência de alguns direitos, eram e seriam convenientes para o dia de hoje, como a censura e outros métodos que não permita atos explícitos, que prejudicam de certa forma a sociedade.
Com as revoluções e a democracia adquirida ao Brasil, implantaram novos métodos, direitos e deveres para os cidadãos realmente atuarem com os mesmos.
No Brasil, a garantia dos direitos políticos foi introduzida pela Constituição de 1824. No entanto, através do mecanismo do voto censitário, o exercício desses direitos ficou restrito a uma elite econômica. Também por não haver uma Justiça Eleitoral (que só viria a surgir em 1933) as eleições eram via de regra decididas de maneira fraudulenta. Como resultado, os direitos políticos inicialmente não atingiram seu objetivo fundamental, isto é, o governo representativo. Consequentemente, devido ao caráter paternalista de reformas, as conquistas sociais são vistas atualmente mais como fruto da decisão de chefes de governo do que decorrentes de reivindicações da sociedade, o que dificulta o exercício de uma cidadania plena no Brasil atual.
Cumprir a lei, respeitar os direitos sociais, saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos, não foram permitidos naquela época, mas hoje que as pessoas podem exercê-los, não os praticam, tem prazer em não seguir o que é certo e prejudicar outras pessoas.
Precisa ser ressaltado que o cumprimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos Pactos Internacionais das Nações Unidas, no que se refere a todos os tipos de classe social, exige a elaboração de um relatório sobre a condição humana desse grupo social, incluindo as propostas do Estado e da sociedade para a realização integral de seus direitos. Essa é uma tarefa ainda para o final deste século, de modo que possamos cumprir o objetivo de, ao celebrarmos o V Centenário do Brasil, no início do ano 2000, apresentarmos como marco a decisão nacional de nos transformarmos em uma cultura baseada nos direitos humanos, oferecendo para a humanidade a melhor contribuição da nossa inteligência e sensibilidade multicultural.
Maria C. 2ºX
Getúlio Vargas assumiu o poder no dia 3 de novembro de 1930, dando início à chamada "Era Vargas". Ele foi intensificando seu poder aos poucos, até que no final do ano de 1937 instituiu uma ditadura fascista no Brasil.
ResponderExcluirNo mesmo dia do golpe foi instaurada a nova Constituição do Brasil, que estabelecia um Estado autoritário com absoluta centralização do poder, tornando o Brasil um Estado unitário. Getúlio ganhou o poder de dissolver o congresso, reformar a constituição, controlar as forças armadas e ter os poderes Executivos, Legislativos e Judiciários.
Durante a Era Vargas, Getúlio foi considerado "Pai dos Pobres" por criar vários direitos trabalhistas que vigoram até hoje, a instauração do voto secreto e do voto feminino.
Gabrielle 2ºX
Getúlio Vargas governou o Brasil por mais de quinze anos. Chegou ao poder através da Revolução de 1930, abrindo um período de modernidade voltada para os aspectos políticos, econômicos e sociais brasileiros. O forte espírito nacionalista de Vargas fez com ele fosse considerado o mais importante e influente nome da política brasileira do século XX. Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.
ResponderExcluirA grande semelhança entre a era Vargas e a política de hoje é o modelo republicano. Outra semelhança é que o governo federal em ambas as fases sempre procurou cercar-se dos indivíduos mais corruptos, por serem mais fáceis de conduzir.
Nossos direitos e deveres na atualidade que não eram levados em consideração naquele período: Saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos. Respeitar os direitos sociais de outras pessoas. Existem leis importantes que não podem deixar de ser conhecido como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso. Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.
Os direitos civis e políticos foram restritos durante a Era Vargas. Entre 1930 e 1964, a situação varia bastante, mas na maior parte do tempo eles foram banidos. Os direitos sociais, por sua vez, tiveram uma evolução, embora sob a supervisão do Estado. De 1930 a 1945, os direitos civis e políticos evoluíram pouco, pois foi curto o período de vigência de uma constituição liberal. Em 1937 foi implantado o Estado Novo, regime ditatorial que se prolongou até 1945. De 1945 a 1964, os direitos retornaram a uma situação estável, com liberdade de imprensa, de manifestação e organização partidária, mas havendo exceções.
Considerado Pai dos Pobres, pois fazia questão de passar através do DIP, a imagem de que estava ajudando a classe trabalhadora através da CLT, onde o trabalhador passou a adquirir o direito á férias remuneradas e horas diárias de trabalho não superior a oito. Essas concessões na realidade era um propósito de Vargas, pois, assim ele estaria com o sindicato em suas mãos, podendo intermediar muitas vezes em favor da classe empregadora. Ainda a vinda de algumas companhias siderúrgicas favorecendo a industrialização no país.
A Era Vargas foi marcada pela ditadura e pela organização dos direitos trabalhistas, muitos deles em vigor até hoje. Alguns foram ampliados, mas pouca gente sabe disso. Cinqüenta anos depois da morte de Getúlio, menos da metade dos trabalhadores brasileiros têm carteira assinada. A maioria está empregada no mercado informal, ou seja, sem os benefícios previstos por lei.
Luana Caroline 2ºX
Grande marco da História desse país.
ResponderExcluirAntes de Getúlio Vargas assumir a presidência do Brasil, houve uma grande revolução no país, que colocou um ponto na política café com leite, a crise aconteceu pelo simples fato que Minas Gerais e São Paulo eram os “queridinhos” do Brasil, ou seja só podia ser presidente quem pertencia a estes dois estados, que também é chamada de Revolução de 30.
Pelas eleições diretas, Júlio Prestes que pertencia a São Paulo, venceu as eleições, porém devido ao golpe de 1930 não pode assumir, então Getúlio Vargas foi eleito.
No governo de 1930-1932, o povo exige mudanças por que até então nada foi feito, em que resultou no dia 09/07/1932 a morte de quatro estudantes que foi conhecido como feriado MMDC exclusivamente para o estado Paulista. Em 1934, foram criados o voto secreto, voto feminino e Deputado Classista. Durante o Governo Constitucional 1934-1937 Vargas sabendo que iria ter novas eleições então ele faz uma farsa, dizendo que só ele iria defender do comunismo que estava por vir, e com a ajuda do General Gois pronunciou tudo isso na Hora do Brasil, isso foi conhecido como Plano Cohen.
No “Estado Novo” de 1937-1945, Getúlio cria autopoderes (a si próprio) e outros fatores que podia se falar em governo absolutista, que ele mandava, e um acontecimento que irritavam os nossos amigos americanos era a venda de açúcar para a URSS, pois negociava como um leilão, não interessava que estava comprando, só quem pagasse mais. Mas na Era Vargas teve um grande aspecto positivo e que é usado até nos dias atuais, que foi o voto feminino, os partidos trabalhistas, a criação da Petrobrás, criou o ministério do trabalho, ministério da indústria, do comércio (época que valorizou o trabalhador brasileiro), da educação e da saúde.
Em 1945, a “casa caiu” para Getúlio Vargas, quando ele desvalorizou o militarismo os mesmos que fizeram o golpe militar para beneficiar Vargas, General Gois desmascarou o Plano Cohen, devolvendo a democracia para os brasileiros e gerando eleições livres. Getúlio tornou-se senador e “conseguiu” voltar à presidência em 1951 que durou apenas três anos apenas. Em 1954, Getúlio sendo pressionado pela corrupção, cometeu suicídio no dia 24/08/1954 no Palácio do Catete com um tiro no coração, mas antes de morrer escreveu uma carta com a frase “Sai da vida para entrar na História”. Foi um grande marco que o país já teve.
Ariel Dalton
Nosso país vem sofrendo mudanças desde seu início, sendo algumas destas positivas e negativas, e reflexo total de seus governantes.
ResponderExcluirGetúlio Vargas por exemplo, liderou várias mudanças sociais e econômicas no Brasil. Durante seus 15 anos de mandato implantou políticas de modernização como: Ministério do Trabalho, Ministério da Saúde e Educação, fortaleceu alguns setores econômicos,criou o voto feminino, etc. Por instalar esses benefícios ficou conhecido como "Pai dos Pobres".
Porém Vargas não fez apenas mudanças benéficas à nosso país, ele também mostrou-se ser egoísta, ambicioso e possuir uma mente estratégica, quando implantou métodos irregulares de governar, sendo corrupto e outorgada.
Percebemos características do governo Vargas nos dias de hoje, como é o caso das leis e direitos presentes em nossa Constituição . Portanto podemos concluir que Vargas ampliou nossos direitos, mas também nos roubou; E que embora o Brasil ainda esteja passando por inúmeras mudanças, atualmente, é um país mais democrático e liberal.
Tamires Passadori. 2º X
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuando Getúlio Vargas, assumiu a presidência fez várias mudanças em nosso país.
ResponderExcluirEm seu governo no ano de 1932, jovens foram as ruas insatisfeitos com as leis e constituições , visando buscar melhorias, fizeram protestos , como Vargas era fortemente aliado com os militares, então os mesmos oprimiram a oposição e mataram cinco jovens, no dia 09/07/1932, sendo comemorado até hoje feriado de MMDC( Marcos, Miraguaia, Dráuzio,e Camargo).
Em 1934, fez melhorias criando leis e entrando em vigor, O Voto Feminino( que por vez foi muito bom á cidadania), Voto Secreto (até atualmente esta em funcionamento) e O Deputado Classista ( não tão bom, pois não beneficiava toda a cidadania, eles somente poderiam ser eleitos pelas classes sociais mais altas).
Entre 1934 á 1937, surgiram A Ação Integralista Brasileira( que visava trazer o Facismo para o Brasil), e a Aliança Nacional Libertadora ( que era anti- Facismo). Getúlio aproveitando desse comunismo, sabia sua permanência na presidência não iria acontecer , decidiu aplicar e si próprio um golpe chamado Plano Cohen, onde ameaça a cidadania de que se não fosse eleito os comunistas invadiriam o país, tomariam suas casas e soltariam os prisioneiros, assim espalhando um caos total.
Assim que reeleito tornou inválido o processo eleitoral e inaugurou a constituição de 1937, onde ele possuía plenos poderes, e com apoio dos militares tomou o poder criando o Estado Novo, estipulando leis que os favoreciam.
No Estado Novo Vargas criou constituições que beneficiavam os cidadãos, mas como não era bobo , criou várias que o beneficiava. Ex;
Criou poderes a ele mesmo;
Acabou com o poder legislativo;
Divulgou o marketing da censura;
Já as mudanças, boas que causou, algumas estão em vigor até hoje como
O Voto Feminino, as mulheres hoje podem ser consideradas , como habitantes das comunidades com direitos e deveres;
Carteira assinada, com isso hoje em dia somos beneficiados, com férias, pagamento de décimo terceiro, seguro desemprego etc ;
Criou a Petrobrás, que hoje é uma das maiores indústrias do mundo, e de lá vem grande renda para o nosso país;
Criou o Ministério do trabalho, da Indústria, do Comércio , da Educação ...
Vargas era considerado Pai dos Pobres, por essas várias mudanças que fez, pois dizia-se preocupado com as classes mais baixas e visava ajuda-las.
Já os poderes políticos daquela época eram bem mais restritos do que os de hoje em dia, como por exemplo , no Estado Novo Getúlio centralizou o poder em suas mãos, só ele comandava, atualmente não, todos os cidadãos tem o direito de escolher e votar em seus candidatos, seja para Prefeito , Governador e até Presidente.
Karla Stephani 2º X