segunda-feira, 12 de agosto de 2013

(ETEC - 2ºX ) - Atividade 02 / EPC


As conquistas brasileiras formaram uma nova geração de cidadãos, que expressa pensamentos políticos, culturais e sociais sem o temor da repressão, que outrora, assombrou seus ascendentes.
Hoje podemos contar com um processo de eleições democráticas onde escolhemos nossos governantes e os direitos e garantias de liberdade de expressão são protegidos – fato que nos permitem expor nosso pensamento.
O processo de democratização ainda caminha a passos lentos, muito das garantias asseguradas pela Constituição Federal, o que ainda não foram implantadas por falta de vontade política, mas como diria o Dr. Ulisses Guimarães “O poder não corrompe o homem; é o homem quem corrompe o poder. O homem é o grande poluidor”.
O que você acha que ele quis dizer com essa frase?
A partir da afirmação acima, explique e ao mesmo tempo discorra um texto expressando a sua ideia sobre o porquê vivemos em uma era de direitos que caminham em passos lentos. Quais ideias você tem sobre uma política melhor?




Abraços
Professor: Cássio

10 comentários:

  1. Seria uma atitude muito ruim esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que permitisse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de forma crítica.
    Uma politica sem corrupção e também uma politica justa com quem o povo tem o prazer de fazer

    Matheus massao yanase 2°X

    ResponderExcluir
  2. ''Brasil, um pais com as pernas atrofiadas''

    Atualmente, o Brasil é considerado um país emergente, onde se enquadra ,em pelo menos, na maioria das características necessárias para ser um país desenvolvido, como: setor industrial em desenvolvimento, crescimento da infraestrutura, padrão de vida da população entre os níveis baixos e médios e etc. Porém, enquanto a fama do país cresce lá fora, a esperança do brasileiro só diminui, ao ter que conviver diariamente com as consequências da corrupção e dos problemas governamentais.
    Há quem diga que essa lentidão em todos os setores, esta intimamente ligada com o descobrimento do mesmo, sendo desde o principio um país de exploração. Tal acontecimento pode sim ter deixado suas consequências, entretanto, em 500 anos, com o mínimo de boa vontade, a situação poderia ter tomado um rumo diferente. Mas, o que vemos ainda, é um pais totalmente dependente de outras potências mundiais em vários quesitos, principalmente em tecnologias, sendo ele um dos maiores possuidores de riquezas terrestres.
    É fato, de que com o decorrer dos anos o Brasil já passou por inúmeros processos evolutivos, principalmente na politica, chegando atualmente em uma democracia, graças aos esforços populacionais. Infelizmente essa democracia ainda é muito subjetiva, levando em conta que muitas das garantias previstas na Constituição Federal ainda são nulas diante da população, o que deixa o cidadão cada vez mais inseguro e descontente por ter que conviver com tantas situações negativistas, um exemplo é que ao elegermos nossos candidatos não temos segurança nenhuma que os mesmo irão governar do modo de como a população deseja. O que se encaixa na afirmação feita por Dr. Ulisses Guimarães “O poder não corrompe o homem; é o homem quem corrompe o poder. O homem é o grande poluidor”, afinal, as leis foram feitas para que as coisas saíssem da maneira correta e padrão para a sociedade, porém, o que mais se ve é a desigualdade e má índole humana contagiando e tomando conta cada vez mais do poder, que de protetor, virou o vilão da sociedade brasileira.
    Portanto, para haver um equilíbrio no país, os nossos governantes terão que se livrar do mau habito do egoísmo e da herança que passa de governante á governante de roubar e enganar a população, e a população terá que ficar totalmente atenta á cada passo dado pelo governo.

    Maria Gabriela Dantas 2°X

    ResponderExcluir
  3. Segundo a teoria do Dr. Ulisses Guimarães de que “O poder não corrompe o homem, é o homem que corrompe o poder. O homem é o grande poluidor.” Ele quer expressar a maldade já existente dentro do homem, ele tendo ou não o poder nas mãos, e essa maldade é acentuada quando ele ganha esse poder, pois quanto mais ele for “poderoso” mais vai querer que suas vontades sejam feitas a qualquer custo.

    É por isso que nos dias em que vivemos, nossos direitos são, muitas vezes desprezados pelos governantes. Antes de assumir o poder todo político diz se preocupar com os tais “direitos do povo”, mas após se apossarem de seus cargos, praticamente se tornam verdadeiros “capachos” do dinheiro, ou melhor dizendo, das pessoas que o possuem, atendendo aos seus direitos e fazendo suas vontades, pois sabem que ao agradar a pessoa certa, terão boas chances de conseguir mais poder.

    Vivemos em uma sociedade na qual o pobre não tem vez, mas o rico tem tudo.

    Creio que, assim como eu, muitos dos jovens dessa geração que sentem vergonha da política de seu país achavam que nunca veríamos jovens de classes diversas unindo-se em um só coro, cantando nosso hino nacional como forma de protesto, ao reivindicar os direitos de todos os cidadãos, desde o mais simples ao mais crucial, e convocando o país inteiro a sair para as ruas exigindo que fossem cumpridos nossos direitos. Mas nós vimos tudo isso acontecer. Vimos o povo despertar e pedir uma política limpa e justa.

    Uma política melhor só pode ser construída a partir do momento em que os governantes estiverem realmente preocupados com o bem estar do povo do nosso país, ao invés de se preocuparem com o aumento de seus salários (que já não são tão baixos) ou com eventos de grande porte que o país recebe.



    Gabriele Reducino, 2x

    ResponderExcluir
  4. O poder corrompido.

    O homem com o decorrer do tempo foi se aperfeiçoando cada vez mais, com idéias inovadoras, e com praticidades que nos ajudam no dia-a-dia. O que acontece é que, quanto mais o homem foi ficando inteligente e inovador, mas poder ele possuía em suas mão, e quanto mais poder ele conseguia melhor era para ele. Com isso uma ganância desenfreada vai crescendo e é onde o ser humano passa por cima de todas as barreiras, todas as leis , todas as regras para obter o que deseja.



    Portanto inicialmente o poder é sim uma coisa boa, apenas dependendo de quem o terá as mãos e de que modo irá usá-lo. Vejamos por exemplo um político brasileiro, um rapaz jovem cheio de ambições na vida, como todas as pessoas , cheio de ideais. Quando enfim consegue adentrar no mundo da política ele vê como é fácil ganhar dinheiro sujo e roubar os cidadãos, antes que se de conta já esta envolvido com coisas contrárias ao que acreditava anteriormente. Então acaba corrompendo e sendo corrompido pelo seu ‘’próprio poder’’



    Sinceramente não saberia dizer como melhorar a política, pois são muito poucos bons políticos, quase extintos, com boas intenções e que tentam realmente mudar essa sujeira explicíta que é nosso governo, porém se os que comandam nosso país tentasse ao menos parar de fingir que tudo esta na mais perfeita ordem, que construir estádios para copa do mundo e tantas outras coisas no momento desnecessárias estão corretas, e investisse na saúde e educação e outros tantos fatores precários que realmente necessitam, já haveria uma grande mudança na nossa pátria.



    Karla Stephani 2º X

    ResponderExcluir
  5. A frase “o poder não corrompe o homem, é o homem que corrompe o poder. O homem é o grande poluidor’’ quer afirmar que os políticos são eleitos pelo processo de votação gerando um poder, porém como este não saiba administrar ou queira embolsar o dinheiro que é chamado de corrupção, (visando a lei ele é retirado do cargo,por cometer este fraude), o nosso país fica em critica,ou seja no vermelho.

    O Brasil tem condições de ser mais poderoso, mas o que prejudica em si é a política. Deveria melhorar nas estruturas das escolas publicas,na estrutura hospitalar, pois muitas pessoas acabam morrendo por ficar esperando vagas,deveria colocar mais equipamentos nos hospitais e médicos, gerar mais empregos, baixar os preços das mercadorias.Muitas pessoas estão saindo na rua para fazer manifestação,por causa disto o Brasil não vai pra frente.

    Fabiana

    ResponderExcluir
  6. E o povo acorda!

    Analisando o que o Dr. Ulisses Guimarães disse: “O poder não corrompe o homem; é o homem quem corrompe o poder. O homem é o grande poluidor”, penso exatamente o mesmo, o homem pode ter dinheiro, uma boa família, um bom estudo, pode ter tudo que quiser, ou simplesmente ser feliz com as poucas coisas que tem, e mesmo assim sempre vai atrás do “poder”, este de forma indireta vai fazendo com que a pessoa goste mais e mais dele, fazendo corrupção do dinheiro do povo (no caso dos políticos); enganando cada vez mais as pessoas; cobrando muito caro às vezes em algo em que a sua despesa não foi tanta, porém cobra acima dos valores excessivos encima de um simples, porém não ingênuo comprador.
    Sim, existem pessoas e pessoas, no entanto cada um tem o seu modo de pensar e de agir, porém acredito que não poderia haver pessoas “que gostam” de extorquir outras pessoas, pelo fato de que eles também são gente igual à gente, que vão morrer igual “a gente” e que vão ser extorquidos um dia iguais nós caso isto não pare por aqui.
    Acima de tudo ainda cremos, que um dia a política no nosso País irá mudar que não irá caminhar tão lento, e que todos os nossos direitos serão bem solucionados e administrados por alguém que tenha uma grande competência. No entanto como tudo há um, porém, temos que lutar por estes “diretos”, indo às ruas, gritando para eles (políticos) que nós estamos aqui, que não somos cegos, e que estamos vendo tudo o que acontece e que um dia isto tudo irá mudar, e que eles que hoje estão lá encima amanhã podem estar aqui em baixo, entretanto temos que cumprir todos os nossos deveres como cidadão para que possamos exigir tudo isto.


    Bruna Grazielle Aquino Bertolassi 2° X

    ResponderExcluir
  7. O poder

    De fato vivemos em uma sociedade mais liberal que antigamente, visto que já vivemos uma ditadura em que eram exilados com se opusesse ao governo.
    Hoje nosso direito de falar, nossa liberdade de expressão é protegida por lei. Podemos dizer o que pensamos e protestar quando algo não estiver certo.
    Esse direito foi conquistado com muito esforço pela geração mais antiga e graças a isso a nova geração de cidadãos possui uma mentalidade mais aberta o que de fato é bom, pois surgem novas ideias para tudo até mesmo para a politica.
    Mas infelizmente o ser humano ainda não conseguiu se livrar de um grave defeito- não saber lidar com o poder, o homem por natureza é um ser ambicioso que sempre almeja mais e mais mesmo uma pessoa que sempre foi honesta e integra não suporta tanto poder o que acaba acarretando em um abuso do mesmo, mas o problema não é possuir um grande poder em uma sociedade e sim não saber usa-lo, como diria o Dr. Ulisses Guimarães: “O poder não corrompe o homem; é o homem que corrompe o poder; homem é o grande poluidor”.
    A tentação de “se esbaldar do poder” é algo realmente difícil de ser superada, porém se um dia o homem conseguir superá-la conseguirá chegar a uma politica ideal.
    FERNANDO SILVÉRIO 2°-X

    ResponderExcluir
  8. Se hoje tivéssemos uma democracia que andasse em passos rápidos, talvez os políticos não teriam a liberdade q eles possuem hoje de roubar livremente sem que a sociedade possa perceber e julgar, seria uma política mais limpa, mais honesta, mais justa. Perderiam o direito de levarem tudo de uma forma lenta, para que processos contra os próprio viessem a demorar para ser julgados.
    Na afirmação do Dr. Ulisses Guimarães, “o poder não corrompe o homem, é o homem quem corrompe o poder. O homem é o grande poluidor”. Não é o poder que o homem adquire que vai torná-lo corrupto, ele já nasce assim pensando em roubar, tirar proveito dos seus poderes, extorquir. Isso se da ao fato de já termos políticos com essas características, atuando livremente pelo nosso país, sem que qualquer coisa seja feita. Talvez pensem: Se ele ganha dinheiro fácil desviando verba, porque eu também não vou poder ?

    Victor Montezani 2X

    ResponderExcluir
  9. “Poder individual, acima de tudo”
    Certamente alguns partidos deveriam tomar este, como lema de suas campanhas políticas, já que depois de suas futuras candidaturas, essa parece ser a sina de sua vida. “O poder não corrompe o homem, é o homem quem corrompe o poder. O homem é o grande poluidor”, podemos afirmar que essa frase entrou para história da política brasileira como forma de descrever o que de fato ocorre em nossa realidade. Todo e qualquer indivíduo é o “sujeito” e núcleo principal de suas próprias ações, sendo assim, completamente responsável por tais feitos e o único capaz de alterar o andamento dos fatos, (sejam essas alterações boas ou ruins), portanto nenhum meio de fora (como no caso, o poder) que qualquer ser que vive em uma sociedade, esta sujeito a vivenciar, é capaz de alterar seu comportamento. Todos são os guias de suas próprias ações, e cabe a cada um saber governar suas ambições, desejos, e demais sentimentos, para que nunca deixe de lado a sua essência e para que não ocorra a desvalorização dos “meios” até que se chegue aos “fins”.
    Muitas vezes quando determinado sujeito deseja demais algo, ou esta completamente focado em alguma coisa, acaba cometendo erros gravíssimos e que podem ocasionar até o distanciamento de seus respectivos objetivos e pode vir a ocorrer situações, onde o individuo passa por cima de seus próprios valores visando apenas o poder, o status, não importando o preço a ser pago. Um exemplo que podemos citar é o que ocorreu em revoluções de caráter popular, onde seus respectivos lideres, (futuros políticos) ao se distanciarem das bases, superestimando a profundidade de tais movimentos, vão a luta, e acabam.. sozinhos. Isso ocorre por razão do que podemos chamar de “sucesso subindo a cabeça” o fato de deterem o “poder da liderança” em suas mãos, faz com que se sintam superiores e autossuficientes para enfrentarem eventuais problemas, assim acabam deixando os interesses populares de lado e cada vez mais vão ficando fascinados pelo poder individual.
    É por razão dessa incessante busca do poder próprio que a nossa política caminha lentamente, já que os que supostamente estariam em grandes cargos para representar e defender interesses do povo, são os primeiros a assinar leis de autobenefício, deixando os reais ideias de lado. O atraso da política ainda é maior, quando se evidencia a falta de julgamento de políticos corruptos, a falta de educação para inúmeros regiões do pais, a falta de saúde básica, falta de moradia descente , em fim tudo que é de nosso direito receber, por causa dos altos impostos que pagamos ao Governo, mas que acaba se concentrando nas mãos de uma minoria que cada vez mais vai conquistando o tão cobiçado poder.
    O ideal seria que não apenas no campo da política, mas em demais meios de nosso cotidiano, as pessoas se conscientizassem de que, o que um individuo tem de mais valor, e que não a dinheiro neste mundo que pague, certamente é o caráter e a palavra, portanto tudo que se é prometido deve se ir até o fim para ser cumprido, e tudo que vai contra o que cada um julga “certo”, não se deve levar a diante. Se todos tivessem isso em mente, sem sombra de duvidas estaríamos em uma ”maré” bem melhor do que a que atualmente nos encontramos.
    Fernanda Blasi, 2ºx

    ResponderExcluir
  10. O poder destrói a boa política!
    Nos dias atuais a política corrupta esta cada vez mais presente em nossas vidas, o que define isso é a falta de respeito e ganância que os políticos tem com a sociedade, a teoria de Ulisses Guimarães exemplifica que “ O poder não corrompe o homem, e sim o homem corrompe o poder” se tornou um lema para muitos políticos, pois entram para governar, com uma herança de corrupções, sempre pensando e ampliando os roubos , a seu favor. Porém vai de cada um fazer uma política melhor, ter ações melhores com a sociedade, pois foi uma luta para os brasileiros conseguirem escolher seu governante através de uma democracia justa, o voto, e apesar disso a pessoa que esta no poder não se comove em saber que cada um tem o sonho de ter um país igualitário, em que o pobre tem os mesmo deveres e direitos que os ricos, e vice-versa.
    Essa era de a população viver esperando uma democracia justa acabou, pois todos têm que expressar sua opinião e seus direitos, se o governo não age em função a isso, não podemos ficar de braços cruzados, onde a política da passos cada vez mais lentos. O governo nunca se une em prós da população, fica somente unido e munido por onde se localiza os estatais de dinheiro, e nisso acabam esquecendo ou ate mesmo excluindo a sociedade brasileira, e isso faz com que ocorra uma regressão na nossa democracia. Entretanto a corrupção é só uma maneira de falar, pois na realidade o ser humano em si vive a seu favor buscando cada vez mais formas de se estar no poder.
    Uma política melhor se baseia nos deveres e direitos individuais e coletivos, onde todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, onde se garante aos brasileiros, estrangeiros que reside neste país, a liberdade, igualdade, a segurança e a propriedade. A democracia justa vai de cada individuo, onde cada um tem seus direitos e deveres, no modo geral, o ser humano é a própria corrupção, por isso a melhor forma de se ter uma cidadania melhor é escolhendo melhor os candidatos, e mostrando desde já, que o país não está somente nas mãos deles, e sim que isso tudo é do povo e que nos temos que escolher o que é melhor para nós.

    ResponderExcluir