terça-feira, 30 de julho de 2019

CURTA - 3º BIMESTRE ( ETEC PROFESSOR EUDÉCIO LUIZ VICENTE)



Trabalho de Sociologia 
Professor: Cássio 
Elaborar um documentário com teatro (dramatizações), jornal, vídeo aula e roda de conversa sobre o tema Trabalho, enfatizando as seguintes abordagens: preconceito e conceito de trabalho, visão Marxista, Teoria de Maslow e Sistemas de Produção (Taylorismo, Fordismo, Toyotismo).
Gravar essa apresentação em CD e entregar juntamente com um relatório feito pelo líder do grupo, onde este deverá abordar todo o procedimento do mesmo.
Observação: Os itens obrigatórios no relatório do líder estão disponibilizados em outro arquivo.

O que fazer?
O grupo desenvolverá um estudo teórico e prático sobre o tema: Trabalho.

- Definir e conceituar a visão do trabalho antes e depois / conceito e preconceito;

- Pontuar a Visão Marxista acerca do tema “Trabalho na Idade Moderna”.

- Apresentar a teoria de Maslow de maneira conciliada na roda de conversa;

- Desenvolver uma explicação sobre os sistemas de produção.

- Propor em roda de conversa um debate sobre a evolução do mercado de trabalho (pontos positivos e negativos);

Observações:
É necessário utilizar exemplos e elaborar dramatizações para que o seu trabalho tenha consistência interativa.
Cada grupo deverá ter um líder, que por sua vez organizará o trabalho, distribuirá as falas, estudos, tarefas e encontros, se responsabilizando pelo grupo em si.


Roteiro Estrutural Obrigatório:


Introdução:

1. Iniciar o trabalho conceituando o trabalho como uma instituição formal (explicar a respeito) – Listar um exemplo de alguma empresa e explicar seu modo de organização (regras); (vídeo aula – não utilizar as salas de aula)


2. Abordagem: Explicar como o trabalho era antes: Denegrir / depois: Enaltecer (Dramatizar juntamente a um narrador)

3. Relacionar e diferenciar os conceitos de: Pré-conceito e Conceito do tema- Visão geral do grupo. (Vídeo aula)

Desenvolvimento:

1. Apresentar a visão de Karl Marx sobre o tema proposto; (entrevista – dramatizações caracterizadas/ Jornal).

2. Conceituar o que é / por que/ como foram criados (objetivos) dos sistemas de produção ( jornal).

3. Listar os três sistemas de produção, (explicar e dramatizar): (criar um cenário e desenvolver três dramatizações correspondentes aos sistemas Taylorismo, Fordismo e Toyotismo): Relacionar e pontuar suas diferenças. (Com uma voz de fundo: Narrador da história).


Proposta de Intervenção:
Os grupos em roda de conversa farão uma "socialização" acerca do que apresentaram, conciliando a teoria com os dias atuais, propondo uma explicação do cenário a partir do que expuseram no trabalho.

Questionamentos relevantes para a socialização:

- Como o trabalho era visto na antiguidade? Listar exemplos;
- Por que ele era dessa forma? E atualmente como ele é visto? Explicar a respeito;
- Vocês concordam com a ideia que o trabalho edifica e enaltece o homem? Justifique sua resposta. (Listar exemplos);
- Por que ele era negativo na antiguidade e idade média? Como podemos perceber isso? Listar exemplos históricos;
- O que te levou a acreditar que ele é bom ou ruim nos dias atuais? Por que?
- Por que o Sistema Toyotista é o melhor em relação a organização interna do mercado de trabalho? Você concorda com isso? Por que?
- Qual a importância dos códigos de ética no mercado de trabalho? Qual seria o efeito disso? Justifique sua resposta.
- A carência de valores éticos no mercado de trabalho poderiam denegrir todo esforço mental e físico de uma equipe? Justifique sua resposta.
- A partir do trabalho (esforço físico e mental) conseguimos atender nossas necessidades (liste as necessidades e explique quais seriam as condições ideais voltadas ao mercado para o atendimento das necessidades individuais. (Teoria de Maslow/reflexão).
- O trabalho é importante na contemporaneidade? Por que? Liste exemplos e justifique.
- O que vocês acharam do assunto (trabalho e suas relevâncias) e o que ele poderá acrescentar na sua vida? Discorra um argumento a respeito.

Cada integrante pode apresentar a sua opinião, seja ela a favor ou não - Todos precisam argumentar.
A falta de informações sobre o tema proposto terá desconto na nota do trabalho. 

Abraços 

Professor: Cássio

Nenhum comentário:

Postar um comentário