Trabalho de EPC
(CURTA) – 2º BIMESTRE
Professor:
Cássio
·
Elaborar
uma vídeo aula com dramatizações e socialização de ideias sobre Émilie Durkhein
e sua repercussão no século XXI.
·
Gravar
essa apresentação em CD e entregar juntamente a um relatório feito pelo líder
do grupo, onde este deverá abordar todo o procedimento do mesmo (Descritivo).
O que fazer?
O grupo desenvolverá
um estudo teórico e prático sobre a vida e obra do Clássico da Sociologia
Émilie Durkheim, relacionando-o na contemporaneidade quando retratamos a
relação do indivíduo em sociedade (é necessário utilizar exemplos e elaborar
uma dramatização para que o seu trabalho tenha consistência) – seguir o roteiro.
Finalizar o trabalho
apresentando uma proposta de intervenção, associando a teoria com a
nossa realidade.
Cada grupo deverá ter
um líder, que por sua vez organizará o trabalho e se responsabilizará pelo
grupo.
Reforçando o
conteúdo:
A Sociologia é
uma ciência interdisciplinar, pois abrange as ciências da psicologia,
economia e a história para que se possa compreender a relação entre o
indivíduo e a sociedade. Os clássicos da Sociologia retratam
essa relação (indivíduo e sociedade), analisando os motivos que
levaram ao desequilíbrio social, apontando possíveis soluções para a reintegração
destes na modernidade, que até então passava por dificuldades
de adaptação em virtude da pressão e do seguimento de
regras no meio urbano. Durkhein explica essa relação
através da psicologia, ou seja, analisa o
comportamento da sociedade a partir dos fatos sociais.
Roteiro Estrutural Obrigatório:
Introdução (vídeo aula):
Iniciar a
apresentação reforçando a ideia e importância das instituições
sociais na educação formal e informal do indivíduo (integração da sociedade)
- listar e explicar suas respectivas funções sociais.
Desenvolvimento:
- Explicar o estado
de anomia da sociedade Moderna diante a decepção nas cidades em como
lidar com as regras – utilizar de marcos históricos (exemplos).
- Apresentar a
biografia do sociólogo Emilie Durkhein, em que ele se baseou para retratar
a sociologia (psicanálise) e qual a importância do seu estudo sobre o
indivíduo e a sociedade.
- Apresentar o método
explicativo, definir sociedade, o positivismo naturalista, fatos sociais ( o
que nos levam aos fatos – coerção exterioridade e generalidade), a divisão em normais e patológicos associando
ao estado de anomia social – Exemplificar
e dramatizar uma situação de normalidade, patologia e explicar por que isso
acontece.
- Como tratar dessas
patologias sociais (Explicar a partir da biografia “Regras do Método
Sociológico”)
- Pontuar a integração
social que os indivíduos precisam ter para que o estado de anomia diminua
(apresentar uma explicação com base
institucional)
Exemplo:
- Baixa interação =
fatos patológicos
- Interação
equilibrada = fatos normais
- Explicar a coesão das
sociedades a partir da Solidariedade Orgânica e Mecânica.
- Retratar o suicídio
como fato patológico - como acontece? Comum em quais pessoas na era moderna? Divisão
dos tipos de suicídios e relação com as solidariedades apresentadas. (Fazer uma dramatização em cada tipo de
suicídio – Altruísta (Obrigatório, Facultativo e Agudo), anômico e egoísta).
Proposta de Intervenção:
Os grupos em roda de conversa farão uma "socialização" acerca do que apresentaram, conciliando a teoria com os dias atuais, propondo uma explicação do cenário social a partir do que expuseram do autor.Perguntas reflexivas:
- Por que as pessoas cometem suicídio?
- Reflexão: “As pessoas estão se dando conta de que o bullying hoje está cada vez pior. Antes era na escola, a pessoa sofria, mas depois ia para casa. Agora ele não para, não para nunca, é um inferno.” Há uma lista de sinais comuns aos quais devemos prestar atenção? Liste-os.
- Como um Psicólogo pode ajudar?
- Dados da OMS mostram que os casos de suicídio são mais comuns entre idosos e tem crescido muito em jovens. O que acontece nessas idades que levam as pessoas a tirarem a própria vida?
- É possível evitar que alguém próximo de nós se mate? Como os familiares, amigos ou conhecidos podem ajudar?
- O que é a campanha setembro amarelo e como ela tem focado (atualmente) no combate ao suicídio?
- Reflexão: “Dá para prevenir o suicídio, mas não dá para prever. Prevenção é diferente de previsão.” Se prever um suicídio é impossível, como posso preveni-lo? Justifique sua resposta.
-Explique as instituições sociais abaixo contextualizando sua importância e ações no quesito valorização da vida.
- Centro de Valorização da Vida (CVV)
- Conselho Federal de Medicina (CFM)
- Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
- Considerações finais sobre o assunto
A falta de informações sobre o tema proposto terá desconto na nota do trabalho..
Relatório do Líder (Impresso) CAPA:
Integrantes do grupo:
Fulano de tal
Ciclano de tal
...
EPC (Educação Para
Cidadania)
Relação do Indivíduo com a
Sociedade
Trabalho de Sociologia
apresentado pela série: --- da Escola Técnica Professor Eudécio Luiz Vicente
para obtenção de menção.
Professor: Cássio
ETEC PROFESSOR EUDÉCIO LUIZ VICENTE
2019
Observação: A Margem precisa ser
indicada (traçada de acordo com a formatação)
2ª Página
Nome da Escola:
Líder do Grupo: série:
Professor: Cássio
Disciplina:
Relatório
- Dias em que se
organizaram: Elencar
as datas
- Distribuição de tarefas: O que cada
integrante pesquisou e abordou no trabalho ( Descritivo)
- Organização de ideias/
Local: Elaboraram
um grupo no WhatsApp, reuniões na escola, na casa da Maria ou no Joãozinho? (Como
que vocês se organizaram para o desenvolvimento do trabalho?) – Discorrer uma
explicação detalhada a respeito.
- Participação Geral
dos Integrantes:
Se houve a participação coletiva ou não ( nem muitos detalhes).
- Pontos positivos
durante a execução do trabalho: Socialização de ideias, se conheceram
melhor, ampliaram os seus conhecimentos...
- Pontos negativos
durante a execução do trabalho: Se houve algum conflito, prazo curto, pontos
de vistas divergências, locais de encontros, a falta de compromisso...
Observação pontual: Se algum integrante
não colaborou para o desenvolvimento do trabalho (explicar o que aconteceu para
que o grupo não seja prejudicado).
A
falta de informações sobre o tema proposto terá desconto na nota do trabalho..
Nenhum comentário:
Postar um comentário