Não pude publicar a comanda do trabalho dentro do prazo estipulado em sala por motivos de muito serviço em outras instituições (treinamento para o PAS UEM, Redação ENEM, provas, trabalhos, seminários, Café filosófico, tribunal de justiça, debate, etc...). Por este motivo julgo insensato da minha que este seja apresentado essa semana, uma vez que o professor publicou orientações às vésperas do dia. Portanto o mesmo será apresentado na semana seguinte, ok ?
Essa semana darei continuidade aos conteúdos.
Abraços
Professor: Cássio
Slide 01: Nome da escola / Disciplina /integrantes de grupo/ Tema: Trabalhando as diversidades e promovendo a integração Social. Subtema: O tema que ficou responsável de explicar (Exemplo: Xenofobia).
Slides 02: Objetivos do trabalho
Slides 03: Introdução ao assunto.
Slide 04 em diante...
- Questão 01: Apresentar a Pergunta no cabeçalho (Negrito)
- indicar as alternativas ( A, B.C e D)
Em outro slide: (Em tabela):
- Quantidade total de pessoas que responderam o questionário
- Quantidade de pessoas que responderam a alternativa A
- Quantidade de pessoas que responderam a alternativa B
.... C
....D
- Gráfico Ilustrativo em porcentagem.
Exemplo: De acordo com as estimativas, o que “justificariam” tais respostas obtidas?
O mesmo equivale para cada pergunta... (1, 2, 3, 4 e 5)
No penúltimo slide vocês deverão apresentar no título: Considerações Finais
- Listar em tópicos o que acharam do trabalho com enfoque no seu tema, apresentar leis e intervenções...
ÚLTIMO SLIDE:
Referências Bibliográficas;
Exemplo de material físico: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. Exemplo: QUEIRÓZ, E. O Primo Basílio: 25. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1878
Organizo minhas
apresentações orais a partir de algumas regras que aprendi com uma professora
da faculdade, sendo estas aperfeiçoadas com a minha experiência em sala de
aula.
Segue abaixo algumas dicas
para o seminário:
- Se tiver muita vergonha,
gesticule com as mãos até a altura do peitoral (assim você poderá concentrar o
nervosismo até se acalmar).
- cuide da linguagem
corporal (postura firme e segura; dê um objetivo a seus movimentos);
- Olhe para o público ou
para um ponto fixo na sua frente (assim você vai construir um relacionamento
com as pessoas até ganhar mais confiança; (eu costumo olhar para um ponto fixo
no início até perder a vergonha e me familiarizar com a sala - fiz isso com
vocês nas primeiras semanas de aulas).
- postura ereta - não fique
escorado em nada.
- roupas claras e não
chamativas - você quer passar a informação e não a sua autoimagem. (Para as
mulheres, maquiagem leve e roupas sem muitos detalhes ou provocantes).
- A dica é
treinar até perder o medo por completo;
- É preciso demonstrar
entusiasmo sobre o que está falando para que as pessoas fiquem motivadas com o
assunto; (falar sem cativar o telespectador não gera interesse nenhum - traga o
assunto para a realidade).
- Construa uma ideia e
treine ela (utilize o seu modo particular de explicar - com o seu jeito de ser)
- Evite ficar lendo muito durante a explicação para não tornar a apresentação maçante; Somente
leitura não passa credibilidade nenhuma
- Mantenha uma sequência
lógica de ideias. Fácil da plateia acompanhar;
- É importante encerrar a
apresentação concluindo seu raciocínio.
- Evite repetições de
palavras popularmente conhecidas como "bengalas": né, tá, ok, tendeu,
então...
- Evite a utilização de
gerúndios ou pleonasmos em seus dizeres. O uso destas te faz perder a
credibilidade com o público alvo.
Exemplo de Gerúndio
- Nós estarmos vendo isso até amanhã
Exemplo de Pleonasmo - Descemos
lá em baixo e constatamos que: - se você desceu, logo já é lá embaixo
- rs'
Dicas sobre preparação de slides digitais para seminários:
Fazer apresentações usando slides digitais é uma arte que requer um pouco de prática, mas não é muito difícil. Esta página contém uma série de regrinhas que vão ajudar você a preparar slides de forma a transmitir as suas ideias com maior eficácia.
Sobre o conteúdo
Faça um planejamento top-down da sua apresentação. Primeiro decida quais serão os slides, depois comece a prepará-los.
Pense muito bem sobre quem é o público alvo da sua apresentação e direcione o conteúdo para esse público.
Lembre-se que exemplos práticos e concretos são fundamentais para o entendimento do público; evite uma palestra meramente teórica e abstrata pois o seu entendimento será muito mais difícil.
Sobre a forma
Calcule algo entre 1 e 2 minutos por slide. Apresentações mais curtas (15 minutos), ficam mais próximas de 1 minuto por slide, apresentações mais longas (90 minutos), mais próximas de 2 minutos por slide.
Se você não tem muita experiência com apresentações ou se vai apresentar em um lugar muito importante, ensaie várias vezes e cronometre para saber se você está dentro do prazo estipulado.
Tenha sempre em mente que nem sempre você terá a oportunidade de realizar a sua apresentação num ambiente muito favorável. Muitas coisas poderão prejudicar a visibilidade dos slides: projetor de má qualidade, projetor inadequado para a sala, sala muito clara, etc. Assim, é importantíssimo que os seus slides sejam otimizados para o pior caso e não para o caso ideal.
Sempre use um tamanho de fonte o maior possível. De preferência, entre 20 e 28 para o texto e entre 32 e 46 para os títulos.
Cuidado ao escolher a cor e o padrão de fundo dos slides. Escolha um fundo que permita um grande contraste com a cor do texto. Fundo branco (ou quase branco) e letra preta é o ideal. Só use outras cores mais audaciosas se você já conhecer a sala e o projetor que usará em sua apresentação. Em particular, fundo escuro e letras claras só funcionam se o projetor for excelente e a sala totalmente escura, o que é raro; portanto, não corra este.
Slides com frases longas ou texto corrido tendem a fazer com que a apresentação fique confusa e entediante. Se o apresentador simplesmente ler os slides, o público dorme. Se o apresentador não ler o texto do slide e o slide contiver muito texto, o público fica confuso. Portanto, use frases bem curtas ou apenas itens e os explique oralmente.
Em geral, os slides não devem conter texto corrido, prosa. Eles devem conter itens, não frases. Seu slide deve se parecer mais com poesia do que com prosa.
Use entre 6 e 8 linhas por slide. Em casos extremos, pode-se usar até 10 (ou, em casos muito extremos até 12) linhas por slide. Em hipótese alguma use mais do que 12 linhas por slide de texto. Talvez a única exceção sejam slides com código-fonte, onde é possível ter até umas 14 linhas.
Se o slide tem poucas linhas, coloque-as com espaçamento uniforme no slide, i.e., não as coloque todas apertadas no topo do slide.
Evite uma apresentação composta apenas por texto. Figuras, diagramas e até vídeos curtos irão tornar o conteúdo mais interessante.
Se você incluir figuras, não se esqueça de seguir as mesmas regras do tamanho do fonte para o texto que aparece dentro da figura. Além disso, use todo o espaço disponível para fazer com que a figura fique o maior possível.
Evite usar muitas animações e efeitos. Em geral, efeitos só atrapalham. Animações devem ser usadas quando ela tem algo a acrescentar, não devem ser usadas só porque são bonitinhas.
Coloque numeração nos slides. Assim, um espectador pode falar: "Você pode voltar ao slide 17, por favor?" Nos programas de apresentação de slides, você pode pular diretamente para um slide digitando o número do slide e <Enter>.
Se a apresentação for séria mesmo, não se esqueça de passar um corretor ortográfico para não dar vexame.
Se o seu slide tem um diagrama complexo, código-fonte ou muitos itens, vale a pena apontar para o pedaço do slide sobre o qual você está falando. A melhor forma de fazer isso, é apontar com o dedo diretamente para a tela, praticamente encostando o dedo na tela. Outra forma interessante é usando um apontador laser. Em alguns casos, você pode colocar o seu dedo na frente do projetor de forma que a sombra da sua mão aponte para o local correto do slide. Usar o mouse não é tão bom mas pode ser usado em último caso. A forma menos eficaz (e muitíssimo utilizada por pessoas com pouca experiência em apresentações) é apontar para a tela com o seu dedo a metros de distância dela; neste caso, só você saberá para onde está apontando.
É possível fazer isto de duas maneiras: uma é na mão, em cada slide, outra é editando o slide mestre, que é quem “dita as regras” para os demais slides de uma apresentação. Ou seja, tudo o que você alterar no mestre, será seguido pelos demais.
Editando o slide - Segue em anexo algumas orientações sobre o formato do slide.
Elaborar um documentário com teatro (dramatizações), jornal, vídeo aula e roda de conversa sobre o tema Trabalho, enfatizando as seguintes abordagens: preconceito e conceito de trabalho, visão Marxista, Teoria de Maslow e Sistemas de Produção (Taylorismo, Fordismo, Toyotismo). Gravar essa apresentação em CD e entregar juntamente com um relatório feito pelo líder do grupo, onde este deverá abordar todo o procedimento do mesmo. Observação: Os itens obrigatórios no relatório do líder estão disponibilizados em outro arquivo.
O que fazer? O grupo desenvolverá um estudo teórico e prático sobre o tema: Trabalho.
- Definir e conceituar a visão do trabalho antes e depois / conceito e preconceito;
- Pontuar a Visão Marxista acerca do tema “Trabalho na Idade Moderna”.
- Apresentar a teoria de Maslow de maneira conciliada na roda de conversa;
- Desenvolver uma explicação sobre os sistemas de produção.
- Propor em roda de conversa um debate sobre a evolução do mercado de trabalho (pontos positivos e negativos);
Observações: É necessário utilizar exemplos e elaborar dramatizações para que o seu trabalho tenha consistência interativa. Cada grupo deverá ter um líder, que por sua vez organizará o trabalho, distribuirá as falas, estudos, tarefas e encontros, se responsabilizando pelo grupo em si.
Roteiro Estrutural Obrigatório:
Introdução:
1. Iniciar o trabalho conceituando o trabalho como uma instituição formal (explicar a respeito) – Listar um exemplo de alguma empresa e explicar seu modo de organização (regras); (vídeo aula – não utilizar as salas de aula)
2. Abordagem: Explicar como o trabalho era antes: Denegrir / depois: Enaltecer (Dramatizar juntamente a um narrador)
3. Relacionar e diferenciar os conceitos de: Pré-conceito e Conceito do tema- Visão geral do grupo. (Vídeo aula)
Desenvolvimento:
1. Apresentar a visão de Karl Marx sobre o tema proposto; (entrevista – dramatizações caracterizadas/ Jornal).
2. Conceituar o que é / por que/ como foram criados (objetivos) dos sistemas de produção ( jornal).
3. Listar os três sistemas de produção, (explicar e dramatizar): (criar um cenário e desenvolver três dramatizações correspondentes aos sistemas Taylorismo, Fordismo e Toyotismo): Relacionar e pontuar suas diferenças. (Com uma voz de fundo: Narrador da história).
Proposta de Intervenção: Os grupos em roda de conversa farão uma "socialização" acerca do que apresentaram, conciliando a teoria com os dias atuais, propondo uma explicação do cenário a partir do que expuseram no trabalho. Questionamentos relevantes para a socialização: - Como o trabalho era visto na antiguidade? Listar exemplos; - Por que ele era dessa forma? E atualmente como ele é visto? Explicar a respeito; - Vocês concordam com a ideia que o trabalho edifica e enaltece o homem? Justifique sua resposta. (Listar exemplos); - Por que ele era negativo na antiguidade e idade média? Como podemos perceber isso? Listar exemplos históricos; - O que te levou a acreditar que ele é bom ou ruim nos dias atuais? Por que? - Por que o Sistema Toyotista é o melhor em relação a organização interna do mercado de trabalho? Você concorda com isso? Por que? - Qual a importância dos códigos de ética no mercado de trabalho? Qual seria o efeito disso? Justifique sua resposta. - A carência de valores éticos no mercado de trabalho poderiam denegrir todo esforço mental e físico de uma equipe? Justifique sua resposta. - A partir do trabalho (esforço físico e mental) conseguimos atender nossas necessidades (liste as necessidades e explique quais seriam as condições ideais voltadas ao mercado para o atendimento das necessidades individuais. (Teoria de Maslow/reflexão). - O trabalho é importante na contemporaneidade? Por que? Liste exemplos e justifique. - O que vocês acharam do assunto (trabalho e suas relevâncias) e o que ele poderá acrescentar na sua vida? Discorra um argumento a respeito.
Cada integrante pode apresentar a sua opinião, seja ela a favor ou não - Todos precisam argumentar. A falta de informações sobre o tema proposto terá desconto na nota do trabalho.
·Elaborar
uma vídeo aula com dramatizações e socialização de ideias sobre Émilie Durkhein
e sua repercussão no século XXI.
·Gravar
essa apresentação em CD e entregar juntamente a um relatório feito pelo líder
do grupo, onde este deverá abordar todo o procedimento do mesmo (Descritivo).
O que fazer?
O grupo desenvolverá
um estudo teórico e prático sobre a vida e obra do Clássico da Sociologia
Émilie Durkheim, relacionando-o na contemporaneidade quando retratamos a
relação do indivíduo em sociedade (é necessário utilizar exemplos e elaborar
uma dramatização para que o seu trabalho tenha consistência) – seguir o roteiro.
Finalizar o trabalho
apresentando uma proposta de intervenção, associando a teoria com a
nossa realidade.
Cada grupo deverá ter
um líder, que por sua vez organizará o trabalho e se responsabilizará pelo
grupo.
Reforçando o
conteúdo:
A Sociologia é
uma ciência interdisciplinar, pois abrange as ciências da psicologia,
economia e a história para que se possa compreender a relação entre o
indivíduo e a sociedade. Os clássicos da Sociologia retratam
essa relação (indivíduo e sociedade), analisando os motivos que
levaram ao desequilíbrio social, apontando possíveis soluções para a reintegração
destes na modernidade, que até então passava por dificuldades
de adaptação em virtude da pressão e do seguimento de
regras no meio urbano. Durkhein explica essa relação
através da psicologia, ou seja, analisa o
comportamento da sociedade a partir dos fatos sociais.
Roteiro Estrutural Obrigatório:
Introdução (vídeo aula):
Iniciar a
apresentação reforçando a ideia e importância das instituições
sociais na educação formal e informal do indivíduo (integração da sociedade)
- listar e explicar suas respectivas funções sociais.
Desenvolvimento:
- Explicar o estado
de anomia da sociedade Moderna diante a decepção nas cidades em como
lidar com as regras – utilizar de marcos históricos (exemplos).
- Apresentar a
biografia do sociólogo Emilie Durkhein, em que ele se baseou para retratar
a sociologia (psicanálise) e qual a importância do seu estudo sobre o
indivíduo e a sociedade.
- Apresentar o método
explicativo, definir sociedade, o positivismo naturalista, fatos sociais ( o
que nos levam aos fatos – coerção exterioridade e generalidade), a divisão em normais e patológicos associando
ao estado de anomia social – Exemplificar
e dramatizar uma situação de normalidade, patologia e explicar por que isso
acontece.
- Como tratar dessas
patologias sociais (Explicar a partir da biografia “Regras do Método
Sociológico”)
- Pontuar a integração
social que os indivíduos precisam ter para que o estado de anomia diminua
(apresentar uma explicação com base
institucional)
Exemplo:
- Baixa interação =
fatos patológicos
- Interação
equilibrada = fatos normais
- Explicar a coesão das
sociedades a partir da Solidariedade Orgânica e Mecânica.
- Retratar o suicídio
como fato patológico - como acontece? Comum em quais pessoas na era moderna? Divisão
dos tipos de suicídios e relação com as solidariedades apresentadas. (Fazer uma dramatização em cada tipo de
suicídio – Altruísta (Obrigatório, Facultativo e Agudo), anômico e egoísta).
Proposta de Intervenção:
Os grupos em roda de conversa farão uma "socialização" acerca do que apresentaram, conciliando a teoria com os dias atuais, propondo uma explicação do cenário social a partir do que expuseram do autor.
Perguntas reflexivas:
- Por que as pessoas cometem suicídio?
- Reflexão: “As pessoas estão se dando conta de que o bullying hoje está cada vez pior. Antes era na escola, a pessoa sofria, mas depois ia para casa. Agora ele não para, não para nunca, é um inferno.” Há uma lista de sinais comuns aos quais devemos prestar atenção? Liste-os.
- Como um Psicólogo pode ajudar?
- Dados da OMS mostram que os casos de suicídio são mais comuns entre idosos e tem crescido muito em jovens. O que acontece nessas idades que levam as pessoas a tirarem a própria vida?
- É possível evitar que alguém próximo de nós se mate? Como os familiares, amigos ou conhecidos podem ajudar?
- O que é a campanha setembro amarelo e como ela tem focado (atualmente) no combate ao suicídio?
- Reflexão: “Dá para prevenir o suicídio, mas não dá para prever. Prevenção é diferente de previsão.” Se prever um suicídio é impossível, como posso preveni-lo? Justifique sua resposta.
-Explique as instituições sociais abaixo contextualizando sua importância e ações no quesito valorização da vida.
- Centro de Valorização da Vida (CVV) - Conselho Federal de Medicina (CFM) - Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) - Considerações finais sobre o assunto
A falta de informações sobre o tema proposto terá desconto na nota do trabalho..
Relatório do Líder (Impresso)
CAPA:
A partir da formação acima a capa do
seu trabalho deverá apresentar as seguintes informações, nessa ordem:
Integrantes do grupo:
Fulano de tal
Ciclano de tal
...
EPC (Educação Para
Cidadania)
Relação do Indivíduo com a
Sociedade
Trabalho de Sociologia
apresentado pela série: --- da Escola Técnica Professor Eudécio Luiz Vicente
para obtenção de menção.
Professor: Cássio
ETEC PROFESSOR EUDÉCIO LUIZ VICENTE
2019
Observação: A Margem precisa ser
indicada (traçada de acordo com a formatação)
2ª Página
Nome da Escola:
Líder do Grupo: série:
Professor: Cássio
Disciplina:
Relatório
- Dias em que se
organizaram: Elencar
as datas
- Distribuição de tarefas: O que cada
integrante pesquisou e abordou no trabalho ( Descritivo)
- Organização de ideias/
Local: Elaboraram
um grupo no WhatsApp, reuniões na escola, na casa da Maria ou no Joãozinho? (Como
que vocês se organizaram para o desenvolvimento do trabalho?) – Discorrer uma
explicação detalhada a respeito.
- Participação Geral
dos Integrantes:
Se houve a participação coletiva ou não ( nem muitos detalhes).
- Pontos positivos
durante a execução do trabalho: Socialização de ideias, se conheceram
melhor, ampliaram os seus conhecimentos...
- Pontos negativos
durante a execução do trabalho: Se houve algum conflito, prazo curto, pontos
de vistas divergências, locais de encontros, a falta de compromisso...
Observação pontual: Se algum integrante
não colaborou para o desenvolvimento do trabalho (explicar o que aconteceu para
que o grupo não seja prejudicado).
A
falta de informações sobre o tema proposto terá desconto na nota do trabalho..
Recado: Não tive tempo de postar a tarefa no Blogger antes por que estava com muito trabalho. Por este motivo diminui o número de questões para que façam e me tragam respondidas na próxima aula.
Podem imprimir ou copiar no caderno - Irei vistar.
Lista de Exercícios de Geografia
1. (UFAL)
As representações cartográficas, em relação à superfície de projeção, se baseiam em alguns modelos básicos. O modelo de representação mostrado na figura corresponde à projeção
a) cilíndrica transversa.
b) cônica polar.
c) transversa polar.
d) plana polar.
e) policônica transversa.
2. (UNISC) “Hoje, o sensoriamento remoto por meio de satélites representa o mais importante e eficiente recurso tecnológico de observação da Terra, permitindo rapidez e precisão nos processos de levantamento de dados e mapeamentos.”
(COELHO, Marcos de Amorim; TERRA, Lygia. Geografia Geral: o espaço natural e socioeconômico. 2001, p.30)
A esse respeito, leia as afirmativas abaixo.
I – O sensoriamento remoto é um recurso técnico para ampliar os sentidos naturais do homem.
II – O sensoriamento remoto pode ser definido, de uma maneira ampla, como sendo a forma de se obter informações de um objeto ou alvo, sem que haja contato físico com o mesmo.
III – No sensoriamento remoto, as informações são obtidas utilizando-se a radiação eletromagnética, geradas por fontes naturais como o Sol e a Terra, ou por fontes artificiais como, por exemplo, o Radar.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Todas as afirmativas estão corretas.
d) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e) Somente a afirmativa II está correta.
3. (UFPB) Observe o mapa a seguir:
Considerando a localização dos pontos A, B, C, D e E, julgue os itens a seguir:
( ) O ponto A está localizado a 40° latitude norte e a 100° longitude oeste, praticamente, no centro dos Estados Unidos da América.
( ) O ponto C está localizado na linha do Equador e a 20° longitude leste, no continente africano.
( ) O ponto B está localizado a 10° longitude sul e a 40° latitude oeste, na região Nordeste do Brasil.
( ) O ponto D está localizado a 60° latitude norte e a 100° longitude leste, no continente asiático.
( ) O ponto E está localizado a 20° longitude sul e a 130° latitude leste, na Austrália.
4. ENEM 2003 - Existem diferentes formas de representação plana da superfície da Terra (planisfério).
Os planisférios de Mercator e de Peters são atualmente os mais utilizados.
Apesar de usarem projeções, respectivamente, conforme e equivalente, ambas utilizam como base da projeção o modelo:
5. A representação cartográfica a seguir atendeu aos anseios dos Estados subdesenvolvidos que se tornaram independentes após a Segunda Guerra Mundial .
Esse mapa foi desenhado segundo a projeção de
a) Peters.
b) Mercator.
c) Mollweid.
d) Robinson.
6. Identifique e caracterize o sistema de projeção representado na figura a seguir, apontando vantagens e desvantagens de sua utilização.
7. UNICAMP- O sistema de projeção do mapa a seguir foi criado por Mercator em 1569 com o objetivo de facilitar as navegações marítimas.
OBSERVE O MAPA E FAÇA O QUE SE PEDE:
Adaptado de Igor Moreira, "O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil", São Paulo: Editora Ática, 2002, p. 446.
a) Segundo a projeção de Mercator, em quais porções da Terra representadas no mapa não ocorre distorção e onde a distorção é mais acentuada?
b) A projeção de Mercator é um exemplo do grande desenvolvimento da cartografia no século XVI. A que contexto histórico e econômico está associado esse desenvolvimento da cartografia?
Boa Noite 3º B - Proposta de redação A influência positivista na Proclamação da República
O projeto sociopolítico de Comte pressupunha uma evolução ordeira da sociedade, incompatível com revoluções e mudanças bruscas. Curiosamente, no Brasil, os ideais positivistas serviram para alavancar uma troca de regime com a Proclamação da República. O aparente paradoxo se explica, em parte, pelo fato de a influência positivista ter resultado em pensamentos muito diversos no Brasil, conforme se combinou com outras correntes ideológicas. Nenhum setor teve maior presença da ideologia comtiana do que as Forças Armadas, de onde saiu o vitorioso movimento republicano e a ideia de adotar o lema “Ordem e Progresso”. Várias das medidas governamentais dos primeiros anos da República tiveram inspiração positivista, como a reforma educativa e a separação oficial entre Igreja e Estado, ambos em 1891. O positivismo ficou de tal forma conhecido no Brasil que o prenome de Comte foi aportuguesado para Augusto e a corrente filosófica tornou-se tema de um samba de Noel Rosa e Orestes Barbosa. A canção intitulada Positivismo, lançada em 1933, termina com os versos:
“O amor vem por princípio, a ordem por base/O progresso é que deve vir por fim/Desprezaste esta lei de Augusto Comte/E foste ser feliz longe de mim”.
Fonte: Revista Nova Escola
Observação: Anexei a música para análise e interpretação
A partir do texto motivador publicado anteriormente seguido de vídeo reflexivo, redija uma dissertação argumentativa acerca do tema: A Sociedade: Progresso ou Retrocesso? apresentando proposta de intervenção, sem ferir os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coesa e coerente, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.
Comanda obrigatória: - Redigir o seu texto somente a caneta azul ou preta; - Limite de linhas: 25 a 30; - Folha almaço (sem capa); - Não aceito firulas (corações, estrelinhas ou algo do tipo); - Antes de iniciar o texto, este deve apresentar um cabeçalho, sendo ele: - Nome da escola: Nome do aluno, série: Atividade Diagnóstica de Sociologia Professor: Cássio (pular uma linha e iniciar o seu texto) - Não é necessário título; - Na folha almaço vocês devem riscar uma linha vermelha no canto direito, caso não tiver para representar a " marca de texto" ( Conforme a escrita, não pode ultrapassar). - Não será permitido corretivo ou rabiscos. Caso errar o aluno deverá fazer um único risco no meio da palavra que errou e continuar normalmente. - Entregar o seu texto dia 25/02/2019 no final da aula. - Letra legível (Vocês estão me entregando um documento de análise);
Tutorial de como montar um texto:
Como montar um texto argumentativo dissertativo?
1 – Introdução
A introdução equivale ao primeiro parágrafo. Nessa parte você fará a apresentação do problema e de suas principais abordagens. Sua tese principal também deve estar aqui. Os argumentos que vão explicar e defender seu ponto de vista estarão nos parágrafos seguintes. Dessa forma, você irá direcionar o olhar do leitor para seguir sua linha de raciocínio.
2 – Desenvolvimento
Os dois ou três parágrafos depois da introdução compõem o desenvolvimento. É a partir do segundo parágrafo que você vai defender a tese apresentada na introdução.
Argumente sobre o tema ( explicando o porquê) e justificar que a sua ideia tem validade a partir de um dado estatístico ou um conhecimento de outra área.
3 – Conclusão
No parágrafo final da dissertação, você deve retomar o que apresentou na introdução, de modo a reforçar o problema discutido até aqui. A diferença é que na conclusão, você apresentará soluções sobre as questões levantadas anteriormente.
As frases-chave de cada parágrafo também serão retomadas. Dessa forma, quando o leitor terminar a leitura, estará certo de que você propõe as melhores soluções possíveis para os problemas apresentados ao longo do texto. Veja a seguir as dicas para corrigir seus textos ao longo do ano.
Explicando de uma forma mais simples:
1 – Introdução
Aqui, você apresenta o tema e o enfoque que dará a ele. Seja sucinto, exponha a sua tese e mostre ao leitor a sua linha de raciocínio. Na dissertação, os seus argumentos devem ser usados para convencer.
2 – Desenvolvimento
Apresente ideias que justifiquem a sua tese de forma consistente e também os seus argumentos. Coloque da forma mais clara possível os pontos abordados para o leitor entender o seu ponto de vista. Use um parágrafo para cada argumento e analise todos os aspectos possíveis. Uma dica importante é pensar em uma frase principal para cada parágrafo e a partir disso desenvolver um argumento completo por frase.
(Devido a quantidade limitada de linhas, trabalhe com um ou dois argumentos apenas).
Para firmar o seu ponto de vista concilie o seu argumento com o conhecimento de outra área para validar os argumentos desenvolvidos.
3 – Conclusão
Para terminar a Redação Enem, retome as ideias expostas na introdução junto com os principais argumentos que justifiquem a tese e encerre o texto. Aqui, você deve propor uma solução ao problema.
Dê a solução a partir dos pontos levantados por você na sua redação. Responsa a essas perguntas:
O que deve acontecer para mediar o problema; (indicar as ações)
Quem fará isso?
Como será feito?
Por que deve ser feito isso? Apontar as medidas cabíveis.
Para o seu texto não ficar confuso e para que seus argumentos fiquem claros, algumas dicas podem ajudar:
· Use uma linguagem mais simples, mas sem apelar para o coloquialismo exagerado;
· Não repita palavras desnecessariamente, pois o texto fica pobre e cansativo. Busque sinônimos, especialmente quando você está treinando em casa e tem tempo para fazer isso. O seu vocabulário vai aumentar e vai ficar mais fácil pensar em palavras alternativas durante a prova.
· Seja objetivo. Tente não repetir argumentos, dizendo a mesma coisa várias vezes. Preze pela qualidade do seu texto.
· O seu texto deve ter ao menos três parágrafos, um para a introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão. O ideal é que o seu desenvolvimento tenha ao menos três parágrafos, dessa forma, você pode expor três argumentos diferentes para embasar a sua tese.
· Aponte soluções coerentes para o problema levantado, sem fazer críticas que não tenham fundamento.
· Por fim, releia o texto para corrigir pequenos erros e organizar a redação da melhor forma possível. Pense no seu interlocutor e se pergunte: “o meu ponto de vista ficou claro para o leitor?”.
Exemplo de redação nota 1000
A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente, mulheres são vítimas desta questão. Neste sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: o legado histórico-cultural e o desrespeito às leis. Segundo a História, a mulher sempre foi vista como inferior e submissa ao homem. Comprova-se isso pelo fato de elas poderem exercer direitos, ingressarem no mercado de trabalho e escolherem suas próprias roupas muito tempo depois do gênero oposto.
Esse cenário, juntamente aos inúmeros casos de violência contra as mulheres corroboram a ideia de que elas são vítimas de um histórico-cultural. Nesse ínterim, a cultura machista prevaleceu ao longo dos anos a ponto de enraizar-se na sociedade contemporânea, mesmo que de forma implícita, à primeira vista.
Conforme previsto pela Constituição Brasileira, todos são iguais perante a lei, independente de cor, raça ou gênero, sendo a isonomia salarial, aquela que prevê mesmo salário para mesma função, também garantidas por lei. No entanto, o que se observa em diversas partes do país, é a gritante diferença entre os salários de homens e mulheres, principalmente se estas forem negras. Esse fato causa extrema decepção e constrangimento a elas, as quais se sentem inseguras e sem ter a quem recorrer. Desse modo, medidas fazem-se necessárias para corrigir a problemática.
Diante dos argumentos supracitados, é dever do Estado proteger as mulheres da violência, tanto física quanto moral, criando campanhas de combate à violência, além de impor leis mais rígidas e punições mais severas para aqueles que não as cumprem. Somem-se a isso investimentos em educação, valorizando e capacitando os professores, no intuito de formar cidadãos comprometidos em garantir o bem-estar da sociedade como um todo.
Olá ! Segue abaixo a tarefa de Geografia para a próxima aula.
Comanda da Atividade avaliativa de Geografia
O
Objetivo: Colocar em prática os conhecimentos básicos de localização espacial adquiridos em sala de aula.
Materiais:
Papel milimetrado, régua, lápis de cor, caneta preta e vermelha.
Segue abaixo algumas informações:
Todo mapa deve ter um título.
O título desse mapa deve ser escrito no cabeçalho somente a tinta preta, sendo ele: Esquematização do Mapa Múndi a partir de Coordenadas Geográficas.
Instruções:
Cada quadrante da folha (papel milimetrado) possui 10 retas verticais e 10 retas horizontais, formando quadradinhos pequenos. Cada reta corresponde a 1° de paralelos e 1° de meridianos.
As linhas mais escuras correspondem a 10° de paralelos (horizontal) e 10° de meridianos (meridianos).
Em cada linha escura vocês irão escrever a indicação de 10 em 10 graus, formando 180° de Meridianos (posicionados na vertical) a leste e 180° de Meridianos (posicionados a vertical) a Oeste.
No meio dos 360° vocês farão uma reta vertical em negrito na cor vermelha que será o Meridiano de Greenwich, sendo este representado com a sigla GMT, equivalente a 0°
A partir dessa linha, de 10 em 10° nas linhas mais escuras vocês irão traçar 180° de meridianos a leste e 180° de meridianos a oeste.
Na parte horizontal da folha vocês indicarão os paralelos, traçando no meio outra linha em vermelho que será o equador, equivalente a 0°.
A partir dessa linha, de 10 em 10° nas linhas mais escuras vocês irão traçar 90° de paralelos a Norte e 90° de paralelos Sul.
Observação: Os traços precisam ser feitos a tinta preta.
Agora vem a segunda etapa:
Coordenadas Geográficas:
Imaginem um jogo de Batalha Naval...
Abaixo das instruções temos uma sequência de coordenadas geográficas, onde calcularão os pontos na lat + long do lugar, fazendo um pequeno ponto de indicação.
Exemplo: Lat.S 50° e long.O 40°, localizei? Faça um ponto no lugar.
E assim vocês traçarão pontos em cada uma das coordenadas geográficas. Lembrando que a latitude + longitude corresponde a uma coordenada geográfica.
Após finalizarem as coordenadas correspondentes, liguem os pontos com retas, dando forma aos continentes geométricos.
Importante:
Os principais paralelos delimitam as zonas climáticas e "somente estes" deverão ser tracejados e "não traçados" a tinta preta.
Coordenadas
Geográficas:
África
Lat. S: 12° e long. O: 19°
Lat. N: 33° e long. O: 12°
Lat. S: 10° e long. 0°
Lat. N: 30° e long. L: 35°
Lat. S: 5° e long. L: 40°
Lat. S: 9° e long. L: 50°
Lat. S: 30° e long. L: 30°
Lat. S: 35° e long. L: 20°
Antártida
Lat. S: 62° e long. O: 60°
Lat. S: 80° e long. L: 40°
Lat. S: 55° e long. L: 60°
Lat. S: 80° e long. L: 180°
Lat. S: 80° e long. O: 180°
Ásia
Lat. N: 80° e long. L: 100°
Lat. N: 75° e long. L: 180°
Lat. N: 10° e long. L: 110°
Lat. 0° e long. L: 60°
Lat. N: 12° e long. L: 45°
Lat. N: 75° e long. L: 60°
Lat. N: 40° e long. L: 30°
Europa
Lat. N: 60° e long. 0°
Lat. N: 43° e long. O: 10°
Lat. N: 40° e long. L: 30°
Lat. N: 40° e long. L: 43°
Lat. N: 74° e long. L: 60°
Oceania
Lat. S: 10° e long. L: 140°
Lat. S: 20° e long. L: 155°
Lat. S: 42° e long. L: 150°
Lat. S: 30° e long. L: 130°
Lat. S: 34° e long. L: 115°
América
Lat. N: 73° e long. O: 160°
Lat. N: 80° e long. O: 40°
Lat. S: 20° e long. O: 110°
Lat. N: 20° e long. O: 94°
Lat. N: 7° e long. O: 75°
Lat. N: 23° e long. O: 97°
Lat. S: 5° e long. O: 35°
Lat. S: 57° e long. O: 57°
Lat. S: 11° e long. O: 85°
Principais
Paralelos (em linhas horizontais tracejadas)