A cultura é dinâmica, uma vez que engloba a distinção de valores e os costumes adotados por um povo.
O “estilo de vida” seria uma das definições dessa palavra abstrusa, sendo que por muitos momentos a História, a Sociologia e a Filosofia se perdem na tentativa de buscar uma definição coerente para essa palavra.
CULTURA
A introdução de novos conceitos adotados pela vivência; a difusão, quando entra em contato com outras culturas;
a descoberta que em tese, seria um tipo de mudança cultural revelado por algo até então desconhecido.
A partir dessa complexidade, cite exemplos de choques culturais que a história remete em suas tentativas de compreender o ser humano em seu meio social.
Comentários
ResponderExcluirCom base na ultima aula, posso definir que o choque cultural esta diretamente ligado ao estilo de vida de um povo, que é quase sempre movido pela religiao. Há varios choques culturais, porem um deles foi entre o Ocidente e Islâ,esse choque definiu o mundo contemporâneo, pois houve varias tentativas de guerra, como a ameaça de um pastor queimar o alcorão, que mobilizou lideranças mundiais para evitar uma crise entre eles . Portanto o choque cultural nada mais é que o encontro entre duas culturas totalmente diferentes, ocorrendo uma colisão entre eles. Isabela Peres 2ºX
ExcluirAs culturas de outros povos têm aspectos que nos surpreendem muito e em uma primeira percepção, nos parecem estranhas para nosso cotidiano.
ExcluirChoques culturais também se refere a um sentimento de surpresa, como por exemplo se você for para Marrocos ira perceber, que lá as mulheres ficam tampadas por túnicas, com apenas seus olhos aparecendo, e se uma mulher de Marrocos vir para uma praia brasileira, terá uma grande surpresa, em encontrar mulheres com quase nada tampando o seu corpo.
Matheus Ferrari 2°X
Há varios casos de choques culturais durante a história entre eles podemos citar:
ResponderExcluir- O choque cultural entre os povos Astecas e os colonizadores espanhóis.
- O choque entre os indigenas brasileiros e os colonizadores portugueses.
Em ambos os casos os europeus julgaram sua cultura como superior.
Fernando 2ºX
Choques Culturais na minha visão são a causa de desentendimentos ou "estranhamentos" entres povos de diferentes culturas. Um grande exemplo que esteve presente no passado e se estende até a atualidade é o Conflito das Coreias. Nações de culturas TOTALMENTE diferentes vivendo sobre a mesma porção de terra separados por uma linha imaginária que não é suficiente para evitar seus conflitos internos. Algo que não pode ser evitado pois a história, cultura, economia, política, tradições de cada um, não tem nada a ver (e que não se resolve sentando para um chazinho). Este é um caso em que o desentendimento gera guerras, porém existem aqueles que são resolvidos pela submissão do mais fraco, ou pelo sentimento de conformismo de forma pacífica. O fato é que ninguém pode dizer qual cultura é certa, ou errada, pois é isso que torna cada povo único e especial com seu papel importante na história. Mesmo às vezes gerando guerras colossais, (que graças a Deus não é o caso do Brasil por enquanto) ou mesmo o preconceito, é algo que só depende da vontade das pessoas de enxergar o quanto a diferença torna o mundo mais bonito, e é algo que eu espero que um dia aconteça, mesmo que seja daqui a gerações e gerações...
ResponderExcluirBeatriz Rossi 2ºX
Como vimos na última aula, a cultura seria toda maneira de falar, pensar, agir, entre outras e ela (cultura) é resultante da religião na maioria das vezes, para não falar todas, pois hoje em dia algumas não são mais!
ResponderExcluirPodemos citar alguns choques como:
* O choque dos índios quando viram os portugueses pela primeira vez, abalados pelas suas maneiras de "vestir, falar e por sua cor de pele;"
* O choque dos povos astecas com os colonizadores espanhóis.
Vemos nestes 2 exemplos que foram choques de cultura, entre povos diferentes em "descobrimento de terras" nisto seria meio que comum acontecer.
Agora hoje em dia, podemos citar também choques entre pessoas que curtem músicas diferentes, que curtem objetivos diferentes entre outros, como: Funkeiros -> Rockeiros
Pagode -> Sertanejo
Sendo assim deduzo que hoje a música também entra nos fatores de conflitos de cultura, o que não acontecia com frequência antigamente.
Atenciosamente,
Bruna Grazielle Aquino Bertolassi 2°X :)
Assim como vimos na ultima aula, a cultura esta inteiramente ligada na composição de um povo, sendo principalmente a religião e outros elementos como: idiomas, moda de agir, vestimentas, politica etc.
ResponderExcluirAcredito que o chamado choque cultural acontece quando duas sociedades distintas se misturam, ocorrendo uma difusão desses elementos culturais. Na historia podemos citar a chegada dos portugueses no Brasil e a difusão das duas culturas, ou podemos trazer para nosso cotidiano: quando viajamos para outro pais e partilhamos de novas culturas estamos entrando em um choque cultural com a nossa vivência diária. Porém, quando trago em minha mente alguns exemplos já estudados, acredito que os maiores choques culturais ao longo da historia aconteceram em busca do desenvolvimento e da geração de lucros, ou então por ignorância de algumas pessoas acharem que existe apenas uma cultura ideal, o que gera além de um choque cultural, um conflito entre culturas: como a guerra entre as correias e o atentado em Boston.
Maria Gabriela Dantas Bereta Lanza 2°X
Há vários choques culturais, mais tem um em especial que me chama mais a atenção, que aconteceu na Segunda -Guerra Mundial, o choque entre os Judeus( cultura judaica) e o governo estabelecido por Adolf Hitler. Na minha opinião um dos piores casos pois, além de Hitler não aceitar a cultura do próximo ele os usava como cobaia para testes, caçavam-os prendiam e matavam qualquer um que fosse da raça ( mesmo não seguindo religião). Fora esse podemos citar : A tomada da Índia pelos Ingleses, A '' imigração dos portugueses no Brasil, etc.
ResponderExcluirNa minha opinião esses choques ocorrem por ignorância do ser humano, por alguns se sentirem superiores a outros, e acharem que porque tem dinheiro , podem comprar ou até mesmo restringir cultura e liberdade de expressão.
(De sua filha , que já mãe, sucessivamente assim você vira avó =b) Karla Stephani dos Santos 2º X
Um claro exemplo de choque cultural, que vem desde tempos antigos, e praticamente define o mundo contemporâneo é o antagonismo entre o Islã e países ocidentais. Principalmente pelo fato de que Islamistas não separaram religião do estado, a maioria dos países ocidentais é democrata, muçulmanos são teocratas, usam o Alcorão para organização social, política e jurídica...
ResponderExcluirEnquanto o Islã enxerga no ocidente uma sociedade materialista, o ocidente os associa com terrorismo e violência as mulheres, visões equivocadas, claro.
Larissa Juliana Cattes da Silva 2ºX
Um grande exemplo de choque cultural foi quando se deu inicio as grandes navegações que a partir dessas, o mundo foi desvendado, conhecido e dominado pelos europeus. Esse fato interferiu na cultura dos povos nativos da América, muitas vezes não apenas modificando-a, mas exterminando-a.
ResponderExcluirO homem branco(no caso europeu), considerando-se superior a qualquer outra cultura ou espécie, impôs sua vontade de conquistar territórios e as riquezas que neles fossem encontradas, mesmo que para isso fosse preciso exterminar os verdadeiros donos desses bens.
Na minha visão o choque acontece pela falta de entendimento sobre outras culturas, quando você estuda a fundo uma cultura que não a sua, você não se choca mais porque você entende os meandros de uma população ou grupo que não pensam igual a você.
ResponderExcluirExemplo bom seria o que houve no Brasil, entre "índios" e Portugueses
- Gabriel Massari 2ºX
Os choques culturais a maioria das vezes acontece, pelo fato das pessoas se acharem superiores as outras ou até forçar outros povos a seguir sua cultura por que as julgam melhor que as de qualquer outra, pelo simples fatos de não as compreenderem, assim acredito que antigamente muitas os choques culturais que houve foi por causa da intolerância do homem com outras culturas. que até hoje acontecem, apesar de que antes era muito pior.
ResponderExcluirMatheus Felipe D. 2ºX
Pra mim o choque cultural é por exemplo, imagine voce que mora aqui no brasil, acostumado com festas, carnaval, mulheres de roupas curtas e etc , dai voce muda pra um pais muçulmano como por exemplo a arabia saudita, que la pelos costumes e pela cultura as mulheres tendem a ser submissas a seus maridos e a usarem uma vestimenta que cubra quase todo o corpo , e nao é só isso a gastronomia também é totalmente diferente, pra mim isso seria um choque cultural !
ResponderExcluirDavi Ekstein 2º X
Acredito que o choque cultural, ocorra na maioria das vezes pela falta de aceitamento em relação a diversos fatores como:cultura de outros países e povos,religião,costumes entre outros.Um exemplo disso é a restrição da liberdade feminina em alguns países mulçumanos,os ataques terroristas ocorridos no Iraque e o racismo em relação aos negros e algumas religiões.
ResponderExcluirMaria Beatriz 2°X
Cultura como já foi explicado é o costume de um povo, os hábitos, como um exemplo a religião. Choque cultural é quando alguém se depara com uma cultura diferente da sua e este tenta mudar a outra cultura.
ResponderExcluirUm exemplo de choque cultural foi a Guerra fria onde os Estados Unidos (capitalismo) eram contra a União Soviética (socialismo). Foi uma guerra “pacifica” sem confronto militar armado, mas se estivesse acontecido isso seria o fim do mundo, pois os dois estavam muito bem equipados (armados).
Outro choque cultural que foi muito importante para a Inglaterra ocorreu entre a dinastia Stuart e o Parlamento. Os Stuarts queriam o poder absoluto (uma “cultura” onde o povo é mandado e não tem liberdade nenhuma) e o Parlamento queria a limitação do poder (a “cultura” de liberdade, o povo tinha o direito de escolher seus representantes e não era obrigado a trabalhar para os mais ricos). Esse choque provocou a Revolução Inglesa onde o parlamento após quatro etapas consegue vencer os mais poderosos.
Amanda Garcia 2ºX
Como foi citado por você/Senhor(como preferir) durante a aula passada, a cultura, principalmente de povos/nações mais antigas se basearam em sua religiões.
ResponderExcluirSeguindo os exemplos citados acima de choques culturais, que são, entre os povos Astecas e colonizadores espanhóis, entre indígenas brasileiros e os colonizadores portugueses, ou até mesmo entre a “raça Ariana” de Adolf Hitler e os muçulmanos, como em quaisquer outros choques, podemos claramente ver que o “total” fator dos conflitos é o fato de um povo se julgar superior a outro, que é visto como insignificante e desnecessária sua existência, e achar que estes devem ser dominados, se tornando escravos, ou até mesmo “eliminados”. Uma visão/ideia antiga de que o mais forte deve se sobrepor e dominar o mais fraco. E devido a esses desentendimentos, muitas culturas se perderam junto com seus povos.
Podemos parar e pensar, não poderia haver um entendimento e uma união entre povos e sua culturas, se tornando algo mais rico? Mas o fato é, como já citei anteriormente, que temos Religião no meio, e dela temos “deuses”, os quais são seguidos e adorados, e com certeza um povo, em principal, o seu “Líder”, se assim podemos chamar, vai achar que seus deuses são certamente superiores a outro, assim como ele mesmo, e os conflitos serão assim, inevitáveis.
Lauro Neves
2ºX
O choque cultural no meu ponto de vista é causado quando as pessoas deixam o que é familiar para trás , e vão viver em outros lugares , com vida diferente e uma mentalidade diferente.E aparti dali,começa a ter dificuldades(como por exemplo; o país estrangeiro, eles tem custumes diferentes,falam diferente..)
ResponderExcluirfabiana rodrigues 2°x
A cultura como vimos na aula, nada mais é que o modo de vida, religião e costumes de um povo.
ResponderExcluirNa minha opinião Choque Cultural seria operar dentro de uma cultura desconhecida ou ambiente social. Entre os choques culturais existentes, podemos citar o encontro entre portugueses e índios, também está documentado na carta escrita por Caminha. O choque cultural foi evidente. Os indígenas não reconheceram os animais que traziam os navegadores, à exceção de um papagaio que o capitão trazia consigo; ofereceram-lhes comida e vinho, os quais os índios rejeitaram. A curiosidade tocou-lhes pelos objectos não reconhecidos - como umas contas de rosário, e a surpresa dos portugueses pelos objetos reconhecidos - os metais preciosos. Fez-se curioso e absurdo aos portugueses o fato de Cabral ter vestido-se com todas as vestimentas e adornos os quais tinha direito um capitão-mor frente aos índios e estes, por sua vez, terem passado por sua frente sem diferenciá-lo dos demais tripulantes.
Enfim, acredito eu, que os grandes choques culturais são gerados através dessa desigualdade de ambientes sociais e pelo desenvolvimento socio-econômico.
Maria Camila - 2ºX
Como vimos na última aula, a cultura seria toda maneira de falar, pensar, agir, entre outras e ela (cultura) é resultante da religião na maioria das vezes, para não falar todas, pois hoje em dia algumas não são mais!
ResponderExcluirPodemos citar alguns choques como:
* O choque dos índios quando viram os portugueses pela primeira vez, abalados pelas suas maneiras de "vestir, falar e por sua cor de pele;"
* O choque dos povos astecas com os colonizadores espanhóis.
Vemos nestes 2 exemplos que foram choques de cultura, entre povos diferentes em "descobrimento de terras" nisto seria meio que comum acontecer.
Agora hoje em dia, podemos citar também choques entre pessoas que curtem músicas diferentes, que curtem objetivos diferentes entre outros, como: Funkeiros -> Rockeiros
Pagode -> Sertanejo
Sendo assim deduzo que hoje a música também entra nos fatores de conflitos de cultura, o que não acontecia com frequência antigamente.
Sobre a política creio que TOTALMENTE que está faz parte na influência da cultura de cada país. Um exemplo disso seria:
Que no Brasil não é legalizado a "maconha" pois quem as planta não são os traficantes, mas sim se os deputados/os governantes!
Pois se o Brasil realmente pensasse na saúde seria construído hospitais com uma estrutura melhor, redes sociais (...) Mas pelo contrário isto não acontece! E o porque que está não é legalizada no nosso país mais na Holanda sim? Pois no século passado quando começaram a estudar os tipos de combustíveis a América utilizou o Bio dísel que é derivado da "planta" maconha, que tem uma parte bem mais rígida que outras matérias, já a Europa utilizou o Petróleo sendo assim não teria o porque deles proibirem este uso, já que um dos fatores fala que a droga causa "queima de neurônios" sendo que isto acontece todos os dias; os neurônios velhos morrem e nascem novos neurônios, mas no Brasil quando começaram estas descobertas não apenas para o combustível, mas também na confecção de roupas, sapatos, etc começaram a fazer propagandas dizendo coisas que não poderia acontecer de uma hora pra outra, mas sim após um longo tempo de uso. Porém para que as pessoas parassem de usar a maconha como qualquer cidadão usava no séc. XX teve que ser feito isto, para que não pudessem descobrir o que ela serviria para ganhar o dinheiro de forma boa "confecção de produtos".Nisto foi um choque cultural pois porque que em alguns lugares a droga seria lícita e em outros ilícitas? Sendo que está é a mesma em todo lugar do mundo? Para poder ganhar dinheiro (somente os governantes)! O choque acontece quando pra uma cultura pode e para outra não! Brasil -> Holanda, por exemplo.
Um outro termo seria também sobre "Hitler", pelo fato dele ser um governante e usar as pessoas de outra cultura como se fossem verdadeiros "animais" usavam-os como cobaias em tudo, mesmo que estes não tivessem religião. E principalmente quem tivesse iria ser usado para tal.
Bruna Grazielle Aquino Bertolassi 2°X
Como já vimos na aula anterior, a cultura é o estilo de vida adotado por um povo (religião, costume, tradição). Então podemos dizer que o Choque Cultural seria o encontro de duas culturas totalmente diferentes. Isto acontece quando enfrentamos estilos de vida, língua, roupa, moeda, religião, totalmente diferentes dos nossos. Na história podemos citar a chegada dos europeus na América, quando eles( os europeus) se depararam com os indígenas e ficaram surpresos ao ver aquelas pessoas sem roupas parecendo selvagens, e por sua vez os índios também ficaram “chocados” pelo fato da vestimenta e da pele clara dos europeus. Estes resolveram passar sua cultura aos índios, como por exemplo fazer a catequização indígena e assim, ganhar a confiança deles. Já na atualidade, podemos citar o atentado a Boston e o conflito das Coréias novamente. E em nosso cotidiano este choque cultural está presente seja em viajar ou mudar para outro país, uma mudança de emprego e até mesmo em se casar, pois os costumes e as tradições familiares são diferentes uma das outras. Enfim, o choque cultural causa a pessoa uma desorientação em relação a deixar para trás o que era de costume e agora se adaptar no que é diferente.
ResponderExcluirLetícia Dias Taniguchi 2ºX
Um choque cultural seria a a invasão dos Bárbaros na Penínsua Ibérica pois eles tinham culturas e costumes diferentes e foram mesclando aos poucos com os Romanos choque cultural seria uma série de reações ligando religião,ecônomia mudando a cultura o modo de agir e resolver(costumes)de uma sociedade.Com essa mudança rompeu-se a uniformidade líguística (se é que um dia chegou a existir), e formaram-se línguas diferentes: español, catalão e galaico-português, que depois originou o galego e o português.
ResponderExcluirOutro exemplo Reforma Protestante e Contra Reforma pois eles seriam mudar seus pensamentos e modo de reflexao agindo pela Razão e não pela Fé indo contra as indugências da igreja,e a ligação entre igreja e política formando um choque entre esse contexto(Fé X Razão).Mas a igreja criando força formando a Contrareforma atimidindo seu erro e cuidando para melhorar comisso proibiu o acesso de curiosidade da população(livros que não era a favor da igreja)
Professor desculpa por não mandar no Blog mas não consegui acessar poriso mandei aqui espero que gostou e nao sou boa em palavras,na aula de sexta de explico melhor meus argumentos.Obrigada Aluna Gabriela Nascimento Araújo 2x
Saúdo-vos, ó caros, sábios colegas de labuta!
ResponderExcluirDe acordo com a mais recente aula ministrada pelo Sr. Cássio Kum, tratamos de estilo de vida, práticas, costumes e valores sociais adotados por um povo (assim como religião e dinheiro) ao falar de cultura. Principalmente religião! Já viram as mutilações na Síria? Bem, ao menos os homens-bomba vocês com certeza conhecem.
Todavia, convém-me falar sobre choques culturais, e (embora seja um prato cheio), ao menos nessa ocasião, deixemos o Oriente Médio de lado (me expresso com palavras demais).
Embarquemos de volta à América Andina na época da Conquista espanhola meus queridos...
Expô-los-ei a ideia principal a partir de um trecho da obra "História General de las Índias", do historiador espanhol Francisco López de Gómara (1511-1566), e em seguida dissertarei sobre, explicando-lhes (ou tentando) a razão de minha escolha e meus fundamentos argumentativos.
“(...) Assim, não pense ninguém que foram tirados o poder, os bens e a liberdade (dos indígenas): e sim que Deus lhes concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis, que os tornaram cristãos e que os trata e os consideram exatamente como digo. (...) Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia. (...) Deram-lhes moedas para que saibam o que compram e o que vendem, o que devem e possuem. Ensinaram-lhes latim e ciências, que valem mais do que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram. Porque, com conhecimentos, são verdadeiramente homens, e da prata nem todos tiravam muito proveito. (...)”
GÓMARA, Francisco López de. “Historia General de las Índias”.
Coletânea de Documentos para a História da América. São Paulo: CENP, 1978
E lá vai minha explanação:
De antemão devemos atentar-nos ao contexto histórico, afinal, é século XVI.
Há logo de cara, a eminente arrogância europeia de pensar ser o centro do mundo. No caso, enaltecem seu próprio povo e cultura, logo, a Espanha em geral.
E para tal país o que importava eram as riquezas naturais (ouro), as terras e comercio adquiridos com a ‘conquista’, não se importando nem um pouco com as sociedades indígenas.
Além disso, a razão pela qual a Igreja interessou-se em catequizar nativos foi o aumento em número de fiéis, consequentemente, um maior poder religioso.
A partir daí torna-se claro o fato de uma cultura sobrepondo-se a outra.
A relação de valores europeus e indígenas é totalmente distinta.
Pareceu bom aos europeus o uso da candeia, a catequese, o latim, a ciência, compra e venda etc. Mas para os índios não! Não se levou em conta que estes povos já tinham suas divindades, sua língua, suas técnicas artesanais e medicinais e obtinham tudo da natureza.
Até então não sentiam nenhuma necessidade de dinheiro, latim ou de um deus ‘estrangeiro’.
Um choque cultural ocorre quando, um indivíduo ou grupo depara-se com lugares, ou outros grupos/indivíduos de características comportamentais, intelectuais, religiosas, econômicas diferentes.
Introduzidos à nova cultura, tendem a adaptar-se ou não.
No caso por mim exemplificado, há choques culturais que geraram terríveis conflitos, e resultaram na exterminação de povos, e consequentemente, suas culturas.
Escrever sobre isso me faz refletir que, para viver em relativa harmonia mútua, o ser humano tem de estar em constante luta contra sua própria natureza, a arrogância, a ambição... O mal.
Lucas Pessoa Alexandre, 2º X
Gabriele Reducino Valentim Machado 2º X (ETEC - Paula Souza)
ResponderExcluirComo exemplos de choques culturais podemos citar os conflitos entre: Colonos e índios, muçulmanos e cristãos, colonos portugueses e astecas, também os choques culturais entre os estilos musicais, torcidas organizadas, sotaques, maneiras de se vestir, trabalhadores e patrões (como na revolução industrial) e os conflitos entre Coréia do Norte (comunismo) e Coréia do Sul (capitalismo).
Quando uma pessoa é retirada de um meio cultural a que está acostumada, para viver em outro país com hábitos, costumes e tradições diferentes, ocorre o chamado Choque Cultural. Um exemplo seria o choque cultural que os escravos enfrentaram ao serem traficados, foram arrancados de sua terra natal e cruzaram o Atlântico para uma vida de exploração. Marcelly Gualberto 2x.
ResponderExcluirA cultura que tem base na política, na moral, nas diversas manifestações de arte, no idioma, nos costumes e principalmente nas crenças religiosas caracteriza um povo, consequentemente o difere de outros. Sendo assim, choque cultural, em minha opinião, seria a dificuldade de aceitação de aspectos diferentes que podem ser motivadas por diversos fatores. Como é o caso do Oriente Médio que sofre conflitos por conta da religião e da política. Outro exemplo claro seria o ideal da “raça ariana” imposto por Hitler, que sem dúvida foi motivado por divergências políticas, religiosas, morais, etc.
ResponderExcluirThaysa F. 2ºX
Exitem conflitos culturais em tudo, desde a maneira de dialogar, vestir e até mesmo religião. Um exemplo simples e que aconteceu com meu tio foi durante uma viagem para São Paulo, onde ele se perdeu dentro da cidade procurando um shopping chamado Bourbon e quando foi pedir ajuda a um frentista de um posto, o mesmo deu risada pois meu tio pronunciou "O senhor poderia me informar aonde fica o Shopping Burbão?" com o sotaque do interior, e então o frentista disse ao colega de trabalho "Deve ser aqueles fazendeiros do interior". Esse "conflito" pode até ser cômico, mas existem alguns que causam diversos problemas sociais como por exemplo o Nazismo, liderado por Hitler, onde ouve o extermínio de judeus. Pedro Trevizan 2ºX
ResponderExcluirAcredito que toda vez que somos submetidos a novas experiências que nos possibilitam entrar em contato com outro modo de vida, acontecem os chamados choques culturais. Mesmo que as diferenças entre duas culturas sejam pouco extravagantes, sempre existe a estranheza.
ResponderExcluirA princípio a gente tenta não julgar, fica pensando que não se deve fazer isso antes de se conhecer de verdade a realidade do outro. Mas, sendo honestos e verdadeiros, é impossível fazer isso. Julgamos, medimos e apontamos dedos o tempo inteiro, e isso é tão comum que meio que já virou um hábito, não necessariamente um bom hábito, mas, sim, um hábito corriqueiro que pode até passar despercebido.
É comum julgar durante todo este processo de choque cultural. A gente estranha e acha que tudo aquilo é maluco demais. Mas, se pensarmos apenas um pouquinho, veremos que o que estamos fazendo é comparando certa realidade com o nosso habitual cotidiano. Não que não se possa fazer isso. Acho que este é um processo natural, afinal, só julgamos a partir do que conhecemos. Mas, ser natural não implica em ser correto, então é sempre é bom ficarmos atentos para perceber a linha tênue que separa as opiniões de julgamentos acusadores e discriminadores.
Luana Caroline 2ºX
Choques culturais
ResponderExcluirQuando uma pessoa é retirada de um meio cultural ao qual está acostumada, para viver em outro país, com hábitos, costumes e tradições diferentes, ocorre o chamado Choque cultural.
Dentre exemplos de choques culturais, podemos citar:
- A colonização do Brasil por Portugal, em que houve uma grande diversidade de culturas, pois enquanto os portugueses usavam vestimentas bem ornamentadas e longas, utilizavam armas de fogo, tinham uma grande intelectualidade, tinham uma religião predominante (catolicismo) e tinham ambições pessoais, já os índios andavam despidos ou com pouquíssimas peças de roupas feitas manualmente com materiais retirados da natureza, utilizavam como arma utensílios rudimentares (arco e flexa) eram leigos e analfabetos, não possuiam uma religião (não acreditavam em forças transcendentes) e eram um tanto “inocentes”.
- A colonização dos incas, astecas e maias pelos espanhóis, em que também houve uma diversidade cultural como na colonização portuguesa no Brasil (índios e brancos).
- A escravização dos negros africanos que vieram para o Brasil, com costumes e culturas completamente diferentes, mas que possibilitaram a fusão das mesmas, e com isso, trouxeram com eles o samba, o candomblé, a capoeira, entre outros.
- O fim de um mundo bipolar (pós Guerra-Fria) também foi um importante choque de civilizações, que consiste basicamente no conflito cultural dos povos. Ele divide o globo em sete principais civilizações: ocidental, ortodoxa, islâmica, africana, sínica, japonesa e hindu. Existem outras, mas devido ao seu tamanho ou à aproximação com as demais civilizações predominantes, têm menor importância na análise, como a budista, a judaica e a latino-americana.
Lisandra 2º X
Como visto e explicado na aula anterior, cultura é o estilo de vida adotado por um povo, como as tradições, valores, costumes, política e religião. Portanto, choque cultural é o encontro de culturas diferentes, havendo divergências entre elas, pelo fato de não entender ou mesmo não aceitar o modo de viver do outro. Esses choques(conflitos) culturais podem ocorrer desde entre nações (como as Coreias) até mesmo em uma própria cidade (grupos de diferentes estilos musicais, jeitos de vestir e até falar).
ResponderExcluirVitória Ricci 2ºX
Choque culturais são quando dois grupos étnicos definida por afinidades linguísticas, culturais e semelhanças genéticas que entram em conflitos. Com base em acontecimentos históricos, posso citar algumas, me recordo das grandes batalhas, desde as primeiras historias quando criança de Israel e os filisteus (Davi e Golias); Espanhóis e Astecas; Portugueses e Índios; Nazistas e Judeus; até as mais recentes como palestinos e israelenses; e Coreia do Sul e Coreia do Norte, causadas por esses "choques". No meu ponto de vista esses acontecimentos acontecem por causa das diferenças do próximo, e com esses conflitos resultou o extermínio de povos e suas culturas, tudo porque uma cultura se acha superior que a outra.
ResponderExcluirAriel Dalton 2ºX
Como vimos na aula passada, quando falamos em cultura estamos nos referindo ao estilo de vida, religião e valores de um povo.
ResponderExcluirOs chamados Choques Culturais são gerados pela diferença entre culturas, seja pelo modo de falar, vestir-se... Muitos também ocorrem divido à disputas por "poder". Como exemplo podemos citar o encontro entre portugueses e índios, onde o choque entre culturas foi evidente. Podemos citar também, o atentando á Boston ocorrido no último dia 15 de abril e a Guerra entre as Coreias.
Tamires Passadori. 2ºX
A partir de agora os pontos serão descontados. 00:00
ResponderExcluirPara que se possa citar exemplos de "choques culturais", é necessário primordialmente compreender que a palavra CULTURA, além da definição já proposta no enunciado (ligada à "estilo de vida") hoje em dia está muito mais abrangente, composta por fatores políticos, econômicos, socias, etc.. diferentemente do que acontecia nos tempos de outrora, onde a cultura estava estreitamente ligada a Religião ( Católica, no caso, ja que foi a 1ª).
ResponderExcluirPodemos citar um exemplo de grande choque cultural, o que acontecia quando metrópoles impunham a suas respectivas colônias, seu modo de vida, para que essas, tivessem os mesmo costumes (vestimenta, alimentação, tipos de trabalho, etc), mesmos ideais, mesma Religião e demais fatores que suas metrópoles. Como o que aconteceu com a América (espanhóis e português), Asia, e Africa.
Outro exemplo de choque cultural desta vez por questões Religiosas, são as Cruzadas ou a Guerra Santa, onde o objetivo maior era impor a Religião de um povo (Católica) sobre outro, na maioria das vezes com o uso abusivo de violência contra os considerados "infiéis".
Pode vir a acontecer também por motivos ideológicos, como por exemplo quando o Mundo era Bipolar (Guerra Fria) e conquentemente dividido em capitalismo (EUA) e socialismo (URSS), onde a diferença do modo de viver era enorme (em relação a economia, politica etc), havendo assim grande choque quando um tipo de Governo era submetido ao outro.
Um exemplo que julgo interessante é o em relação a Grécia e Roma, já que normalmente o estilo de vida que prevalesse é o do povo dominante, porem neste caso, os costumes que predominaram foi do povo dominado, já que os Romanos admiraram a cultura grega e se difundiram à ela.
Contudo, o choque cultural acontece ainda hoje e com enorme frequência, uma determinada pessoa que vai passar as férias em outro pais, por exemplo, para ela tudo ali é novidade e dependendo da mudança de cultura pode haver um grande choque. Pode acontecer até mesmo dentro de um mesmo pais, ao mudar de Estado por exemplo, um habitante do Rio Grande do Sul, não tem a mesma alimentação, o mesmo tido de vestimenta, o mesmo lazer, os mesmo costumes, o mesmo sotaque do que um que mora na Bahia.
Os choques culturais estão presentes em nossa rotina, e cabe a cada um de nós conhecer, se adequar, respeitar e até mesmo admirar as diferenças culturais. Pois afinal, que graça teria se fossemos todos iguais?
Fernanda Blasi, 2°X
Acredito que, choque cultural ocorra na maioria das vezes pela falta de aceitamento em relação a diversos fatores como:cultura de outros países e povos,religião,costumes entre outros.Um exemplo disso é a restrição da liberdade feminina em alguns países muçulmanos,os ataques terroristas ocorridos no Iraque e o racismo em relação aos negros e algumas religiões.
ResponderExcluirMaria Beatriz 2°X
Visando os estudos da última aula, entendo por choque cultural um estilo de vida de um povo. Assim tendo seus custumes, crenças e principalmente religião. O choque cultural é quando você está acustumado com algo ou um local e tem que ir para outro lugar, mudando seus custumes e até pensamentos. Um exemplo claro disso é se um brasileiro fosse para a Índia, sem conhecer os custumes e o jeito de viver de lá, que é mutio diferente daqui.
ResponderExcluirPortanto, creio que o choque cultural é o conflito de culturas diferentes.
Tainara Ulisses 2°X
O choque cultural foi um estilo de vida de um povo, que mudaram o aspecto e surpreenderam a nossa vivência.
ResponderExcluirUm indivíduo ou um grupo depara-se com outras características como: religiosas e intelectuais e algum grupos se adaptaram bem aos choques culturais de terríveis conflitos.
Matheus Massao Yanase 2°X
Os comentário a partir de agora terão um peso maior "R" até às 23:59.
ResponderExcluirJanaina Tezolin Borim 2 º X
ResponderExcluirComo vimos na aula, cultura é um grupo de pessoas que seguem uma forma de pensamento, comportamento, valores, organização social entre outros fatores, tendo como principal a religião. O choque cultural acontece quando, há dois povos diferentes em um único meio. Assim um povo quer mudar os costumes do outro, fazendo-os adotar sua cultura. Como exemplo quando os portugueses chegaram a América e encontraram os nativos (mas conhecidos com Índio), eles tentaram mudar, mesmo que obrigatoriamente os costumes dos nativos. Como catequizando, mudando suas vestimentas, a adotar sua linguagem, e entre outros fatores. Assim como os nativos, muitos não queriam mudar sua cultura assim havendo o choque entre culturas.
Choques culturais referem-se, na minha humilde visão, a anseios das pessoas para que ocorram mudanças brutais dentro de uma sociedade (cultura ou ambiente). Isso implica numa linha tênue de pensamentos diferentes, e uma modificação cultural por completo, abandonando valores antigos e "pulando de cabeça" em outro tipo de tradições. Por exemplo, a adoção. Imagine-se como sendo uma criança de nove anos cujos pais morreram num trágico acidente automobilístico e você é levado mais que depressa para um lar de menores. Em questão de meses, você é adotado por uma família que lhe é completamente estranha, completamente diferente da qual você era acostumado. De repente, você, pobre criança, precisa se adaptar a novos horários de dormir, novas regras alimentares, novos tipos de festas comemorativas, outra cama, outro banheiro, outro pijama, outra mãe, outro pai... Choques culturais não precisam ser grandes para serem reconhecidos.
ResponderExcluir- Beatriz Figueira Segolim, 2ºx
A partir de agora não aceito mais postagens para NOTA. Prazo TOTALMENTE ENCERRADO
ResponderExcluir