sábado, 20 de abril de 2013

Tarefa - 1ºY ( ETEC )

Responda:

Durante séculos, a bússola foi utilizada como principal instrumento de orientação por qualquer um que quisesse se aventurar por locais desconhecidos, seja na terra, no mar ou no ar. A partir daí a cartografia passou a ser uma forma de representação espacial, pois a mesma elabora dados aproximados entre pontos e distâncias, transferidos em painéis planos. Enfim, com o surgimento da era espacial a tecnologia acabou não só com a bússola, mas também com as incertezas espaciais incompreendidas pelo ser humano.
Cite e explique a funcionalidade e a importância do GPS na atualidade, focalizando seus argumentos na elaboração de mapas, cálculos, distâncias e nos meios de comunicação.

33 comentários:

  1. O enfoque utilizado na discussão aproveita as concepções de racionalidade instrumental e substantiva para analisar os limites históricos que a razão instrumental nos impõe e também a incessante tentativa de ultrapassá-los e de superá-los. Isso tem como principal e objetivo na funcionalidade e importância.

    ResponderExcluir
  2. Cada satélite do sistema emite sinais de rádio de forma muito precisa, simultânea e ininterrupta. Os sinais de rádio utilizados para posicionamento global são enviados em duas freqüências que operam na Banda L. Esse sinal transmitido em fase contém: a) códigos de precisão que só podem ser decodificados pelos receptores de uso militar e possuem maior acurácia; b) códigos gerais de posicionamento isso faz a funcionalidade do GPS , isso também tem como utilidade nos argumentos de mapas , cálculos etc .. Pois ajuda focalizar em seus objetivos tecnológicos. (Bruna Ramos Sanches)
    Professor a Resposta .. Obrigado :)

    ResponderExcluir
  3. O Global Positioning System (GPS) é o nome do sistema utilizado para navegação e aquisição de medidas precisas de localização geográfica e geodésica.Cada satélite do sistema emite sinais de rádio de forma muito precisa, simultânea e ininterrupta. Os sinais de rádio utilizados para posicionamento global são enviados em duas freqüências que operam na Banda L.Para determinar o exato posicionamento de algo, o GPS localiza 4 ou mais satélites e determina a distância entre cada um deles com o ponto a ser localizado, para assim, deduzir a posição correta, informando a latitude, longitude e altitude daquele ponto.O GPS é amplamente utilizado na aviação geral e navegação marítima. Também é muito usado por guardas florestais, geólogos, arqueólogos, bombeiros, ou qualquer pessoa que queira saber sua exata localização.(Endyanara Martins Pesqueira )A resposta Professor :)

    ResponderExcluir
  4. O GPS, (global positioning system), te dá a localização precisa em qualquer ponto do mundo, usa sistema via satélite cobrindo todo o globo, por isso hoje em dia é um aparelho indispensável para qualquer tipo de navegação. Kaiky Oura

    ResponderExcluir
  5. Nome:Adriel Zitelli
    1°Y

    Uma funcionalidade do GPS é gerar uma rota mirando um ponto final e a partir do ponto de onde se encontra, se apresenta como uma ferramenta importantíssima para quem busca maior agilidade e precisão no transporte automotivo urbano e também para quem deseja realizar viagens e buscar caminhos inteligentes nas estradas.
    O funcionamento do sistema GPS envolve alguns cálculos bem complexos, mas apenas um deles é realmente importante,trata-se do cálculo feito pelo receptor a fim de calcular a posição em que você está.
    Para que funcionem corretamente,faz-se necessário o uso de três componentes, chamados de:espacial,de controle e o utilizador.O espacial é composto de vinte e sete satélites que se encontram em órbita.

    ResponderExcluir
  6. GPS ( Sistema de Posicionamento Global ), é um processo que localiza e traça rotas terrestres. Ele funciona a partir do recebimento de sinais emitidos por 24 satélites que rodeiam a Terra. Esses aparelhos calculam sua posição geográfica e te dá o trajeto por meio de solicitação ou automaticamente. Seus cálculos é o ramo da cartografia que trata de aspectos matemáticos ligados à concepção e construção de mapas. As empresas fabricantes de GPS, utilizam de mapas de domínio público fornecido pelo governo dos Estados Unidos; sendo que estes mapas possuem baixo nível de detalhe mas cobrem todo o Globo Terrestre. - ( Mariane Dias da Silva )

    ResponderExcluir
  7. Utilizando-se de sinais de satélites, um aparelho de GPS fornece a sua posição exata em qualquer lugar da terra.
    Mas... saber apenas a sua posição em coordenadas não lhe servirá de nada, é preciso ter uma série de informações adicionais para que o aparelho de GPS seja útil.
    * Alguns modelos de GPS possuem um mapa base.
    A dupla GPS/mapa é a combinação perfeita, com estes dois elementos você se localiza no mapa e planeja o seu deslocamento.
    Há dois tipos de mapas para GPS:

    1- Mapa simples, que serve apenas como referencia.
    2- Mapa roteavel, que possui dados complementares como endereços, sentido de direção, etc. com um GPS que explora todas as informações de um mapa roteavel, basta escolher o destino e o aparelho determina o caminho.

    Já está disponível para diversas cidades brasileiras sistema de orientação automática através de GPS e informações de vias e endereços.
    Uma das funções mais interessantes do GPS é a possibilidade de compartilhar informações sobre caminhos. Os aparelhos de GPS registram o caminho percorrido e este pode ser salvo em computador e utilizado posteriormente por você mesmo ou outra pessoa. ( Byanca Melo 1°Y ) A resposta professor... :)

    ResponderExcluir
  8. Os satélites, assim como os receptores GPS, possuem um relógio interno, o qual marca a hora com uma precisão de nanosegundos. Quando o sinal é emitido, também é enviado o horário que ele “saiu” do satélite.
    Este sinal nada mais é do que sinais de rádio, que viajam na velocidade da luz. Cronometrando quanto tempo este sinal demorou para chegar, o receptor consegue calcular sua distância do satélite. Como a posição dos satélites é atualizada constantemente, é possível, por meio destes cálculos, determinar qual a sua posição exata. Ou seja, hoje em dia a maioria das pessoas usam o GPS porque além de nos trazer muito mais vantagem, ele nos indica a direção, nos leva ao local, cidade, bairro, rua e até a casa ( se esse for o caso) sendo que a bússola apenas nos indica a direção e é um objeto muito antigo. Yasmin Rodrigues Patuchi :D

    ResponderExcluir
  9. O funcionamento do aparelho é por satélite e é usado na aviação, no setor marítimo, guardas florestais, exploração de recursos naturais, geólogos, arqueólogos, bombeiros, dentre outros setores, podendo ser usado até mesmo por uma pessoa qualquer que queira saber da sua localização no mapa-mundi ou por exemplo, quando a pessoa se desloca para um determinado local e não se lembra mais como voltar para o local da partida. Esse sistema pode ser usado por uma pessoa que exerce uma profissão como de taxista, por exemplo. Um aparelho de GPS em um táxi é de fundamental importância. Além de poder marcar o caminho, há também a opção para navegar pelo mapa da cidade com as ruas detalhadas através do aparelho.
    O GPS vem sendo usado para as medições dos picos do mundo, pois como funciona por satélite, as medições dos picos pelo GPS é altamente preciso. É graças a ele que hoje em dia sabemos que no Brasil não há nenhum lugar com mais de 3000 metros de altura em relação ao nível do mar. Antes, pensávamos que o pico da Neblina (o pico mais alto do Brasil) tinha 3.014 metros de altura, o que não é verdade, pois com as medições pelo GPS já sabemos que a altura real é de 2.993 metros.

    ResponderExcluir
  10. O GPS automotivo. Ele surge como o responsável pelo planejamento de rotas inteligentes. Com algumas funcionalidades básicas e muito úteis, como gerar uma rota mirando um ponto final e a partir do ponto de onde se encontra, se apresenta como uma ferramenta importantíssima para quem busca maior agilidade e precisão no transporte automotivo urbano e também para quem deseja realizar viagens e buscar caminhos inteligentes nas estradas.
    (Juliana Morinelli)

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Marcelo Pereira de Souza - 1ºY

    GPS (sistema de posicionamento global) - como o próprio nome diz, ele nos dá os dados do nosso posicionamento geográfico, ou seja, dá nos orientações geográficas como o Norte, Sul e a altitude em que nos encontramos e muito mais.
    O GPS hoje em dia é muito usado para navegação, é muito comum todos os brasileiros possuir um GPS ou aparelho semelhante.
    Há GPS que tem uma alta velocidade em termos gráficos e uma boa qualidade de mapas, até mesmo em três dimensões para facilitar na localização.
    No GPS, mesmo que em tamanho reduzido, as distâncias são faladas exatamente no real, é claro que na representação não tem como, mas quando falado, expressa totalmente a realidade em termos de distância. Ex: (Vire à direita à 200 metros)
    O GPS é realmente um aparelho muito bom, vale muito a pena investir num aparelho deste, principalmente se você viaja muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GPS (sistema de posicionamento global) - como o próprio nome diz, ele nos dá os dados do nosso posicionamento geográfico, ou seja, dá nos orientações geográficas como o Norte, Sul e a altitude em que nos encontramos e muito mais.
      O GPS hoje em dia é muito usado para navegação, é muito comum todos os brasileiros possuir um GPS ou aparelho semelhante.
      Há GPS que tem uma alta velocidade em termos gráficos e uma boa qualidade de mapas, até mesmo em três dimensões para facilitar na localização.
      No GPS, mesmo que em tamanho reduzido, as distâncias são faladas exatamente no real, é claro que na representação não tem como, mas quando falado, expressa totalmente a realidade em termos de distância. Ex: (Vire à direita à 200 metros)
      O GPS é realmente um aparelho muito bom, vale muito a pena investir num aparelho deste, principalmente se você viaja muito!

      Nome: Leonardo Rodrigues

      Excluir
  13. O funcionamento do aparelho é por satélite e é usado na aviação, no setor marítimo, guardas florestais, exploração de recursos naturais, geólogos, arqueólogos, bombeiros, dentre outros setores, podendo ser usado até mesmo por uma pessoa qualquer que queira saber da sua localização no mapa-mundi ou por exemplo, quando a pessoa se desloca para um determinado local e não se lembra mais como voltar para o local da partida (Thabata 1ºY) :)

    ResponderExcluir
  14. Durante séculos, a bússola foi utilizada como principal instrumento de orientação por qualquer um que quisesse se aventurar por locais desconhecidos, seja na terra, no mar ou no ar. Porém, a chegada da era espacial trouxe uma tecnologia que acabou deixando obsoleta não só a bússola, mas também até mesmo o ato de pedir informações na rua: o GPS.

    GPS (sistema de posicionamento global) ele nos dá os dados do nosso posicionamento geográfico. Com a chegada do GPS viajar para cidades e países que você nunca esteve antes deixou de ser um problema . A funcionalidade do GPS oque realmente é importante é o cálculo feito pelo receptor a fim de calcular a posição em que você está.
    Os satélites, assim como os receptores GPS, possuem um relógio interno, o qual marca a hora com uma precisão de nanosegundos. Quando o sinal é emitido, também é enviado o horário que ele “saiu” do satélite.
    Este sinal nada mais é do que sinais de rádio, que viajam na velocidade da luz (300 mil quilômetros por segundo, no vácuo). Cronometrando quanto tempo este sinal demorou para chegar, o receptor consegue calcular sua distância do satélite. Como a posição dos satélites é atualizada constantemente, é possível, por meio destes cálculos,a sua posição exata, assim facilitando sua ida até o seu destino de sua viajem.
    Renan Takasaki

    ResponderExcluir
  15. O gps é um sistema utilizado para navegação e para adquirir medidas precisas de localização geográfica.
    Divisão dos segmentos:
    - SEGMENTO ESPACIAL: contem no mínimo 24 satélites, realizam duas órbitas circulares diárias ao redor da Terra, posicionados em seis planos orbitais diferentes para que pelo menos quatro satélites estejam visíveis acima da linha do Equador.
    - SEGMENTO DE CONTROLE: constituído pelos centros de controle em terra, tem como função de monitorar a órbita e a sincronia dos satélites.
    - SEGMENTO USUARIO: compreende a antena que capta os sinais enviados pelos satélites e o receptor que decodifica os sinais em diferentes canais, e identifica satélites que os enviaram, calculam e informam ao usuário seu posicionamento, velocidade e direção de deslocamento.
    Cada satélite do sistema envia sinais de rádio de forma muito precisa ( Banda L.) - códigos de precisão
    - códigos gerais de posicionamento
    - informações da órbita do satélite
    - almanaque
    - modelo de correção ionosférica

    - Nadia Ciriaco

    ResponderExcluir
  16. Isabela Guerra

    é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, assim como informação horária, sob todas condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de quatro satélites GPS. Encontram-se em funcionamento dois sistemas de navegação por satélite: o GPS americano e o GLONASS russo. Existem também dois outros sistemas em implementação: o Galileo da União Europeia e o Compass chinês. O sistema americano é detido pelo Governo dos Estados Unidos e operado através do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Inicialmente o seu uso era exclusivamente militar, estando actualmente disponível para uso civil gratuito. No entanto, poucas garantias apontam para que em tempo de guerra o uso civil seja mantido, o que resultaria num sério risco para a navegação. O GPS foi criado em 1973 para superar as limitações dos anteriores sistemas de navegação.O sistema foi declarado totalmente operacional apenas em 1995. Seu desenvolvimento custou 10 bilhões de dólares. Consiste numa "constelação" de 24 satélites. Os satélites GPS, construídos pela empresa Rockwell, foram lançados entre Fevereiro de 1978 (Bloco I), e 6 de Novembro de 2004 (o 29º). Cada um circunda a Terra duas vezes por dia a uma altitude de 20200 quilómetros (12600 milhas) e a uma velocidade de 11265 quilómetros por hora (7000 milhas por hora), de modo que, a qualquer momento, pelo menos 4 deles estejam “visíveis” de qualquer ponto da Terra. Os satélites têm a bordo relógios atómicos e constantemente difundem o tempo preciso de acordo com o seu próprio relógio, junto com informação adicional como os elementos orbitais de movimento, tal como determinado por um conjunto de estações de observação terrestres.


    Medição com um GPS
    O receptor não necessita de ter um relógio de tão grande precisão, mas sim de um suficientemente estável. O receptor capta os sinais de quatro satélites para determinar as suas próprias coordenadas, e ainda o tempo. Então, o receptor calcula a distância a cada um dos quatro satélites pelo intervalo de tempo entre o instante local e o instante em que os sinais foram enviados (esta distância é chamada pseudodistância). Decodificando as localizações dos satélites a partir dos sinais de microondas (tipo de onda electromagnética) e de uma base de dados interna, e sabendo a velocidade de propagação do sinal, o receptor, pode situar-se na intersecção de quatro calótes, uma para cada satélite.

    ResponderExcluir
  17. 1°Y Rafael Zanin

    Atualmente, o uso do GPS está ao alcance dos diversos campos da atividade humana. O GPS é útil em praticamente todas as situações e profissões em que seja necessário obter uma localização precisa dos envolvidos, como trabalhos de exploração, expedições dentro de matas ou cavernas, além de ser importante para praticamente todos os veículos de voo ou navegação, permitindo aos tripulantes saberem exatamente onde se encontram, no céu ou no mar.
    Uma das aplicações mais exploradas para usuários comuns é a utilização do sistema em automóveis. Ele é oferecido com mapas das cidades e locais em que o motorista estiver trafegando, o que permite traçar percursos e rotas com facilidade, além de possibilitar uma visão geral da área que se está percorrendo. Até mesmo pessoas que se deslocam constantemente por áreas pouco povoadas fazem uso do GPS.

    ResponderExcluir
  18. 1ºY Pedro Biudes
    Hoje em dia o GPS é um instrumento muito usado em todas as viagens, pois serve para obter sua localização exata em todo o globo, com ele podemos nos localizar, e orientar em qualquer caminho que façamos em uma viagem..

    ResponderExcluir
  19. João Augusto
    O gps,é um elaborado sistema de satélites e outros dispositivos que tem como função básica prestar informações precisas sobre o posicionamento do globo terrestre, é também um objeto que nos permite a localidade exata de um ponto ou lugar, ele nos mostra a distancia que eu devo percorrer: em centímetros e quilômetros.

    ResponderExcluir
  20. Gabrielly Antunes

    O GPS tem a funçao de ajudar as pessoas a chegar em algum local, é uma representaçao do planeta com ajuda de satelites,calculam a distancia entre lugares e é mais facil para as pessoas se localizarem.

    ResponderExcluir
  21. O GPS tem a função de ajudar uma pessoa a conseguir localizar qual a sua posição e, com a ajuda de alguns mapas de cidades, indicar quais caminhos você pode percorrer para chegar ao local desejado.
    O GPS é uma aparelho eletrônico que envia sinal para os satélites assim fazendo alguns cálculos e envia para o receptor do GPS que consegue determinar qual a sua posição

    ResponderExcluir
  22. Giulia Gomes 1°y
    O GPS tem a função de ajudar uma pessoa a conseguir localizar qual a sua posição e, com a ajuda de alguns mapas de cidades, indicar quais caminhos você pode percorrer para chegar ao local desejado.
    O GPS é uma aparelho eletrônico que envia sinal para os satélites assim fazendo alguns cálculos e envia para o receptor do GPS que consegue determinar qual a sua posição

    ResponderExcluir
  23. GPS consegue nos fornecer informações na forma de coordenadas geográficas Cada um dos satélites em órbita transmite a hora certa juntamente com sua posição exata e outras informações. O receptor, por possuir a hora sincronizada com o que é difundido pelo satélite, computa o tempo percorrido entre a transmissão e recepção do sinal e o converte em distância, a chamada "pseudo-range". A posição do receptor (latitude, longitude e altitude), tomando o centro da Terra como origem, é calculada quando quatro satélites estiverem visíveis. R esumindo GPS é um meio de se localizar, usando meios geométricos. ASS:igor kokue

    ResponderExcluir
  24. Guilherme Saoncella Bosso

    Nos dias atuais o GPS tem uma função fundamental para podermos nos localizar em diferentes locais de nosso globo terrestre , ele nos ajuda a facilitar nossas tarefas do ''dia dia'' com a possibilidade de conter diversos aplicativos com entreterimento como ex : musicas , videos , relógio , jogos . Alguns destes GPSs (os mais modernos) na maioria tem a capacidade de se comunicar com nós de forma em que use a fala , facilitando assim o motorista que não precisa se distrair para checar o GPS, e nem perder o foco da pista .
    Caso nos percamos este aparelho consegue nos informar instantaneamente o local em que estamos e também nos indica a melhor rota para chegar no destino desejado,
    assim fazer viagens longas fica menos complicado e mais confortavel , podendo aproveitar a viagem sem se preocupar de errar o caminho de maneira bem leve e segura

    ResponderExcluir
  25. O sistema de posicionamento global, popularmente conhecido por GPS (acrónimo do original inglês Global Positioning System, ou do português "geo-posicionamento por satélite") é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, assim como informação horária, sob todas condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de quatro satélites GPS. Encontram-se em funcionamento dois sistemas de navegação por satélite: o GPS americano e o GLONASS russo. Existem também dois outros sistemas em implementação: o Galileo da União Europeia e o Compass chinês. O sistema americano é detido pelo Governo dos Estados Unidos e operado através do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Inicialmente o seu uso era exclusivamente militar, estando actualmente disponível para uso civil gratuito. No entanto, poucas garantias apontam para que em tempo de guerra o uso civil seja mantido, o que resultaria num sério risco para a navegação. O GPS foi criado em 1973 para superar as limitações dos anteriores sistemas de navegação.

    ResponderExcluir
  26. O GPS é o nome dado ao sistema de navegação e aquisição de medidas precisas de localização, o projeto GPS surgiu de projetos similares nos anos 40, para o departamento de defesa do governo dos EUA e atualmente é o único e grande sistema de localização via satélite em operação.
    Desde sua liberação para uso popular, a partir da década de 80, até então pertencente somente ao exercito, sua aplicação foi disseminada aos mais diversos campos científicos, comerciais, de telecomunicações e outros.
    Sua funcionalidade é baseada na emissão de sinais de rádio de forma constante, precisa e simultânea pra seus devidos decodificadores.
    Erika Cruz de Oliveira 1Y

    ResponderExcluir
  27. O sistema de posicionamento global, mais conhecido por GPS é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, assim como informação horária, sob todas as condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de quatro satélites GPS é o substituto da bússola nos dias de hoje. O GPS vem sendo usado para as medições dos picos do mundo, pois como funcionam por satélite, as medições dos picos pelo GPS é altamente preciso. É graças a ele que hoje em dia sabemos que no Brasil não há nenhum lugar com mais de 3000 metros de altura em relação ao nível do mar. Antes, pensávamos que o pico da Neblina (o pico mais alto do Brasil) tinha 3.014 metros de altura, o que não é verdade, pois com as medições pelo GPS já sabemos que a altura real é de 2.993 metros.

    FERNANDO COSTA LUCHIARI 1Y

    ResponderExcluir
  28. O GPS (Global Positioning System), por se tratar de um sistema de posicionamento global via satélite, é muito utilizado em aeronaves, barcos, automóveis, alpinistas, geólogos e todos que tenham a necessidade de se localizar. Tornou-se muito importante na elaboração de mapas e medir distancias por ser um instrumento muito avançado e de fácil uso, além disso, tem uma precisão muito maior que outros acessórios usados antigamente para essas funções. (Luís Fernando dos Anjos).

    ResponderExcluir
  29. Mapa roteavel, que possui dados complementares como endereços, sentido de direção, etc. com um GPS que explora todas as informações de um mapa roteavel, basta escolher o destino e o aparelho determina o caminho.
    O funcionamento do aparelho é por satélite e é usado na aviação, no setor marítimo, guardas florestais, exploração de recursos naturais, geólogos, arqueólogos, bombeiros, dentre outros setores, podendo ser usado até mesmo por uma pessoa qualquer que queira saber da sua localização no mapa-mundi ou por exemplo, quando a pessoa se desloca para um determinado local e não se lembra mais como voltar para o local da partida. Esse sistema pode ser usado por uma pessoa que exerce uma profissão como de taxista, por exemplo. Um aparelho de GPS em um táxi é de fundamental importância. Além de poder marcar o caminho, há também a opção para navegar pelo mapa da cidade com as ruas detalhadas através do aparelho.
    GPS compreende todo o sistema formado pelos receptores dos usuários - um conjunto de mais de 20 satélites e várias estações de monitoramento e controle dos satélites
    O posicionamento dos objetos na superfície da Terra sempre foi um problema importante para diversas áreas, especialmente na navegação e em questões de limites entre países. Para se ter uma idéia da importância dessa questão e do problema técnico que era a determinação das coordenadas geográficas.

    Para o posicionamento com o GPS, o receptor capta o sinal de rádio proveniente de vários satélites, determina o tempo demorado pelo sinal do satélite até chegar ao receptor e, a partir deste tempo, calcula a distância dos satélites ao receptor e, posteriormente, suas próprias coordenadas. Quanto maior o número de satélites captados, melhor a precisão do posicionamento. O receptor consegue captar os satélites que, no momento da observação, estejam sobre o horizonte do usuário e com vista desimpedida, por exemplo, sem prédios que obstaculizem o sinal.
    rafaela silva pardo soares

    ResponderExcluir
  30. GPS ( Sistema de Posicionamento Global ), é um processo que localiza e traça rotas terrestres. Ele funciona a partir do recebimento de sinais emitidos por 24 satélites que rodeiam a Terra. Esses aparelhos calculam sua posição geográfica e te dá o trajeto por meio de solicitação ou automaticamente. Seus cálculos é o ramo da cartografia que trata de aspectos matemáticos ligados à concepção e construção de mapas. As empresas fabricantes de GPS, utilizam de mapas de domínio público fornecido pelo governo dos Estados Unidos; sendo que estes mapas possuem baixo nível de detalhe mas cobrem todo o Globo Terrestre. - ( Mariane Dias da Silva )

    ResponderExcluir
  31. Utilizando-se de sinais de satélites, um aparelho de GPS fornece a sua posição exata em qualquer lugar da terra.
    Mas... saber apenas a sua posição em coordenadas não lhe servirá de nada, é preciso ter uma série de informações adicionais para que o aparelho de GPS seja útil.
    * Alguns modelos de GPS possuem um mapa base.
    A dupla GPS/mapa é a combinação perfeita, com estes dois elementos você se localiza no mapa e planeja o seu deslocamento.
    Há dois tipos de mapas para GPS:

    1- Mapa simples, que serve apenas como referencia.
    2- Mapa roteavel, que possui dados complementares como endereços, sentido de direção, etc. com um GPS que explora todas as informações de um mapa roteavel, basta escolher o destino e o aparelho determina o caminho.

    Já está disponível para diversas cidades brasileiras sistema de orientação automática através de GPS e informações de vias e endereços.
    Uma das funções mais interessantes do GPS é a possibilidade de compartilhar informações sobre caminhos. Os aparelhos de GPS registram o caminho percorrido e este pode ser salvo em computador e utilizado posteriormente por você mesmo ou outra pessoa. ( Byanca Melo 1°Y ) A resposta professor... :)

    ResponderExcluir