Trabalho em Seminários
Hoje (23/05/2018) foi feito um sorteio para a realização do trabalho de Geografia na modalidade Seminários.
Este trabalho será dividido em três menções, sendo elas:
Menção 01: Avaliação Oral.
Itens avaliados pelo professor (cobrarei no dia): Domínio do conteúdo, postura, articulação e relacionamento de ideias, coesão, argumentação consistente, discernimento.
Menção 02: Trabalho Físico.
Itens Avaliados pelo professor (cobrarei no dia): Pertinência nas informações, sequência correta dos slides de acordo com a comanda, regras da comanda e da ABNT, conteúdo em si.
Menção 03: Trabalho em Grupo.
Itens Avaliados pelo professor (cobrarei no dia): Distribuição das falas, pertinência nas informações, postura, entrosamento, resolução de problemas.
Slide 01: Capa
(Cabeçalho) Escola/ (centralizado) Integrantes, tema / cidade e ano (rodapé)
Slide 02: Objetivos
Elencar três objetivos em tópicos (o que o grupo quer transmitir com o trabalho)
Slide 03: Metodologia
Como o trabalho será apresentado? – Apresentação expositiva, dialogada, debates...
Slide 04: Recursos Utilizados:
O que será usado durante a apresentação? - Slides, Vídeos, Imagens, Fragmentos bibliográficos, esquemas na lousa....
Ultimo slide: Referências Bibliográficas:
Referências Bibliográficas – Fontes e onde tiraram as informações (estudo – base teórica), segundo ABNT
Elabore um slide somente para as Referências Bibliográficas (último slide)
Modelo: Se o grupo extrair a informação de um documento da internet:
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=31crA53Dgu0 Data de acesso: 27/05/2016 às --:-- (indicar a hora que acessou o conteúdo).
Remover o hiperlink de todos os sites de pesquisa.
Botão direito (remover hiperlink)
Se for apresentar referência bibliográfica de livros – deve seguir esse modelo abaixo.
SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. Nº de páginas ou volume. (Coleção ou série)
_________________________________________________________________________________
Organizo minhas apresentações a partir de algumas regras que aprendi com uma professora da faculdade, sendo estas aperfeiçoadas com a minha experiência em sala de aula.
Segue abaixo algumas dicas para o seminário:
- Se tiver muita vergonha, gesticule com as mãos até a altura do peitoral (assim você poderá concentrar o nervosismo até se acalmar).
- cuide da linguagem corporal (postura firme e segura; dê um objetivo a seus movimentos);
- Olhe para o público ou para um ponto fixo na sua frente (assim você vai construir um relacionamento com as pessoas até ganhar mais confiança; (eu costumo olhar para um ponto fixo no início até perder a vergonha e me familiarizar com a sala - fiz isso com vocês nas primeiras semanas de aulas).
- postura ereta - não fique escorado em nada.
- roupas claras e não chamativas - você quer passar a informação e não a sua autoimagem. (Para as mulheres, maquiagem leve e roupas sem muitos detalhes ou provocantes).
- A dica é treinar até perder o medo por completo;
- É preciso demonstrar entusiasmo sobre o que está falando para que as pessoas fiquem motivadas com o assunto; (falar sem cativar o telespectador não gera interesse nenhum - traga o assunto para a realidade).
- Construa uma ideia e treine ela (utilize o seu modo particular de explicar - com o seu jeito de ser) - Evite ficar lendo muito durante a explicação para não tornar a apresentação massante; Somente leitura não passa credibilidade nenhuma
- Mantenha uma sequência lógica de ideias. Fácil da plateia acompanhar;
- É importante encerrar a apresentação concluindo seu raciocínio.
- Evite repetições de palavras popularmente conhecidas como "bengalas": né, tá, ok, tendeu, então...
- Evite a utilização de gerúndios ou pleonasmos em seus dizeres. O uso destas te faz perder a credibilidade com o público alvo.
Exemplo de Gerúndio - Nós estarmos vendo isso até amanhã
Exemplo de Pleonasmo - Descemos lá em baixo e constatamos que: - se você desceu, logo já é lá embaixo - rs'
Segue abaixo algumas dicas de como realizar apresentações em Power point.
Façam cartões de memorização: não os coloque em tela, fique com eles em mãos. Você pode usar os cartões como forma de garantir que você diga tudo o que tinha sido planejado – com algumas palavras chaves.
Você também pode escrever nas mãos e discretamente olhar (caso esqueçam de algum item) - Eu gosto mais dessa opção ^^'
Observação: Façam slides que consolidam a sua fala, e não que a repete: os slides devem demonstrar, com provas emocionais, se o que você está dizendo é a verdade, sendo eles objetivos (com fragmentos ou palavras chaves).
Utilizar imagens - Procure explicar a imagem apresentada durante a exposição da mesma.
O design do seu slide é algo que chama muito atenção – Nesse caso é recomendável que o deixe com contrastantes (letra e fundo);
Utilizar imagens com fragmentos explicativos, porém evitem poluir os seus slides com muitas informações – seja objetivo por que priorizarei o seu entendimento a respeito do assunto.
Espero que as dicas sejam úteis.
A partir da formação acima a capa do seu trabalho deve apresentar as seguintes informações nessa ordem:
(Centralizado) / Cabeçalho
Integrantes do grupo:
Fulano de tal
Ciclano de tal
Trabalho de Geografia
Tema: --------------------------------
(Alinhamento a direita)
Trabalho de Geografia apresentado pela série 1º ETIM de ------------------ da Escola Técnica Estadual Professor Eudécio Luiz Vicente para obtenção de menção.
(Rodapé) / Centralizado
Adamantina
2018
- Formatação:
Como Configurar o seu slide?
Importante: Se for apresentar somente a imagem no slide ( indicar a referência embaixo da mesma direto, não havendo a necessidade registrá-la no final da apresentação).
Bom trabalho!
O que será usado durante a apresentação? - Slides, Vídeos, Imagens, Fragmentos bibliográficos, esquemas na lousa....
Ultimo slide: Referências Bibliográficas:
Referências Bibliográficas – Fontes e onde tiraram as informações (estudo – base teórica), segundo ABNT
Elabore um slide somente para as Referências Bibliográficas (último slide)
Modelo: Se o grupo extrair a informação de um documento da internet:
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=31crA53Dgu0 Data de acesso: 27/05/2016 às --:-- (indicar a hora que acessou o conteúdo).
Remover o hiperlink de todos os sites de pesquisa.
Botão direito (remover hiperlink)
Se for apresentar referência bibliográfica de livros – deve seguir esse modelo abaixo.
SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. Nº de páginas ou volume. (Coleção ou série)
_________________________________________________________________________________
Tema 01: Formação do Universo (cunho científico) e do Planeta Terra
Introdução:
- Como tudo começou? Podem fazer uma comparação com a ideia contida no livro de Gêneses, ilustrando as duas realidades (Se preferirem)
- Minerais comumente encontrados no espaço.
- Motivos que levaram a grande explosão (identificando as galáxias com exemplos);
Desenvolvimento:
- Ciência e Era Geológica que identificam e explicam os processos de formação, composição e características do Planeta (Justificar seu procedimento)
- Listar, explicar, identificar as camadas da Terra, Placas tectônicas e subcamadas - Apresentar suas características, reações e composições químicas.
Desfecho:
- Quais mecanismos tecnológicos são utilizados para identificar e validar as formações rochosas e seu processo de formação?
- Opinião do grupo a respeito da teoria apresentada;
Tema 02: Agentes Modeladores do Relevo: Endógenos
Introdução:
Definição e identificação dos agentes modeladores internos da Terra, justificando seu formato de Geoide/ relevo.
- Listar e explicar pormenorizadamente os tipos de agentes endógenos atuantes no relevo;
- Definir uma Placa Tectônica, localização, movimento, causa e consequência.
Desenvolvimento:
- Explicar como que uma placa tectônica se move – efeitos da magnitude, epicentro, hipocentro, orogênese e epirogênese.
- Efeitos de um abalo sísmico – maremoto (tsunami), Terremoto e vulcanismos: (mostrar algum caso e fazer as conciliações)
Desfecho:
- Como prever os abalos sísmicos: tecnologia e uso (Retratar uma situação real onde os aparelhos são usados como medidas preceptivas).
Tema03: Agentes Modeladores do Relevo / Exógenos
Introdução:
Definição e identificação dos agentes modeladores externos da Terra, justificando sua modelagem / relevo.
- Listar e explicar pormenorizadamente os tipos de agentes exógenos atuantes no relevo;
- Desenvolvimento:
- Contextualizar os tipos de intemperismo – ação, desgaste e erosão.
- Efeitos na formação das paisagens resultantes das intempéries.
Desfecho:
- Desenvolver um argumento que justifique a importância do intemperismo no relevo.
- Listar os desafios do relevo em relação as intempéries resultantes das mudanças climáticas e como ser evitados.
Tema 04: Intemperismo e Erosão
Introdução:
- Definição e justificativa de uma erosão (motivos e efeitos)
- Diferenciar uma erosão antrópica e natural (exemplos e efeitos no relevo);
Desenvolvimento:
- Listar e explicar os tipos de erosões ressaltando seu processo, características e subdivisões, identificando o tipo de intemperismo que “ supostamente a causou”.
- Listar e explicar as formas de relevo resultantes das erosões apresentadas.
Desfecho:
- Efeitos de uma erosão do relevo com medidas preventivas.
Tema 05: Ciclo das Rochas
Introdução:
- Definição e exemplos de uma rocha com características.
- Disposição das rochas no Planeta Terra com interpretação.
Desenvolvimento:
- Listar os tipos de rochas, explicar seu processo de formação e características de cunho científico
- Apresentar o esquema “ciclo das rochas” e interpretar todo o seu processo.
Desfecho:
- Efeitos positivos e negativos das formações rochosas (físico, comercial, cultural)
Introdução:
- Como tudo começou? Podem fazer uma comparação com a ideia contida no livro de Gêneses, ilustrando as duas realidades (Se preferirem)
- Minerais comumente encontrados no espaço.
- Motivos que levaram a grande explosão (identificando as galáxias com exemplos);
Desenvolvimento:
- Ciência e Era Geológica que identificam e explicam os processos de formação, composição e características do Planeta (Justificar seu procedimento)
- Listar, explicar, identificar as camadas da Terra, Placas tectônicas e subcamadas - Apresentar suas características, reações e composições químicas.
Desfecho:
- Quais mecanismos tecnológicos são utilizados para identificar e validar as formações rochosas e seu processo de formação?
- Opinião do grupo a respeito da teoria apresentada;
Tema 02: Agentes Modeladores do Relevo: Endógenos
Introdução:
Definição e identificação dos agentes modeladores internos da Terra, justificando seu formato de Geoide/ relevo.
- Listar e explicar pormenorizadamente os tipos de agentes endógenos atuantes no relevo;
- Definir uma Placa Tectônica, localização, movimento, causa e consequência.
Desenvolvimento:
- Explicar como que uma placa tectônica se move – efeitos da magnitude, epicentro, hipocentro, orogênese e epirogênese.
- Efeitos de um abalo sísmico – maremoto (tsunami), Terremoto e vulcanismos: (mostrar algum caso e fazer as conciliações)
Desfecho:
- Como prever os abalos sísmicos: tecnologia e uso (Retratar uma situação real onde os aparelhos são usados como medidas preceptivas).
Tema03: Agentes Modeladores do Relevo / Exógenos
Introdução:
Definição e identificação dos agentes modeladores externos da Terra, justificando sua modelagem / relevo.
- Listar e explicar pormenorizadamente os tipos de agentes exógenos atuantes no relevo;
- Desenvolvimento:
- Contextualizar os tipos de intemperismo – ação, desgaste e erosão.
- Efeitos na formação das paisagens resultantes das intempéries.
Desfecho:
- Desenvolver um argumento que justifique a importância do intemperismo no relevo.
- Listar os desafios do relevo em relação as intempéries resultantes das mudanças climáticas e como ser evitados.
Tema 04: Intemperismo e Erosão
Introdução:
- Definição e justificativa de uma erosão (motivos e efeitos)
- Diferenciar uma erosão antrópica e natural (exemplos e efeitos no relevo);
Desenvolvimento:
- Listar e explicar os tipos de erosões ressaltando seu processo, características e subdivisões, identificando o tipo de intemperismo que “ supostamente a causou”.
- Listar e explicar as formas de relevo resultantes das erosões apresentadas.
Desfecho:
- Efeitos de uma erosão do relevo com medidas preventivas.
Tema 05: Ciclo das Rochas
Introdução:
- Definição e exemplos de uma rocha com características.
- Disposição das rochas no Planeta Terra com interpretação.
Desenvolvimento:
- Listar os tipos de rochas, explicar seu processo de formação e características de cunho científico
- Apresentar o esquema “ciclo das rochas” e interpretar todo o seu processo.
Desfecho:
- Efeitos positivos e negativos das formações rochosas (físico, comercial, cultural)
_________________________________________________________________________________
Dicas para apresentar em público (para o seminário)
Organizo minhas apresentações a partir de algumas regras que aprendi com uma professora da faculdade, sendo estas aperfeiçoadas com a minha experiência em sala de aula.
Segue abaixo algumas dicas para o seminário:
- Se tiver muita vergonha, gesticule com as mãos até a altura do peitoral (assim você poderá concentrar o nervosismo até se acalmar).
- cuide da linguagem corporal (postura firme e segura; dê um objetivo a seus movimentos);
- Olhe para o público ou para um ponto fixo na sua frente (assim você vai construir um relacionamento com as pessoas até ganhar mais confiança; (eu costumo olhar para um ponto fixo no início até perder a vergonha e me familiarizar com a sala - fiz isso com vocês nas primeiras semanas de aulas).
- postura ereta - não fique escorado em nada.
- roupas claras e não chamativas - você quer passar a informação e não a sua autoimagem. (Para as mulheres, maquiagem leve e roupas sem muitos detalhes ou provocantes).
- A dica é treinar até perder o medo por completo;
- É preciso demonstrar entusiasmo sobre o que está falando para que as pessoas fiquem motivadas com o assunto; (falar sem cativar o telespectador não gera interesse nenhum - traga o assunto para a realidade).
- Construa uma ideia e treine ela (utilize o seu modo particular de explicar - com o seu jeito de ser) - Evite ficar lendo muito durante a explicação para não tornar a apresentação massante; Somente leitura não passa credibilidade nenhuma
- Mantenha uma sequência lógica de ideias. Fácil da plateia acompanhar;
- É importante encerrar a apresentação concluindo seu raciocínio.
- Evite repetições de palavras popularmente conhecidas como "bengalas": né, tá, ok, tendeu, então...
- Evite a utilização de gerúndios ou pleonasmos em seus dizeres. O uso destas te faz perder a credibilidade com o público alvo.
Exemplo de Gerúndio - Nós estarmos vendo isso até amanhã
Exemplo de Pleonasmo - Descemos lá em baixo e constatamos que: - se você desceu, logo já é lá embaixo - rs'
Segue abaixo algumas dicas de como realizar apresentações em Power point.
Façam cartões de memorização: não os coloque em tela, fique com eles em mãos. Você pode usar os cartões como forma de garantir que você diga tudo o que tinha sido planejado – com algumas palavras chaves.
Você também pode escrever nas mãos e discretamente olhar (caso esqueçam de algum item) - Eu gosto mais dessa opção ^^'
Observação: Façam slides que consolidam a sua fala, e não que a repete: os slides devem demonstrar, com provas emocionais, se o que você está dizendo é a verdade, sendo eles objetivos (com fragmentos ou palavras chaves).
Utilizar imagens - Procure explicar a imagem apresentada durante a exposição da mesma.
O design do seu slide é algo que chama muito atenção – Nesse caso é recomendável que o deixe com contrastantes (letra e fundo);
Utilizar imagens com fragmentos explicativos, porém evitem poluir os seus slides com muitas informações – seja objetivo por que priorizarei o seu entendimento a respeito do assunto.
________________________________________________________________________________
Relatório do Líder:
Capa:
A partir da formação acima a capa do seu trabalho deve apresentar as seguintes informações nessa ordem:
(Centralizado) / Cabeçalho
Integrantes do grupo:
Fulano de tal
Ciclano de tal
Trabalho de Geografia
Tema: --------------------------------
(Alinhamento a direita)
Trabalho de Geografia apresentado pela série 1º ETIM de ------------------ da Escola Técnica Estadual Professor Eudécio Luiz Vicente para obtenção de menção.
(Rodapé) / Centralizado
Adamantina
2018
Segunda Folha:
Líder do Grupo: série:
Professor: Cássio
Disciplina: Geografia
Tema: ----------------------------------------
Relatório do Líder
- Dias em que se organizaram:
- Distribuição de tarefas:
O que cada integrante pesquisou
e abordou no trabalho.
- Organização de ideias/ Local:
Elaboraram um grupo no
whatz, reuniões na escola, na casa da Maria ou no Joãozinho? (como que vocês se
organizaram para o desenvolvimento do trabalho?) – Discorrer uma explicação
detalhada a respeito.
- Participação Geral dos Integrantes:
Se houve a participação
coletiva...
- Pontos positivos durante a execução do trabalho:
Socialização de ideias,
se conheceram melhor, ampliaram os seus conhecimentos...
- Pontos negativos durante a execução do trabalho:
Se houve algum
conflito, prazo curto, pontos de vistas divergências, locais de encontros, a
falta de compromisso...
Observação pontual:
Se algum integrante não
colaborou para o desenvolvimento do trabalho (explicar o que aconteceu para que
o grupo não seja prejudicado).
- Formatação:
Líd
_________________________________________________________________________________Como Configurar o seu slide?
Importante: Se for apresentar somente a imagem no slide ( indicar a referência embaixo da mesma direto, não havendo a necessidade registrá-la no final da apresentação).
Exemplo:
Bom trabalho!
Abraços
Professor: Cássio
Nenhum comentário:
Postar um comentário