Como montar um texto argumentativo dissertativo?
1 – Introdução
A introdução equivale ao primeiro parágrafo. Nessa parte você fará a apresentação do problema e de suas principais abordagens. Sua tese principal também deve estar aqui. Os argumentos que vão explicar e defender seu ponto de vista estarão nos parágrafos seguintes. Dessa forma, você irá direcionar o olhar do leitor para seguir sua linha de raciocínio.
2 – Desenvolvimento
Os dois ou três parágrafos depois da introdução compõem o desenvolvimento. É a partir do segundo ou até mesmo o terceiro parágrafo que você vai defender a tese apresentada na introdução.
Argumente sobre o tema ( explicando o porquê) e justificar que a sua ideia tem validade a partir de um dado estatístico ou um conhecimento de outra área.
3 ou 4 – Conclusão
No parágrafo final da dissertação, você deve retomar o que apresentou na introdução, de modo a reforçar o problema discutido até aqui. A diferença é que na conclusão, você apresentará soluções sobre as questões levantadas anteriormente.
As frases-chave de cada parágrafo também serão retomadas. Dessa forma, quando o leitor terminar a leitura, estará certo de que você propõe as melhores soluções possíveis para os problemas apresentados ao longo do texto. Veja a seguir as dicas para corrigir seus textos ao longo do ano.
Explicando de uma forma mais simples:
1 – Introdução
Aqui, você apresenta o tema e o enfoque que dará a ele. Seja sucinto, exponha a sua tese e mostre ao leitor a sua linha de raciocínio. Na dissertação, os seus argumentos devem ser usados para convencer.
2 – Desenvolvimento
Apresente ideias que justifiquem a sua tese de forma consistente e também os seus argumentos. Coloque da forma mais clara possível os pontos abordados para o leitor entender o seu ponto de vista.
Use um parágrafo para cada argumento e analise todos os aspectos possíveis. Uma dica importante é pensar em uma frase principal para cada parágrafo e a partir disso desenvolver um argumento completo por frase.
(Devido a quantidade limitada de linhas, trabalhe com um ou dois argumentos apenas).
Para firmar o seu ponto de vista concilie o seu argumento com o conhecimento de outra área para validar os argumentos desenvolvidos.
3 – Conclusão
Para terminar a Redação Enem, retome as ideias expostas na introdução junto com os principais argumentos que justifiquem a tese e encerre o texto. Aqui, você deve propor uma solução ao problema.
Dê a solução a partir dos pontos levantados por você na sua redação. Responsa a essas perguntas:
O que deve acontecer para mediar o problema; (indicar as ações)
Quem fará isso?
Como será feito?
Por que deve ser feito isso? Quais as medidas?
Para o seu texto não ficar confuso e para que seus argumentos fiquem claros, algumas dicas podem ajudar:
· Use uma linguagem mais simples, mas sem apelar para o coloquialismo exagerado;
· Não repita palavras desnecessariamente, pois o texto fica pobre e cansativo. Busque sinônimos, especialmente quando você está treinando em casa e tem tempo para fazer isso. O seu vocabulário vai aumentar e vai ficar mais fácil pensar em palavras alternativas durante a prova.
· Seja objetivo. Tente não repetir argumentos, dizendo a mesma coisa várias vezes. Preze pela qualidade do seu texto.
· O seu texto deve ter ao menos três parágrafos, um para a introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão. O ideal é que o seu desenvolvimento tenha ao menos três parágrafos, dessa forma, você pode expor três argumentos diferentes para embasar a sua tese.
· Aponte soluções coerentes para o problema levantado, sem fazer críticas que não tenham fundamento.
· Por fim, releia o texto para corrigir pequenos erros e organizar a redação da melhor forma possível. Pense no seu interlocutor e se pergunte: “o meu ponto de vista ficou claro para o leitor?”.
Exemplo de redação nota 1000
A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente, mulheres são vítimas desta questão. Neste sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: o legado histórico-cultural e o desrespeito às leis. Segundo a História, a mulher sempre foi vista como inferior e submissa ao homem. Comprova-se isso pelo fato de elas poderem exercer direitos, ingressarem no mercado de trabalho e escolherem suas próprias roupas muito tempo depois do gênero oposto.
Esse cenário, juntamente aos inúmeros casos de violência contra as mulheres corroboram a ideia de que elas são vítimas de um histórico-cultural. Nesse ínterim, a cultura machista prevaleceu ao longo dos anos a ponto de enraizar-se na sociedade contemporânea, mesmo que de forma implícita, à primeira vista.
Conforme previsto pela Constituição Brasileira, todos são iguais perante a lei, independente de cor, raça ou gênero, sendo a isonomia salarial, aquela que prevê mesmo salário para mesma função, também garantidas por lei. No entanto, o que se observa em diversas partes do país, é a gritante diferença entre os salários de homens e mulheres, principalmente se estas forem negras. Esse fato causa extrema decepção e constrangimento a elas, as quais se sentem inseguras e sem ter a quem recorrer. Desse modo, medidas fazem-se necessárias para corrigir a problemática.
Diante dos argumentos supracitados, é dever do Estado proteger as mulheres da violência, tanto física quanto moral, criando campanhas de combate à violência, além de impor leis mais rígidas e punições mais severas para aqueles que não as cumprem. Somem-se a isso investimentos em educação, valorizando e capacitando os professores, no intuito de formar cidadãos comprometidos em garantir o bem-estar da sociedade como um todo.
ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA EM FOLHA SEPARADA
Texto01: O positivismo e sua influência no Brasil
O positivismo de Augusto Comte surgiu na França, no século XIX, e esse novo método que visa empregar as ciências matemáticas e a experimentação não só nas chamadas ciências da natureza, mas também nas ciências sociais e políticas foi de grande influência na Europa, chegando até o Brasil.
Exemplos da influência do positivismo podem ser encontradas na nossa literatura, em importantes obras de autores como Aloísio de Azevedo e Raul Pompéia. Este possui em sua grande obra "o Ateneu" uma clara orientação positivista essa mesma orientação aparece nas obras "O Mulato", "Casa de Pensão" e "O Cortiço" de Aloísio de Azedo.
Essas obras revelam uma natureza que, diferente da encontrada no estilo romântico, se encontra despida de qualquer forma de idealismo, e essa forma de abordar o mundo permite que a sociedade seja analisada e observada, o que por sua vez nos leva à chamada "física social" proposta por Comte.
No âmbito da política essa influência pode ser notada laicização do Estado, na Abolição da Escravatura e até mesmo na Proclamação da República, mas o maior símbolo dessa corrente no Brasil encontra-se na bandeira nacional criada por Raimundo Teixeira Mendes: A máxima "Ordem e Progresso" mostra uma busca por uma sociedade mais justa fraterna e progressista, baseada nos mesmos ideais da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), maior marco baseado no positivismo da história mundial.
Em uma história mais recente foi Vargas quem utilizou ideias positivistas para criar uma legislação trabalhista, visando fazer com que as "engrenagens" da sociedade brasileira funcionassem de melhor maneira.
Com tudo isso é possível perceber que o positivismo de Comte, embora criado no contexto de uma França revolucionária foi de grande utilidade e influência em nosso país, marcando de maneira bastante clara nossa literatura e nossa forma de fazer política.
Marina Andrade Lima
Texto 02: A "Ordem e Progresso" de Temer e o Positivismo no Brasil

Assim que tomou posse do governo brasileiro, o presidente interino Michel Temer e sua equipe anunciaram o novo slogan do Governo Federal: “Ordem e Progresso”, que conversa diretamente com o lema “Ponte para o Futuro” abraçado por sua gestão. O slogan escolhido já vem fazendo parte da realidade do Brasil desde que, em 19 de novembro de 1889 (ainda que com 21 estrelas apenas), foi adotada a atual bandeira do país.
https://www.em.com.br/
Atividade Avaliativa de Sociologia
A partir do assunto exposto na última aula (27 e 28/02/2018) e com base nos seus conhecimentos construídos ao longo de sua formação, reflita sobre o assunto e construa um texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: O positivismo da emergência brasileira, solução ou retrocesso? Apresentando proposta de intervenção, sem ferir os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coesa e coerente, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista
Não quero capa
Somente tinta azul ou preta ( não aceito frescuras - caneta colorida ou adesivos).
Você irã colocar antes do seu texto o seguinte cabeçalho obrigatório ( na sequência)
Nome da Escola:
Nome do Aluno / série:
Produção Textual de Sociologia
Tema: O positivismo da emergência brasileira, solução ou retrocesso?
(pular uma linha)
Desenvolver o seu texto ( o título não é obrigatório)
Bons Estudos!
https://www.em.com.br/
Atividade Avaliativa de Sociologia
A partir do assunto exposto na última aula (27 e 28/02/2018) e com base nos seus conhecimentos construídos ao longo de sua formação, reflita sobre o assunto e construa um texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: O positivismo da emergência brasileira, solução ou retrocesso? Apresentando proposta de intervenção, sem ferir os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coesa e coerente, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista
Não quero capa
Somente tinta azul ou preta ( não aceito frescuras - caneta colorida ou adesivos).
Você irã colocar antes do seu texto o seguinte cabeçalho obrigatório ( na sequência)
Nome da Escola:
Nome do Aluno / série:
Produção Textual de Sociologia
Tema: O positivismo da emergência brasileira, solução ou retrocesso?
(pular uma linha)
Desenvolver o seu texto ( o título não é obrigatório)
Bons Estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário