sexta-feira, 4 de março de 2016

FÓRUM - ETEC EUDÉCIO LUIS VICENTE (3º M - ADMINISTRAÇÃO)



ETEC EUDÉCIO LUIS VICENTE



Atividade Avaliativa (3º M - ADMINISTRAÇÃO) 


  Tema: Cenário Econômico e político do Brasil.

A ideia da geopolítica e da economia internacional tem como função apresentar um levantamento teórico e sólido para futuras analises de movimentos e/ou estratégias de países e empresas transnacionais (algumas das quais com faturamento maior do que o PIB de muitos países).


Problematização (análise):


Quando escutamos no noticiário que existem agências americanas de espionagem atuando no Brasil, Alemanha e Argentina ou quando alguém fala que existem interesses de empresas globais de petróleo em uma eventual quebra ou privatização da Petrobrás, estão se falando das mesmas coisas. Segundo Noam Chomsky, nos países “desenvolvidos” existe uma articulação entre Indústria/empresas e Estado para estabelecer vantagens comerciais, o que fortalece as posições das corporações em outros países e ao mesmo tempo geram um protecionismo em seus mercados locais. Esse contexto internacional que envolve países, empresas e estratégias de dominação será o tema de grandes debates futuros, especialmente, para que os leitores possam observar que é uma ingenuidade pensar que a questão da Petrobras e a crise política instaurada no Brasil seja algo que surgiu naturalmente ou que se trata de um problema exclusivamente interno.


Proposta de Atividade (Fórum – no Blogger) 


Embora muitos críticos às políticas econômicas atuais gritem aos quatro ventos que o aumento do PIB brasileiro em 2002 é baseado no endividamento da população e tem se alinhado ao modelo de desenvolvimento vigente nos países do norte, elabore uma produção textual (artigo de opinião) que justifique a problemática apresentada, delineando as seguintes questões:
- Petrobrás, suas consequências, e reflexões econômicas e polícias (análise do PIB). 
- Consequências: Fuga de cérebros 
- Por que o dólar oscila no Brasil?
- O que o Brasil pode fazer para proteger sua moeda?
- Quem perde com a alta do dólar no Brasil?
- O PIB brasileiro;
- Protecionismo e suas complicações;
"Apresentar uma conclusão para o assunto".  

Publicar o seu comentário abaixo até o dia 09/03/2016 
HORÁRIO MÁXIMO DE PUBLICAÇÃO: 23:00 "impreterivelmente" 



36 comentários:

  1. Cenário Econômico e Político do Brasil

    Nos últimos anos, vivemos uma triste realidade em nosso país, no cenário político, econômico e em partes social.
    O atual governo do país, vem enfrentando uma grande crise, devido a escândalos, corrupção, mentiras, e má gestão, o qual resulta na crise econômica que nos encontramos atualmente.
    Noticiários mostram a triste realidade dos brasileiros que pagam altos impostos, mais não veem retorno nenhum. Pessoas morrem na fila do SUS esperando atendimento. Transporte embora lotados, mais de um preço totalmente elevado. Educação precária, enfim, tudo parece estar contra nós, brasileiros.
    Políticos em nosso país, são bem ricos. Tem grandes propriedades, carros luxuosos, roupas caríssimas, levam vida de “milionários”. Onde surge a pergunta: Como? Será que ganham tão bem assim? a resposta é não! vem do nosso bolso, isso mesmo, do nosso trabalho, do nossos impostos. Como não vamos ficar revoltados com tudo isso? Se a lei fosse CUMPRIDA, claro que não haveria tudo isso , claro que seriamos um país rico em escolaridade, em saúde , uma vida de alto nível !
    Então qual é o problema? O governo? a legislação? Ou nós? Todos!
    O governo por roubar, a legislação para não os condenar e nós por elegermos
    Tayla Fernanda Ferreira nº 31
    ETEC PROFº EUDECIO LUIZ VICENTE
    3º ETIM

    ResponderExcluir
  2. NOME DA ESCOLA: ETEC Eudécio Luiz Vicente
    ALUNA: Milena Milanezi Brolo
    SÉRIE: 3º ETIM
    TEMA: Cenário Econômico e Politico do Brasil

    Ao pronunciarmos sobre o Cenário Econômico e Politico do Brasil já associamos a dificuldade que o Brasil esta passando nos dias de hoje, que esta sempre sendo exposto em vários tipos de veículos de comunicação. Ao falarmos sobre o Brasil nos lembramos da grande empresa da Petrobras que é conhecida internacionalmente e que hoje se encontra em dificuldades devido às corrupções por parte dos políticos que retiraram dinheiro através de propinas para seu beneficio próprio, assim sendo afetando a economia brasileira. A partir dai descobrindo todo esse rombo e achando as pessoas responsáveis criou-se uma briga politica, um acusando o outro consequentemente isso tudo gerou uma crise nacional onde o dólar disparou e então a nossa moeda foi mais desvalorizada gerando cada vez mais inflação, ou seja, tudo subindo a cada dia que passa.
    Gerando desconfiança aos investidores internacionais e as dívidas internacionais cada vez aumentando consequentemente não tendo mais investimento aqui no Brasil fazendo então cair o giro financeiro, ou seja, diminuindo todo o movimento financeiro nacional de bancos, comércios e empresas e isso causando desemprego.
    Em minha visão a justiça deverá julgar e condenar os responsáveis apurando e confiscando os valores que foram retirados e devolvendo a Petrobras para que tome o seu desenvolvimento adequado e com isso o país retome ao seu desenvolvimento normal.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nome da Escola: ETEC Profº Eudécio Luiz Vicente.
    Aluna: Jéssica Codogno.
    Série: 3º ETIM.
    Tema : Cenário Econômico e Político do Brasil.
    Nosso cenário econômico e político do Brasil, esta cada vez mais podre. Inflação disparou e brasileiros estão cada vez mais sofrendo com o que nosso Brasil esta vivendo. Incompetência, arrogância e corrupção quebraram a magia do país, que poderá enfrentar tempos mais difíceis. Muitos se perguntam o que será do nosso pais, muitos já não tem mais fé , em nenhum político que entrar para comandar o governo. Muitos perderam a vontade de lutar nas ruas para tentar ajudar.
    Brasileiros lutando para ter algo na mesa todos os dias, e os políticos comprando bens, e aumentando seu patrimônio cada dia mais.
    Não é preciso ser um grande conhecedor da lógica financeira, para perceber os sintomas de alerta que já atingem a população.
    Basta ir ao mercado, realizar as compras básicas da semana e perceber semanalmente os preços que tendem a pequenos aumentos, semana a semana.
    Outras áreas foram afetadas por esses aumentos, alguns chegando a ser grotescos e assustadores, revoltantes para a população.Saúde e educação estão precárias... Quando a crise afeta, muitos filhos desistem de estudar e entram no mundo que irá dar dinheiro mais rápido para eles o mais fácil mundo, ser bandido. Assim começa bandidagem, famílias desestruturadas, filhos sendo presos e o Brasil caindo.
    Eu acredito que o Brasil ira superar essa fase que esta passando, acredito que a justiça ira acontecer e irá culpar os verdadeiros culpados disso tudo. E também creio que teremos alguém que não ira governar o pais por dinheiro e sim por amor a pátria. Acredito que iremos crescer e mostrar que aqui é o Brasil, o maior país da América do Sul e da região da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial e população (com mais de 200 milhões de habitantes).

    ResponderExcluir
  5. Nome da Escola: ETEC Profº Eudécio Luiz Vicente
    Aluna: Izabella Godoy
    Série: 3º ETIM
    Tema : Cenário Econômico e Político do Brasil

    Tanto o Cenário Econômico quanto o cenário Político do Brasil, se encontra com uma enorme defasagem em seu sistema. O que se lástima é que os olhos da população brasileira se viraram apenas agora para tais problemas, entretanto essas falhas vem de muitos e muitos governos atrás não apenas do nosso atual. Tentar colocar a “culpa” em apenas um grupo de pessoas – que claro, não os coloco em minha defesa – é apenas mais uma parte do nosso retrocesso. Afinal, deveríamos estar preocupados em fazer com que nossa união seja cada vez mais forte para conseguirmos combater todos estes possíveis problemas enfrentados hoje.
    Inflação lá em cima, escândalos de “monte”, empresas que antes eram exemplos de seriedade e de grande crescimento, acabou virando piada aos outros países. O escândalo da Petrobrás é um grande exemplo disso e nos resultou em grandes consequências, como; perda do selo de bom pagador, crise no mercado financeiro, suspensão de contratos, desemprego, endividamento, desqualificação do Estado como agente econômico, descrédito da política brasileira e recessão. O ciclo de desemprego no Brasil, nunca esteve tão alto nos anos 2000 como hoje é algo onde, uma coisa desencadeia outra, um problema acaba gerando outro e é assim que funciona a economia. É importante todas as peças estarem interligadas e sincronizadas, para que nada de errado.
    O que devemos fazer? Focar no futuro do país. Passar adiante que sim, o nosso país se encontra numa grande crise para aqueles que ainda não perceberam, que isso não será algo de apenas mais um ano se não trabalharmos todos juntos para a melhoria da nossa nação, devemos repassar nos trabalhos, escolas, comunidades, etc... Não podemos continuar tapando olhos, não podemos apenas tentar viver nessa situação, podemos ser um país muito melhor que isso, podemos ser um país que apenas irá crescer de agora em diante.

    ResponderExcluir
  6. Nome da Escola: ETEC Profº Eudécio Luiz Vicente
    Aluna: Luana Fukuyama
    Série: 3º ETIM
    Tema : Cenário Econômico e Político do Brasil
    Brasil, já foi conhecido pelas suas incríveis paisagens, o país que abrigava diversas culturas e raças, cheio de cores imagináveis. Século 21 e não é mais isso que se vem na mente quando o assunto é Brasil.
    A alta corrupção destruiu esse país, um exemplo? À operação lava jato, da petrobrás que desviou mais de R$10 Bilhões e que hoje está com grandes problemas. Pessoas com o cargo importante na política que deveriam fazer nosso país andar pra frente, fazer boas escolhas e nos representar, mas pelo contrário estavam usando nosso dinheiro para o bem estar próprio.
    O país sentiu a consequencia, o efeito disso tudo. Profissionais qualificados e até mesmo pessoas com uma renda boa arriscaram continuar as suas vidas em outro país, houve dê certo uma fuga. Uma fuga para uma vida melhor, uma fuga para onde você veja a devolução do nosso dinheiro que paga os impostos, uma fuga para um país melhor.
    E o que fazer ? Para arrumar essa bagunça toda irá anos e anos , mas uma hora temos que começar, a legislação no Brasil na teoria é uma das melhores, mas na pratica nem um 1/4 dessas leis são cumpridas corretamente. À cultura do brasileiro deveria mudar, o velho hábito de todos quererem passar pra trás as pessoas, levando vantagem nisso. Se a gente começar a agir mais como humanos e menos como animais , talvez o Brasil evolua.

    ResponderExcluir
  7. Nome da Escola: ETEC Profº Eudécio Luiz Vicente.
    Aluna: Gabriela Magiolo Cotrim.
    Série: 3º ETIM.
    Tema : Cenário Econômico e Político do Brasil.
    Atualmente, o Brasil está passando por instabilidades no cenário econômico, haja vista que os problemas políticos e corrupção fazem que o Brasil passe a imagem que não seja mais um país onde outros devam investir.
    Sabe-se que Economia é a escolha entre as necessidades quanto a escassez de recursos. Não necessariamente a economia está inteiramente ligada a relações monetárias. Entendido isso, pode -se dizer que no Brasil, não esteja usando-se desta melhor relação entre escolhas que realmente auxiliariam naquilo que o país realmente necessita! Um grande exemplo disso, foi a copa do mundo, pois, em um país onde a saúde pública vive em relações caóticas parece um crime contra a sociedade brasileira usar milhões de reais em construções de estádios quando este poderia ser usado para melhorar a situação de milhões de pessoas que necessitam do sistema único de saúde/sus.
    O país vive em uma situação frágil no momento, em que muito que é feito, não é a solução para todos os problemas que estão acontecendo atualmente.
    Além da lentidão da economia e da queda de demanda, os juros se elevaram muito mais que o esperado, e tudo isso acaba saindo de quem mais precisa.
    Em minha visão, para o Brasil conseguir estabilizar novamente, vai demorar um certo tempo, e se for possível no final.

    ResponderExcluir
  8. NomeEscola: Prof° Eudécio Luiz Vicente
    Aluna: Giovanna Tonial
    Série: 3° Etim
    Tema: Cenário Econômico e Político no Brasil
    FATOS BRASILEIROS

    A questão é complicada, perplexa, e desmedida. A realidade é que nosso país não está bem como deveria. E isso é culpa de quem? Por mais incrível que pareça, a culpa é de quem deveria ajudar e dirigir o país para um notável desenvolvimento (já que o país tem tudo para crescer).
    Isso com certeza pode ser possível, ainda tenho esperanças, acho que todos os brasileiros tem... porém, só é possível se os governantes e a população quiserem. E tudo indica que os nossos governantes não querem, o que eles realmente querem é benefícios para si mesmo, não bastando o dinheirão que ganham com sua profissão, a ganância humana fala mais alto dentro de suas mentes, e eles a escutam, mesmo sabendo que isso prejudicará a população brasileira inteira (200,4 milhões de pessoas), e fará os estrangeiros olharem com outros olhos. Falando nos governantes, eles causaram uma bagunça no país... mas não aquela bagunça que crianças fazem na casa e os pais arrumam em 10 minutos, uma bagunça que deixa a própria história brasileira com uma grande cicatriz. A bagunça se resume em roubo, manipulação, mentiras, desvalorização da moeda brasileira, entre muitos outros fatores infames.
    Uma das piores anarquias feitas na história brasileira é sobre a Petrobrás, cujo tal possui um grupo de corruptos. Seus diretores estatais desviaram cerca de R$10 bilhões. A Petrobrás sofre processos feitos aqui no Brasil (a ação é contra o presidente e os membros do concelho, além das ações feitas por grupos de investidores) e nos EUA, (ação feita pela Prefeitura de Providence- capital do Estado de Rhode lsland-). “O tombo na economia Brasileira será grande”, declarou Ian Bremmer, professor da Universidade de Nova York.
    Parece até que não adianta fazer manifestações, já que já teve tantas e tantas para tirar os atuais governantes e prende-los, mas infelizmente, tudo é manipulado e/ou controlado por eles, isto é, não temos controle sobre a situação, e nem a própria legislação do país tem.
    Individualmente, uma “solução” seria a Fuga de cérebros, que consiste em se mudar para outro país para literalmente fugir da realidade frustrante do Brasil.
    Nosso país é um pais que possui algo que a maioria não tem, como por exemplo: condições climáticas favoráveis, o que ajudaria nas exportações do país, e se isso fosse usado com bastante inteligência, poderíamos nos tornar uma das maiores potências mundiais, pois nossas exportações seria nosso ponto forte, sem falar no nosso petróleo! ... e quem sabe se fortalecêssemos nosso setor secundário e o terciário para conseguir um bom Pib percapta? assim nos colocando no topo da lista cuja qual todos os países invejam e sonham em estar? Como já foi citado nesse íntegro texto, tudo só é possível se todos se unirem e tomarem medidas o mais rápido possível: Desburocratização imediata (existem dezenas de barreiras impedindo a negociação que acabam em muitas vezes barrando o desenvolvimento das empresas e refletindo diretamente no desenvolvimento do país); Investir em ciência e tecnologia; Recuperação do apagão de investimentos nos últimos 50 anos; Quintuplicar o investimento em educação; Punição severa para políticos corruptos; entre outros.
    A grande massa do povo brasileiro não acredita mais no governo, nem nos seus políticos, não respeitam as instituições, não acredita em suas leis, nem na sua própria cultura, acostumou-se com a desordem governamental e passou a ver como normal as notícias trágicas sobre corrupção, violência, etc, portanto, o Brasil precisa investir na cultura brasileira, iniciando pelas escolas, empresas, instituições públicas e assim por diante, começando pela educação patriótica, afinal, um grande povo precisa amar e honrar seu grande país, senão é inevitável que à longo prazo, comecem surgir milícias armadas na busca de espaço e poder paralelo ao governo.

    ResponderExcluir
  9. Nome da Escola: ETEC Profº Eudécio Luiz Vicente.
    Aluna: Sabrina Santana Nieri
    Série: 3º ETIM.
    Tema : Cenário Econômico e Político do Brasil.
    O motivo para a atual crise do Brasil, foge da questão econômica, e passa pela questão de credibilidade. O governo brasileiro sofre com uma patologia que não deixa falar a verdade. O principal fator que alimenta a crise econômica é a completa falta de credibilidade do governo e sua equipe econômica. Por que será que as medidas de ajuste fiscal não passaram? Simples, porque ninguém vai colocar dinheiro na mão de um governo que não saiba aplica-lo em prol ao desenvolvimento da nação. A presidente Dilma é vista pela parte pensante da sociedade, como uma pessoa gastona, que não se pode deixar dinheiro na sua mão, que irá usar de forma errada, e desviar grande parte do mesmo.
    Os índices de inflação estão bem altos, com isso toda a população está sofrendo. Há muitos brasileiros desempregados, e os impostos então bem altos, no qual, não estamos tendo retribuição. A imagem do nosso país não esta boa, um bom exemplo é a Petrobras,os preços das ações caíram mais de 10%. Ela ainda não é grande suficiente para causar um problema no mercado mundial, pois outros campos antigos de petróleo, continuam produzindo, porém, é uma crescente preocupação para aquelas empresas que têm investimentos no Brasil, como também para os acionistas que detêm ações da mesma, devido ao porte artesanal.
    Com isso, Brasil vem perdendo credibilidade com a ONU, perdemos: direito de votos em instituições internacionais, derrotas em eleições para cargos, foi excluído do comando das missões de paz e sua credibilidade de potência afetada. Assim, poderá ter impacto negativo para os interesses do país, o que só irá piorar nossa situação financeira.

    ResponderExcluir
  10. Escola: Prof.Eudécio Luiz Vicente
    Nome:Stela T. B. Nascimento
    3ºETIM
    Tema: Cenário Econômico e Politico no Brasil

    Diante de tantas críticas e reclamações da população brasileira se achou o resultado de analise feita das supostas roubalheiras da Petrobras que a população sofre consequências diretas porque, ao acusar criminalmente os gestores das maiores empreiteiras do país, as investigações limitam o ritmo de atividade de negócios em geral, e da construção civil em particular, reforçando o ciclo de desemprego, já nitidamente instalado .Tendo como resultado de tantas reclamações sérios e absurdos o aumento de desemprego da população por não está contente com o atual cenário politico e econômico. A partir desse fato é gerado a seguinte o fato conhecido com a expressão de "Fuga de Cérebros"(referência aos profissionais especializados em áreas do mercado de trabalho dotados de um alto conhecimento em seu campo profissional, e que migram de países pobres ou com poucas oportunidades laborais para centros mais desenvolvidos que carecem de suas habilidades) ou seja,Aqueles mais especializados em suas áreas, são assim, atraídos por trabalhos no estrangeiro, tendo melhor remuneração, benefícios e reconhecimento, e ao mesmo tempo a oportunidade de desenvolver pesquisas, tecnologias e outras coisas para o país contratante, por conta do aumento do Índice de desemprego no Brasil. Diante de tamanhas "Crises" o Brasil se torna cada vez mais um país cujo o desenvolvimento é atrasado e desacelerado. Outro fator que atrasa o desenvolvimento do país seria a Alta do Dólar por quê ? - Simples a alta do dólar afeta a vida das pessoas comuns porque puxa a inflação para cima. Muitas matérias-primas são importadas -como trigo, gás e gasolina.Então com o aumento do dólar e provocado o aumento desses produtos (Matérias-primas).
    E por quê o dólar oscila no Brasil ? - são considerados para que estas oscilações ocorram, que implicam diretamente na primeira lei de oferta e procura, a lei da oferta e procura, ou seja, quanto mais procura a moeda tem, maior será o valor dela no mercado.Em contrapartida, se há mais dólares no mercado do que pessoas procurando, o dólar baixa.Diante de tudo que se foi falado como isso afeta o Brasil ? De que maneira ? - A economia brasileira encolheu 3,8% em 2015 na comparação com 2014, segundo os dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa é a maior queda desde que a atual pesquisa do IBGE começou a ser feita, em 1996. Tudo gerado pela Má gestão do governo brasileiro e pelas altas taxas de impostos decretadas pelo os próprios. Dentre todas essas complicações é avistada uma unica medida tomada pelo o governo que seria a medida protecionista. O que seria essa medida ? -O protecionismo é um mecanismo usado pelo governo dos países para proteger as indústrias nacionais da concorrência externa. Trazendo para o país pelo menos uma unica vantagem. A conclusão da vista que temos sobre o Brasil seria que 90% dele é baseado de desvantagens, crises e complicações .

    ResponderExcluir
  11. Escola: Prof° Eudécio Luiz Vicente
    Aluna: João Vitor dos Santos Carmo
    Série: 3°Etim
    Tema: Cenário Econômico e Político no Brasil
    Nosso Verdadeiro País
    O nosso cenário Político e Econômico do Brasil está cada vez pior.A alta corrupção foi oque mais destruiu o nosso País, fazendo com que aquele País de grandes paisagens, riquezas acabassem com um piscar de olhos. A má gestão dos Presidentes do nosso País em vez deles quererem ajudar o nosso país a crescer e ser reconhecido lá fora, cada vez mais faz com que nós brasileiros sentir vergonha porque a maioria das vezes que somos reconhecidos lá fora e por causa da inflação, pessoas de cargos de confiança dentro da política sendo presos. Me diz para que pagamos esses impostos altos? Para quê? Nem o próprio governo consegue responder as nossas perguntas.Pagamos esses impostos altos, para receber em troca coisas boas, para ajudar a nossa população mais não a única coisa que traz são filas e mais filas enormes nos postos de saúde,as vezes pessoas até morrem na fila do SUS esperando consultas, a educação nem se fala. A alta do dólar afeta a vida das pessoas comuns porque puxa a inflação para cima, muitas das matérias-primas são importadas como trigo, gás e gasolina, e isso faz com que aumenta os preços dos produtos, aquele aumento da gasolina cada vez sobre mais, aumento naquele pãozinho no café da manhã (tarde), e quem sai perdemos somos nós a população que contribui com o imposto para termos uma vida digna, só que algumas pessoas não pensam assim, só pensam em DINHEIRO em PODER cada vez quer mais e mais, gastam os nossos dinheiros com carros importados, roupas da melhor qualidade (caríssima), comprando varias propriedades, fazendo viagens com sua família, tudo isso com o nosso dinheiro, com o dinheiro que foi suado para ter ele na mão, e para que, para nada. Acho que para a nossa moeda voltar a ser " valorizada", precisamos mudar muito o nosso país, inclusive a corrupção, precisamo rever os nosso votos, temos que ver quem iremos colocar lá dentro para representarmos com dignidade e que façam o nosso país crescer de volta. Mais essas falhas vem de muitos governos atrás não só o atual, tentar colocar a “culpa” em pessoas e sim tentarmos dar a volta por cima de tudo isso.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Nome da Escola: ETEC Profº Eudécio Luiz Vicente
    Aluna: Beatriz Ruiz Leme
    Série: 3º ETIM
    Tema : Cenário Econômico e Político do Brasil

    Atualmente o Cenário Econômico e Político do Brasil encontra-se em grande dificuldade,visto que, em virtude dos escândalos de corrupção da "PETROBRÁS" e outros, o país enfrenta uma grande desconfiança dos investidores internacionais, o que provavelmente ocasionará em uma desaceleração da economia do país e consequentemente numa diminuição do PIB nacional.
    Com isso, esta situação acaba gerando uma inflação altíssima, refletindo na população brasileira que sofre com o alto índice de desemprego,baixos salários,e uma má qualidade na área de educação e saúde.
    Estamos em tempos de dificuldades,devemos nos unir e focarmos na melhoria de nosso país,estudando e nos dedicando para acharmos soluções que ajudem a resolver esta crise brasileira,temos que ter a consciência de que o Brasil precisa de governantes capacitados e que realmente se empenhem e se preocupem em solucionar os problemas existentes em nosso país,e para isso, nós brasileiros temos que começar a exercer melhor o nosso poder de cidadania através de um voto consciente.

    ResponderExcluir
  15. Nome: Ellen Harumi Yshihara
    Série:3ºETIM
    Escola: ETEC Eudécio Luiz Vicente

    O Brasil possuí sim uma grande chance de fazer parte de um dos países desenvolvidos pois,O Brasil foi uma das primeiras grandes economias a superar a crise global, cresceu mais de 7% em 2010, contudo ainda necessita do melhoramento do setor de educação e saúde, e atualmente até no econômico, pois estamos passando por uma turbulência econômica. O que sofremos hoje não é apenas culpa do governo e sim da população brasileira também. Ao governo por fraude,falta de responsabilidade e administração do País, já à população, falta de responsabilidade e interesse na hora de votar. A responsabilidade do país é de todos, temos que abrir os olhos e saber escolher.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. NOME DA ESCOLA: ETEC Eudécio Luiz Vicente
    ALUNA:Tamires Stefani Braga Salles
    SÉRIE: 3º ETIM
    TEMA: Cenário Econômico e Politico do Brasil

    A estagnação pela má gestão

    O ambiente politico do nosso país esta estilhado e sua economia uma verdadeira desordem. Diversos problemas em sua gestão são responsáveis por isso e a população acaba sofrendo diretamente com isso.
    Desdo escândalo da Petrobrás, o qual é marcado por um grande ciclo de corrupção milionária, o Brasil vem sofrendo uma crise que está afetando a todos. Os seus governadores que deveriam trabalhar para fazer com que a empresa cresça e gere um fluxo de capital maior para o país, se uniram em um esquema que traria diversos benefícios a eles e danos terríveis a economia, principalmente o PIB. A taxa nacional de desemprego evoluiu de 6,2% ao final de 2013 para 6,9% ao final de 2014, para 8,1% no segundo trimestre de 2015. Sem emprego as pessoas não conseguem ter renda pra suprir suas necessidades e desejos, sem isso não a demanda, sem a demanda as empresas precisam diminuir o seu número de funcionários, estamos então em um clico vicioso que tende a piorar e estagnar o crescimento do país.
    Atualmente temos uma alta inflação e somos um dos países que mais paga impostos no mundo, e um dos piores com o pior retorno satisfatório . Nossa saúde é precária e extremamente caótica, diversas pessoas recebem atendimentos em situações criticas isso se, elas conseguirem algum atendimento o que na maioria das vezes não acontece. Na educação, na segurança e no transporte publico a historia não é diferente, são de baixa qualidade e seus serviços deixam muito a desejar causando revolta na sociedade que tenta ter voz atras das manifestações. E há ainda aqueles que não aceitam viver nessas condições e prefere estudar e buscar uma oportunidade de emprego em outro pais, dando a este a chance de se desenvolver mais , isso é a chamada "fuga de cérebros" que só impede ainda mais o retorno da estabilidade do país.
    Com isso, acredito que o nosso país precisa de uma equipe de gestão mais competente e honesta, que saiba exatamente o que eles precisam fazer e levem a sério nossa legislação, que utilizem os impostos com sabedoria para tentar melhorar a qualidade de vida da população e com o tempo ganhamos novamente o confiança de países do exterior que podem nos ajudar ainda mais.

    ResponderExcluir
  18. Nome da Escola: Prof° Eudécio Luiz Vicente
    Aluno: Mateus da Silva Santos N°22
    Série: 3°ão ETIM
    Tema : Cenário Econômico e Político do Brasil

    É evidente que a crise é algo concreto, não se trata mais de indagar sobre o que irá acontecer ou não em 2016, temos que ter a consciência, e vermos o quanto pior será, qual será o tamanho dessa crise econômica de 2016 e de que forma ela afetará nos diversos setores da economia e também nas finanças das pessoas.
    Logo, com a economia em crise, empresas também sofreram as consequências não só por parte do patrônimo, mas também irá perder os seus funcionários mais especializados em suas áreas, os mesmos serão atraídos por empregos no estrangeiro, tendo melhor remuneração, benefícios e reconhecimento, e ao mesmo tempo a oportunidade de desenvolver pesquisas, tecnologias e outras coisas para o país contratante. Isso é extremamente ruim para o Brasil, porque o país que perde esses tais cérebros perde ao mesmo tempo um grande potencial de inovações, desenvolvidas por seus nacionais, mas para uma outra nação. Isso causa um enorme dano à economia que é o nosso principal motivo de discussão, e o país carece desses profissionais, e poderiam fazer um ótimo uso de seus conhecimentos. Isso se deve a incompetência da gestão do Brasil atual, não só da atual foram 12 anos de roubo, corrupção, mentiras, promessas não compridas, enganações, que culminara nessa desordem atual.
    Enumerando os fatos, chegamos na questão do dólar, já sabemos que as crises politicas e economias afetam de forma negativa em nosso país, e então com a economia precária os investidores irão se afastar do país. A queda das exportações também irá reduzir a entrada de dólares na economia. Logo, o que já era ruim só ira piorar, aprendemos em Geografia que quem dita a economia mundial é a moeda americana e quem não acompanha essa moeda, enfrenta diversos em seu país (por exemplos: nas exportações, em trocas comercias, etc). Com essa alta do dólar, não é só o Brasil que sai perdendo, de fato não temos nenhuma vantagem em relação ao preço do dólar, muitas pessoas que compravam produtos fora do país ou até mesmo pela internet por meio de sites estrangeiros por causa desse aumento irão pensar 4 vezes em converter a moeda brasileira para a americana, os importadores também saem perdendo porque tudo o que eles vão precisar tem um aumento no preço, e os turistas, se aqui temos que juntar, economizar bastante dinheiro para converter em pouco, os turistas são o inverso... eles economizam uma grande quantidade de dinheiro, porém ser convertido em pouco, gerando assim uma viajem mais cara e possivelmente com menos luxos.
    A crise é visível, quem de nós em algum momento saímos do quarto e desligamos a luz, com a justificativa de "economizar a energia, porque ta cara", ou levamos broncas do nossos país por ter vários aparelhos ligados. Tudo isso está ligado a crise, que não é de uma hora para a outra que ela se resolvera, leva anos, talvez até outros mandatos e outros presidentes que estão por vir, porque sinceramente Partido dos Trabalhadores já contribuiu muito para essa crise alarmante, é hora de mudar, porém não é só eles os que comandam que precisam ouvir isso, a situação é preocupante e se todos não tiverem a consciência que juntos somos mais fortes, o Brasil só ira piorar.
    Não sou contra partido politico, apenas apoio quem faz as coisas com honestidade, pois é muito irônico quando escolhemos uma pessoa para nos representar, para cuidar e se possível melhorar nossa economia, para investir em educação, saúde, e o "escolhido" só pensa em si próprio, não tem o discernimento que está pondo em risco 200 milhões de brasileiros e brasileiras.
    A mesma lei que prendem os bandidos por roubarem uma bolacha no mercadinho, também deve prender aqueles que roubam milhões... Lei é lei não importa a quem.
    Votando com sinceridade e coerência, escolhendo os honestos e dignos, aqueles que irão representar o Brasil com sinceridade e transparência.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Aluno: Natan César Ferreira Buassali
    Série: 3º ETIM
    Tema: Cenário Econômico e Político do Brasil

    Brasil, um país emergente que já foi tratado como espelho, e hoje é motivo de zombaria internacional.
    Estamos passando por um período de crise, tanto política, econômica quanto social, que vem causando grande preocupação em toda população, e essa que parece tem “despertado de um sono muito profundo” somente agora. Inconvenientes que nos vem assombrando há muito tempo, a causa de tudo isso, não esta basicamente em problemas internos- sendo estes, se não os mais significativos, os que mais agravaram até chegarmos à condição atual- mas também, externos.
    Hoje o país passa por uma apreensão descomunal em relação ao reflexo das atitudes governamentais. Tanto em suas decisões, quanto metas, declarações e qualquer movimentação. A tentativa de mascarar os obstáculos encontrados é evidente e cotidiana, com negação de dados e fatos e dando preferência a declarações sobre outras dificuldades, torna-se claro que o Estado está apreensivo e com medo do que pode acontecer.
    Os problemas atuais são reflexo de inúmeros motivos, mas alguns merecem destaque; a falta de planejamento para a economia gerou problemas, sendo que com a alta do custo de produção, preços se tornassem mais altos no mercado internacional deixando a concorrência injusta e desleal, e países não comprando os produtos a saída de empresas para não ter prejuízo é aumentar os preços internos- a inflação de preços.
    Uma empresa estatal que por muitos anos foi motivo de orgulho nacional com grande influência no PIB, nas taxas de emprego, a Petrobras hoje se tornou caso de humilhação. Envolvida no maior esquema de corrupção, desvio de verbas e lavagem de dinheiro, ao invés de destacar-se em aspectos relevantes e positivos, afeta negativamente toda a economia brasileira. Demonstrando assim quão à vontade se sentem os políticos, a impunibilidade governamental, ocasiona em diversas consequências, como, o grande número de dívidas geradas, a perda de selos de bom pagador- devido ao agravamento nas contas públicas, um cenário de baixo crescimento, e endividamento do governo superando 80% do PIB dentro de três anos.
    A insatisfação da população com o governo, por inúmeros motivos, como desemprego, alto custo de vida, e diversos outros, faz com que novos problemas sejam criados: a fuga de cérebros- a decepção com o cenário nacional faz com que a população vá para outros países buscando melhores condições; oscilação da moeda nacional (o real)- devido a tudo o que ocorre com a economia, diversos fatores fazem com que o real desvalorize-se (inflação de preços, desestímulos aos investimentos, desindustrialização), e o dólar oscile tanto, sendo esta a moeda internacional, devido aos investidores deixarem de trazer os dólares ao país, reduzem a oferta da moeda e fazendo assim com que o preço suba.
    Todos esses fatores implicam visivelmente no PIB nacional. No ano de 2015, a economia brasileira encolheu 3,8% em comparação a 2014, esta sendo a maior queda em 25 anos, desde 1990 (-4,3%). Dentre os setores, somente o agropecuário cresceu em 2015 (1,8%), a indústria teve queda de 6,2% e os serviços recuo de 2,7%. E fazendo assim com que riquezas diminuam, mandando mais capital para o exterior do que ao próprio país.
    Portanto, o país passa por uma séria crise econômica, política e no bem-estar social, então como retomar o crescimento do país? A retomada do desenvolvimento depende exclusivamente da sociedade e do governo. Cabe ao governo reformular seu planejamento econômico (onde, e como investir, pagamento das contas públicas); aumentar os investimentos em infraestrutura; reforçar estratégias na busca de mercados; sua política fiscal, pois pagamos inúmeros impostos e estes não tem o retorno correto para sociedade (saúde, rodovias sem buracos, e infraestrutura em geral); e enfim uma fiscalização nos atos políticos, para que não haja corrupção, desvios de verbas e governantes saiba que estão abaixo e devem respeitar as leis. Basta à sociedade ter consciência dos votos e dos eleitores que colocam no poder.

    ResponderExcluir
  21. Cenário Econômico e Politico no Brasil
    Quem ganha e quem perde?
    Entre os debates mais recentes da atualidade, vemos muito falar sobre o dólar em alta e o brasileiro ficando mais pobre, deixando muitas duvidas de quem ganha e quem perde com esse fato.
    Quem ganha? Vamos colocar entre as principais, a balança comercial, pois com o aumento do dólar fica mais caro importar, e mais barato exportar, e ajuda a equilibrar essa conta, vemos também que o comercio interno no Brasil, por exemplo, ganha um “grande” impulso, pois, as empresas daqui se beneficiam da alta do dólar para não sofrer competição sobre os produtos importados, e as empresas que praticamente NUNCA perdem seu “poder” são as exportadoras de produtos que lá não produzem em massa como aqui no Brasil, são elas as produtoras de papel e celulose, e do setor agrícola exportador como, por exemplo, soja e suco de laranja. E também as famosas férias no exterior, o Brasil ganha um grande impulso na área de turismo interno, pois como já dito, com o dólar em alta fica tudo mais difícil fora do país, ou seja, nosso Brasil é beneficiado ao menos um pouco com esses comércios citados.
    Agora vamos falar quem perde! Primeiramente vêm, nós, os próprios os consumidores finais, pois com os aumentos dos custos na economia são invariavelmente repassados para o consumidor que sofre com a inflação e perde o seu poder de compra. Não vamos deixar de citar as pessoas que tem divida exterior como compras com cartão de credito lá fora, pois o dólar está oscilando muito, e também às empresas que necessitam importar produtos do exterior, como matéria prima, seja lá quais forem os recursos que ela importa para fazer girar a economia de sua empresa.
    Ou seja, chego a conclusão que em longo prazo caso isso se perpetue, todos saem perdendo, não conseguimos viver sem aliados, não conseguimos viver com uma diferença tão grande de economia, vemos que tanto os EUA como o Brasil, necessitam um do outro e até mesmo de muitos e muitos outros países para manter seu comercio, porem o Brasil necessita vamos dizer, dez vezes mais, pelos EUA ser uma superpotência, ser um pais muito desenvolvido e mexer com toda a economia em uma escala GLOBAL.
    Nome: Henry Fogo Nº13
    Escola: ETEC Prof. EUDECIO LUIZ VICENTE
    Série: 3ºEtim

    ResponderExcluir
  22. Escola: ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente
    Aluno(a): Laís Francielle dos Santos Capato n°20
    Série: 3° Etim
    Tema: Cenário Econômico e Político do Brasil

    Atualmente todos discutem sobre o estado econômico do Brasil, que a cada dia fica mais perplexo e desorganizado, a maioria dos brasileiros coloca a culpa nos governos e políticos, na verdade, sim a culpa são deles, nem toda, mas é. Por que? Por causa da corrupção! A maioria dos políticos mentem, desviam verbas públicas sem nenhum remorso, por exemplo: Petrobras, que desviaram milhões e que hoje está muito desvalorizada, outro exemplo seria a copa do mundo, nosso país não tinha nenhuma condição de fazer uma copa, desviamos dinheiro até dos hospitais e até hoje várias obras não foram terminadas, e a saúde sofre em todo país.
    A ONU e vários outros órgãos não confiam mais no Brasil, muitos já baixaram o selo de bom pagador, não conseguimos empréstimos internacionais por não ser confiáveis, para eles o dinheiro não vai ser totalmente investido em obras, e sim ser levado para contas privadas, que na verdade sim, por enquanto é isso que acontece.
    A inflação está as alturas, nossa moeda só decai, e a moeda americana só se valoriza a cada dia. Muitos dizem que 2016 vai ser como 2015, ou talvez pior, os brasileiros sem dinheiro, sem credito e procurando pagar dívidas do que comprar mais, assim a economia não anda para a frente, e como fazer ir para a frente? Inflação e juros mais baixos e acessíveis, isso não é a solução mais adequada e que vai funcionar, mas no meio de tanta desordem pode ser um começo para o Brasil voltar a crescer.

    ResponderExcluir
  23. Nome da escola: ETEC Prof°Eudécio Luiz Vicente
    Aluna: Geisa Boschetti Bressan
    Série: 3° Etim
    Tema: Cenário Economico e Político no Brasil

    Os problemas na economia podem afetar o nosso bolso de forma direta e indireta.As maiores empreiteiras do Brasil estão envolvidas juntamente com políticos de diversos partidos e do próprio governo na Operação Lava Jato.Um efeito que prejudica diversos bancos que emprestaram dinheiro para as empresas envolvidas no escândalo.Quando a saúde financeira dos bancos é atingida, todo o sistema fica em perigo, isto inclui o dinheiro das pessoas que investiram nestes bancos.
    O que fazer mediante essa realidade que estamos vivendo?
    Há profissionais dotados de um alto conhecimento em seu campo profissional que migram para centros mais desenvolvidos ( fuga de cérebros), isso causa um enorme dano a economia e ao desenvolvimento.
    E o dólar? Por que oscila no Brasil?
    Na história da economia brasileira, todas as piores crises do país foram determinadas pela falta de dólares.A queda do dólar faz com que o Brasil fique menos competitivo no mercado internacional porque isso dificulta que nossas empresas coloquem os seus produtos no exterior.Mas como o dólar só vem aumentando afeta diretamente o poder de compra, pois encarece os produtos.
    Mesmo diante desses fatos que demonstram a realidade em nosso pais, creio que o Brasil possa voltar a crescer.Porém sob o "comando" de alguém que saiba o que faz para reerguer- lo.

    ResponderExcluir
  24. Escola: Prof. Eudécio Luiz Vicente
    Aluno: Vinicius Cordeiro dos Santos
    Série: 3° ETIM
    Tema: Cenário Econômico e Político do Brasil
    O Brasil de hoje não e mais como o de antigamente, pois muitas pessoas que obtinham boas condições de vida investiam seus bens para gerarem mais capital. Uma das empresas que muitos invertiam foi a Petrobrás que era a empresa mais bem vista no pais e no mundo, mas como todos vimos e assistimos nos últimos anos a descoberta de grandes fraudes sobre a empresa, fazendo com que o país perdesse o seu valor, essencialmente o valor capital o PIB que e uma das coisas mais importantes para que o país se desenvolva. Uma das grandes consequências do desvio foi a oscilação do dólar fazendo com que a moeda brasileira o real, caísse o valor pago em relação ao dólar. Com isso o Brasil perdeu muito dinheiro em relação as ações depositadas de outros países na Petrobrás. Agora o Brasil deve correr atrás do prejuízo, ou seja, o que já está ocorrendo o aumento de impostos, entre outras tantas coisas.
    Com tantos impostos e a burocracia em alta os brasileiros praticam o chamado “fuga da cérebros” que nada mais é do que as pessoas que são contratadas por outros países fazendo com que o Brasil perca essas pessoas que pagam os tais impostos perdendo seu meio de renda.
    Portanto concluo que este ciclo que está ocorrendo de desvios de dinheiro e aumento de impostos só faz com que o país perca a colocação de país em desenvolvimento e vire um país pobre, mau falado, com o IDH baixo.

    ResponderExcluir
  25. Nome: Pedro Henrique Botelho da Silva N°26 3°etim
    Escola: Prof. Eudécio Luiz Vicente
    Matéria: Geografia Professor: Cassio Kun
    Tema: Visão atual do Brasil
    A situação atual do Brasil pode não estar tão ruim assim. As pessoas falavam que seria muito difícil lucrar na crise, que nada seria feito contra os políticos que envenenam nosso país, que o dólar iria subir nas alturas em relação ao real e não descer mais. Mas tudo isso esta mudando, para mostrar que tudo isso não passa de uma fase que o país esta passando.
    O Brasil esta passando por dificuldades econômicas e politicas, mas isso não é uma coisa que vai durar pra sempre. Por exemplo, o dólar que até a algum tempo estava acima de R$4,00 agora esta em R$3,90, esses 10 centavos podem não parecer muito, mas no âmbito global é muito. Essa diminuição se deu ao fato de que o mercado externo percebeu que já esta ocorrendo mudanças no Brasil, mudanças politicas que iram repercutir na economia, mudanças no jeito de pensar dos brasileiros que estão tomando a frente e criando seus próprios negócios e mudanças no geral em relação ao Brasil.
    Concluindo, tudo oque estamos passando é apenas passageiro, provavelmente pode demorar, mas o Brasil pouco a pouco vai se estabilizar e começar a crescer novamente. Não é impossível lucrar nessa crise, pois já a muitos empresários que viram brechas e começaram um negocio, não é impossível pessoas corruptas ficarem sempre impunes de seus atos e não é impossível o Brasil se levantar novamente para mostrar seu potencial para o mundo.

    ResponderExcluir
  26. Etec Prof. Eudécio Luiz Vicete
    Nome:Carlos Daniel Mota Mello/3ºEtim
    tema:Cenário Poítico e Econômico no Brasil
    A consequência é o recesso

    É notória o potencial que o Brasil manifesta, reside em ambiente sem hostilidades de temperatura, um dominante agrário no comércio internacional, porém em qual quesito o pais se estagna provocando um declínio histórico?
    Em uma escala global a situação brasileira é refletida e o destaque é a sua gestão, envolvida em inúmero escândalos de corrupção o governo vive a margem da recessão, que se interliga a todos os cenários do pais, os seu títulos de ¨bom pagador¨ já foram removidos, seu referencial no exterior é caracterizado pela quebra de contratos.
    Infelizmente a soma dos setores da economia (PIB) não é destaque no quesito desenvolvimento, assim a relação entre a população e o seu lucro total (PIB per capta) que está muito abaixo do esperado no Brasil é um dos medidores, o maior pais da América do Sul é de grande destaque no setor primário da economia (agricultura) mas esse capital não é distribuído de modo inteligente entre a sociedade consequentemente o setor terciário (serviços) deixa a desejar o que faz com que o calculo do PIB por pessoa não seja satisfatório.
    O orgulho nacional, uma das empresas que movia a economia brasileira quebra, as rachaduras da Petrobrás vêem se formando a um longo período, como todo sistema, sem investimento e com seu lucro desviado, o grandioso desmorona deixando as consequencias catastróficas. O maior escândalo de corrupção ocasiona o fim do crédito, importações e exportações são mantidas em desvalorização ao Brasil, a moeda cai, e o dólar se consolida, sendo assim a população não vê opção a fornecer sua mão de obra a outros países, a chamada fuga de cérebro, o patriotismo fala mais baixo e as pessoas deixam seu pais em função do desenvolvimento de outros pólos
    A burocracia mantém o desenvolvimento lento e as leis repletas de vertentes que são usadas a favor do ilegal, as regras internacionais diferem no quesito supervisão, são cumpridas a risca, a punição é coerente ao feito, o Brasil necessita de um sistema inteligente, que não apresente aberturas fiscais, onde a população esteja presente em toda as tomadas política em uma verdadeira democracia.

    ResponderExcluir
  27. NOME DA ESCOLA: ETEC Professor Eudécio Luiz Vicente
    ALUNA: Mayara Mori Auresco
    SÉRIE: 3º ETIM
    TEMA: Cenário Econômico e Político do Brasil

    A crise da Petrobras, é a principal responsável pela retração do PIB(Produto Interno Bruto) este ano. A redução do plano de investimentos da Petrobras em quase 40% este ano é o principal fator responsável pelo encolhimento da economia brasileira em 2015. A redução dos investimentos da petroleira foi de US$ 37,1 bilhões em 2014 para US$ 25 bilhões em 2015 e será responsável por pelo menos 2 pontos percentuais da contração do PIB.
    Outro item importante é o alto valor do dólar no Brasil ,vem em decorrência da má gestão política sobre a economia e o estado atual do país. Atualmente passamos por uma pequena perspectiva de crescimento, PIB negativo e deficit em consequência a recuperação da economia norte-americana a partir de 2013. Há razões internas e externas. A crise política e econômica do Brasil, afasta investidores do país. A queda das exportações também reduz a entrada de dólares. No exterior, a sinalização de que o Feeds (Federal Reserve, o banco central dos EUA) deverá elevar os juros, também contribui para a alta do dólar no Brasil, causando a alta do dólar.
    E no final das contas, quem perde com o aumento do dólar é o consumidor, pois sofre com a perda do seu poder de compra. As empresas importadoras que dependem de matéria-prima de fora, também são prejudicadas. Um dólar tão valorizado retrata que a economia está em desiquilíbrio.Algumas medidas devem ser tomadas por parte do governo para proteger a sua moeda. O governo deve cortar os gastos em todos os níveis e resolver o problema de credibilidade política, que é o que mais afeta na economia atualmente. Também deve anunciar medidas e metas para o pagamento de dívidas.
    O Brasil também é o número 1 em medidas protecionistas, o país adotou o maior número de medidas contra importadores em 2013 no mundo, com um total de 39 aberturas de ações de antidumping.
    A expressão “fuga de cérebros” faz referência aos profissionais especializados em áreas do mercado de trabalho dotados de um alto conhecimento em seu campo profissional, e que migram de países pobres ou com poucas oportunidades laborais para centros mais desenvolvidos que carecem de suas habilidades.
    O Brasil, apesar de não ser um grande "fornecedor" destes cérebros, sofre com o problema, em especial no setor de cinematografia e produção gráfica. Alguns dos grandes fenômenos de bilheteria de Hollywood estão recebendo cada vez mais a contribuição de profissionais brasileiros.
    Com isso, chagamos a conclusão que a crise econômica continuará em 2016, até que os problemas políticos sejam resolvidos. Somente com a nossa credibilidade política restaurada é que será possível levantar novamente a nossa economia.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Nome da Escola: ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente
    Aluna: Juliana Silva Lemes
    Série: 3ºETIM
    Tema: Cenário Econômico e Político do Brasil

    O Brasil ainda está preso na década de 1980. Nossas aspirações e modelos políticos foram inspirados, em uma época, aonde a prioridade de um brasileiro médio, era de poder votar e ter o que comer todos os dias, porém os tempos mudaram.
    Em três décadas, o Brasil consolidou sua democracia, deixou de adotar um modelo econômico keynesiano, abriu as portas ao neoliberalismo, e isto gerou grandes impactos sociais, porém, a população ainda não consegue enxergar a necessidade de aceitar estas mudanças em nossa sociedade, não se adaptando ao novo sistema, irreversível, em razão do livre comércio global.
    O Brasil hoje é um país inserido no mercado global, não existe mais isolamento econômico, cada vez mais o capital estrangeiro se faz presente em nosso país, logo, devemos aceitá-lo, e lutar contra ele, é uma luta infrutífera.
    Hoje, num tem mais como o Brasil acreditar que crises econômicas globais não o atingirão, e adotar medidas econômicas para prorrogar os efeitos de uma crise global, pode causar um efeito desastroso, como houve recentemente, quando o governo de Luiz Inácio Lula da Silva fez uso de medidas econômicas, no auge da crise estadunidense de 2008, para prorrogar os efeitos da crise: hoje estamos sentido todos eles.
    O governo, porém tem se mostrado desastrado em resolver esta crise econômica. O receio de adotar medidas econômicas austeras para combater a crise, somente tem agravado seus efeitos, e não surgido nenhuma melhora significativa para a economia nacional.
    As medidas econômicas são simples, mas impopulares, porém, sem elas, será difícil estimular a entrada de novos investimentos estrangeiros, manter lucrativos os negócios que ainda resistem à crise, e até mesmo gerar novos empregos.
    Dentre estas medidas, poderia enumerar as seguintes: redução dos impostos para exportação de bens industrializados e commodities; manter o dólar em valor elevado para evitar a evasão de divisas; reduzir os impostos sobre a produção de álcool combustível; restringir o acesso a programas sociais, para conseguir manter o pagamento aos atuais beneficiados e fiscalizar melhor a concessão destes benefícios; utilizar o lucro das estatais para financiar investimentos do poder público em infraestrutura, gerando empregos no setor da construção civil; elevar os impostos sobre heranças e ganho de capital, para evitar a concentração de renda, e estimular a injeção deste capital parado na economia, para estimular a produção; flexibilizar as leis trabalhistas, sem prejudicar o direito a aposentadoria e ao salário mínimo. Medidas como estas, poderiam salvar a economia desta crise atual, que não é a pior da história nacional, mas isto não quer dizer que ela num poderá ganhar proporções maiores.
    Enfim, o povo sempre reage contra o governo quando a economia vai mal, isto sempre existiu na realidade de qualquer país, e diversas revoluções da história da humanidade servem como prova deste fato, pois, a população tem no governo o único que pode reverter a situação de crise na qual vivemos, logo, é natural que a população fique enfurecida contra a corrupção, como se esta nunca tivesse existido em nossa história.
    Por fim, sabemos que esta crise econômica nada tem haver com a corrupção do governo, mas por conta de sua política econômica desastrosa, porém, vivemos hoje em um país, cujo abismo social entre as regiões é gigantesco, sendo hoje impossível governar de forma em que se agrade a todos. Hoje, o país parece estar unido, contra o governo, por causa dos males da crise, mas quando a crise passar, a corrupção do governo, seja ele qual for, continuará a existir, e os brasileiros tornar-se-ão a dividir-se, e nunca o governo agradará a todos, mas nesta tentativa de agradar, fará novas políticas econômicas desastrosas e aumentará o déficit público, como já de costume.

    ResponderExcluir
  30. NOME DA ESCOLA: ETEC Professor Eudécio Luiz Vicente
    ALUNA: Daniela Rodrigues França
    SÉRIE: 3º ETIM
    TEMA: Cenário Econômico e Político do Brasil

    Hoje em dia ouvimos muito falar sobre as crises das quais o Brasil está passando, um exemplo disso é o que está acontecendo com a Petrobrás. Algumas investigações realizadas pelo TCU e pela Polícia Federal, na compra da refinaria de Passadena nos Estados Unidos levaram ao desdobramento da operação Lava Jato. Com a descoberta do caso veio a desestabilidade na Estatal responsável por 13% do PIB, segundo os dados de 2010 da Petrobrás. Uma consequência disso seria o desemprego e que logo adiante já segue afetando direta ou indiretamente outras pessoas ( familiares dependentes).
    Nesse meio tempo vem junto com tudo isso várias outras consequências como a Fuga de Cérebros que nada mais é do que a emigração de indivíduos com aptidões ou conhecimentos aprimorados. Entre 2014 e 2015, multinacionais instaladas aqui reduziram em 19% o número de trabalhadores de outros países. Com isso vem a questão do dólar, "Por que ele oscila no Brasil?", o preço do dólar oscila muito porque a oferta e a demanda mudam a todo momento. Muitas empresas e consumidores perdem com a alta do dólar no Brasil. Para interferir no valor do dólar no Brasil o BC usa mecanismos de leilões de contratos de swap cambial (que equivalem a uma venda futura de dólares).
    Apesar de tudo, tem jeito sim, a situação política e econômica do Brasil não apenas tem solução, como é, ela própria a solução para a crise moral que vivemos. Sem uma crise de tamanhas proporções, dificilmente a sociedade brasileira se mobilizaria para mudar o país.

    ResponderExcluir
  31. Nome da Escola: ETEC Eudécio Luiz Vicente
    Nome do aluno/ série: Sigmar Dantas / 3° ETIM
    Tema: Cenário Econômico e Político do Brasil

    Petrobrás, uma das maiores empresas brasileiras também é o alvo do maior escândalo de corrupção da história do nosso país. Alvo da operação Lava Jato poderá trazer consequências positivas para o futuro se apurado com isenção todas as denúncias, independente de partidos.A Petrobrás como empresa contribuiu significativa para a produção do PIB Brasileiro com sua produção de petróleo e a recém-descoberta do pré-sal.
    Além disso, por tratar-se de uma estatal, controlada pelo governo, possui reflexões políticas importantes, além é claro da econômica.
    Com o escândalo, vieram as investigações, demissões de funcionários e a queda do valor das ações da empresa.
    Junto a esse caos, ocorreu a crise econômica brasileira e internacional. Vários países como a China tiveram retração do PIB e o Brasil não foi diferente.
    Mas quem ganha com a crise? A quem interessa que a crise se prolongue?
    Com todo esse cenário e por vivermos numa época de globalização, o dólar oscila. Atualmente ele disparou e quem ganha com isso? Uns ganham e outros perdem. Os importadores de veículos importados, importadores de matérias primas, sofrem com a alta do dólar. Em contrapartida, os pecuaristas, por exemplo, vendem melhor sua produção ao exterior. Assim, a balança comercial tenta se equilibrar.
    Para proteção de sua moeda, o Brasil precisa agir como todos agem em casa, equilibrar o orçamento, ou seja, não gastar mais do que recebe e investir em educação para não perder para o exterior pessoas e mão de obra qualificada.
    Conclusão: Acredito que como herança das investigações, da reestruturação da Petrobrás, e também da conscientização do povo, teremos um Brasil mais justo no futuro.

    ResponderExcluir
  32. Escola: ETEC Prof.Eudécio Luiz Vicente
    Aluna: Janaina Ramos Neco
    Série: 3° ETIM
    Tema: Cenário Econômico e Político do Brasil
    Brasil. Quando escutávamos esse nome, pensávamos em um país com beleza no quesito de paisagens e culturas, duas coisas que eram símbolo de orgulho para os brasileiros. Porém, agora quando escutamos o nome Brasil somente pensamos em um país corrupto e desleal.
    Atualmente vivemos uma época de perdas de investimentos, juros elevados, crise na política e na economia, criando um cenário de grandes dificuldades e incertezas.
    O que levou o país a esse declínio? A causa decorre de vários fatores, internos e externos. Um dos fatores internos que nos levaram a essa crise que vivenciamos hoje é a corrupção, onde colocamos nas mãos de uma pessoa ímproba o destino de nosso país, que logo nos direciona a um caminho de dividas. Como exemplo tem se a Petrobras, uma empresa que se destacou pelas muitas roubalheiras que eram feitas de modo oculto. Os desvios feitos deveriam ser supridos e o melhor jeito que eles encontraram foi no aumento dos impostos levando a população ao desemprego e ao seu também endividamento.
    Logo temos mais uma consequência, que é a “fuga de cérebros‘’, esse termo se refere a migração de profissionais altamente capacitados de países pobres para países mais desenvolvidos. Aqueles mais especializados em suas áreas, são assim, atraídos pelo trabalho no exterior, tendo melhor remuneração, benefícios e reconhecimento, e ao mesmo tempo a oportunidade de desenvolver pesquisas, tecnologias e outras coisas para o país contratante. Oferecendo a este país um melhor desenvolvimento.
    Um dos fatores externos é a falta de confiança dos outros países para com o nosso, levando a um baixo índice de investimentos. Uma das causas, além do fator interno, é o recesso que os EUA passaram, mesmo voltando com sua economia ao nível anterior rapidamente, vários países emergentes achavam que essa potencia sustentaria a economia global, porém houve um desaquecimento da economia americana, levando os investidores a ficarem receosos quanto a isso ocorrer novamente, o que fez com que investimentos para países como o Brasil secassem. Junto com a corrupção e o desfalque dos investimentos levaram ao país a adquirir um status de desleal, pois não conseguem honrar nem renovar os empréstimos feitos.
    Portanto, uma reorganização dos lideres do país e também meios para cortar gastos seria um começo para conseguirmos novamente a confiança externamente que perdemos. Voltando a render nossa economia, melhorando nosso PIB, equilibrando os três setores econômicos gerando empregos e a baixa da inflação.

    ResponderExcluir