ETEC EUDÉCIO LUIS VICENTE
Atividade Avaliativa (3º M - ADMINISTRAÇÃO)
Tema: Cenário Econômico e político do Brasil.
A ideia da geopolítica e da economia internacional tem como função apresentar um levantamento teórico e sólido para futuras analises de movimentos e/ou estratégias de países e empresas transnacionais (algumas das quais com faturamento maior do que o PIB de muitos países).
Problematização (análise):
Quando escutamos no noticiário que existem agências americanas de espionagem atuando no Brasil, Alemanha e Argentina ou quando alguém fala que existem interesses de empresas globais de petróleo em uma eventual quebra ou privatização da Petrobrás, estão se falando das mesmas coisas. Segundo Noam Chomsky, nos países “desenvolvidos” existe uma articulação entre Indústria/empresas e Estado para estabelecer vantagens comerciais, o que fortalece as posições das corporações em outros países e ao mesmo tempo geram um protecionismo em seus mercados locais. Esse contexto internacional que envolve países, empresas e estratégias de dominação será o tema de grandes debates futuros, especialmente, para que os leitores possam observar que é uma ingenuidade pensar que a questão da Petrobras e a crise política instaurada no Brasil seja algo que surgiu naturalmente ou que se trata de um problema exclusivamente interno.
Proposta de Atividade (Fórum – no Blogger)
Embora muitos críticos às políticas econômicas atuais gritem aos quatro ventos que o aumento do PIB brasileiro em 2002 é baseado no endividamento da população e tem se alinhado ao modelo de desenvolvimento vigente nos países do norte, elabore uma produção textual (artigo de opinião) que justifique a problemática apresentada, delineando as seguintes questões:
- Petrobrás, suas consequências, e reflexões econômicas e polícias (análise do PIB).
- Consequências: Fuga de cérebros
- Por que o dólar oscila no Brasil?
- O que o Brasil pode fazer para proteger sua moeda?
- Quem perde com a alta do dólar no Brasil?
- O PIB brasileiro;
- Protecionismo e suas complicações;
"Apresentar uma conclusão para o assunto".
Publicar o seu comentário abaixo até o dia 09/03/2016
HORÁRIO MÁXIMO DE PUBLICAÇÃO: 23:00 "impreterivelmente"
HORÁRIO MÁXIMO DE PUBLICAÇÃO: 23:00 "impreterivelmente"