Projeto Água
No 1º semestre de 2015 foi realizado na ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO um projeto ligado ao meio ambiente a respeito dos aspectos físicos, políticos, sociais, econômicos e culturais da água, assunto que nos últimos tempos tornou-se uma preocupação global devido a sua finitude.
Os professores responsáveis pelo projeto (Cássio, Geraldo e Handerson), o desenvolveram em salas/séries específicas, onde cada educador após expor toda a teoria a respeito transferiu com os alunos na prática o assunto por meio de cartazes, teatros, textos, maquetes e charges, a fim de promover um conhecimento amplo do tema e conscientizá-los sobre o uso correto da água. A socialização do projeto foi realizada no dia 02/07/2015 para toda a U.E na quadra poliesportiva, havendo a exposição de todos os trabalhos realizados durante o semestre e contando com a participação de toda a equipe escolar.
· As maquetes e textos.
As modalidades (maquetes e produções textuais) ficaram sob a responsabilidade do professor Cássio, que as desenvolveram com os alunos dos 2ºs anos W e X.
Durante as aulas de Geografia o professor dividiu os alunos em seis grupos e sorteou um tema para o desenvolvimento prático do trabalho, sendo eles:
Grupo 01 - Simulador de Chuvas.
Tema: Produção Hídrica de uma bacia hidrográfica.
Abordagem: Precipitação dos canais e a sua atuação na alimentação dos rios continentais e subterrâneos, escoamento superficial, escoamento sub superficial, Escoamento Base, Interceptação.
Problemática: As mudanças climáticas interferindo nos escoamentos descritos (causas e consequências).
Grupo 02 - Maquete.
Tema: Bacias hidrográficas continentais do Brasil.
Abordagem: Explicar a divisão e as características das bacias hidrográficas brasileiras. Curso ou caminho, meandros, drenagem, Talvegue, endorreica ou exorreira.
Problemática: Pontuar sobre a formação das bacias brasileiras e os seus variados tipos. Explicar a questão do escoamento nos rios visando retratar os pontos positivos e negativos. Abordar a extração das matas ciliares e a questão do assoreamento dos rios.
Grupo 03 - Maquete.
Tema: Foz e os tipos de rios.
Abordagem: Estuário, delta e mista. Perenes, efêmeros e intermitentes.
Problemática: Pontuar os tipos de foz existentes no Brasil; Explicar sobre a problemática da deposição de resíduos nos rios exorreicos (problemática ambiental).
Grupo 04 - Maquete.
Tema: As usinas hidrelétricas.
Abordagem: rios de planície e planalto.
Problemática: Impactos ambientais.
Grupo 05 - Maquete.
Tema: Sistema Cantareira.
Abordagem: volume morto e vivo (reservatórios). Objetivo.
Problemática: Repercussão atual (social e ambiental).
Grupo 06 - Maquete.
Tema: Bacias Subterrâneas.
Abordagem: Formação; Confinados e libre ou freáticos. Pontuar as do Brasil.
Problemática: Os efeitos ambientais na degradação dos rios subterrâneos e a ideia do Guarani em abastecer a carência hídrica.
Abordagem: Formação; Confinados e libre ou freáticos. Pontuar as do Brasil.
Problemática: Os efeitos ambientais na degradação dos rios subterrâneos e a ideia do Guarani em abastecer a carência hídrica.
Durante o semestre o educador fez a abordagem de todos os temas nas aulas para que os alunos tomassem conhecimento do assunto, fixando o conteúdo por meio de aulas expositivas e dialogadas, apresentações em slides, esquemas na lousa com fragmentos e imagens seguidos de explicações pontuais, vídeos, podcast, aulas extras em horários adversos na ETEC, atividades impressas e avaliações escritas e práticas.
Entre os dias 21 – 25/06/2015 os alunos expuseram suas maquetes e simuladores através de seminários que foram realizados no áudio II.
No dia 01/06/2015 foi entregue uma proposta de redação juntamente com uma folha almaço predestinada para que os alunos produzissem uma dissertação argumentativa a respeito da temática crise da água, crise da humanidade, seguindo as orientações cedidas em aula e disponibilizadas no e-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário