segunda-feira, 11 de novembro de 2019

RECADO IMPORTANTE (DATA DE APRESENTAÇÃO) 3º B/C

 Boa Noite 3ºs anos B e C!

Não pude publicar a comanda do trabalho dentro do prazo estipulado em sala por motivos de muito serviço em outras instituições (treinamento para o PAS UEM, Redação ENEM, provas, trabalhos, seminários, Café filosófico, tribunal de justiça, debate, etc...).  Por este motivo julgo insensato da minha que este seja apresentado essa semana, uma vez que o professor publicou orientações às vésperas do dia. Portanto o mesmo será apresentado na semana seguinte, ok ?
Essa semana darei continuidade aos conteúdos.
Abraços
Professor: Cássio

EUDÉCIO LUIZ VICENTE (SEQUÊNCIA DO TRABALHO EM SLIDES) 3º B/C



Sequência dos slides (em ordem)

Slide 01: Nome da escola / Disciplina /integrantes de grupo/ Tema: Trabalhando as diversidades e promovendo a integração Social. Subtema: O tema que ficou responsável de explicar (Exemplo: Xenofobia).

Slides 02: Objetivos do trabalho

Slides 03: Introdução ao assunto.

Slide 04 em diante...

- Questão 01: Apresentar a Pergunta no cabeçalho (Negrito)

- indicar as alternativas ( A, B.C e D)

Em outro slide: (Em tabela):

- Quantidade total de pessoas que responderam o questionário

- Quantidade de pessoas que responderam a alternativa A

- Quantidade de pessoas que responderam a alternativa B

.... C

....D

- Gráfico Ilustrativo em porcentagem.

Exemplo: De acordo com as estimativas, o que “justificariam” tais respostas obtidas?

O mesmo equivale para cada pergunta... (1, 2, 3, 4 e 5)

No penúltimo slide vocês deverão apresentar no título: Considerações Finais

- Listar em tópicos o que acharam do trabalho com enfoque no seu tema, apresentar leis e intervenções...

ÚLTIMO SLIDE:
 Referências Bibliográficas;

Exemplo de material físico:
SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Exemplo: QUEIRÓZ, E. O Primo Basílio: 25. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1878

Se a informação vier de sites:

Disponível em: <www.portalglobo.blog.br/2016/07/tcc-nao-e-mais-obrigatorio-segundo.html>. Acesso em: 10 nov. 2016.




ETEC EUDÉCIO LUIZ VICENTE ( 3º B/C) - APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO


Dicas para apresentar em público (seminário)

Organizo minhas apresentações orais a partir de algumas regras que aprendi com uma professora da faculdade, sendo estas aperfeiçoadas com a minha experiência em sala de aula.

Segue abaixo algumas dicas para o seminário: 
- Se tiver muita vergonha, gesticule com as mãos até a altura do peitoral (assim você poderá concentrar o nervosismo até se acalmar).  
- cuide da linguagem corporal (postura firme e segura; dê um objetivo a seus movimentos);
- Olhe para o público ou para um ponto fixo na sua frente (assim você vai construir um relacionamento com as pessoas até ganhar mais confiança; (eu costumo olhar para um ponto fixo no início até perder a vergonha e me familiarizar com a sala - fiz isso com vocês nas primeiras semanas de aulas). 
- postura ereta - não fique escorado em nada.
- roupas claras e não chamativas - você quer passar a informação e não a sua autoimagem. (Para as mulheres, maquiagem leve e roupas sem muitos detalhes ou provocantes). 
- A dica é treinar até perder o medo por completo;
- É preciso demonstrar entusiasmo sobre o que está falando para que as pessoas fiquem motivadas com o assunto; (falar sem cativar o telespectador não gera interesse nenhum - traga o assunto para a realidade). 
- Construa uma ideia e treine ela (utilize o seu modo particular de explicar - com o seu jeito de ser) - Evite ficar lendo muito durante a explicação para não tornar a apresentação maçante; Somente leitura não passa credibilidade nenhuma 
- Mantenha uma sequência lógica de ideias. Fácil da plateia acompanhar;
- É importante encerrar a apresentação concluindo seu raciocínio. 
- Evite repetições de palavras popularmente conhecidas como "bengalas": né, tá, ok, tendeu, então...
- Evite a utilização de gerúndios ou pleonasmos em seus dizeres. O uso destas te faz perder a credibilidade com o público alvo.
Exemplo de Gerúndio - Nós estarmos vendo isso até amanhã 
Exemplo de Pleonasmo - Descemos lá em baixo e constatamos que: - se você desceu, logo já é lá embaixo - rs'

Espero que as dicas sejam úteis.


ETEC EUDÉCIO LUIZ VICENTE ( FORMATAÇÃO DOS SLIDES) - 3º B e C





Dicas sobre preparação de slides digitais para seminários:

Fazer apresentações usando slides digitais é uma arte que requer um pouco de prática, mas não é muito difícil. Esta página contém uma série de regrinhas que vão ajudar você a preparar slides de forma a transmitir as suas ideias com maior eficácia.

Sobre o conteúdo

Faça um planejamento top-down da sua apresentação. Primeiro decida quais serão os slides, depois comece a prepará-los.

Pense muito bem sobre quem é o público alvo da sua apresentação e direcione o conteúdo para esse público.

Lembre-se que exemplos práticos e concretos são fundamentais para o entendimento do público; evite uma palestra meramente teórica e abstrata pois o seu entendimento será muito mais difícil.

Sobre a forma

Calcule algo entre 1 e 2 minutos por slide. Apresentações mais curtas (15 minutos), ficam mais próximas de 1 minuto por slide, apresentações mais longas (90 minutos), mais próximas de 2 minutos por slide.

Se você não tem muita experiência com apresentações ou se vai apresentar em um lugar muito importante, ensaie várias vezes e cronometre para saber se você está dentro do prazo estipulado.

Tenha sempre em mente que nem sempre você terá a oportunidade de realizar a sua apresentação num ambiente muito favorável. Muitas coisas poderão prejudicar a visibilidade dos slides: projetor de má qualidade, projetor inadequado para a sala, sala muito clara, etc. Assim, é importantíssimo que os seus slides sejam otimizados para o pior caso e não para o caso ideal.

Sempre use um tamanho de fonte o maior possível. De preferência, entre 20 e 28 para o texto e entre 32 e 46 para os títulos.

Cuidado ao escolher a cor e o padrão de fundo dos slides. Escolha um fundo que permita um grande contraste com a cor do texto. Fundo branco (ou quase branco) e letra preta é o ideal. Só use outras cores mais audaciosas se você já conhecer a sala e o projetor que usará em sua apresentação. Em particular, fundo escuro e letras claras só funcionam se o projetor for excelente e a sala totalmente escura, o que é raro; portanto, não corra este.

Slides com frases longas ou texto corrido tendem a fazer com que a apresentação fique confusa e entediante. Se o apresentador simplesmente ler os slides, o público dorme. Se o apresentador não ler o texto do slide e o slide contiver muito texto, o público fica confuso. Portanto, use frases bem curtas ou apenas itens e os explique oralmente.

Em geral, os slides não devem conter texto corrido, prosa. Eles devem conter itens, não frases. Seu slide deve se parecer mais com poesia do que com prosa.

Use entre 6 e 8 linhas por slide. Em casos extremos, pode-se usar até 10 (ou, em casos muito extremos até 12) linhas por slide. Em hipótese alguma use mais do que 12 linhas por slide de texto. Talvez a única exceção sejam slides com código-fonte, onde é possível ter até umas 14 linhas.

Se o slide tem poucas linhas, coloque-as com espaçamento uniforme no slide, i.e., não as coloque todas apertadas no topo do slide.

Evite uma apresentação composta apenas por texto. Figuras, diagramas e até vídeos curtos irão tornar o conteúdo mais interessante.

Se você incluir figuras, não se esqueça de seguir as mesmas regras do tamanho do fonte para o texto que aparece dentro da figura. Além disso, use todo o espaço disponível para fazer com que a figura fique o maior possível.

Evite usar muitas animações e efeitos. Em geral, efeitos só atrapalham. Animações devem ser usadas quando ela tem algo a acrescentar, não devem ser usadas só porque são bonitinhas.

Coloque numeração nos slides. Assim, um espectador pode falar: "Você pode voltar ao slide 17, por favor?" Nos programas de apresentação de slides, você pode pular diretamente para um slide digitando o número do slide e <Enter>.

Se a apresentação for séria mesmo, não se esqueça de passar um corretor ortográfico para não dar vexame.

Se o seu slide tem um diagrama complexo, código-fonte ou muitos itens, vale a pena apontar para o pedaço do slide sobre o qual você está falando. A melhor forma de fazer isso, é apontar com o dedo diretamente para a tela, praticamente encostando o dedo na tela. Outra forma interessante é usando um apontador laser. Em alguns casos, você pode colocar o seu dedo na frente do projetor de forma que a sombra da sua mão aponte para o local correto do slide. Usar o mouse não é tão bom mas pode ser usado em último caso. A forma menos eficaz (e muitíssimo utilizada por pessoas com pouca experiência em apresentações) é apontar para a tela com o seu dedo a metros de distância dela; neste caso, só você saberá para onde está apontando.

É possível fazer isto de duas maneiras: uma é na mão, em cada slide, outra é editando o slide mestre, que é quem “dita as regras” para os demais slides de uma apresentação. Ou seja, tudo o que você alterar no mestre, será seguido pelos demais.

Editando o slide - Segue em anexo algumas orientações sobre o formato do slide.