sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Atividades para o 3º ETIM (Sociologia)

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE ACORDO COM A AULA MINISTRADA NO DIA 13/02/2015.

QUESTÃO 01.
Leia as citações abaixo. As imagens chocantes feitas por celular dos instantes finais da morte da estudante de Filosofia e música Neda Soltani, 27, durante um protesto no sábado (20), na cidade de Teerã, ganharam o mundo através das redes sociais (originalmente o Facebook) e repercutiram nos quatro cantos do planeta. Disponível em: http://www.observatoriojovem.org/materia/interface-da-juventude-iraniana. Segundo Helena Abramo (2001), o “cruzamento dos eixos do lazer e da cultura é de fato um dos mais importantes para os jovens porque nele são construídos espaços fundamentais de sociabilidade, de elaboração de identidades individuais e coletivas, nele são processados elementos centrais para a construção de referências e para a formulação e eleição de valores e posturas de vida, processos centrais dessa fase de vida. Juventude e cultura. Disponível em http://www.mineiroptnatal.bio.br/frameset.htm.

A) Apresente três características da alteração que a internet representou na produção das formas de sociabilidade contemporâneas.

B) Explique o impacto social da abolição relativa das fronteiras físicas que a internet possibilitou.

QUESTÃO 02. Como é possível perceber o estudo social na antiguidade? Explique. 

QUESTÃO 03. Liste algumas mudanças que a Revolução industrial e a Revolução francesa desencadearam no meio social. 

QUESTÃO 04. Dentro da linha da história, em que idade a sociologia como ciência se enquadra? Procure explicar o motivo de sua formação, quem a fundou como ciência e como ele a definiu na época.

QUESTÃO 05. Os estudos sociais surgiram na Grécia antiga por meio a contestação do pensamento mítico pelo racional. Elabore uma dissertação de 15 a 20 linhas onde seja possível perceber o estilo de vida na época, a política, e o estudo da razão, abordando principalmente a teoria socrática e o seu pensamento na época.

Observação:
As opções que vocês terão: 
1º  Imprimir, colar no caderno e responder as questões;
2º Copiar tudo e responder no caderno.
Em caso de dúvidas mande e-mail. 
Abraços
Professor: Cássio


Atividade para o 2º ETIM (Filosofia)

 Lista de exercícios a partir da explicação dada na aula do dia 13/02/2015

* Dissertativas: 

QUESTÃO 01. Apesar de Sócrates não ter deixado suas ideias registradas por escrito, algumas frases filosóficas muito importantes foram atribuídas a ele. Uma dessas frases é “Conhece-te a ti mesmo” ou "Só sei que nada sei". A partir de seus conhecimentos, EXPLIQUE em que consistia o método socrático de aquisição da verdade e como você explicaria de forma racional as frases deste filósofo?

QUESTÃO 02(Ufu 2013) Existe uma só sabedoria: reconhecer a inteligência que governa todas as coisas por meio de todas as coisas. Heráclito, Diels-Kranz, Frag. 41. Por isso é necessário seguir o que é igual para todos, ou seja, o que é comum. De fato, o que é igual para todos coincide com o que é comum. Mas ainda que o logos seja igual para todos, a maior parte dos homens vive como se possuísse dele um conhecimento próprio. Heráclito, Diels-Kranz, Frag. 2. Com base nos textos acima e em seus conhecimentos sobre a filosofia heraclitiana, responda: 

a) O que é o logos ao qual o filósofo se refere?

b) Explicite a relação existente entre o logos e a inteligência, tal como encontrados nos fragmentos supracitados.


* Somatória: 

QUESTÃO 03. (UEM/2008) – Sócrates representa um marco importante da história da filosofia; enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procura o conhecimento indagando o homem.ASSINALE o que for CORRETO. (QUESTÃO SOMATÓRIA, SOME OS NÚMEROS DOS ITENS CORRETOS E COLOQUE O VALOR  ABAIXO)

(01) Sócrates, para não ser condenado à morte, negou, diante dos seus juízes, os princípios éticos da sua filosofia.
(02) O método socrático compõe-se de duas partes: a maiêutica e a ironia.
(04) Tal como os sofistas, Sócrates costumava cobrar dinheiro pelos seus ensinamentos.
(08) Sócrates, ao afirmar que só sabia que nada sabia, queria, com isso, sinalizar a necessidade de adotar uma nova atitude diante do conhecimento e apontar um novo caminho para a sabedoria.
(16) Discípulo de Sócrates, Platão utilizou, como protagonista da maior parte de seus diálogos, o seu mestre.

Somatória:________

QUESTÃO 04. Após o período cosmológico, surge outro movimento muito importante para a filosofia (nascente) no ocidente. Passa a ser abordado agora um novo tipo de problema e teremos, então, não só as figuras principais do novo cenário da filosofia grega, mas de toda a história da razão ocidental: Sócrates, Platão e Aristóteles. Com Sócrates, a filosofia ganha uma nova “roupagem”. Sócrates viveu em Atenas no momento de apogeu da cultura grega, o chamado período clássico (séculos V e IV a.C.), fase de grande expressão na política, nas artes, na literatura e na filosofia. O que há de mais forte na filosofia de Sócrates é o seu método e a maneira pela qual ele buscava discutir os problemas relacionados à filosofia .

A partir do texto acima e dos conhecimentos que você possui sobre a filosofia de Sócrates, é CORRETO afirmar QUE: (QUESTÃO SOMATÓRIA, SOME OS NÚMEROS DOS ITENS CORRETOS E COLOQUE O VALOR ABAIXO)

(01) Sócrates oferecia grande importância às experiências sensíveis, o que caracterizou fortemente o seu método filosófico.
(02) Ao proceder em suas investigações, Sócrates partia sempre de sua “dúvida metódica”.
(04) Sócrates sempre buscava pessoas em praça pública para dialogar e questionar.
(08) A célebre frase de Sócrates, que caracterizava parte de seu método é: “só sei que nada sei”, por isso questionava as ideias de seus interlocutores.
(16) Para fazer com que os seus interlocutores enxergassem a verdade por si próprios, Sócrates praticava o método “maiêutico” (assinalado por ele), ou “parto das ideias”, no qual ele demonstrava os erros e opiniões comuns entre os homens.

Somatória:_____

* Objetivas: 

QUESTÃO 05.
Sócrates era um cidadão comum de Atenas, até o oráculo de Delfos indicar que ele era o homem mais sábio de seu tempo. A partir daí, ele tomou como missão a Maiêutica, que significava a “arte de trazer à luz” (“parto das ideias”), através de longas conversas com interlocutores de todas as classes sociais. O QUE SIGNIFICAVA ESSA ARTE?

(A) Sócrates, que também era médico, auxiliava nos partos de Atenas.
(B) A luz do pensamento de Sócrates ofuscava todo o conhecimento da outra pessoa.
(C) Nenhuma das anteriores está correta.
(D) Através do diálogo promovido por Sócrates, a pessoa podia formular suas ideias e pensamentos.
(E) A luz indicava que a pessoa não precisava se esforçar para adquirir conhecimento.

QUESTÃO 06. “Entre os ‘físicos’ da Jônia, o caráter positivo invadiu de chofre a totalidade do ser. Nada existe que não seja natureza, physis. Os homens, a divindade, o mundo formam um universo unificado, homogêneo, todo ele no mesmo plano: são as partes ou os aspectos de uma só e mesma physis que põem em jogo, por toda parte, as mesmas forças, manifestam a mesma potência de vida. As vias pelas quais essa physis nasceu, diversificou-se e organizou-se são perfeitamente acessíveis à inteligência humana: a natureza não operou ‘no começo’ de maneira diferente de como o faz ainda, cada dia, quando o fogo seca uma vestimenta molhada ou quando, num crivo agitado pela mão, as partes mais grossas se isolam e se reúnem.” (VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Trad. de Ísis Borges B. da Fonseca. 12.ed. Rio de Janeiro: Difel, 2002. p.110.)

Com base no texto, assinale a alternativa correta.
(a) Para explicar o que acontece no presente é preciso compreender como a natureza agia “no começo”, ou seja, no momento original.
(b) A explicação para os fenômenos naturais pressupõe a aceitação de elementos sobrenaturais.
(c) O nascimento, a diversidade e a organização dos seres naturais têm uma explicação natural e esta pode ser compreendida racionalmente.
(d) A razão é capaz de compreender parte dos fenômenos naturais, mas a explicação da totalidade dos mesmos está além da capacidade humana.
(e) A diversidade de fenômenos naturais pressupõe uma multiplicidade de explicações e nem todas estas explicações podem ser racionalmente compreendidas.

QUESTÃO 08. (Uel 2013) No livro Através do espelho e o que Alice encontrou por lá, a Rainha Vermelha diz uma frase enigmática: “Pois aqui, como vê, você tem de correr o mais que pode para continuar no mesmo lugar.” (CARROL, L. Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p.186.) Já na Grécia antiga, Zenão de Eleia enunciara uma tese também enigmática, segundo a qual o movimento é ilusório, pois “numa corrida, o corredor mais rápido jamais consegue ultrapassar o mais lento, visto o perseguidor ter de primeiro atingir o ponto de onde partiu o perseguido, de tal forma que o mais lento deve manter sempre a dianteira.”
 Com base no problema filosófico da ilusão do movimento em Zenão de Eleia, é correto afirmar que seu argumento.

(a) baseia-se na observação da natureza e de suas transformações, resultando, por essa razão, numa explicação naturalista pautada pelos sentidos.
(b) confunde a ordem das coisas materiais (sensível) e a ordem do ser (inteligível), pois avalia o sensível por condições que lhe são estranhas.
(c) ilustra a problematização da crença numa verdadeira existência do mundo sensível, à qual se chegaria pelos sentidos.
(d) mostra que o corredor mais rápido ultrapassará inevitavelmente o corredor mais lento, pois isso nos apontam as evidências dos sentidos.
(e) pressupõe a noção de continuidade entre os instantes, contida no pressuposto da aceleração do movimento entre os corredores.

QUESTÃO 09.  Na Grécia antiga, principalmente na cidade de Atenas no século V a.C., desenvolveu-se uma corrente de pensadores conhecidos como Sofistas. Tidos como “sábios”, eram pagos para ensinar os jovens principalmente a arte da argumentação. Abaixo, CONSIDERE as afirmações sobre a importância que esta (arte) tinha em seu pensamento.

I – Os sofistas não acreditavam na verdade absoluta, para eles o importante era conseguir convencer os outros de suas ideias.
II – Os sofistas acreditavam que uma boa argumentação era a única maneira de se chegar ao conhecimento da verdade absoluta.
III – Os sofistas acreditavam que através dos argumentos era possível se chegar à melhor solução em cada caso.

(A) Apenas a III é verdadeira.
(B) Apenas a I é verdadeira
(C) Apenas a I é falsa.
(D) Apenas a II é verdadeira.
(E) Apenas a II é falsa.

QUESTÃO 10. (Ufsj 2012) Sobre o princípio básico da filosofia pré- socrática, é CORRETO afirmar que 
(a) Tales de Mileto, ao buscar um princípio unificador de todos os seres, concluiu que a água era a substância primordial, a origem única de todas as coisas. 
(b) Anaximandro, após observar sistematicamente o mundo natural, propôs que não apenas a água poderia ser considerada arché desse mundo em si e, por isso mesmo, incluiu mais um elemento: o fogo. 
(c) Anaxímenes fez a união entre os pensamentos que o antecederam e concluiu que o princípio de todas as coisas não pode ser afirmado, já que tal princípio não está ao alcance dos sentidos. 
(d) Heráclito de Éfeso afirmou o movimento e negou terminantemente a luta dos contrários como gênese e unidade do mundo, como o quis Catão, o antigo.

QUESTÃO 11. (Ueg 2011) No século V a.C., Atenas vivia o auge de sua democracia. Nesse mesmo período, os teatros estavam lotados, afinal, as tragédias chamavam cada vez mais a atenção. Outro aspecto importante da civilização grega da época eram os discursos proferidos na ágora. Para obter a aprovação da maioria, esses pronunciamentos deveriam conter argumentos sólidos e persuasivos. Nesse caso, alguns cidadãos procuravam aperfeiçoar sua habilidade de discursar. Isso favoreceu o surgimento de um grupo de filósofos que dominavam a arte da oratória. Esses filósofos vinham de diferentes cidades e ensinavam sua arte em troca de pagamento. Eles foram duramente criticados por Sócrates e são conhecidos como 
(a) maniqueistas. 
(b) hedonistas. 
(c) epicuristas.
(d) sofistas.

Observação:
As opções: 
1ª Imprimir, colar no caderno e responder as questões;
2ª Copiar tudo e responder no caderno.
Em caso de dúvidas mande e-mail. 
Abraços
Professor: Cássio

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA - 2ºW e 2ºX

 Atividades de Fixação 
Objetivas: 

1. Sobre as grandes estruturas geológicas da terra, estão CORRETAS as afirmações:
I. Os Escudos Cristalinos são dobramentos antigos, surgidos do entrechoque das massas continentais ancestrais.
II. Tectonismo é a denominação geral para a ação sobre a crosta gerada pela pressão dos materiais do magma.
III. As Bacias Sedimentares originaram-se do entrechoque de placas ocorrido no final do período Cretáceo e início do período terciário.
IV. Nos dobramentos antigos (Escudos Cristalinos), concentram-se os vulcões ativos e extintos e também as grandes fraturas da crosta.
(a) I e II
(b) II e III 
(c) I e III  
(d) III e IV
(e) I e IV

2. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÃO é uma das Eras Geológicas:

(a) Cenozoica
(b) Arqueozoica
(c) Azoica
(d) Proterozoica
(e) Paleozoica

3. Foi na mesma era, a ________________, que ocorreu o surgimento dos atuais continentes e da espécie humana, porém em períodos diferentes. A fragmentação das terras emersas, tais quais nós as conhecemos agora, formaram-se no período _______________, há 71 milhões de anos, enquanto os primeiros humanos surgiram somente no ______________, há cerca de 1 milhão de anos.
A alternativa que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do texto é:

(a) Cenozoica, Terciário e Quaternário
(b) Paleozoica, Primitivo e Cambriano
(c) Primitiva, Arqueozoico e Secundário
(d) Paleozoica, Terciário e Quaternário
(e) Cenozoica, Permiano, Carbonífero.

4. Relaciona as eras geológicas que estão cronologicamente dispostas com seus principais eventos:
a) Azóica 
b) Arqueozóica 
c) Paleozóica 
d) Mesozóica  
e) Cenozóica
(  ) Aparecimento do homem
(  ) Mamíferos, aves e répteis gigantes
(  ) Peixes, moluscos, anfíbios
(  ) Primeiras formas de vida
(  ) Solidificação da crosta

5. Observe e responda:
Por que a imagem acima é incoerente?

(a) Em tempos pré-históricos, os homens não caçavam répteis.

(b) Os dinossauros não eram presas fáceis para os humanos e dificilmente eram capturados.
(c) Os seres humanos surgiram no período quaternário da era Cenozoica, quando os dinossauros já haviam sido extintos.
(d) Os dinossauros viveram na era Paleozoica e os seres humanos na era primária em diante, que são períodos geológicos distintos.

6. Através da descrição, IDENTIFICA as principais formas do relevo terrestre: DEPRESSÃO, PLANÍCIE, PLANALTO, DOBRAMENTO OU MONTANHA.

a) superfícies localizadas abaixo das terras vizinhas ou abaixo do nível médio dos mares: __________________.
b) áreas onde o processo de erosão é maior que o processo de sedimentação: __________________.
c) grandes elevações da crosta onde predominam os processos internos de formação do relevo. _________________________.
d) áreas onde o processo de deposição é maior que o processo de erosão:_______________.

7. (UEM) Sobre o planeta Terra, sua idade e evolução, assinale o que for correto.

1. (  ) A Terra se originou há, aproximadamente, 9,6 bilhões de anos, juntamente ao início da formação do universo. As primeiras formas de vida na Terra surgiram na Era Mesozoica. Atualmente, encontramo-nos na Era Paleozoica, no período Cretáceo.

2. (  ) O método de datação realizado a partir do carbono quatorze (C14), que é um elemento radioativo absorvido pelos seres vivos, é muito utilizado para a investigação da idade de achados arqueológicos mais recentes, de origem orgânica, pois sua meia-vida é de 5.700 anos.

3. ( ) O tempo geológico é dividido em Eras, Períodos e Épocas. A sua sistematização cronológica é conhecida como escala de tempo geológico. A partir dessa sistematização, foi possível estabelecer uma sucessão de eventos desde o presente até a formação da Terra. 

4. (  ) A deriva dos continentes iniciou-se na Era Cenozoica, por volta de 100 mil anos atrás, quando só existia um único continente chamado de Gondwana. Posteriormente, no Holoceno, esse continente se dividiu em cinco outros continentes, chegando à configuração atual.


8. A primeira coluna indica a sequência correta das Eras Geológicas. Relaciona a segunda coluna mostrando os principais eventos que ocorreram em cada período:

a) Azóica b) Proterozóica c) Paleozóica d) Mesozóica e) Cenozóica

(  ) solidificação da crosta, período sem vida.
(  ) surgimento dos dinossauros.
(  ) aparecimento do homem.
(  ) desenvolvimento das primeiras formas de vida na água.
(  ) surgimento da vida na Terra e formação do carvão.

Dissertativas: 

9.  Observa a imagem a seguir.
O relevo terrestre é resultado da ação de agentes internos da litosfera, responsáveis pela sua estrutura, e de agentes externos, que definem sua forma. Com base nessas informações e na interpretação da imagem, explique como esses agentes atuaram, ao longo do tempo, na constituição da forma de relevo, conforme a foto apresentada.


10. Explique o fato do Brasil ter 4% de rochas basálticas sendo que não temos atividades vulcânicas em nosso país.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: 
Vocês podem imprimir ou copiar as perguntas, desde que estas ESTEJAM em seus respectivos cadernos na próxima aula  e RESPONDIDAS.
Lembrem-se:  A tarefa é um hábito rotineiro.
Qualquer dúvida estou a disposição no e-mail. 
Abraços
Professor: Cássio 

TAREFA DE FILOSOFIA PARA O 1º ETIM 2015

Atividades de fixação
Dissertativas:

1. Sócrates é conhecido como principal filósofo da Antiguidade grega. Dentre suas principais temáticas, colocou um desafio a todos os seres humanos. Até hoje, tal desafio ecoa na história. Desafia-o: “Conhece-te a ti mesmo”.
A partir da leitura do fragmento e da análise da imagem como você responderia a tal desafio, tanto tempo depois? Explique.

2. Qual a importância do estudo da história e da filosofia para sua própria compreensão?

3. A filosofia surgiu na Grécia com um grupo denominado “pré-socráticos”. As primeiras reflexões filosóficas basearam-se, de modo mais efetivo, na razão e não mais na mitologia. Explique o sentido da frase heraclitiana:
"Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo".

4. Enquanto o mito se preocupava em narrar como as coisas tinham sido no passado fabuloso, longínquo, a filosofia se preocupava em explicar como e por que as coisas são como são. Diferencie o mito da razão filosófica e estabeleça outras possíveis diferenças entre eles.

5. Identifique os dois principais modelos de cidade-estado desenvolvidos na Grécia.

Objetivas:

6. A navegação e o comércio marítimo foram desenvolvidos pelos gregos. Dentre os vários fatores que os levaram a isso, podemos citar como causa inicial:
(a) A pobreza do solo grego e a necessidade de novas terras para suprir suas necessidades.
(b) O desejo de difundir a cultura grega.
(c) O fato de serem constantemente molestados.
(d) O seu amplo conhecimento geográfico e marítimo que despertava em seu povo a busca do desconhecido.
(e) O fato de os mercadores gregos precisarem de novos mercados consumidores.

7. A mitologia grega, cujas principais fontes são a Teogonia, de Hesíodo, e a Ilíada e a Odisséia, de Homero, escritas no século VIII a.C., é constituída por um conjunto de mitos, entidades divinas ou fantásticas e lendas. A Teogonia é a mais completa e importante fonte de mitos sobre a origem e a história dos deuses. As histórias de grandes feitos, heróis e grandes combates constituem as narrativas escritas por Homero, como a Guerra de Troia. As narrativas mitológicas dão, assim, importante testemunho de muitos elementos da cultura da Grécia Antiga.
Internet: - www.brasilescola.com - (com adaptações).
Acerca da mitologia grega, assinale a opção correta.
(a) Divulgava-se a mitologia grega por meio de obras escritas, como a Teogonia, de Hesíodo.
(b) Nas narrativas, os deuses são descritos com aparência semelhante à dos seres humanos, contudo, diferentemente dos humanos, são desprovidos de sentimentos.
(c) Nas narrativas mitológicas, não se inclui a ideia de verdade revelada.
(d) Na mitologia grega, pulveriza-se a explicação do mundo, vinculando-a aos humores dos deuses.


Observação: 
Imprima ou copie as perguntas e respostas no caderno para a correção na próxima aula.

Qualquer dúvida estarei a disposição no e-mail. 
Abraços
Professor: Cássio